Brasília

O que fazer em Brasília em algumas horas ou em um final de semana!


Brasília, com apenas 57 anos, teve seu plano urbanístico elaborado por Lúcio Costa, quem também ajudou a planejar a cidade junto com o arquiteto Oscar Niemeyer.
Hoje, é a terceira capital do país, com quase 3 milhões de habitantes e Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Infelizmente não é uma cidade que atrai muitos turistas, nem brasileiros nem estrangeiros.
Engraçado, porque apresenta uma arquitetura única e se diferencia das demais cidades por ter sido planejada e construída há menos de 60 anos.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Ao contrário do que a maioria pensa, tem muito mais a se fazer em Brasília do que apenas visitar monumentos históricos e políticos.

Buscando valorizar nossa capital e mostrar as belezas dessa cidade, escrevo esse post sobre o que fazer em Brasília, para todos os tipos de viajantes:
Para os que têm apenas algumas horas na capital  e para os que têm, pelo menos, um final de semana.



Booking.com

O que fazer em Brasília em 1 hora

Se fizer conexão na capital ou for à trabalho com alguma horinha livre, você consegue conhecer os principais pontos da cidade em apenas 1 hora.

Juro!
O Eixo Monumental é uma das principais vias de Brasília e essa larga rua divide as asas sul e norte que formam o famoso avião, desenho da cidade.

Plano Piloto de Brasília

Se você pegar um Uber, por exemplo, olha o tanto de pontos turísticos que você consegue conhecer em apenas uma via:

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Museu Nacional de Brasília

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h30.

Estádio Nacional Mané Garrincha

Visitação aos sábados, das 10h às 16h no portão A.

Memorial Juscelino Kubitschek

Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h.

Catedral Metropolita Nossa Senhora Aparecida

Visitação gratuita. Horário de funcionamento: das 8h às 18h.

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Memorial dos Povos Indígenas

Horário de funcionamento: de terça à sexta das 9h às 17h – sábado, domingo e feriados das 10h às 17h.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Palácio do Planalto

A cerimônia de troca da bandeira acontece no primeiro domingo do mês, pela manhã.

Palácio do Itamaraty

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 14h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.

Congresso Nacional

É permitida visitação ao Palácio todos os dias. São gratuitas das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 20 minutos a partir do Salão Negro.
Para visitas na terça, quarta e quinta é obrigatório o agendamento no dia anterior até as 17h .

Torre de TV de Brasília

Visita ao mirante: terça a domingo das 9h às 19h.
Feirinha: de sexta a domingo das 9h às 18h.

Palácio de Justiça

Aberto ao público diariamente, todas as tardes.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Supremo Tribunal Federal

Praça dos Três Poderes

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Bastante coisa, hein?

Então se você vai passar apenas uma ou poucas horas em Brasília, não deixe de dar uma voltinha e ver as principais atrações do centro da cidade.
Não tem desculpa para não dar uma volta na capital.

😉

O que fazer em Brasília em um final de semana

Sábado

Se tiver mais que uma hora e puder passar mais tempo na cidade, com certeza você terá muito o que fazer em Brasília.
A primeira delas é passear com calma pelo Eixo Monumental. Passar uma manhã de sábado, por exemplo, conhecendo os principais pontos é uma ótima pedida.

Sugiro uma atenção maior para o Museu Nacional; visite as obras em exposição.
Para a Catedral Metropolitana, parada obrigatória com arquitetura única e parte interior lindíssima.
E a Torre de TV, para subir até o andar em que é permitido, para ter uma vista única e central da cidade.

Perto do Eixo Monumental  também está o Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais da Presidência da República e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Vá até lá e depois siga rumo à Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK) no Lago Paranoá, que liga o centro da cidade ao Lago Sul e Paranoá.
Ela é obra do arquiteto Alexandre Chan, tem 1.200 metros de extensão e 3 arcos que se intercalam nas pistas. O projeto arquitetônico, assim como o projeto de iluminação da ponte, conferiram ao autor a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003, nos Estados Unidos.

Ao lado da ponte há, hoje dia, diversos restaurantes interessantes para um bom almoço ou jantar. Sugiro: Mormaii, Corrientes 348 e Avenida Paulista.

Após almoço e atravessando a Ponte JK, siga para o final do Lago Sul e conheça a Ermida Dom Bosco.
A Ermida foi inaugurada em 1957 e projetada por Oscar Niemeyer. Tem umas das vistas mais bonitas de Brasília e um pôr do sol magnífico. A Capela do local, também projetada pelo arquiteto, recebe o nome de Padre João Belchior Bosco.
Com banho de lago e trilhas que levam a pontos mais isolados, é um local ótimo para a prática de esportes.
O Parque Ecológico Ermida Dom Bosco fica aberto diariamente das 07h às 19h.

Sobre a noite de Brasília… Bom, não tem tantas opções como São Paulo e Rio de Janeiro, na verdade nem chega perto dessas capitais.
É famosa pelos candangos e brasilienses por ser como uma cidade do interior, diante das mesmas opções de sempre. Mas brincadeiras à parte, oferece sim opções, só não tem uma variedade muito grande.

Infelizmente, depois de muita recriminação de moradores, bares e restaurantes entre áreas residenciais são obrigados a respeitarem um volume máximo que muitas vezes não é o ideal para o frequentador do local.  Diversos recintos já foram fechados ou sofreram alguma ação para que deixassem de ter música, por exemplo. Infelizmente uma onda careta invadiu a capital.

É importante saber que todos os bares da cidade, ou cerca de 95% deles, são obrigados a fechar à 1h da manhã.
Ou seja, quando você pensar sobre o que fazer em Brasília à noite, não pense em grandes noitadas. Se quiser algo mais animado, precisa ir para shows, pubs ou festas espalhadas por alguns cantos da cidade.

Aqui você consegue ver vários bares e restaurantes da cidade. Minha sugestão é o Bar Pinella para uma boa cerveja e o IVV Swinebar para um bom vinho!

Mas veja nessa figura vários pontos interessantes que você pode conhecer a noite!

Domingo

Minha sugestão para a manhã de domingo é contato com a natureza, mesmo no meio da cidade grande!

Na verdade são 3 sugestões:

  • Uma é andar de stand up paddle no Lago Paranoá. Além de fazer um ótimo e gostoso exercício físico, você admira a beleza da cidade de outro ângulo.
    Pode passar por baixo da Ponte JK e apreciar tudo ao redor de maneira completamente diferente da vista no dia anterior.

O local ideal pra fazer essa atividade é o Katanka. Você aluga a prancha por 1h30 e faz seu trajeto pelo lago como desejar.

  • A outra sugestão é ir até a Água Mineral – Parque Nacional de Brasília e fazer as trilhas que o local oferece. É  uma unidade de conservação de proteção integral à natureza, localizada no noroeste do Distrito Federal. O lugar é cercado por área verde, tem duas piscinas grandes e estrutura para crianças. A dica é ir cedo para evitar a lotação do final de semana (se for dia de semana, é maravilho pela tranquilidade). E ficar bem atento aos macacos que moram por ali e têm o péssimo costume de roubar comida e objetos dos visitantes. 😉

  • E a terceira é conhecer o Parque Olhos d’ Água, localizado entre quadras residenciais da Asa Norte, repleto de verde, pista de corrida, caminhada e pequenas trilhas ao ar livre. O parque não é grande, mas transmite uma paz em meio ao caos da cidade e é ótimo para uma corrida. Está aberto das 6 às 19 horas e fica na SQN 413 e SQN 414.

Para um almoço de domingo, vá conhecer o Pontão do Lago Sul.

Conhecido como um grande centro de entretenimento e lazer da capital, o Pontão tem ótimas opções à beira do Lago Paranoá. São bares, restaurantes, quiosques, feiras, eventos esportivos e parquinho para crianças.
Localizado em uma das regiões mais caras de Brasília (SHIS – QL10 – lotes 1 a 33 – Lago Sul), recebe visitantes que vão de carro ou ainda dos que chegam de lancha no píer.

Ali tenho certeza que sua tarde renderá uma boa comida, bons drinks e um visual lindo do Lago Paranoá. Se conseguir assistir a um pôr sol de lá, ótimo!
Caso contrário, minha dica para o último entardecer em Brasília é a Praça do Cruzeiro.
Conhecida como Praça da Cruz, está a 1.172 metros acima do mar.

Mais sugestões e não menos importantes!

  • Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília
  • Parque Sarah Kubitschek
  • Centro Cultural Caixa Econômica Federal
  • Caminhada pela superquadras, asas sul e norte para ver como toda a cidade é organizada e tem prédios residenciais de no máximo 6 andares. Perceba que a cidade não tem esquinas, não é separada por quarteirões e é desenhada, literalmente, simetricamente.
    É linda! <3

E aí, o que achou das sugestões de o que fazer em Brasília?

Espero que posts como esse motivem mais as pessoas a conhecerem a capital federal!

🙂


Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Parabéns pelas informações. Serão extremamente uteis a mim que em setembro, vou passar um dia em Brasília. Depois Alto Paraíso e os encantos da Chapada dos Veadeiros.

  • Caraaaca, sério que dá pra fazer tudo isso em apenas uma horinha? O bom é que esses pontos turísticos são um colado no outro, praticamente, ne? Claro que não dá pra entrar em todos, mas passar e registrar com um belo click, certamente!
    Adorei essa foto do seu mergulho, está lindissima. Essas do SUP estão sensacionais também, adoro!
    Ótimas dicas, adorei! Parabéns pelo post.

  • Eu adorei esse post! Estou planejando uma viagem a Brasília, para visitar alguns amigos e conhecer essa cidade linda e suas dicas foram muito úteis!

  • Quantos lugares legais que tem Brasília, pensava que era uma cidade sem muitas aventuras, mas me surpreendeu, fazer stand up paddle e esses parques da água mineral e Olhos dágua é muito bonito, agora os macaquinhos como sempre aprontam em todo lugar hahaah

  • Acredita que fui umas 2-3 vezes para Brasilia e sempre me perguntei "o que vou fazer la ? ' Brasilia é uma cidade que ainda não consegui gostar mas tentarei uma outra vez e desta vez seguindo suas dicas

    • Ah Alice, Brasilia pode te surpreender! Da próxima vez siga algumas das sugestões desse post, não vai se arrepender!

  • Sempre fico 8 horas em conexão em Brasilia para ir de Porto Seguro a Campo Grande, visitar a família. E fico me perguntando se daria tempo de ir conhecer alguma coisa... Vc acha que dá Luisa??

    • Com certeza Livia! Dá tempo de passear bem na cidade. Conhecer os pontos principais, comer em algum lugar bacana..Só separar o que te agradou mais no post!

  • O MELHOR post que ja li sobre Brasilia. Te juro, tinha super preconceito e nenhuma vontade de visitar, mas vc conseguiu apresentar tao bem a cidade que gostaria de passar um fim de semana por ai!! otimo post

  • Eu ameeeei esse post! Ainda não conheço Brasília e não sabia que dava para fazer isso tudo em um final de semana ou em poucas horas. Já quero conhecer todos esses lugares!

  • Se eu tivesse lido o seu post há uns três meses atrás eu certamente não teria ficado 4 horas esperando a minha conexão para o Rio no aeroporto de Brasília! hahaha Muito bom o seu post!

  • Que bacana Luisa! Não imaginava que seria possível conhecer tanta coisa em tão pouco tempo! Brasília tem mesmo muitas atrações interessantes! Obrigado por compartilhar, da próxima vez que passar pela cidade já sei onde ir.

    • Sim Marcos, várias!Acho que o post foi bem recebido por todos, tomara que as pessoas possam de fato conhecer mais a capital!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás