Mundo

Vanlife: como é fazer da estrada sua própria casa!


De um tempo pra cá, o movimento vanlife tem conquistado cada vez mais adeptos mundo afora. Mas você sabe o que é isso, o que significa e o que representa? Se tem interesse sobre o assunto, vem comigo que vou te explicar direitinho! E para ler o post, indico esse álbum aqui! Eddie Vedder o produziu para um filme homônimo, que fala justamente sobre um estilo de vida relacionado a viagem! 🙂

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Vanlife: um verdadeiro estilo de vida

A tradução do termo ao pé da letra significa “vida de van”. Na prática, no entanto, vanlife é um estilo de vida, uma escolha feita e que, muito provavelmente, vai mudar a sua vida e a sua forma de encarar a realidade!

Se você fizer a busca da hashtag #vanlife no Instagram, encontra mais de 10 milhões de posts relacionados ao assunto — existem, de fato, diversos influencers que bombam na plataforma falando a respeito desse estilo de vida. Olha só aí abaixo, na foto:

Por que um estilo de vida?

Quando se fala de vanlife, se fala de estilo de vida devido ao fato de que, ao escolher aderir ao movimento, a pessoa se torna uma espécie de nômade, que vive em um automóvel (em geral, uma van ou kombi, transformando-a em trailer). Essa escolha é relacionada à liberdade e à possibilidade de viver com o mínimo, sem limites e sem barreiras, sem criar raízes profundas.

No início do post, mencionei o filme Into the Wild, e a premissa dele é semelhante à desse estilo de vida. Isso porque ambos intencionam abrir mão do materialismo e aderir ao minimalismo. Além disso, têm em comum a característica de viver em movimento, na estrada e com diversas possibilidades de mundos e lugares distintos para conhecer.

Viver assim é sinônimo de abrir mão de acumulação, espaço, de raízes, de apego… é entender que a estrada é o seu lugar, e, assim, todos os lugares podem ser seus, sem, de fato, serem. Muito doido pensar assim, né? Mas imagina só que incrível viver por aí?

E como é, na prática, o movimento de vanlife?

Aderir à vanlife nada mais é do que trocar uma casa por um automóvel. Simples assim. De fato, é até estranho falar dessa forma, mas a sua casa é móvel. Lembra daqueles filmes americanos que a gente vê trailer com cama, cozinha e tudo o mais? É exatamente isso, com uma ampla variedade de possibilidades de instalações físicas.

Você deve estar se perguntando como fazer para ter dinheiro para manter esse estilo de vida, já que a premissa é de liberdade e inexistência de raízes, certo? E esse é um ponto interessante para abordar! Inegavelmente, o dinheiro é importante pelo menos para o básico: alimentação, gasolina, manutenções de segurança no veículo. Geralmente, quem adere à vanlife vive de bicos, trabalha por onde passa, seja servindo mesas, trocando trabalho por comida. Existe, ainda, a possibilidade de trabalhos remotos e online.

É interessante lembrar que, com a ideia de viver de forma mais simples, os gastos também são menores: você cozinha sua própria comida, não paga aluguel, contas altas.. afinal, vivendo com menos, precisa-se de menos!

Mesmo não se tratando de uma viagem, mas de um estilo de vida, procure sempre estar seguro. A Seguros Promo está disponível para te ajudar em qualquer viagem que pretender realizar.

Como saber se o vanlife é para mim?

Os motorhomes, como se chamam os automóveis adaptados para moradia, são o sonho de consumo de muitas pessoas. No entanto, como mencionei acima, é um estilo de vida muito específico. É preciso estar disposto a viver com o mínimo, não ter preocupações com aquisições, coleções, laços.. em suma, é mais que necessário saber praticar o desapego. Além disso, é preciso, também, que você seja uma pessoa aberta a mudanças, a novas culturas. Que não tenha medo de imprevistos, que esteja apto a se adaptar a qualquer trabalho e freelancer.

Ademais, o quesito conforto é muito importante: mesmo em se tratando do melhor motorhome, existe uma limitação no que diz respeito ao conforto. Fazer as necessidades fisiológicas, racionar o uso de água e energia, visto que o último depende da bateria do veículo.

Para começar e fazer o teste, sugiro que alugue um e veja como vai lidar com a rotina, afinal, muitas coisas nós só conseguimos ter certeza ao praticar. Desse modo, você não somente confirma uma escolha, como também evita desperdiçar tempo e dinheiro num investimento que, no fim das contas, pode não ser pra você!

Esse movimento é forte no Brasil?

Aqui no Brasil o movimento ainda não tem tantos adeptos. No entanto, a tendência é que esse número siga aumentando. Nos EUA, por exemplo, uma a cada 12 famílias possui um motorhome para realizar roadtrips, pensando na possibilidade de economias com passagem e no fato de que as estradas por lá são propícias e auxiliam bem a prática.

A Austrália também é um país que pratica muito a vanlife, sendo muito comum se deparar com vans adaptadas por lá. Lembrando que existem, inclusive, campings voltados para o “estacionamento” das casas móveis, existindo, de fato, uma espécie de comunidade, que se comunica e troca experiências de estrada. Entende melhor porque falam sobre ser um estilo de vida?

Pronto para praticar a vanlife?

E aí, o que achou das informações que trouxe? A prática da vanlife não é assim, tão simples de escolher, mas depois de começar, ajuda a enxergar a vida e o mundo sob uma outra perspectiva.

Espero que o post tenha ajudado você a pensar e conhecer mais a respeito dessa prática, que é tão legal e bonita! Tenho certeza que fazê-la é capaz de mudar muito a vida de cada um! E lembre que o Leve na Viagem está aqui para ajudar no que precisar 🙂

Você também pode gostar:
Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás