Dicas de Alimentação

Manter o foco na dieta enquanto viaja?! Alternativas fáceis para evitar os quilos a mais na sua volta!


É claaaro que manter o foco na dieta não é prioridade para muita gente, mas para quem tem hábitos saudáveis, gosta de praticar exercícios ou pelo menos está tentando engordar menos nas viagens, esse post pode dar uma iluminada!

Eu, pelo menos, toda vez que viajo me deparo com a mesma questão: como me alimentar bem e ter uma viagem saudável?

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Em primeiro lugar, o importante é buscar manter ao máximo o comportamento e educação alimentar que pratica diariamente. Afinal, aderir às práticas saudáveis na vida é uma escolha, e essa escolha resulta em atitudes conscientes que trazem resultados naturalmente.

Mas quando saímos da nossa rotina de alimentação e de exercícios físicos, sentimos quase que imediatamente aquela sensação de inchaço no corpo. É claro que toda e qualquer viagem impacta na alimentação; são lugares e comidas diferentes, fuso horário, roteiros longos e diversos, e, às vezes, questões de grana.

Mas, quando viajamos, não buscamos justamente explorar ao máximo a cultura local, conhecer o novo e se encher de informações visuais, táteis e gastronômicas?!
Pois bem, como manter um equilíbrio entre o novo e o velho hábito saudável? Como minimizar o impacto de uma viagem na nossa saúde e forma física?

Vejamos, é possível viajar e manter uma alimentação equilibrada sim e evitar aquele inchaço desagradável, bem como uma perda grande da nossa massa muscular. E diferentemente do que você pensa, pode não ser uma tarefa tão difícil! O foco será em hábitos saudáveis, mais do que o foco na dieta. 

Se escolher acrescentar alguns pequenos e simples hábitos no seu dia a dia, quando for viajar, já será natural ter algumas escolhas e atitudes.

Como para mim isso é normal, achei que escrever sobre o que costumo fazer pode ajudar ou inspirar quem está com alguma restrição alimentar, ou quem simplesmente quer voltar de uma viagem se sentindo bem e satisfeito fisicamente.

 

Mais do que manter o foco na dieta, o segredo é manter o foco em hábitos saudáveis:

 

  • SOS viagem: Antes de viajar para QUALQUER lugar, compre barras de cereais, biscoitos naturais, cookies sem açúcar e/ou sem glúten, barras de proteína, sementes (abóbora, girassol), farinha de linhaça ou chia, frutas secas e diversos tipos de castanhas. Alimentos que vão na mala geralmente não causam problema, mas é sempre bom averiguar as regras de imigração de cada país. Minhas recomendações vão para os produtos da Bio2, que apresenta uma variedade de alimentos livres de glúten, lactose, açúcar e etc, e os biscoitos Aruba, que são feitos sem aromatizantes, sem conservantes, sem leite e sem glúten. Essas marcas buscam trabalhar o mais naturalmente possível, por isso minha recomendação;
  • Separe um pouco dessas compras e leve contigo na bolsa de mão para não ficar à mercê somente da comida do avião, principalmente quando o voo for longo. Manter o foco na dieta é ter sempre em mãos alimentos alternativos e mais naturais.
  • Comida para o voo: Se estiver viajando para fora do Brasil e tiver alguma restrição alimentar, lembre-se que a maioria das cias aéreas têm opções alternativas de refeições. Entre em contato com a cia com no mínimo 72 horas de antecedência e peça sua refeição de acordo com sua restrição. Esse serviço é gratuito! Se quiser saber mais, clique aqui.
  • Água, água e mais água. Quando chegar ao seu hotel, procure um mercado próximo para comprar garrafões de água e deixar no quarto. Isso evita gastos com garrafinhas pequenas e sugere que beba mais líquido. Encha umas duas garrafas pequenas e leve na sua mochila para seu dia. Ficar hidratado é um dos principais pontos de uma viagem saudável, além ajudar significativamente no funcionamento do intestino (importantíssimo, certo? Ainda mais quem fica com o intestino preso quando dorme fora de casa!).
  • Limão, o salvador da pátria! Se tiver a opção de comprá-los para deixar no hotel, compre! Uma dica interessantíssima é ingerir limão espremido com água todas as manhãs, ainda em jejum. O limão, ao contrário do que a maioria pensa, ajuda a alcalinizar o corpo e fortalece a imunidade, além de desintoxicar o organismo. Ótimo para viagens, uma vez que acabamos consumindo mais gordura e alimentos fora da dieta usual. Veja todos os benefícios dele aqui!
  • Café da manhã: Se o seu hotel tiver café da manhã, faça uma refeição balanceada e completa. Coma frutas ou sucos, pão integral, ovo ou queijo… Vitaminas, carboidratos e proteína magra. Coma como se estivesse comendo em casa. Se o carboidrato (tapioca, pães, torradas) forem feitos com farinha branca, tá aí a sacada mestre! Lembra da chia ou linhaça que sugeri que levasse? Coloque uma colher de sobremesa em cima e manda brasa. Elas ajudam na sensação de saciedade, além de conter diversos nutrientes importantíssimos para nosso corpo, também diminui o pico glicêmico da farinha branca. E claro, evite salsicha, bacon, donuts, salaminho, bolos, tortas e outras coisas que você SABE que são hipercalóricas. Resista, vale a pena!
  • Como no café da manhã, evite comer farinha branca que tem alto índice glicêmico. Se não tiver jeito, lembre-se da chia e linhaça. Se for comer fruta, uma sugestão simples, e que faz diferença, é consumi-las sempre com castanhas. Elas são fonte de gordura boa e evitam o pico glicêmico da frutose. Substituição: Uma alternativa para substituir as castanhas caso não leve ou queira apenas ter outra opção é usar pasta de amendoim sem açúcar. Muita energia e gordura boa pro seu dia de turista!
  • Se o seu hotel não tiver café da manhã (você já deve saber isso quando fizer sua reserva), aproveite sua ida ao mercado para comprar itens básicos. Sugestões: iogurtes, queijos, pães integrais, frutas e sucos naturais (sem açúcar). Coma com suas farinhas e castanhas para complementar a refeição.
  • Intervalo das Refeições: Manter uma alimentação de 3 em 3 horas é imprescindível para evitar que seu corpo busque energia nos músculos, queimando sua massa magra. Fique atento ao relógio e tente fazer refeições saudáveis e completas nesses intervalos. Isso inclui o almoço, os lanches, jantar e ceia. Lembre-se das compras que fez, elas são justamente para essas ocasiões. Sempre que sair do hotel pela manhã, abasteça sua mochila. Assim, você evita ficar comendo na rua e garante uma alimentação saudável.
  • Evite ficar beliscando. Tá aí um erro muito comum! O ideal é que coma nos intervalos certos, pois assim seu corpo não acumula o excesso em gordura. Beliscar conta como uma alimentação e se comer fora dos horários, o seu corpo reserva aquilo como gordura!! Viu como é muito mais uma questão de escolhas saudáveis do que de fato o foco na dieta?
  • Dê preferência aos alimentos naturais: suco de natural da fruta, bebidas sem açúcar, zero refrigerantes, poucos enlatados. Alimentos industrializados contêm um nível de sódio muito alto, além de inúmeras substâncias que sobrecarregam os rins.
  • O problema do álcool: O álcool, além de ser muito calórico, metaboliza nossa massa magra (músculos). Eu sei, eu sei… Tudo que é bom engorda, mas tem muita coisa boa por aí que ajuda a mantermos a forma! Se for beber um pouco mais, tome isotônicos no dia seguinte. Eles ajudam a minimizar os efeitos da ressaca e você poderá aproveitar o dia sem sofrer tanto. Outra dica é beber muuuuita água nos dias em que sabe que vai tomar uns drinks a mais!
  • Líquidos x Refeição: Não ingira líquidos junto com suas refeições, principalmente almoço e jantar. O líquido, além de inchar seu estômago, dificulta a absorção de nutrientes e vitaminas das alimentos. Prefira beber algo 30 minutos antes de comer ou 45 após ingerir sua refeição.
  • Movimente-se!! Para além das caminhadas, invista em exercícios físicos que podem ser feitos no quarto do hotel ou outdoor. Se já faz parte da sua rotina, vai fácil encaixar essa horinha! Se não, aproveite as novidades para inserir um esporte ou uma atividade nova na sua rotina!

Alimente-se bem estando de férias ou não! Mais do que o foco na dieta, é o foco em escolha saudáveis! Pratique sempre exercícios, afinal, você está optando por estilo de vida!

Leia também a ótima reflexão feita pela linda Vivi na Viagem sobre manter a dieta ou se permirtir!

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Adorei o post!!! As dicas são muito boas. Tenho dificuldades de manter a dieta na viagem e acredito que com as suas dicas vou conseguir pelo menos melhorar. Fiz um post inspirado nesse. Parabéns pelo blog!!!

  • Castanhas, vegetais, aveia e água. Ajuda sempre!

    Se tiver receitas fáceis e saudáveis para fazermos durante a viagem, seria super bom!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás