Quarentena

Receitas nordestinas: Viaje dentro de casa pelo nordeste brasileiro!


Já faz algumas semanas que o Leve na Viagem vem apresentando roteiros de finais de semana para você por meio do Viaje dentro de Casa, cansado da quarentena, curtir de uma forma diferente e variar sua programação! Hoje, prestigiando uma das mais incríveis culturas brasileiras, trazemos a vocês dicas e receitas nordestinas! Isso mesmo, um roteiro voltado para o nordeste, estado responsável por difundir a festa junina por todo o país! Vamos lá?

LEIA TAMBÉM:

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Dicas e receitas nordestinas: viaje dentro de casa pelo nordeste brasileiro

O nordeste brasileiro é conhecido mundialmente por sua cultura diversa e complexa. A interação entre as nacionalidades diversas que deram origem ao país – Portugal, África e os próprios nativos brasileiros – formaram, na região, diversas tradições. Primeira parte do Brasil a ser colonizada, o nordeste, apesar de tão variado em cultura, possui traços e características únicos. É possível citar o cordel, em relação à literatura, além da marca de cores fortes, principalmente vermelho, laranja e amarelo. E para fechar com chave de ouro, a culinária local apresenta receitas nordestinas de virar os olhos.

Por isso, ao longo desse final de semana, busque resgatar a cultura dessa região como uma espécie de comemoração de festa junina, que tal?!

Sábado

Comece o sábado fazendo um delicioso cuscuz com ovo. Receita simples, de poucas calorias e deliciosa, o cuscuz é uma das receitas nordestinas mais famosas, conhecida por todo o Brasil. Seu preparo é bem simples, veja só:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho (ou flocão);
  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 colher rasa (chá) de sal.

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture a farinha de milho com o sal, até ver que está bem mexido. Depois, vá adicionando aos poucos a água, tomando cuidado para não ficar molhada demais. Como as marcas variam e isso altera também a qualidade do grão, o ponto ideal é quando você aperta a massa e ela não se desmancha.

Feito isso, deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, mexa novamente, a fim de que ele fique soltinho, e coloque para cozinhar. Para isso, utilize a cuscuzeira ou, caso você não possua uma, faça a receita no microondas. Na cuscuzeira, o tempo de cozimento é de cerca de 15 minutos. E pronto! Seu cuscuz está delicioso.

Acho que os ovos não preciso ensinar, é só fritar a seu gosto, seja estralado ou mexido, a escolha é sua! Com um cuscuz e um cafezinho, não há dia que não comece bem! Café da manhã dos deuses para dar muita energia e vigor. Faça suas atividades a tempo de realizar o almoço!

Receita nordestina para almoço de sábado!

Tá com aquela preguicinha de cozinhar as coisas passo a passo, ou mesmo sem tempo, e quer uma coisa mais prática e igualmente deliciosa? Esta receita nordestina de baião de dois na panela de pressão é ótima para esses momentos! O baião de dois, prato originário do Ceará, faz referência ao baião, uma dança típica relacionada a um ritmo musical muito difundido por Luiz Gonzaga. Não à toa ele foi conhecido como “O Rei do Baião”. Há, inclusive, uma música com o nome do prato!

O baião é um prato completo, que não requer nenhum acompanhamento, mas pode ser complementado com uma paçoca de carne deliciosa. Surgiu a partir da escassez de comida que o povo enfrentava na seca, juntando restos em uma panela só e reaproveitando o máximo possível. Hoje, é uma comida requintada! Veja como é fácil de preparar:

Ingredientes

– 200g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
– 1 gomo de lingüiça calabresa picada
– 100g de bacon picado
– ½ cebola ralada
– 1 dente de alho picado
– 1 xícara (chá) de feijão de corda cozido ?al dente?
– 1 xícara (chá) de arroz cru
– 2 xícaras (chá) de água
– sal a gosto
– 1 sache de tempero pronto
– 100g de queijo coalho
– coentro a gosto

Modo de Preparo

Na panela de pressão frite a calabresa, o bacon, a cebola e o alho. Em seguida, coloque a carne seca, o feijão, o arroz, a água , o sal, e o tempero. Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 7 minutos. Abra a panela, coloque o queijo coalho e salpique o coentro.

Sábado, 16h

Aproveite a tarde de sábado para ler alguns cordéis, que são marca da cultura nordestina. A literatura de cordel é uma literatura popular, voltada ao entretenimento. Vinda de Portugal, ganhou força por volta de 1930, se tornando muito conhecida até os anos 60. Tem representantes de peso, como Guimarães Rosa e Ariano Suassuna. Como já mencionei aqui antes, não posso disponibilizar por questões de direitos autorais, mas pesquisando pela internet você encontra vário exemplos de cordel deliciosos de serem lidos.

Sábado, 18h

Se você quer entrar por completo no clima de são joão, não pode faltar um forró e um sertanejo. A partir das 18h tem live do Xande Avião com Wesley Safadão, com uma campanha de arrecadação de doações para o combate à COVID-19.

Se acaso você não for fã desse tipo de live, prepare um bom drink, ou até mesmo uma cervejinha, e faça a sua festinha junina! Seja para curtir sozinho, com alguém que você gosta ou fazer chamadas de vídeos com os parentes e amigos, a partir das 18h, comece a organizar seu espaço. Decore o lugar com tudo o que você tiver que remeta à festa! Pendure camisa xadrez, chapéu, se tiver material, corte bandeirolas… Use a sua criatividade, faça um cantinho de festa junina beeeem legal e tire foto! Poste e marque o Leve na Viagem, será incrível ver a participação de vocês.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Domingo Nordestino

9h

Domingo é dia de acordar mais cedo para, se possível, ficar mais tempo à toa rsrs. Para começar bem o dia, que tal uma deliciosa tapioca? Outra das mais famosas receitas nordestinas do país, a tapioca também possui baixo índice calórico e, ao mesmo tempo, é uma excelente fonte de energia, promovendo saciedade. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 kg de goma para tapioca
  • 1 xícara de coco ralado, de preferência natural
  • Sal a gosto
  • Água para umedecer a massa

Modo de Preparo

  1. Separe 1 kg de goma em duas partes.
  2. Molhe uma delas com água, sem deixar ficar uma “papa”.
  3. Caso fique muito úmida, polvilhe com a outra parte até a massa escorrer entre os dedos.
  4. Também não pode ficar seca demais.
  5. Coloque sal a gosto e misture o coco ralado, de preferência natural (uma mão cheia).
  6. Depois, passe tudo numa peneira.
  7. Enquanto isso coloque a frigideira em fogo alto e dez segundos depois passe para o fogo médio.
  8. Coloque a goma na frigideira (não precisa de óleo) espalhando bem.
  9. Deixe aproximadamente entre 1 minuto e 1 minuto e 1/2.
  10. Vire, como se faz com uma panqueca.
  11. Está pronta! Você pode rechear como bem preferir, mas deixo minha sugestão: queijo e banana! Fica maravilhoso!

Se quiser uma bem simples: tapioca com manteiga! Aiaiai que delíciaaa!

Domingo, 12h

Almoço de domingo é daqueles que sai mais tarde e fica bem gostoso! Mas olha, com a minha dica de domingo, garanto que a demora vale a pena. Que tal preparar um delicioso escondidinho de carne?! Olha.. taí um prato que tem o meu coração, viu. É delicioso, não dá muito trabalho pra fazer e enche que é uma beleza, já que o creme de mandioca é forte. Leia como fazer:

Ingredientes

  • 1 kg de macaxeira (mandioca)
  • 1 colher de manteiga
  • 1 copo de requeijão
  • 1 creme de leite
  • sal a gosto
  • 250 g de carne de sol
  • 200 g de queijo mussarela
  • queijo parmesão a gosto

Modo de Preparo

  1. Cozinhe bem a macaxeira até que ela possa ser amassada.
  2. Amasse a macaxeira e reserve.
  3. Em um panela coloque a manteiga, em seguida a macaxeira, o requeijão e mexa bem até que se torne uma mistura hemogenia (como um purê).
  4. Depois acrescente o creme de leite.

Carne:

  1. Em uma panela frite a carne e tempere a gosto.
  2. Depois de fritada, bata a carne no liquidificador ou em um processador e reserve.

Montagem:

  1. Em um refratário coloque uma camada do purê de macaxeira.
  2. Logo apos coloque uma camada de carne.
  3. Depois acrescente mais uma camada do purê.
  4. Coloque o Queijo em cima e logo após acrescente um pouco de queijo parmesão.
  5. Coloque no micro-ondas ou no forno para granitar.

Domingo, 16h

O primeiro dia da semana também é sinônimo de filme! Isso mesmo, e nada melhor que prestigiar a cultura nordestina com seus maravilhosos filmes, não é mesmo? Ainda que sejam todos repetidos, porque com certeza você já viu, todos esses que vou listar são ótimas pedidas, nunca enjoam e sempre nos divertem:

    • O Auto da Compadecida (2000)
    • Lisbela e o Prisioneiro (2003)
    • Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2010)
    • Bacurau (2019)

 

E então, o que achou desse final de semana de receitas nordestinas e cultura local? Espero que tenha se divertido e dado vários sorrisinhos lendo, tal como eu dei enquanto escrevia!

 

Talvez você goste:


 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás