Ecoturismo

Trilhas no Rio de Janeiro: 5 opções da Cidade Maravilhosa


Trilhas são sempre uma ótima opção para sair completamente da rotina e do desgaste do dia a dia. Se você está procurando por uma atividade do tipo, está no lugar certo, pois neste post vou listar algumas trilhas no Rio de Janeiro que você não pode deixar de fazer. A Cidade Maravilhosa, que não recebeu esse apelido à toa, possui muitos atrativos e pontos turísticos e dentre eles as trilhas por entre suas matas e riquezas naturais ainda bem preservadas se destacam. Quer conhecer algumas? Eu vou te apresentar!

Adiante apresento uma listinha com 5 trilhas no Rio de Janeiro. Coloquei endereços, dicas e referências de como chegar em cada local (de carro, metrô e ônibus); além disso, fiz um compilado do que você verá em cada tipo de trilha e apresentei as principais informações sobre cada uma delas.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Esses são destinos mais voltados para o ecoturismo, uma vibe natureza, que te ajudará a relaxar o corpo e a mente. O intuito é fazer algo totalmente diferente do dia a dia, mesmo numa cidade grande. Preparados para conhecer cada trilha dessas? Vamos lá!

Trilhas no Rio de Janeiro: 5 opções incríveis para se aventurar

1. Trilha da Pedra da Gávea

A Trilha da Pedra da Gávea possui nível pesado. Possui 3h (três) horas de duração, 1,6 Km de extensão e 842 metros de altura, mas é uma das principais trilhas no Rio de Janeiro. Como já falei, a trilha é pesada e bem longa. Há alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher essa trilha para percorrer. Um deles é que é essencial a presença de guias com experiência.

Apesar de o trajeto possuir bastante sinalização e pontos de referência, ela apresenta ainda dificuldades como:

  • Terreno em erosão;
  • Grande esforço físico;
  • Dificuldade de orientação.

Além disso, ela possui ainda alguns pontos mais críticos como a carrasqueira, que é um paredão de pedras quase reto, o que exige também o uso das mãos. Por isso, para realizar essa trilha, aconselho a orientação de um guia, além de já ter prática com trilhas.

Fazer essa trilha não só trará uma experiência ecoturística, como também conhecimento cultural e ancestral, pois a Pedra da Gávea guarda algumas curiosidades, como por exemplo: é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo! Também é conhecida como “a cabeça do imperador” porque, do lado da pedra, se visualizarmos bem (e usando a imaginação), vamos notar algo parecido com um rosto. Os nossos índios chamavam de “Metaracanga”, que quer dizer “cabeça enfeitada”.

Ademais, a Pedra da Gávea nos oferece uma visão panorâmica de alguns pontos do RJ, como a orla carioca, entre as zonas sul e oeste, e também possibilita observar as montanhas da Floresta da Tijuca.

A Pedra da Gávea reúne bastante lendas, como resquícios de inscrições fenícias. Após a tradução dessas inscrições, acredita-se que lá poderia ser uma ruína de esfinge, dentre outras coisas que você poderá ficar sabendo durante a trilha. Vale muito a pena! Lembre-se que é muito importante ir acompanhado de guia, pois há perigo na subida da pedra e risco de morte. Eu fui com a Nattrip, minha agência parceira de trilhas no Rio. Com o cupom levenaviagem, você consegue desconto em qualquer roteiro com eles! Pode enviar mensagem direto para eles através do formulário:

    Como chegar no início da trilha da Pedra da Gávea

    Se você estiver na cidade de carro próprio (ou alugado), a melhor opção é colocar o trajeto no GPS. Funciona bem demais comigo. Se for de motorista de aplicativo, já subentendemos que o/a motorista conhece o local.

    Porém, se você quer chegar ao início da trilha através de outros transportes ou sem GPS, vou te dar as dicas:

    • Metrô/Ônibus: seguir de metrô até a Estação Jardim Oceânico, ou de ônibus até a Barra da Tijuca (o início). Depois, seguir até Barrinha. Em seguida, a melhor opção é pegar um táxi ou motorista de aplicativo, até o final da Rua Sorimã, ou fazer uma caminhada (um pouco longa) até o ponto de início da trilha.
    • Carro: vindo da Zona Sul até chegar na Barra da Tijuca você vai entrar na rua à direita, em direção a Barrinha. Aí você pegará a Rua Sorimã (a trilha estará no final dessa rua), onde há um estacionamento para você deixar o seu transporte.

    2. Trilha no Pão de Açúcar

    Essa trilha é considerada de nível moderado, dura cerca de 3h (três) horas e possui 2,7 Km. O trajeto é feito na parte leste da montanha, tendo o seu início no fim da Pista Claudio Coutinho.

    No caminho, há trechos na mata e outros feitos em cima do costão rochoso, por isso é necessário ter o acompanhamento de um guia – montanhista, se possível -, visto que no trajeto há algumas (pequenas) escaladas que requerem o uso de equipamentos.

    Logo quando começamos a percorrer a trilha nesse pedacinho do Rio de Janeiro, somos contemplados com a vista da Baía de Guanabara e, aos poucos, outras paisagens belíssimas vão compondo o cenário. Lá no topo, por exemplo, podemos ter uma visão completa do Rio e de Niterói. E, quando chegar lá, para descer, você pode pegar o bondinho que é uma atração à parte.

    Como chegar na Trilha do Pão de Açúcar

    Como falei no tópico anterior, colocar o destino no GPS é a primeira coisa que você tem que fazer, se estiver de carro próprio.

    • Metrô ou ônibus: de metrô, você vai seguir até a Estação Siqueira Campos. Ao chegar na Rua Nossa Senhora de Copacabana, em frente a saída do Metrô da Rua Figueiredo Magalhães, você irá pegar o ônibus 581 (ele é um circular), até a Praia Vermelha da Urca.
    • Carro: pelo bairro da Urca você tem que seguir até a Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha. Essa praça fica em frente a uma estação do bondinho para o Pão de Açúcar e lá tem estacionamento, então não se preocupe.

    Se você quiser sentir mais segurança, pode procurar uma agência de turismo que disponha de passeios com um custo benefício bacana. Eu sugiro a Nattrip, visto que eles têm passeios para o Pão de Açúcar com guias e ingressos inclusos.

    Reprodução: Muitos Presentes

    ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO

    3. Trilha no Morro da Urca

    Essa é uma trilha considerada de nível leve, a duração do percurso é de 40 minutos, tem 1,1 Km e 220 metros de altura. Na parte inicial da trilha, você encontrará bastante escadaria e troncos, e a subida é muito íngreme, então cuidado!

    Ao chegar no primeiro mirante, você estará mais ou menos na metade do caminho, aí você vira à esquerda, chegando até o acesso do Morro da Urca (haverá um portão, e ele fecha às 18h, então é bom ficar de olho no horário).

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    Essa trilha é um dos pontos mais visitados pelos viajantes, e não é à toa. O Morro da Urca abriga os bondinhos e, ao subir a trilha, você já pode adquirir (R$) os ingressos e ir até a segunda parte do morro (uma parte mais alta), a vista dispensa comentários.

    Como chegar

    • Metrô ou ônibus: siga até a Estação Siqueira Campos, na rua Nossa Senhora de Copacabana, em frente à saída do Metrô da rua Figueiredo Magalhães. A partir daí, você deve pegar o ônibus 581, que ficará na Praia Vermelha na Urca.
    • Carro: a partir do bairro da Urca, você seguirá até a Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha. Essa praça fica em frente à estação do bondinho para o Pão de Açúcar e há estacionamento no local, então não se preocupe com a segurança do seu veículo.

    Lembra daquela agência que eu falei no tópico anterior? A Nattrip? Então, eles também disponibilizam apoio para quem quer fazer trilha no Morro da Urca e até rapel. Só clicar nesses links, se informar dos valores de pacotes e demais informações sobre os suportes de aventuras que a agência pode oferecer.

    4. Trilha da Pedra Bonita

    A trilha da Pedra Bonita, no Rio de Janeiro, é considerada de nível moderado. O tempo médio de duração é de 40 minutos e possui 1,15Km. A trilha se inicia próxima a um estacionamento da rampa de voo livre. Spoiler: na volta você poderá conhecer de onde as pessoas fazem voos de asa-delta.

    O percurso é bem marcado, um pouco íngreme e tem bastante exposição ao sol, então o protetor solar será um dos seus principais aliados.

    Ao chegar ao topo, somos contemplados com uma belíssima vista. Se puder, suba com o intuito de ver o pôr do sol. É simplesmente mágico! Além disso, também somos agraciados com a visão da Praia de São Conrado, Morro dos Irmão, Zona Sul, Pedra da Gávea, Barra da Tijuca e da Floresta da Tijuca. Vá com um guia, porque será mais fácil ter noção onde fica cada parte da cidade maravilhosa.

    Como chegar

    • Metrô ou ônibus: ir para a estação mais próxima de São Conrado e depois pegar um táxi (ou motorista de aplicativo) até o estacionamento da pista de voo livre. Ou, pegar o ônibus da linha 448 até a entrada na Estação do Joá e subir o estacionamento.
    • Carro: a partir de São Conrado, você subirá pela Estrada das Canoas até a rampa de voo livre. Nesse trajeto é preciso ter um pouco de cuidado na estrada. Colocar o GPS sempre é a melhor opção, além de pedir informações aos locais.

    5. Parque Nacional da Tijuca

    O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação no Rio de Janeiro e recebe bastante visitas, sendo possível também fazer caminhadas em trilhas por lá. Possui duas unidades de sede, que são:

    – Estrada das Paineiras, S/N | Santa Teresa / Rio de Janeiro – RJ .

    – Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista / Rio de Janeiro – RJ .

    Normalmente o Parque funciona diariamente das 8h às 17h, mas, atualmente, o número de visitas foi reduzido, então é importante ligar antes para marcar horário e saber como anda o fluxo de visitação.

    Dentre as atividades para se fazer no Parque Nacional da Tijuca, estão:

    • Escalada;
    • Observação de aves;
    • Banho de cachoeira;
    • Caminhada em Trilha (que é o tema do nosso artigo);
    • Ciclismo;
    • Voo livre;
    • Rapel;
    • Corrida;
    • Contemplação;
    • Skate.

    Falando especificamente da caminhada em trilha, fazer esse trekking no Parque Nacional da Tijuca é uma experiência e tanto. O Guia de Viajantes, Loneçy Planet, por exemplo, elegeu o lugar como um dos melhores do mundo para fazer caminhadas em áreas urbanas, se tornando uma referência internacional em trilhas.

    Você pode escolher três setores para esse tipo de caminhada no Parque: Setor Floresta; Serra da Carioca; Pedra Bonita/Pedra da Gávea. E ainda aproveitar as quedas d’águas, cachoeiras e grutas pelo caminho!

    São diversos graus de dificuldades, atendendo a diversos públicos. Desde pessoas com pouca mobilidade (crianças, idosos, pessoas com deficiência e etc) até pessoas mais experientes.

    Dicas do que usar em trilhas mata adentro

    E eu não poderia deixar de dar dicas do que usar em passeios pelas trilhas no Rio de Janeiro. Na verdade não bem dicas, mas sim, lembretes, pois às vezes esquecemos do que usar e levar nesse tipo de passeio, que pode ser bem diferente do que estamos acostumados a fazer. Então vamos lá:

    • Roupas leves (sempre), de esporte mesmo. Leggins, camisetas, tops, camisas de manga longa com bloqueio UV.
    • Sapatos de corrida/caminhada ou botas.
    • Bonés e chapéus.
    • Protetor solar, band aid, água (hidratação contínua), frutas para se alimentar de forma correta.

    Importante: não descarte o lixo em locais indevidos.

    Depois das principais trilhas no Rio de Janeiro detalhadas, está pronta para conhecer?

    Quem conhece o Rio, se apaixona! E para quem gosta de fazer trilhas a cidade é um verdadeiro paraíso, pois é repleto de opções e com belezas naturais de tirar o fôlego. Essas foram apenas algumas das principais trilhas da cidade maravilhosa. Então, escolha aquela que mais lhe agradou e bom passeio.

    E para deixar seu passeio pelas trilhas no Rio de Janeiro ainda mais perfeito não deixe de entrar em contato com a Nattrip para garantir seu desconto com o cupom levenaviagem nas trilhas e de seguir as dicas e informações que passei por aqui. Fazendo isso basta se preparar e aproveitar as belezas do Rio de Janeiro.

      VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:


      Luisa Galiza

      Posts recentes

      7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

      Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

      % dias atrás

      Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

      Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

      % dias atrás

      Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

      Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

      % dias atrás

      Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

      Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

      % dias atrás

      Vale a pena investir em um eSIM internacional?

      Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

      % dias atrás

      SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

      Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

      % dias atrás