Mundo

Por que você deve considerar o trading online como seu trabalho de nômade digital?


Há muitos anos, a prática do nomadismo digital vem se tornando cada vez mais popular. A prática é geralmente definida como um estilo de vida no qual uma pessoa opta por trabalhar remotamente enquanto viaja. O nomadismo digital não é algo novo, mas diversos desenvolvimentos relativamente recentes têm contribuído para torná-lo mais comum. Em primeiro lugar, o avanço da tecnologia tornou muito mais fácil para pessoas de diversas áreas de atuação trabalharem regularmente sem a necessidade de estar fisicamente em um escritório. Relacionado a isso, cada vez mais empresas estão acolhendo explicitamente o trabalho remoto – em alguns casos como consequência da pandemia de Covid-19 e das condições resultantes, e em outros como uma simples evolução no ambiente de trabalho. Devido a mudanças como essas, a CNN Brasil relatou no ano passado que o estilo de vida nômade digital está a caminho de ser adotado por 1 bilhão de pessoas até 2035.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Não surpreendentemente, o Brasil é esperado para estar envolvido nessa escalada do nomadismo digital de várias maneiras. Em primeiro lugar, é razoável supor que muitas pessoas do Brasil se juntarão à população nômade digital e optarão por seguir carreiras remotas enquanto viajam para o exterior. Além disso, o mesmo artigo da CNN Brasil destacou que o Brasil tomou medidas diretas para acolher nômades digitais estrangeiros. Especificamente, o país se juntou a outros 22 para adotar vistos destinados a nômades digitais; imigrantes que “se encaixam na modalidade” receberão esses vistos temporários e autorizações de residência, de acordo com as regulamentações do Conselho Nacional de Imigração.

Essa é uma evolução bem-vinda. É provável que leve a um influxo de imigrantes jovens e energéticos nos próximos 10 a 15 anos. Isso, por sua vez, provavelmente estimulará as economias locais e diversificará a cultura jovem. Neste artigo, no entanto, não queremos apenas reconhecer o iminente aumento de nômades digitais. Pelo contrário, queremos falar sobre uma das opções de emprego acessíveis que torna o estilo de vida nômade digital viável para muitos.

O artigo da CNN Brasil identificou algumas das ocupações mais populares entre os nômades digitais. Ele observou que muitos nesta categoria trabalham como artistas, escritores, programadores, professores e até mesmo CEOs de empresas. Outra opção que deve ser mencionada à medida que avançamos para meados de 2020 é o trading online. Essa ocupação não é discutida com frequência em relação aos nômades digitais, talvez porque seja algo de um trabalho independente e pouco convencional, mesmo para aqueles que não praticam estilos de vida nômades. No entanto, é uma adaptação interessante para nômades digitais, dada a facilidade de acesso, uma variedade de abordagens disponíveis e um significativo potencial de lucro. Aqui, vamos discutir com mais detalhes por que o trading online pode ser um trabalho adequado para nômades digitais.

Por que considerar o trading online?

A principal justificativa por trás dessa sugestão é que o trading online se encaixa muito bem nas preferências e hábitos conhecidos dos nômades digitais. Isso é evidenciado em um artigo publicado no Consumidor Moderno, que analisou diversas estatísticas relacionadas ao trabalho e ao estilo de vida dos nômades digitais. Entre essas estatísticas, mencionou-se que 36% dos nômades digitais “fornecem trabalho freelance”. O trading online não é exatamente um trabalho freelance no sentido tradicional; no entanto, é um trabalho independente na medida em que a maioria dos traders não trabalha para empresas. Outra estatística relevante indicou que 19% dos nômades digitais trabalham na área de tecnologia da informação e outros 8% na área financeira e contábil; pode-se afirmar que o trading online se encaixa bem em ambas as categorias.

Esses números e semelhanças mostram que o trading online se encaixa nos estilos de vida de nômades digitais estabelecidos. Mais genericamente, no entanto, também vale a pena mencionar que o trading online permite uma abordagem flexível para o trabalho; embora os traders geralmente se saiam bem ao manter horários de mercado e acompanhar de perto suas carteiras, alguma flexibilidade é razoável.

Essa flexibilidade também tem sido aprimorada nos últimos anos pela crescente acessibilidade do trading online. Ferramentas baseadas em tecnologia agora permitem que os traders acompanhem seus mercados de escolha de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Isso nos leva à próxima pergunta…

Quais ferramentas você precisa para o trading online?

Conforme mencionado, as ferramentas tecnológicas aumentaram enormemente o acesso ao trading online como profissão. No entanto, para ser eficaz neste ramo, os nômades digitais que exploram o trading online precisam saber quais ferramentas usar. A lista a seguir não é exaustiva, mas deve dar uma ideia de como é possível começar nesse campo:

Serviços de Notícias de Mercado – Não importa onde você possa viajar ou morar por um tempo como nômade digital, você precisará ter acesso a notícias de empresas e indicadores financeiros relevantes para sua carteira de trading. Felizmente, hoje existe uma variedade tremenda de plataformas de notícias de mercado prontamente disponíveis, disponíveis globalmente e na forma de aplicativos. Algumas plataformas populares que cobrem de maneira confiável uma variedade de mercados e notícias relevantes incluem MarketWatch, Bloomberg e até mesmo o Yahoo! Finanças. Além disso, alguns traders podem querer utilizar serviços de agregação de notícias, como Apple News ou Pulse, para obter atualizações de fontes de notícias escolhidas e se manter informados.

Plataformas de Trading – Nômades digitais que trabalham com trading online também precisarão escolher uma plataforma de trading online por meio da qual possam realizar transações e manter uma carteira. Para muitos, a primeira solução que vem à mente é baixar MetaTrader 4, um serviço conhecido que está disponível há algum tempo como um robusto terminal de trading digital. Esta opção é frequentemente preferida por sua natureza intuitiva e acesso a uma variedade de mercados, bem como por ferramentas modernas que incorporam assistência ao trading automatizado. Para aqueles que desejam comparar outras opções, no entanto, também existem outras escolhas. Para citar algumas, o eToro e o TradingView também servem como robustas plataformas de trading digital com acesso a múltiplos mercados, interfaces atraentes e ferramentas úteis.

Aplicativos de Transferência de Dinheiro – Embora não sejam necessariamente vitais para o trading do dia a dia, os nômades digitais que atuam nesse espaço também devem identificar aplicativos de transferência de dinheiro confiáveis. Esses aplicativos podem ser cruciais para quem trabalha no exterior em um emprego que requer capital disponível; em resumo, eles facilitam a movimentação de fundos de uma conta bancária principal para, por exemplo, um banco no exterior ou uma conta por meio da qual você pode depositar em seu serviço de trading online. A escolha popular nesta categoria é usar o Wise, um aplicativo anteriormente conhecido como TransferWise que se orgulha de eliminar as barreiras burocráticas das transferências de dinheiro para oferecer soluções seguras e eficientes. Nessa categoria, também existem outras opções; WorldRemit, Zelle e até o PayPal podem ser úteis.

Com esses tipos de ferramentas em mãos, o trading online se torna uma profissão atraente e viável para qualquer pessoa que busca um estilo de vida de nômade digital. Notavelmente, também há muito aprendizado necessário. O trading é uma profissão complexa e, sem uma abordagem estratégica adequada, torna-se também uma profissão de alto risco. Ao aprender o básico, aproveitar as ferramentas disponíveis e estabelecer uma estratégia projetada para minimizar perdas, um trader online pode se tornar um profissional remoto bem remunerado.
Esperamos que isso tenha lhe dado algumas coisas para considerar, não apenas sobre o trading online, mas sobre que tipo de trabalho pode funcionar para você como nômade. E se você estiver prestes a embarcar em uma experiência de nômade digital em breve, não deixe de verificar nossa seção de Dicas de Viagem antes de sair em sua jornada!

Luisa Galiza

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás