Tailândia

Transporte em Bangkok, qual o melhor meio para se locomover?


A capital tailandesa é caótica e com um trânsito típico de cidade grande. Muito procurada por turistas do mundo todo, inevitavelmente, como qualquer outro país subdesenvolvido, tem suas “máfias” de extorsão de dinheiro. E onde mais conseguem tirar grana é, de fato, no transporte em Bangkok, principalmente nos táxis e tuk tuks da vida.
Lá, cerca de 95% dos taxistas não usam o taxímetro, eles “trabalham” com preço fechado.
Como assim? Você aciona para o táxi (isso quando eles já não te chamam para uma corrida) e diz para onde deseja ir. Em questão de segundos (após pensar rapidamente quanto poderia cobrar para você), ele sugere o preço da corrida. Geralmente esse preço equivale a 3 vezes o valor real do trajeto.
Mas como você saberia disso antes, não é mesmo? Eu só soube da GRANDE DIFERENÇA entre um valor e outro no final da viagem, quando fiz um levantamento do histórico de corridas de carro. Então, que bom que está lendo esse post, já vai te ajudar a negociar os valores por lá!
Bem, para completar, quando há uma tentativa sua para que ele ligue o taxímetro, eles fingem que não entendem, negam,  desconversam, ou simplesmente ignoram.
Dicas: contrate sempre um seguro viagem/saúde para suas viagens, principalmente internacionais. Faço uso de seguradora Seguros Promo, que te dá 5% de desconto ao utilizar o cupom LEVENAVIAGEM5. E, precisando ou desejando internet móvel ilimitada em viagens internacionais, a O Meu Chip fornece um chip reconhecido internacionalmente que te dá cobertura 4G e uso ilimitado durante toda a viagem. É só comprar, inserir no aparelho quando chegar ao seu destino e pronto! Internet à vontade.

Bom, e aí, como utilizar transporte em Bangkok?

Não digo pra você descer e pegar outro táxi porque é capaz de acontecer várias vezes, uma seguida da outra. Então, você tem três opções em relação aos taxistas:
Primeira: ficará sua viagem inteira tentando lutar contra isso, reclamando e esperando horas para conseguir um táxi dentro da lei. Em suma, acabará na maioria das vezes indignado.
Segunda: você aceitará essa condição e tentará pelo menos negociar o preço fechado que eles oferecem.
Terceira: Desiste e vai procurar outro meio de transporte como bicicleta, metrô, BTS, ônibus ou barco.
Eu, honestamente, diante do caos do transporte em Bangkok, passei pelas 3 opções. Fiquei puta, reclamei, outra hora aceitei e em outros momentos optei por outros meios.

Em toda minha viagem da Tailândia consegui pegar no máximo uns 3 (!!!) taxistas “honestos”. E assim foram, não por iniciativa própria, mas porque eu questionava o uso do taxímetro e eles aceitavam sem objeções (ou só um pouco…).

Com o famoso tuk tuk não é diferente. Da mesma forma que os taxistas, eles estabelecem um preço antes mesmo da corrida. São milhares deles quase que implorando pra você utilizar o serviço. Precisa ter paciência.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Mesmo saindo mais caro do que um barco ou metrô, vale a pena andar pelo menos uma vez neles. Tem um valor simbólico tailandês, você tira ótimas fotos e ainda tem uma certa adrenalina embutida por andar pela highway de Bangkok.

Tem a opção do metrô, mas por falaram que o BTS era mais rápido e mais eficiente, optamos por ele.

Em relação ao BTS, foi uma mão na roda pra mim. Como estava no Eastin Hotel (e que hotel!!!),  já interligado com estação do BTS, era sempre uma boa alternativa. Barato, simples e eficiente, ele anda a céu aberto na cidade e funciona até meia noite todos os dias. É fácil de andar, explicativo e com atendentes que enrolam um inglês comunicável.

Barco também é uma alternativa de transporte em Bangkok. Principalmente para o dia em que for visitar alguns templos principais da cidade, como o Grand Palacio e o Arun. Minha dica é que escolha o barco de cor laranja, pois o azul (o próprio para tour) é bem mais caro e demorado. É aquele  que faz um tour por todo o rio, levando turistas de um canto a outro. Pegue o que os tailandesdes pegam como opção de transporte. Se atente para as paradas, peça informação e logo estará onde deseja.

Você pode optar também pelo Uber. Confesso que quase escolhi essa opção várias vezes, mas meu receio era saber exatamente onde nos encontraríamos, levando em consideração as ruas com nomes ilegíveis e a dificuldade de comunicação com os tailandeses (sim, o inglês deles é MUITO restrito). Vocabulário hiper ultra super básico. Mas com a simpatia deles, sorrisos e com boas mímicas, é sempre possível chegar aonde se quer. 🙂

Então, resumindo: vai ter momentos de estresse no trânsito e vai viver com a malandragem dos motoristas, mas também terá diversão nos tuk tuks e tranquilidade e alívio no ar condicionado do BTS.

Sorria, você está na Tailândia!

 

Já fez o seu seguro viagem?! Viaje sem imprevistos!

 

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Eeeee adorei o post e escrevi um exatamente sobre o mesmo assunto! Claro, também tivemos o mesmo "problema" com os taxistas, ainda bem que fomos sabendo disso então já estávamos preparados para o que enfrentaríamos! Mas, confesso, que mesmo assim nos estressamos e alguns deram um "baile" na gente! Eles são terríveis rs
    Mas tudo bem, não é isso que vai estragar essa viagem incrível! Só ter jogo de cintura e saber que vai acontecer... portanto, relax e "sorria, você está na Tailândia".

    • Haha é isso né Joana não tem mesmo como ficar se estressando! Acho que todos passam pela mesma coisa, não tem jeito!

  • Que post Lú! Extremamente útil para uma viagem a Bangkok. Adorei acompanhar sua viagem pelas redes sociais. Obrigada pelas dicas!

  • Excelente post para que vai visitar a Tailândia. Esses problemas acabam fazendo parte da viagem mesmo e com suas dicas fica bem mais fácil lidar com isso. Obrigado por compartilhar!

  • Acredito que essa problema com taxistas acontece num monte de países e também no Brasil. So os gringos para perceber mesmo KK
    A dica é aceitar as regras asiáticas ( é assim num monte de cidades) e negociar tudo e sempre. Sempre mesmo :-) Na Tailândia e na Asia em geral devíamos negociar para tudo até que acabava ser um 'jogo' pois os valores são sempre X vezes mais altos para os gringos. Um dia abaixou o valor de 10 vezes :-0 Ou senao o Uber é fantástico e é baratississimo na Asia. Lembro ter pago valores tão baixas que eu ficava chocada com.

    Li esse relato e so bateu uma saudade desse caos - Incrível Tailandia !

  • Em Roma como os romanos. Na Tailandia como os tailandeses. O negocio é entrar na dança.
    Adorei o post. E confesso que morro de vontadde de andar de tuk tuk
    kkkk

  • Nossa, não sabia desse tipo de situação. Estou louca pra conhecer a Tailândia e fico muito feliz em ter lido esse post e ir preparada para esses embates, sempre tentando manter o bom humor para não estragar a trip. Obrigada pela dica.

  • Eu só andei de Uber em Bangkok, foi o melhor custo benefício da vida. Nenhuma corrida saiu a mais de 7 reais. Ainda estávamos em 3, aí que andei de Uber mesmo, recomendo demais. =*

  • Muito show o relato. Excelente post para quem está programando uma trip para lá.

    Mas é isso aí, melhor aceitar e não se estressar para não estragar a viagem.
    Gostei desse BTS, é o que? Um ônibus?

    Beijokas

    • Oi Carol! BTS é um metrô que anda na superfície! Você ainda aproveita pra ir conhecendo a cidade. :)

  • Realmente caótico!! Quando estive lá andei de BTS e Uber. Super recomendo ambos. O BTS é a forma mais rápida e barata de se deslocar, além de ser pontual e limpo. O Uber foi uma grata surpresa pela qualidade do servico e principalmente pelo valor, muito barato! Para não passar em branco também andei de tuk tuk. A experiência é super divertida, mas o preço é um horror, muito caro! O post ficou super completo, adorei!

  • Muito bom o post, ano que vem vamos a Tailândia e já estamos anotando todas as dicas. Ja ouvi falar de umas historias engraçadas de lá. E viajar é isso aproveitar até os momentos que fogem do planejado, sem se estressar ou perder a vibe positiva. Um grande abraço @viajandodebarraca

Posts recentes

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás

Como escolher o modelo ideal calça trekking feminina

Descubra a calça de trekking feminina perfeita para a sua próxima aventura. Explorar a natureza,…

% dias atrás