Tailândia

O que fazer em Chiang Mai? Conheça mais e faça seu roteiro!


Se você está indo para Tailândia, minha sugestão é que acrescente Chiang Mai no seu roteiro e aproveite bastante o que ela tem para oferecer.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Chiang Mai é aquela cidade que você não cria muito expectativa, e talvez por isso, ela te surpreenda tanto.
Mentira, na verdade ela te surpreende também porque é encantadora e completamente diferente do caos de Bangkok.
Além do charme e calmaria, oferece centenas de coisas para os milhares de turistas que aparecem por lá anualmente.

 

 

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia, com cerca de 200.000 mil habitantes, está a 800 km de distância da capital e tem simplesmente mais de 300 templos budistas (!!!), chamados de wats.

Fundada em 1926, foi construída dentro de uma muralha para que ficasse protegida dos vizinhos birmaneses. Parece que não adiantou muito tanta “segurança”, pois a Birmânia tomou conta de Chiang Mai por alguns séculos, e a muralha, acredite se quiser, está praticamente intacta até hoje.

Anos depois Chiang Mai foi considerada a capital espiritual do antigo reino de Sião e talvez isso explique a enorme quantidade de templos que a cidade tem.
Mas calma, você terá muito mais o que fazer em Chiang Mai do que apenas visitar templo (apesar de lindos)! Chegarei lá!

 

Como Chegar em Chiang Mai

Você pode ir de Bangkok até Chiang Mai de trem, ônibus ou avião.
A primeira opção é a mais demorada, mas você pode escolher a classe sleeper e fazer uma viagem mais tranquila.
Ônibus é mais rápido que trem, mas não são tão confortáveis e os atrasos na frota são muito comuns. A melhor opção é ir de avião, em uma cia de low cost (baixo custo).

Chiang Mai (CNX) está conectada à diversas cidades da Tailândia e a diversos países asiáticos. Voos entre Bangkok e CNX tem aos montes, dos dois aeroportos da capital tailandesa e duram apenas 1 hora e 15 minutos.

Eu viajei pela Air Asia e achei uma companhia de low cost bem bacaninha. Atende bem às expectativas, na verdade foi até melhor do que eu imaginava. Você voa por um preço bem acessível, pode pagar um pouco mais para viajar com bagagem grande sem preocupações e ainda ganha um lanchinho.
Se quiser saber um pouco mais sobre essas cias aéreas, veja o post de Voos Low Cost, tudo o que você precisa saber sobre eles!

Além da Air Asia, você pode também ir pelas seguintes companhias:

Dicas: nunca viaje sem seguro de saúde/viagem internacional. Sempre faço o meu pela Seguros PromoClique aqui para fazer cotação e use o cupom LEVENAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto!E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Onde ficar

A melhor área para ficar em Chiang Mai é nas redondezas do muro que divide a cidade nova e velha.
A Old City (dentro da muralha) é uma ótima pedida pois você já estará no centro de tudo: principais templos, restaurantes, bares, cafés, feiras e comida de rua. A região de dentro do muro é relativamente grande e você acha boas opções de hospedagem no Booking.

Outra opção interessante é ficar perto do Night Bazaar, um espaço de feiras, massagem tailandesa e restaurantes. Lá você também encontrará várias opções de entretenimento e transporte de fácil acesso.

A minha escolha foi justamente entre esses dois locais, a muralha e o Night Bazaar.

Honestamente, adorei a localização! Primeiro porque eu pegava facilmente táxi ou tuk tuk, segundo porque tinha templos INCRÍVEIS ao redor e terceiro, porque eu podia caminhar até o centrinho da Old City tranquilamente ou até a região do Night Bazaar.

O hotel que eu fiquei foi o 202 Hotel & Restaurant, simples mas confortável e super bem localizado!

Dica: Na frente do hotel tem  massagem tailandesa na Viang Ping. Custou R$30,00 1 hora de massagem, o espaço é acolhedor, limpinho e calmo.



Booking.com

O que fazer em Chiang Mai – Passeio com bichanos

Primeira coisa, antes de entrar no mérito dos atrativos da cidade, é ver se você tem interesse de fazer passeios com elefantes ou tigres.
Se sim, você deverá reservar entre uma manhã e meia tarde para esses passeios, ou seja, praticamente um dia inteiro.

Eu fui certa de que me encontraria com os elefantes, e depois de procurar bastante sobre parques e instituições que oferecem passeios com esses animais, eu escolhi o Elephants Nature Park.
É um santuário onde os elefantes vivem praticamente livres e são muito bem tratados porque na maioria das vezes foram resgatados de maus tratos, circo e abandono. Nosso dinheiro investido ali, como de todos os turistas, vai para a manutenção e melhoria do local.

Minha escolha se deu, então, basicamente pelo cuidado e missão do Parque com os animais. Jamais seria conivente com qualquer lugar que abusasse ou maltratasse (claro, às escondidas) qualquer animal. Vi que muitos parques abriam passeios para andar em cima dos elefantes com uma cadeirinha e isso, particularmente, não me atrai. Eles são maltratados desde cedo para aprenderem a agir daquela forma e a serem “mansos”. Muitas pessoas não sabem disso e acabam incentivando esse tipo de atração. Então o que eu posso dizer é para ficar atenta à escolha desses passeios.

 ⇒ Não vá pelo preço, vá pela seriedade da instituição e não incentive atividades de maus tratos ⇐

Bom, os passeios no Elephants Nature Park incluem um almoço delicioso (no meu dia foi vegano!!!) e trajeto de ida e volta até seu hotel. Se você se interessar, precisa comprar o ingresso com bastante antecedência para garantir sua visita. Eu comprei pelo site 2 meses antes da minha viagem.

Você pode optar pelo passeio de 1 turno que inclui um ‘tour” pelo parque, apresentação de cada um dos animais e um tempo para alimentá-los (é uma delícia!).
A segunda opção é passar o dia inteiro e fazer o que o primeiro passeio faz, incluindo banho nos bichanos. 🙂

Eu optei pelo primeiro, pelo tempo. Como tinha poucos dias em Chiang Mai, quis aproveitar outras atrações da cidade.

O que eu achei do passeio? Eu amei! A equipe é atenciosa e profissional, o parque é enorme e tem uma estrutura incrível! E claro, aquele animais são realmente especiais.. Uma energia incrível!

 

 

Falando em animais, muitos turistas também visitam o parque dos tigres (Tiger Kingdom). Eu não quis fazer esse passeio pois já li em alguns lugares que esses animais ficam dopados para receber as pessoas e ficarem ali calminhos.
Ficando ou não, na dúvida, achei melhor não arriscar.

 

O que fazer em Chiang Mai – Cidade

Caso faça algum desses passeios citados acima, você provavelmente terá ainda o final da tarde para passear pela cidade.

Aproveite para conhecer o Night Bazaar, comer um peixe fresco por ali e mais tarde vá para o Kalare Nigth Bazaar, onde fica o Boy Blues Bar, um bar tailandês de blues suuuper legal!!!!
Eu sou suspeita pra falar porque adoro blues, mas essa casa de show me surpreendeu! Diversos músicos de diversas nacionalidades intercalavam no palco e faziam uma jam session espetacular! Não esperava isso na Tailândia e AMEI.

Em algum momento você TEM que conhecer alguns templos da cidade. Como são centenas, como disse lá em cima, vou listar apenas os que eu fui e me surpreendi.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Comece pelo Doi Sutep que é o mais longe e maior de todos. Para chegar lá, pegue uma van coletiva, vá de táxi ou alugue uma motoca.
Por estar no alto de uma montanha, você terá que subir a Doi Suthep Road, que diga-se de passagem é bem bonita, até chegar ao ponto final onde haverá diversas barraquinhas de lenços, artesanatos e comidas.


Chegando lá tenha em mãos um lenço para cobrir ombros (se for mulher), bons joelhos para subir a escadaria de 300 degraus e desapego para deixar seus sapatos juntos com outras centenas e caminhar descalço pelo templo.

Caso você não queira encarar os 300 degraus, existe um funicular que custa 20 bahts. Mas honestamente acho que só é necessário caso você tenha alguma dificuldade de locomoção.

O templo é LINDÍSSIMO, rico em detalhes dourados e muitas cores. É uma visita obrigatória para quem vai até Chiang Mai.

 

 

Na volta pare para comer umas frutinhas locais nas barraquinhas e prepare-se para os templos do centro da cidade.
Os principais são: Wat Chedi Luang (eu não fui…) e Wat Phra Singh.

Este segundo é lindo e eu fui até ele no horário do pôr do sol, caminhando pela rua principal da Old City. Da porta da muralha até lá durou cerca de 25 minutos, e como estava ao entardecer, além de ter sido uma caminhada bem agradável, contou com um pôr do sol espetacular!

Outro templo que me agradou muito foi um dos que citei lá em cima, pertinho do meu hotel, na rua chamada Tha Phae.
Na altura do 202 Hotel & Restaurant tem o Wat Bupporam. Ele é pequenininho mas eu achei um charme! Ao lado tem um templo branco também que é incrível!

 

 

 

 

Aconselho você a caminhar na Tha Phae Road até o Rio, pois haverá uns 3 templos por ali pequenos, mas lindíssimos. Caminhe depois pela orla (que aliás tem um nascer do sol maravilhoso) e aproveite para comer no The Riverside Restaurante. A comida de lá é bem saborosa, a cerveja gelada (minha preferida foi a Chang) e o visual é bem bonito.
Na região desse restaurante tem outros que parecem ser bem gostosinhos, vale uma caminhada por ali se a ideia é comer bem.

 

Depois de tudo o que escrevi sobre o que fazer em Chiang Mai, você deve estar se perguntando quantos dias ficar por lá, certo? Olha… Depende do que você vai querer fazer.
Eu fiquei 2 dias e meio e se tivesse mais tempo ficaria 1 dia a mais. Tive uma empatia muito grande pela cidade.
Se você for fazer outros passeios que citarei abaixo, talvez seja interessante ficar uns 4 dias.

 

O que fazer em Chiang Mai que eu não fiz

  • Bate e volta em Chiang Rai para ver um templo todo modernoso, branco e lindíssimo.
  • Passeio pelas tribos do Baan Tong Luang Village, a famosa tribo das mulheres girafa. Mas saiba de antemão, que não é um passeio legal, pois as mulheres são originais do Myanmar mas estão na Tailândia como refugiadas. Elas são exploradas pelo governo e ameaçadas caso tirem as argolas do pescoço. O buraco é bem mais embaixo, portanto, saiba bem onde deseja ir.
  • Passeio de rafting pelo Mae River e cachoeira.

 

Mas não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM pelo melhor preço!

 

Indico os guias:


*Confira mais sobre a Tailândia*


*Acompanhe*

Facebook 

Instagram

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás