Estados Unidos

Turismo em Chicago: 4 dias em uma cidade incrível!


Playlist para o post: Chicago Blues (Spotify)

Se apaixonar por Chicago é fácil, difícil é querer sair dela. Cidade de luzes incríveis a noite e vistas deslumbrantes de dia. Cidade de museus imperdíveis, de parques lindíssimos. Cidade do bom e velho blues. Urbana, grande e do trem charmoso que percorre, pela superfície, os prédios da cidade. Fazer turismo em Chicago é algo que encanta e que te faz se sentir, de alguma forma, local.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Beirada pelo rio Michigan, Chicago tem duas caras: uma no verão e outra no inverno. A primeira é deslumbrante, quente e colorida, repleta de festivais de rua, esportes ao ar livre, restaurantes com varandas e suas belas vistas. A segunda é cinza, branca e muito gelada, mas ainda assim incrivelmente bonita. Sim, Chicago é uma das cidades mais frias dos Estados Unidos podendo chegar a -30 graus Celsius! Eu mesma fui no frio e fiquei chocada com a temperatura, porque de fato não sabia que ela podia ser tão gélida.
Mas independente da época do ano, a cidade ferve em todos os sentidos e fazer turismo em Chicago, convenhamos, é maravilhoso em qualquer estação!

Antes de começar a falar sobre quatro dias de turismo em Chicago, quero falar sobre uma coisa muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança. Minha seguradora é a Seguros Promoque oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.

Se quiser saber mais sobre Seguro Viagem Estados Unidos, vale a leitura do post: SEGURO VIAGEM ESTADOS UNIDOS? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

Quantos dias de turismo em Chicago

Chicago é aquela metrópole que você pode passar semanas e ainda sair de lá contando os lugares que não conseguiu conhecer. Mas 4 dias são suficientes para você conhecer o básico e fazer seu turismo em Chicago com calma, visitando as principais atrações e conhecendo lugares também diferentes do usual.

 

Onde se Hospedar em Chicago

Lugar para ficar em Chicago é o que não falta. Em relação aos bairros/localidades, vale a pena procurar em quase todas as regiões do centro de Chicago:

  • Loop/downtown
  • South Loop
  • West Loop
  • Gold Coast
  • Lincoln Park
  • Lake View
  • Wicker Park

Em relação aos lugares, tenho as seguintes sugestões:

Holiday Jones (Wicker Park)– Hostel muito bacana!!
Chicago Getaway Hostel (no Lincoln Park) – Super bem localizado e está sempre cheio!
Hilton (South Loop) – Por incrível que pareça as diárias não são absurdas.
Airbnb – Eu gosto muito, pois sempre encontro uma boa e barata opção.



Booking.com

Roteiro Resumido

1º Dia – Millennium Park, Michigan Ave, Museu Art Institute of Chicago, Grant Park, Shedd Aquarium, Alder Planetarium e The Field Museum
2º Dia – Navy Pier, Riverwalk, Tour de Barco, Willis Tower, John Hancock e Union Square.
3º Dia – Chicago Cultural Center, Museum of Contemporary Art of Chicago e Lincoln Park
4º Dia – Subúrbio de Chicago: Oak Park, Hyde Park e Bronzeville

 

Transporte em Chicago

Chicago é muito bem assistida em termos de transporte público. Além do trem, tem o Metra, que anda pelos subúrbios da cidade e os ônibus que são bem integrados e em ótimas condições. Uma boa alternativa, caso você fique mais tempo por lá, é comprar um cartão de $5 chamado Ventra. Se ficar 7 dias, por $28 você carrega o cartão e pode andar quantas vezes quiser nos ônibus e trem. O Uber, como em qualquer lugar, é super utilizado e as belas caminhadas, que aliás, nada são ótimas pra conhecer de fato a cidade.

 

4 dias de muito turismo em Chicago

1º Dia

Para o primeiro dia de turismo em Chicago, sem dúvidas, é rodear as atrações de Downtown. Boa parte dela está concentrada no bairro financeiro da cidade, o Loop, apelidado por causa do trem de superfície que anda em torno do local dando voltas.

Millennium Park é um excelente ponto para começar. Sua primeira parada será no famoso “feijão”, ou melhor, a enorme escultura de metal do artista britânico Anish Kapoor, chamado de Cloud Gate.
Logo atrás tem umas estruturas de metal e um teatro a céu aberto chamado de Jay Pritzker Pavilion.

 


No verão é comum ter shows e cinema ao ar livre e de graça. Lá também é ótimo para um piquenique e é um dos poucos lugares abertos da cidade que o álcool é liberado.
Explore a área caminhando até o incrível museu de arte de Chicago – Art Institute of Chicago, que está a 5 minutos de caminhada. A entrada é em torno de $20 e, como tudo na cidade, a arquitetura é o ponto forte. Separe um tempinho para o museu pois é daqueles que você não vê a hora passar!

Se quiser almoçar por ali, pertinho dele tem o restaurante Seven Lions com ótimo cardápio, música e cerveja gelada!

Ou, fazer um belo e gostoso brunch é bem comum em Chicago. Um dos lugares mais requisitados é o Yolk, fica a dica. As calorias são altas, mas você gasta tudo andando pela cidade. 🙂

A grande sacada de downtown é andar a pé, assim você consegue conhecer as ruas e a arquitetura que muitas vezes passam despercebidos. Existem diversas esculturas famosas ao redor da cidade, como as dos espanhóis Miró e Picasso. E sem falar das lojas para as compras na Michigan Ave, cafés e restaurantes.

Em seguida parta para South Loop. Se tiver disposição, alugue uma bicicleta da Divy  e vá até o Museum Campus, onde estão Shedd Aquarium, Alder Planetarium e o The Field Museum, esse último de história natural. Se não quiser ir de bike, pode ir também caminhando, é uma bela caminhada mas valea a pena!
No caminho, algumas esculturas, um grande parque chamado Grant Park e a famosa fonte Buckingham Fountain. O passeio é agradável e você ainda faz uma atividade física. Se for no inverno, prepare-se para o frio que não é pouco!


No final do caminho, na própria Michigan Ave, existe um grupo de 106 esculturas de ferro sem cabeça e sem braços. São da artista polonesa (Chicago tem umas das maiores comunidades polonesas do mundo!) Magdalena Abakanowciz.

A noite, sem dúvida, não posso deixar de sugerir lugares para ouvir um belo e bom blues, afinal, você estará em Chicago! Nessa primeira noite, minha sugestão é ir até House of Blues, lugarzinho intimista, com uma boa cerveja e blues de primeira!

 

2º Dia

Um bom local para começar seu dia é passear no Navy Pier, onde tem a famosa roda gigante de Chicago. Lá você consegue ver a cidade de um outro ângulo, uma vista linda que renderá ótimas fotos.

Depois do passeio pelo pier, vá em direção ao Riverwalk , o canal que passa no meio de downtown. Faça um dos passeios mais incríveis que Chicago pode proporcionar: o tour de barco. Muitas pessoas com os dias corridos não priorizam esse passeio, mas é uma das melhores formas de ver outra Chicago.
Compre o tour de arquitetura: Chicago’s Original Architecture Tour na Wenderella e aproveite esse momento!

Depois você irá para a região sul do Loop, perto de onde esteve no seu primeiro dia. Agora é para a visita ao prédio que tem o famoso chão de vidro. Isso mesmo, o Willis Tower tem 110 andares, uma bela vista da cidade e um pedaço especialmente criado para quem não tem medo de altura. Vale conferir!


Se você não gosta da ideia de um prédio com chão de vidro, outra boa pedida é ir até o topo do prédio , com um bar e restaurante sensacional. Pode ir assistir a um pôr do sol ou jantar a noite, olha a vista:

Saindo do Willis Tower ou do John Hancock,  aproveite e passe na Union Station. Ela foi uma das maiores e mais estratégicas estações de trem durante o período da segunda guerra mundial e cenário do filme Os Intocáveis. O prédio é imponente e te remete ao final do século 18!

Como esse dia também será de caminhada, não deixe de conhecer o mercado natural Whole Foods que tem em vários pontos da cidade. É de pirar a quantidade de coisas saudáveis e diferentes por lá, só o bolso que não fica tão feliz assim. Eu fiquei absolutamente louca quando entrei nele pela primeira vez. Acho que, sem brincadeira, fiquei mais de 1 horas babando nas centenas de opções naturais e gostosas. Vale lembrar que muitos mercados por aqui servem comidas também. Os dois melhores são o Whole Foods e o Mariano’s.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A noite, como sou apaixonada por blues, vou sugerir outra casa que ganhou meu coração: B.l.u.e.s ChicagoMúsica, para variar, de altíssima qualidade, cervejas geladas e variadas em mais um cantinho intimista de Chicago.

Dica: precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. Clicando aqui, você compra seu chip e colabora com uma pequena comissão que vem para o Leve na Viagem, sem pagar a mais por isso 🙂

3º Dia

No terceiro dia de turismo em Chicago, vou te levar novamente para a parte do Loop. Lá tem duas atrações nem tão famosas, mas que são igualmente imperdíveis.
O Chicago Cultural Center é uma espécie de biblioteca com exposições, aulas de artes, dança e mais um tanto de coisa, tudo gratuito! Mais uma vez a arquitetura é uma atração a parte com grandes janelas e o teto todo talhado.

No sentido norte da Michigan Ave você encontra o Museum of Contemporary Art of Chicago, com uma pegada mais moderna e exposições bem diferentes. Às terças, durante o verão, na área externa do Museu tem jazz ao ar livre e de graça (!!!). Se após visitar o Museu ainda tiver pique, continue o passeio até a região do Lincoln Park onde está localizado o zoológico, Lincoln Park Conservatory e tem uma bela vista de downtown.

Se não demorou nos museus, passeie pela Michigan Ave, sempre terá coisas novas pra você conhecer!

Para noite, sugiro o Cindy’s Restaurant, dentro do The Chicago Athletic Association Hotel, em frente ao Millenium Park!

 

4º Dia – Turismo em Chicago –  Subúrbio

Oak Park

Tirando o dia para conhecer um pouco as redondezas da cidade, você verá como o entorno de Chicago é surpreendente! Oak Park é um bairro, ou melhor, subúrbio como chamam nos EUA. Super charmoso, repleto de casas lindas e em geral com pé direito baixo. O maior arquiteto de Chicago, Frank Lloyd Wright, é o artista por trás desse bairro. Diversas dessas casas foram projetadas por ele e consideradas muito modernas para a época em que foram construídas. O também famoso e escritor Ernest Hemingway morava nesse bairro e hoje em dia pode-se visitar tanto a casa como seu instituto de obras.
Além disso, o centrinho desse subúrbio é uma graça e oferece com bons restaurantes e cafés.

Como chegar?
O passeio pode ser feito de trem saindo de downtown. Pegue a Green line sentido Harlem/Lake e desça em Oak Park. Se preferir fechar o passeio, existem empresas especializadas nesse passeio.

Hyde Park

O Hyde Park, mais conhecido como o bairro do Obama e da Universidade de Chicago, está localizado na parte sul da cidade. Se tiver tempo, é um lugar imperdível para se visitar. Tanto pelas suas casas belíssimas, pelo incrível Museu da Ciência e Indústria, quanto pelo campus maravilhoso da University of Chicago.

Como chegar?
Pegar o Metra sentido Blue Island e descer na 55th-56th-57th streets

Muitos campus universitários dos EUA foram implementados pelos espanhóis, franceses e outros colonizadores. Isso faz com sejam lugares com uma arquitetura diferente, muitas vezes castelos e igrejas imponentes que viraram salas de aula (!!!).
Do ladinho do campus, na rua 57th, fica o restaurante muito frequentado pelo ex-presidente Médici. Ao lado tem a bakery de mesmo nome e no mesmo quarteirão umas livrarias no subsolo incríveis.

Bronzeville

Continuando seu turismo em Chicago pelas bandas do sul, e do ladinho de Hyde Park, está outro bairro que tem mais uma história de resistência negra. Bronzeville foi o bairro que abrigou os negros que fugiram da opressão no sul dos EUA. Não é à toa que a sua principal rua chama Martin Luther King Dr. O bairro também foi um grande marco cultural para músicos como Louis Armstrong, Bessie Coleman, Andrew Foster.

Como chegar?
A melhor e mais fácil maneira é ir de uber quando você sair do Hyde Park. Não dá $10! 😉

Para escutar um jazz por lá, recomendo o Room 43 Jazz . Se for no mês de setembro, verá um grande festival de jazz ao ar livre! Como na maior parte do ano cidade é muito fria, o verão faz com que tudo gire em torno das áreas externas. Outra atração de lá são os murais coloridos da avenida principal, vale parar um pouquinho e tirar fotos.

Observação: O sul de Chicago é uma descoberta tanto em termos de beleza quanto em termos sociais. Para quem não sabe, Chicago é uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos. A quantidade de mortes por arma de fogo é muito alta, e a maioria dessas brigas são de gangues da parte sul. A segregação racial é algo extremamente visível e complicado até os dias de hoje.
Apesar de Chicago ter uma população formada basicamente por imigrantes, a questão racial é ainda um assunto muito delicado.
Historicamente, os negros começaram a morar na parte sul de Chicago, tanto, que há pouquíssima miscigenação em bairros mais ao norte, por exemplo. Essa exclusão não ficou somente na questão da raça, obviamente, mas sim em questões sociais e econômicas.
Quanto mais ao sul de Chicago, mais violento, mais pobre e também mais visível a falta de interesse público.

* Esse parêntese é para explicar um pouco a respeito do sul de Chicago, já que muitos dizem ser violento. Porém, como em toda polêmica tem seus mitos e versões, lá também tem suas belezas, como tentei mostrar pra vocês.

 

Jogos para você assistir em Chicago

Se quiser e tiver tempo, vale muito ir à um jogo de basquete, afinal a lenda Michael Jordan e o lendário time do Chicago Bulls são a marca do sul da cidade no impotente ginásio do United Center. Mesmo que você não goste ou não seja familiarizado, vale a pena cada centavo gasto. Se tem uma coisa que americano sabe fazer é tudo se tornar um show!

Eu tive a felicidade de ir até o United Center para assistir a um jogo entre Chicago Bulls e Indiana Peacers. A organização, os lugares de comida sem filas, as cadeiras marcadas e sendo respeitadas, a calmaria mesmo em um local de adrenalina. O ambiente é incrível, o jogo é um show à parte e todo o contexto te proporciona uma baita experiência!

 

Outra sugestão para seu turismo em Chicago, é um bom jogo de baseball. O que talvez muitos não saibam, é o fanatismo dos “chicagoanos” pelo time de baseball, o Chicago Cubs. Na última temporada, depois de 108 anos sem ganhar nenhum campeonato nacional, cravou seu nome da história do esporte favorito dos norte-americanos. O Wrigley Field, estádio do Cubs, passou por uma grande reforma e pode ser uma boa pedida se você tem mais tempo para curtir a cidade. O evento em si é uma atração!

Mais sugestões noturnas

Chicago abriga um dos maiores festivais durante o mês de junho: o Chicago Blues Festival.

Casas de Blues: Kingston Miles e B.L.U.E.S são um do lado do outro, no Lincoln Park. Vale muito a pena curtir os dois lugares, o B.L.U.E.S já citei lá em cima! Rosa’s Lounge, Andy’s Jazz, Jazz showcase

Green Mil é o bar do legendário Al Capone. Sim, ele era da máfia de Chicago (inclusive existe um tour focado nas histórias dele pela cidade). No bar, além de ter uma música ótima, você pode ver os túneis por onde eles passavam e escondiam as bebidas alcoólicas. Só não vale ir com fome porque não tem comida.

Uma visita ao terraço do Lincoln Hotel é uma ótima opção fora circuito musical.

E para fechar o circuito turismo em Chicago, mas nada light, a famosa deep pizza do Giordano’s (com muitas filiais nos principais bairros) é parada obrigatória!

 

 

Como ter internet ilimitada na sua viagem à Chicago?

Viajar e depender do wifi de hotel e restaurante nunca é a melhor alternativa, concorda? Para quem precisa de cobertura internet 4G em viagens internacionais, a O Meu Chip, operadora reconhecida internacionalmente, oferece o serviço com muita qualidade e de forma ilimitada ao longo de toda a sua viagem, sem dor de cabeça. E, acessando por esse link, o Leve na Viagem ganha uma pequena comissão, que auxilia na manutenção do blog, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

Espero que tenham gostado das dicas de turismo em Chicago!!

E não podia deixar de agradecer à minha grande amiga Laura Sabbas, que está morando em Chicago e me ajudou muito a escrever o post!

Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM com o melhor preço!

 

 

 

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Fiquei impressionada com iluminação de Chicago, gente que demais hein ¹? muito bonito!! Mas a delicadeza do Hyde park me conquistou, adoro lugares assim. Seu roteiro ficou muito bom, gosteiiii .. bjss

  • Não conheço os EUA e Chicago é um dos lugares que nunca tinha passado pela minha cabeça! Meu noivo já foi algumas vezes para os EUA e ontem mesmo me perguntou para onde ele poderia ir passar justamente 4 dias que ele terá livre! hahaha Já vou passar essa dica pra ele!

  • Adorei o post. Ir a Chicago e não assitir um jogo é como não ir a Chicago ne? hahaha é o tipo de programa MUST DO! Não conheço a cidade, mas parece bem legal. Vários parques, tem até um Hyde Park rs
    Adorei conhecer um pouquinho mais de lá. beijão

    • Valeu Ju! E você disse tudo, mesmo não curtindo basquete, é uma coisa que qualquer um tem que vivenciar! É cultura, é espetáculo, é incrível!! bjão

  • Ótimas dicas sobre essa cidade que surpreende desde o clima, até a diversidade de arquitetura. Quatro dias bem aproveitados, roteiro muito interessante.

  • Adorei o post! Amo essas cidades que em qualquer época do ano vale a pena visitar e que tem mil e uma atrações. Ainda não conheço, mas já me animei vendo tudo isso por aqui.

  • Fantástico esse lugar! Fiquei com mais vontade de conhecer depois de ler esse post. Parabéns pelas dicas! Já tenho mais um destino nos EUA na minha listinha. hahah! E as fotos estão lindaaaas. Arrasou demais!

  • Eu queria ir para ver um jogo, deve ser uma experiencia incrível. O seu roteiro ficou ótimo, gostei muito do Oak Park adoro esses lugares calmos, e com uma arquitetura que deixa a gente de queixo caído.

  • Chigago deve ser uma cidade incrível! Gostei bastante da vista que se tem do Willis Tower, principalmente à noite. Vou me programar para visitar na minha próxima viagem aos EUA. Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar suas experiências.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás