A cidade Aurora do Tocantins, município situado na região sudeste do Tocantins, está a 486km de Brasíliae a 530km de Palmas. Para quem sai de Brasília, é só seguir sentido Chapada dos Veadeiros, e para quem sai de Palmas, é descendo o estado pela BR 010. Recebeu o nome de Aurora por conta das Serras Gerais que a circunda, fazendo com que o sol dê suas caras mais tarde, ao mesmo tempo em que amanhece com uma luz única. O município é pequeno, está a uma altitude de 468 metros e a população estimada é de 3.550 habitantes. Acredito que hoje, em fevereiro de 2017, a maioria nunca ouviu falar a respeito! Pois bem, então veja o que Aurora do Tocantins tem para te oferecer!
Ah, vale ressaltar que algumas atrações estão no municipio de Lavandeira, mas por ser muito pequeno e ainda não ter nenhuma infra para atender o turista, as atrações que lá ficam acabam tendo como referência Aurora que é um pouquinho maior. Mas vale registrar pra que você saiba da existência desse local, e quem sabe futuramente, ele conseguir se preparar para receber os amantes do ecoturismo.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Amoooo conhecer lugares pouco explorados e apresento, com o maior prazer, esse paraíso escondido no norte do Brasil.
Lá está o Rio Azuis, o menor rio do país, segundo o Guinness Book, com extensão de 147 metros. De uma beleza indescritível, tem água totalmente cristalina, característica de muitos locais incríveis no Tocantins. Lá estão também mais de 200 cavernas catalogadas, além de cachoeiras, corredeiras e dunas. Da região emergem fósseis da fauna grandiosa da Idade do Gelo; ursos e tatus gigantes, onças maiores do que as atuais, parentes de lhamas e camelos, parecendo personagens de desenhos animados. Animais desaparecidos há milênios, cujo estudo promete iluminar cenários do futuro dos ecossistemas brasileiros, em tempo de mudança climática. Junto aos fósseis de animais, cientistas descobriram vestígios humanos, como dentes e pinturas rupestres. Ainda à espera do resultado da datação, esses dentes podem ser alguns dos mais antigos registros humanos do país, testemunhos de capítulos desconhecidos do povoamento das terras que hoje formam o Brasil. Sem falar no clima da cidade do rincão do Brasil, calmo, com pessoas nas portas vendo a vida passar, galinha caipira no almoço, cachaça curtida, carne fresca e brisa no rosto.
Para essa viagem é preciso que esteja preparado com itens de ecoturismo e trilhas. Indico a loja Netshoes para se equipar com produtos de qualidade e bom preço.
Como explorar Aurora do Tocantins
A melhor maneira é contratar um empresa local, tanto pelo conhecimento que se tem na região quanto pelo fomento e fortalecimento do mercado turístico de Aurora. Eu conheci com a Desbrava EcoTour, agência do Paulo que é um querido, super atencioso, responsável e pontual. Fale diretamente com a agência pelo formulário abaixo, tire dúvidas e peça um orçamento. 🙂 Ou se preferir, fale pelo telefone: (62) 99121-0347
É possível viajar por conta própria?
Sim, mas os passeios de lá precisam necessariamente de guia, uma vez que as estradas e atrações não são sinalizadas e que muitas propriedades particulares ficam fechadas e somente os guias conseguem a chave para entrar. Você não precisa necessariamente estar de carro, toda a logística pode ser feita com a Desbrava Ecotour, seja saindo de Brasília ou te pegando em Aurora e levando para os destinos. Se for de carro, não esqueça de alugar o seu no link do Rentcarse lembre-se que não precisa ser 4×4.
Como chegar em Aurora do Tocantins
Avião
Você pode chegar pelo aeroporto de Brasíliaou de Palmas, capital do Tocantins. Depois é preciso seguir de carro ou ônibus até Aurora. Você pode, como disse acima, ir de carro ou fechar o pacote com o transfer saindo de Brasília com o pessoal do Desbrava Ecotour.
Ônibus
Uma das maneiras mais fáceis de chegar. Você pode ir de Palmas para Aurora pela empresa Real Expresso, ou você pode ir de Brasília para Aurora pela mesma empresa ou pela Real Maia. Os ônibus são semi leitos e a viagem duram entre 8 e 10 horas. Na Real Expresso há saídas às 10h e às 21h, na Real Maia há transporte apenas a noite, saindo às 22h30 da Rodoviária Interestadual de Brasília.
Onde se hospedar em Aurora do Tocantins
Minha indicação em Aurora é o Recanto Esplendor, que nada mais é do que uma grande casa de 29 leitos, piscina e duas cozinhas: uma gourmet e outra com fogão a lenha e churrasqueira. Todos os quartos têm ar condicionado, mas não têm televisão nem frigobar, pois o intuito é que haja interação dos hóspedes para troca de experiências. Há também redário na área externa e camping, coberto e no gramado, com capacidade para 25 barracas! Se precisar comprar uma boa barraca, dê uma olhada nesses modelos.
Super centralizado, o Recanto Esplendor está a poucos minutos a pé de bares, restaurantes, padarias e a alguns quilômetros das atrações principais da cidade.
O dono do local é Alex, super gente boa e atencioso. Para entrar em contato com ele, pode ser através do site indicado acima ou pelo telefone 61 992419003.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com ou do Hoteis.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
O que conhecer em Aurora do Tocantins
Cidade dos Totens em Aurora do Tocantins
A Cidade dos Totens é um atrativo bem diferente da região. Depois de 2h30 de trilha debaixo do sol quente do Tocantins, chegamos às dunas de um tom incrível, com uma vista da Serra Geral mais linda ainda. As areias surgem dos paredões de arenito ao lado da serra na divisa entre Tocantins e Bahia. Por conta da erosão eólica, as rochas areníticas são desfragmentadas e esculpidas pelo vento e chuva (ao longo de centenas de anos) e que completa o visual do lugar. Junto a elas, estão as pequenas cidades de totens, que têm esse nome pelas formações esculpidas pela própria natureza. O total da trilha é de 10 km ida e volta, e no caminho não há cachoeira, apenas um poço que foi meu salvador da pátria diante do calor surreal do lugar. Para chegar lá, é preciso guia.
Foto: João Guilherme de Carvalho
Foto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de Carvalho
Escorrega em Aurora do Tocantins
Escorrega é um local para se refrescar e voltar a ser criança. Tem esse nome por conta da corredeira que, em cima das pedras lisas em declive, forma uma espécie de escorregador. Aos finais de semana, é um point da cidade para adultos e crianças, e está a somente 9 km do centrinho da cidade. Acima do escorrega propriamente dito tem alguns poços de água cristalina ótimos para uma flutuação. Além disso, aconselho almoçar no local com seu Betim e dona Luci, o almoço é delícia garantida direto do fogão à lenha!
Cachoeira do Ribeirão em Aurora do Tocantins
Aquela dádiva da natureza, linda, maravilhosa e pronta para te receber e te encher de vida, depois de taaanto calor! Haha, sério, digo isso porque quando cheguei na cachoeira, eu estava derretendo e ver aquela água linda foi como achar um oásis no deserto. O poço é grande, a queda deliciosa e ainda conseguimos nos encaixar entre a água e a pedra, para um momento de introspecção único. Como está em uma fazenda, é necessário guia para entrar na propriedade.
Foto: João Guilherme de Carvalho
Dunas Brancas
A duna está perto da Cachoeira do Ribeirão e é um lugar maravilhoso para assistir ao pôr do sol. A caminhada até lá é na areia mesmo, e chegando à duna é preciso disposição física para subi-la, pois, devido ao declive, à areia fofa, ao calor e ao tamanho da duna, dá uma boa canseira. Eu subi correndo, lembro que quase morrendo, diga-se de passagem, porque o sol já estava se pondo e queria ver o espetáculo por inteiro. Vale todo esforço, pois o visual das veredas, da Serra Geral, dos buritis na mata e do sol, é coisa de doido… Que lugar lindo, além da energia e da calmaria. É incrível ver-se no topo de uma serra, observar o céu mais de perto, ver as cores que mudam ao passar de cada minuto. É uma atração, sem dúvida alguma, obrigatória.
Foto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de Carvalho
Foto: Leonardo Rossini
Rio Azuis
Rio Azuis é o atrativo mais conhecido de Aurora. Tem esse nome por conta da tonalidade azulada e cor cristalina que encanta moradores e turistas. Não, nem só de Jalapãovive o Tocantins! Aurora também tem lugares paradisíacos e muito mais baratos do que se imagina. Sabe quanto custa a entrada no Rio Azuis? R$ 10, apenas. Conta com estrutura de bar, abre às 8h da manhã e fica até o entardecer. Nos arredores, é possível encontrar restaurantes de comida caseira que ficam abertos até à noite. O rio, como disse acima, é considerado um dos menores do mundo, com apenas 147 metros de comprimento, até encontrar com o Rio Sobrado.
Siga de carro pela TO 110, ele está a 22 km de Aurora do Tocantins. Como o acesso é fácil e bem sinalizado, não é preciso de guia e não há trilha.
Foto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de Carvalho
Não deixe de almoçar ou jantar no Agenda 21, restaurante que fica ao lado do Rio Azuis e que o Chef Osmaneestá a frente.
Recanto Praia do Puçá
Prainha que poucos conhecem, está no Rio Ribeirão e é cercada de verde e areia branca. De água cristalina, é onde o pessoal da Desbrava EcoTour oferece um almoço feito na hora debaixo das sombras das árvores. Essa atração está no roteiro de 4 dias que fiz com eles, se quiser visitar, peça pelo roteiro do Leve na Viagem. 🙂
Boia Cross
Em Aurora do Tocantins há 2 tipos de boia cross, o nivel 1, para contemplação, e o nível 2, já mais avançado. O de nível 1 sai do Rio Azuis e percorre cerca de 1 km. Eu fiz o segundo e confesso que é uma atividade para quem gosta mesmo de adrenalina. As corredeiras são grandes e fortes, são cerca de 3 km de descida no rio e aconselho fazer o nível 1 primeiro para pegar prática e segurança. Toda essa atividade inclui equipamentos de segurança da Desbrava EcoTour.
Mirante Morro da Cruz
O mirante está atrás do posto0 de gasolina da cidade, tem acesso fácil e uma subida moderada de 20 minutos. Ali é possível ver toda a cidade e apreciar o pôr do sol inigualável do cerrado.
Banhos de Bacupari
Complexo de 3 cachoeiras de água cristalina: Andorinhas, Angico e Regado. Além delas, tem um mirante para um incrpivel pôr do sol, almoço debaixo de uma grande e velha mangueira e prosa com os locais. A caminhada é de apenas 3km e é de leve a moderada.
Cachoeira do Sombra
Pequena e com uma trilha de cerca de 1 km, é de uma beleza incrível. Água cristalina, queda revigorante e que poucas pessoas conhecem! A Desbrava Ecotour me levou até e confesso que tive um dos momentos mais especiais da viagem! É preciso ir com guia!
Balneário Douradas
É o clube natural da cidade, com águas claras e calmas, apesar da correnteza, e está a 12 km de estrada de chão do centro de Aurora do Tocantins. A infraestrutura do local é grande, com banheiros, área de alimentação, restaurante, quadra de vôlei e futebol, churrasqueira e quiosques. Ao chegar ao local, à esquerda está a parte do rio mais tranquila e rasa, excelente para crianças. À direita está o poço mais fundo e com mais correnteza. Ambos os lados são como prainhas, de areia branca e água translúcida. Não há trilha e não precisa de guia.
Cavernas
Aurora do Tocantins é repleta de cavernas em diversas formações rochosas da região. Como já falei nesse post, são mais de 200 que já foram descobertas e os moradores dizem ter certeza que ainda descobrirão várias que continuam escondidas. É um lugar perfeito para quem curte explorar labirintos debaixo da terra e conhecer mais sobre a história da fauna e flora do Brasil. Eu visitei a Gruta dos Moura, que, apesar de pequena, escondia fósseis de onça e até pintura rupestre. A travessia é curta, mas é preciso disposição para caminhar de quatro apoio, lidar com os morcegos e atravessar uma parte de chaminé. Chaminé é o termo usado quando abaixo de você tem um buraco e a passagem é feita por meio de força contrária do seu corpo na pedra. Não é coisa de outro mundo e pode servir como uma grande superação para os que não se aventuraram ainda em caverna. Mas como toda a experiência do pessoal dos Calangos do Planalto, disposição e segurança, tudo fica mais tranquilo.
Foto: João Guilherme de Carvalho
Foto: Leonardo Rossini
Prainha do Pequizeiro, Morro da Rainha e Poço Azul
Que ACHADO em Aurora do Tocantins! Conheci quando esse lugar ainda não tinha nome! Ah, como gosto de explorar lugares assim! A estrada de terra é rodeada pelas Serras Gerais e a caminhada pode ser feita em direção a duas atrações: O Poço Azul, que são de um azul turquesa quase inacreditável e para Prainha do Pequizeiro, que é mais um oásis escondido no Tocantins. Quem mora em Aurora ou já visitou, talvez nunca tenha ouvido falar nessa prainha. Na realidade, o nome foi dado pelo dono da própria fazenda, enquanto eu organizava o material para escrever esse post. Como a intenção é divulgar as atrações da cidade, era necessário que o local tivesse um nome para chamar de seu. Pois bem, ficou Prainha do Pequizeiro! Para mim, foi um dos lugares mais lindos que conheci em Aurora. Absolutamente tranquilo, de água cristalina e temperatura ambiente, mata preservada. Um paraíso escondido, literalmente.
Para os interessados, entre em contato com o Desbrava EcoTour 62 991210347 / 63 36581508 e diga que chegou até lá pelo Leve na Viagem, é uma ótima maneira de ajudar no reconhecimento do nosso trabalho!
E não esqueça de viajar seguro, a cidade é pequena e qualquer imprevisto por ser um problema maior do que imaginamos. Precaução é sabedoria! 🙂
Aurora superou todas as minhas expectativas… Espero que tenham curtido conhecer mais um cantinho lindo desse nosso Brasil! 🙂
Viajante profissional, colunista da Revista Qual Viagem e amante da natureza. Acredito que a prática do ecoturismo é uma ferramenta transformadora e que conhecer novos lugares, além de proporcionar uma viagem interior, promove conexão com a pluralidade do mundo. Vem comigo!
Excelente!!! Correção, segundo morador local: Maior menor rio do mundo! Ou o inverso: Menor maior rio do mundo! Quanto a Aurora, interessante a sequencia de nomes do local: Barreiro dos Cavalos; Sitio do Bonfim; Sacco do Senhor do Bonfim; Aurora; Manha; Aurora do Norte e finalmente Aurora do Tocantins. Eu escolheria Manha! Parabens pela reportagem.
Olá, e qual a média de custo dos passeios? e da diária do guia? estamos planejando ir para lá no ano novo, e queria ter uma noção de quanto pagaríamos pelas guiagens e passeios. muito obrigada!
Parabéns , muito boa a matéria . Realmente dá vontade de conhecer. Só fica um pouco fora dos roteiros e longe dos grandes centros, mas vou agendar para ir
Comentários
24 ComentáriosRicardo
fev 24, 2018Luisa,
Parabéns por seu trabalho. Lindos lugares a cada viagem. Continue assim. Grande abraço!
Luisa Galiza
fev 25, 2018Oi Ricardo! OBRIGADA! 🙂
alessandra (leh sagahc)
fev 26, 2018Ana to esperando nosso dia juntas Mulher!!
Tadeu Veiga
mar 26, 2018Beleza, menina! Ótimo texto, ótimas fotos, à altura dessa região maravilhosa!
Luisa Galiza
mar 26, 2018Ah que coisa boa, obrigada!!
marco antonio de faria galvao
set 27, 2018Excelente!!! Correção, segundo morador local: Maior menor rio do mundo! Ou o inverso: Menor maior rio do mundo! Quanto a Aurora, interessante a sequencia de nomes do local: Barreiro dos Cavalos; Sitio do Bonfim; Sacco do Senhor do Bonfim; Aurora; Manha; Aurora do Norte e finalmente Aurora do Tocantins. Eu escolheria Manha! Parabens pela reportagem.
Luisa Galiza
set 28, 2018Obrigada!!
Veronica Venhuta
dez 27, 2018Oi Boa tarde! Parabéns pelo post! Que época do ano vc fez essa viagem? Tem algum período ideal?
Luisa Galiza
jan 2, 2019Oi Verônica!! Eu fiz no carnaval. Não peguei chuva, apesar de ser época mais úmida. Mas sugiro entre abril e setembro!!
Oliveira
mar 22, 2019Muito bem feito o blog, parabéns!
Luisa Galiza
mar 26, 2019Obrigada!!!!
Amanda Wchôa Reis
jul 29, 2019Oii, você sabe se paga para entrar no prainha de pequizeiro?
Luisa Galiza
jul 30, 2019Amanda, não paga não, mas você precisa ir com guia!
Marcela campiglia
nov 6, 2019Olá, e qual a média de custo dos passeios? e da diária do guia? estamos planejando ir para lá no ano novo, e queria ter uma noção de quanto pagaríamos pelas guiagens e passeios. muito obrigada!
Luisa Galiza
nov 18, 2019Oi Marcela! Fale com com o Paulo pelo formulário do site que ele te passa todas as informações detalhadas e atualizadas!!
Danielly
dez 20, 2019Por favor, alguem pode me responder se em Aurora pega rede de telefone??
Luisa Galiza
dez 21, 2019Pega muito pouco!!
Juliana
fev 22, 2020Luisa, você viajou pra la sozinha? Gostei muito do local, as fotos estão lindas. Penso em ir sozinha, você acha que é seguro pra uma mulher?
Luisa Galiza
fev 22, 2020OI Ju, fui sozinha sim. POde ir tranquila! Ainda mais se fizer os passeios com a Desbrava Ecotour!
Juliana
fev 22, 2020Luisa, você viajou pra la sozinha? Gostei muito do local e as fotos estão lindas. Penso em ir sozinha, você acha que é seguro para uma mulher?
MARCELLO ELIAS NEGRAO DE MELLO
nov 9, 2020Parabéns , muito boa a matéria . Realmente dá vontade de conhecer. Só fica um pouco fora dos roteiros e longe dos grandes centros, mas vou agendar para ir
Luisa Galiza
nov 9, 2020Vale a pena!!!
ALESSANDRA P C THOMAZI
dez 1, 2020Nossa fiquei animadíssima com o local, lugar muito lindo! parabéns pelo artigo Luísa. Vc indica hospedagem lá?
Luisa Galiza
dez 16, 2020Indico no post Alessandra! Aurora Esplendor