A Cidade Maravilhosa é bastante procurada durante o ano inteiro e impressiona por suas belíssimas paisagens naturais, afinal, é um dos principais “cartões postais” do Brasil. Isso você já sabe, e, se já conhece o Rio, deve ser também uma apaixonada como eu!
Um dos principais motivos para esse destaque do Rio de Janeiro é justamente as suas belíssimas praias, mas a cidade não se restringe apenas a tomar um sol na areia enquanto saboreia uma caipirinha. Também existe uma série de cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro que podem ser uma excelente pedida para diversificar a sua viagem.
Separei algumas dicas pra você nesse post, mas não deixe de ver mais dicas como:
Ah, não deixe de fazer um seguro viagem para que imprevistos não estrague sua viagem! Usando o cupom levenaviagem5 você garante desconto em qualquer um que escolher!
Anote essas dicas se a ideia é fugir das praias cheias do verão, ou se gosta de explorar outras naturezas locais. São inúmeras quedas espalhadas pelos parques e reservas naturais. Aqui vão algumas dicas das principais delas, que valem a sua visita:
Essa cachoeira está localizada dentro da Floresta da Tijuca. Leva esse nome por causa do grande número de micos dentro do parque. Para chegar até lá, é preciso subir a rua Sara Vilela, no Jardim Botânico e iniciar a trilha.
Essa é uma das mais bonitas cachoeiras da cidade e forma um poço com água transparente e rasa. Bem próximo a ela, está também a Gruta dos Primatas, um salão de pedras que é lar de diversos desses animais.
Outra cachoeira dentro do Parque Nacional da Tijuca, com cerca de 4 metros e que leva esse nome por, de acordo com a história, ter sido local de rituais feitos pelos escravos.
Também dentro do Parque Nacional da Tijuca, acessada pela rua Pacheco Leão, após uma caminhada de cerca de 20 minutos. A cachoeira leva esse nome por ser bastante semelhante a um chuveiro, dentro da fenda de uma rocha.
Essa cachoeira não é natural. Foi construída em 1908 por Henrique de Novaes e está dentro do Parque da Pedra Branca.
Mesmo não sendo natural, é uma das quedas d’águas mais conhecidas na região e vale a visita, tanto para conferir sua beleza impressionante quanto para aproveitar as piscinas que se formam.
O acesso ao açude é feito a partir de uma trilha que dura em torno de uma hora.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Essa, na realidade, são três quedas d’água que formam uma piscina natural. Atrai visitantes justamente para aproveitar para nadar e por ser um “escorrega” natural.
Essas quedas se encontram dentro da Área de Proteção Ambiental do Gericinó-Mendanha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Eu sei que nem todas as pessoas se animam para “desbravar” as trilhas na floresta e viver uma aventura no caminho da cachoeira. Sei também que existem viajantes em família, com crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Porém, se você se enquadra em alguns desses grupos, não é preciso se preocupar.
ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO
Nem todas as cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro são difíceis de chegar. Algumas são de fácil acesso e prometem diversão para todas as faixas etárias. Algumas dicas são:
Aqueles que optam por fazer a trilha para a Pedra da Gávea, um ponto turístico bastante conhecido na cidade, podem se deparar com a Cachoeira do Sorimã, bem no começo da caminhada.
Essa cachoeira não é tão conhecida, porém é de fácil acesso pela trilha e vale a visita.
À beira da estrada Dona Castorina é possível encontrar a Cachoeira do Quebra. É ideal principalmente para famílias com crianças, devido ao seu fácil acesso e às águas tranquilas.
Bem próxima da Cachoeira do Quebra está a do Jequitibá. Ela conta com um exemplar centenário dessa árvore, o qual é frequentemente abraçado por diversas pessoas ao mesmo tempo em forma de respeito pela natureza.
Por mais que o nome não ajude, essa é, na realidade, uma das maiores quedas d’água dentro do Parque Nacional da Tijuca, com 35 metros de altura. O seu acesso é bem simples, basta caminhar pela Estrada da Cascatinha.
Em relação ao nome, este foi dado em homenagem ao artista Nicolas Antoine Taunay, que se inspirava na paisagem e inclusive morava bem próximo da cachoeira.
Dentro do Parque Nacional da Tijuca, essa cascata conta com uma excelente infraestrutura ao redor, com mesas para piquenique, estacionamento e restaurante. Além disso, é rasa e uma ótima opção para as crianças.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Não é só a cidade do Rio de Janeiro que possui cachoeiras! Toda a região possui algumas quedas que valem a visita, ainda mais para os que querem dar uma “fugida” do movimento na grande cidade.
Para esses, também existem uma série de opções bem próximas:
Com uma viagem de cerca de 3 horas de carro é possível se chegar em Sana, uma vila bastante rústica e distrito de Macaé.
A Vila conta com uma série de cachoeiras isoladas, como a do Escorrega, do Pai e da Mãe e a Sete Quedas, sendo possível chegar até elas com poucos minutos de caminhada.
Essa região, vizinha de Barra Mansa, possui duas cachoeiras incríveis: Cachoeira do Bracuí e do Rio Mimoso. O principal atrativo dessas cachoeiras é a vista espetacular da Bacia de Angra dos Reis, que vale muito a pena conferir.
Na região de Nova Friburgo, esse destino é bastante procurado para atividades como rafting, canoagem e passeios de 4×4 e também, obviamente, por suas cachoeiras. As Cachoeiras do Indiana Jones e de São José são algumas das mais conhecidas, em conjunto com a do Encontro dos Rios, que conta com uma excelente piscina natural.
Não deixe de conhecer essas e outras cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro e seus arredores para tornar o seu passeio ainda mais incrível! E lembre-se sempre de usar os códigos e links do Leve na Viagem, pois além de garantir descontos, você contribui com a manutenção do blog! Falando neles, se precisar pesquisar bons hotéis no Rio de Janeiro com bom custo benefício, lembre-se que o Booking.com é o parceiro do Leve na Viagem!
Outra dica também é entrar em contato com a Nattrip , agência especializada em trilhas no Rio de Janeiro e parceira do Blog. É só enviar mensagem pelo formulário abaixo com solicitação de roteiros. Você ainda consegue 5% de desconto com o cupom levenaviagem, só pedir e pronto!
Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.
Você pode gostar também:
Precisa de um chip para a sua viagem pelo continente asiático? Conheça o eSIM Ásia…
Precisa de um chip para a sua viagem pela linda Cartagena? Conheça o eSIM Cartagena…
Descubra tudo sobre a rota 360 no Aconcágua, a maior montanha das Américas e a…
Descubra tudo sobre a incrível travessia Pico dos Marins-Itaguaré, uma das mais desafiadoras da Serra…
Descubra onde comprar o SuperCoffee com 10% de desconto Se você está aqui, é porque…
Descubra onde comprar os produtos Fjallraven Kanken com 10% de desconto Se você está aqui,…