Inspirações

Aplicativos para malhar: como usá-los a seu favor seja em casa ou pelo mundo


Se você é como eu, apaixonada por atividade física, também sentiu aquela tristeza no coração quando soube da necessidade de isolamento social. Com recomendação de só sair de casa em caso de extrema necessidade, as atividades físicas ao ar livre foram interrompidas. E, logo, também não dá para fazer as atividades na academia. Essa última, então, infelizmente nesses tempos se tornou proibitiva. Isso porque é um ambiente fechado e muito propício para a proliferação de vírus. Mas, sabemos que é pelo bem comum, e com o esforço de todos, vamos poder passar por isso da melhor maneira possível. Mas isso não é problema, pois podemos contar com aplicativos para malhar!

É importante se informar para saber como continuar a se exercitar em casa, ou mesmo quando estiver viajando e não puder frequentar sua academia, por exemplo. E hoje é mais que possível continuar ativo em casa ou pelo mundo. Aproveite que está nessa vibe do exercício, e veja algumas dicas de alimentação que ajudam na saúde e na qualidade de vida, seja na rotina do dia a dia ou em viagens.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Nada pode ser desculpa para ficar parada!

Com constância e disciplina é  para ter ótimos resultados em casa ou durante as suas viagens (quanto elas forem liberadas novamente). Isso é possível com a ajuda dos aplicativos para malhar que você pode usar onde quer que você esteja. Graças à tecnologia, hoje podemos realizar várias modalidades de atividade física, em qualquer lugar, e de maneira super acessível. 

Se você associa malhar em casa apenas com aqueles vídeos dos anos 80, com o pessoal de faixa na testa e polainas coloridas, esqueça! Os aplicativos atuais são verdadeiros personal trainers na palma da sua mão, pois oferecem grande variedade de exercícios, que se adequam a diversos perfis e objetivos. Dá para perder peso, ter mais flexibilidade, focar na hipertrofia muscular, trabalhar grupos musculares específicos, relaxar…E o melhor: muitos aplicativos oferecem diversas funcionalidades gratuitas. 

A seguir, trago uma seleção com os melhores aplicativos para manter a forma enquanto não dá para sair para treinar. Ou ainda, pode ser que você esteja parado e queira retomar os treinos pouco a pouco, ou mesmo começar uma nova atividade física durante a quarentena. Por que não? Afinal, além de manter a forma e nos trazer aquela sensação de bem-estar, a atividade física moderada ajuda a fortalecer as defesas do nosso organismo.

Aproveite as dicas para transformar seu celular em um aliado da sua saúde e boa forma!  

 

Aplicativos para malhar em qualquer lugar

Os aplicativos a seguir permitem que algumas de suas funcionalidades sejam usadas na versão gratuita, mas se precisar de funções mais avançadas será necessário pagar para assinar os planos.

Desafio 30 Dias Fitness

Repleto de funcionalidades, o aplicativo ajuda a manter a boa forma e criar uma rotina de exercícios físicos em casa ou onde quer você esteja. A proposta é atividade física para todos, abrangendo desde iniciantes até profissionais. Ao longo dos dias, os exercícios vão aumentando a intensidade, de forma a ajudar a criar e manter uma rotina saudável de atividades físicas. O aplicativo permite, ainda, que você acompanhe seu progresso e compartilhe seus resultados nas suas redes sociais. 

Disponível para Android e iOS.

Seven – Treino de 7 Minutos

Trabalho home office, cuidados com a limpeza dos ambientes, preparar a maioria (ou todas) as refeições…Está faltando tempo pra tudo que você precisa fazer em casa? Esse aplicativo pode ser a solução para não ficar parado. O Seven oferece treinos eficientes e bem curtinhos, como o nome indica, com duração de sete minutos. O aplicativo sugere os exercícios baseados no objetivo e nível de preparo físico do aluno (ficar em forma, emagrecer ou ganhar músculos, por exemplo). É possível, ainda, variar bastante os exercícios ao longo do programa. 

Disponível para Android e iOS.

Just Dance Now

Não é mais necessário ter um Nintendo Wii, XBox ou Playstation para dançar muito com o  Just Dance. Basta baixar o aplicativo e conectá-lo à TV, tablet ou computador e dançar à vontade, sozinho ou se conectando com outros dançarinos do mundo todo. No catálogo com centenas de músicas, você pode escolher dançar hits da Beyoncé, Bruno Mars, Ed Sheeran, entre outros. Se você é da turma que acha chato se exercitar, essa pode ser uma boa ideia para se mexer de uma maneira super divertida. 

Disponível para Android e iOS.

Queima Diária

O Queima Diária  é um serviço de streaming que vem ganhando cada vez mais fãs. Você pode escolher entre os mais de 400 programas, de acordo com seu perfil e objetivos. É possível acessar as aulas no aplicativo por meio do celular, tablet, Smart TV, computador ou pelo próprio site: www.queimadiaria.com.br. O serviço é pago (R$ 29,90 por mês), mas oferece 30 dias para testar gratuitamente. Bastante completo, o serviço oferece programas com treinos de curta duração e que prometem excelentes resultados em poucas semanas. 

Disponível para Android e iOS. 

 

Aplicativos para malhar grátis

Os aplicativos a seguir oferecem muitas funcionalidades em sua versão não paga, sendo que o Nike Training Club é 100% gratuito. 

Nike Training Club

Com todas as funcionalidades gratuitas, esse aplicativo é o queridinho do momento. Afinal, até atletas famosos, como Serena Williams, são fãs do Nike Training Club. Super completo, oferece mais de 180 treinos, incluindo programas de força e resistência e yoga. Todas as séries são personalizáveis, podendo ser ajustadas para três níveis de intensidade: baixa, moderada ou alta. Caso você use o Google Fit, o Nike Training Club também pode ser sincronizado com ele. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Disponível para Android e iOS.

5 Minutos de Yoga

Para você que está querendo algo mais relaxante,que ajude a integrar mente e corpo, o 5 Minutos de Yoga é uma excelente opção. A yoga é uma boa maneira de combater a ansiedade e ainda ajudar a manter a boa forma. Muitos acham que praticar Yoga é difícil, mas não é verdade. E o 5 Minutos de Yoga pode tornar esse processo ainda mais legal. Esse aplicativo é bem simples e básico, ideal para quem quer começar na prática. Mostra em ilustrações como realizar as posturas. Outra funcionalidade bem bacana é um alarme que toca depois que você fica quarenta segundos na pose indicada. 

Fitvate – Planos de Treinos com Treinador

Com planos de musculação personalizados e  mais de 300 exercícios em vídeos em HD, o Fitvate promete ser um personal trainer na sua casa ou no quarto de hotel. Esse aplicativo ainda oferece a possibilidade de uso sem conexão à internet. Possui exercícios direcionados a iniciantes, intermediários e avançados. Cada exercício vem com um passo a passo em vídeo bem detalhado para sua realização correta. Você pode escolher seu objetivo de treino: ganho de força, perda de gordura, ganho de massa muscular, entre outros. 

Disponível apenas para Android. 

100 Pushups Workout

Esse aplicativo tem uma proposta bem ousada: deixar você capaz de fazer cem flexões, todos os dias! As flexões são um exercício excelente para o ganho de força, fortalecimento  dos músculos do peitoral e ainda ajudar a corrigir e melhorar a postura. Com vários programas de treino, o aplicativo ajuda você a chegar no seu objetivo em até dez semanas. 

Disponível para Android e iOS. 

Freeletics

O aplicativo promete ser um coach digital. Com treinos cujas durações variam entre 5 e 30 minutos, oferece opções de treino para aumentar a resistência, melhorar a força e seu condicionamento físico. O diferencial do Freeletics é que oferece também planos de alimentação de acordo com seu perfil e seus objetivos. Os treinos são elaborados de maneira personalizada e abrangem todos os níveis de condicionamento, desde totalmente sedentário a atleta avançado. 

Disponível para Android e iOS. 

Dicas extras

Esses são apenas algumas das opções disponíveis para se exercitar em casa. Dá para variar bastante e manter uma rotina de exercícios bem bacana. A ideia é ir testando! Não precisa se ater apenas a um aplicativo, nem desistir se não gostar do primeiro que escolher. 

Como já falei, você pode sim ter ótimos resultados malhando em casa mesmo ou durante suas viagens pelo mundo. Mas é super importante que você mantenha a rotina. Planeje seu dia como se estivesse saindo normalmente para trabalhar, estudar ou fazer outras atividades habituais. Coloque sua roupa de ginástica e seu tênis, organize seus horários e procure respeitá-los mesmo estando com o dia mais “livre”. Isso fará toda diferença nos resultados dos seus treinos. 

A disciplina vai ter um papel fundamental agora. Sabemos que ter um local exclusivo para se exercitar e um grupo de pessoas para acompanhá-lo nos treinos pode ajudar bastante na motivação. Estando em casa, com tantas distrações e talvez sem companhia, fazer atividade física vai exigir mais disciplina. Mas vai valer a pena, garanto!

Melhor horário para malhar

Você deve malhar no horário que você se sinta mais confortável. Mas garanto que um bom treino logo pela manhã pode te dar um gás especial para encarar as demais atividades do dia. Além disso, causa uma sensação de missão cumprida logo cedo. Caso você não more sozinho, se quiser, pode acordar um pouco antes de todos e ter esse momento só para você. 

Fique atenta ao seu corpo!

Vale também lembrar algo super importante: conheça seu corpo e respeite seu limite. É imprescindível que você faça os ajustes do aplicativo de acordo com seu verdadeiro nível de condicionamento físico. Caso esteja pensando em começar alguma atividade, vá com calma. Comece aos poucos e veja como se sente. 

Também é necessário frisar, você não deve sentir nenhum desconforto ou cansaço extremo durante a realização dos exercícios. E caso comece a sentir alguma dor, enjoos ou palpitações, deve parar imediatamente. A intenção aqui é gerar bem-estar e relaxamento. Por isso, não corra o risco de passar mal ou se lesionar.

E não basta malhar!

E não custa nada repetir: cuide de você, da sua alimentação. Dê preferência aos alimentos não processados, se hidrate bastante o dia inteiro, não apenas depois de fazer os exercícios. Não deixe de lado sua saúde. Na medida do que for possível, faça o seu melhor. Estar com a saúde física e mental em dia será fundamental para superar esse momento tão desafiador. Bons treinos! 


 

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás