Páscoa é, de fato, um lugar caro. Viajar para o Chile já é sinônimo de gastos um pouco maiores, comparado a outros países da América do Sul. Pois bem, sei que conhecer a Ilha é sonho de muita gente e que um dos fatores limitadores são os gastos inerentes à essa viagem. Depois da minha experiência viajando por 4 dias sozinha, sem poder dividir custos e economizando ao máximo, escrevo esse post com o intuito de compartilhar dicas de como economizar na Ilha de Páscoa.
Como economizar na Ilha de Páscoa
- Pesquise com bastante antecedência as passagens aéreas. Diferente de outros voos internacionais que podemos achar bons preços com 3 meses de antecedência, por exemplo, para a Ilha de Páscoa não é assim. Por ser muito distante de tudo, não são muitas empresas aéreas que fazem esse trajeto e, quando fazem, são apenas algumas vezes na semana. Eu diria que o ideal para conseguir comprar a passagem por um preço minimamente razoável (cerca de R$2300 ida e volta) é entre 4 e 6 meses de antecedência. Como fazer? Vá no site do Skyscanner, coloque as datas que deseja ir e crie o alerta para receber notificação quando o valor do voo abaixar. Fica a dica para acompanhamento de preço, não só desses voos, mas de qualquer outro.
- Veja outras opções de passagens, como por exemplo: São Paulo para Santiago e depois de Santiago para Ilha de Páscoa. Às vezes, pode sair mais barato do que SP para Páscoa direto. Não tenho como te afirmar isso, mas é sempre válido fazer a pesquisa saindo de outros lugares do Brasil e até da América do Sul, comparando os trechos e comprando-os separados.
- Não gaste dinheiro com hospedagem. Sim, é possível se hospedar de graça em qualquer destino no mundo. Inclusive já falei sobre isso nesse post: 4 DICAS PARA VOCÊ VIAJAR DE GRAÇA COM HOSPEDAGEM E PASSAGEM AÉREA!. Como minha viagem era low cost, assim fiz. Experimentei pela primeira vez o couchsurfing, que é uma rede de viajantes que, cadastrados na plataforma de mesmo nome, oferece um cantinho da sua casa pra receber outro viajante sem cobrar nada por isso. Não é fantástico? Pois é… Além de economizar consideravelmente, é uma experiência e oportunidade muito interessante para conhecer pessoas do mundo inteiro, aprender outra língua e explorar mais da cultura local.
- Cozinhe. Fazer sua própria comida é fundamental, pois tudo de comer na Ilha é muito caro. Se puder, leve também seu snack do Brasil. Ficando em couchsurfing é possível conversar com o anfitrião antes e verificar a possibilidade de utilizar a cozinha. Se ficar em albergue, tome um café reforçado, passe o dia com alguns snacks que levar do Brasil e faça o famoso almojanta. Economiza-se muito assim.
- Beba menos. Ingerir álcool é caro em qualquer lugar; lá é mais ainda. Escolha um dia ou outro para se dar esse prazer, pegue um bom vinho chileno e deguste com moderação, literalmente.
- Faça um seguro viagem antes de embarcar e evite qualquer gasto na ilha por conta de extravio de bagagem ou consulta médica de emergência, por exemplo. No site da Seguros Promo você encontra preços super acessíveis e usando o codigo leneviagem5 você ainda tem 5% de desconto.
- Não compre souvenir. Parece bobeira, mas isso faz toda a diferença. É um dinheiro que vai embora de pouquinho em pouquinho e quando você vê, poderia ter saído para jantar em um bom restaurante. Para quem quer economizar, a ilha não é lugar para comprar lembranças.
- Alugar carro é caro e só pode ser 4×4, pois muitos dos trajetos são em estrada de terra e lama. Se não tiver saída, alugue o mais barato, que fica em torno de 80 dólares a diária. Mas a maneira mais econômica de conhecer o lugar é alugando uma bicicleta. Alguns lugares são mais distantes, e se você já pratica exercícios e gosta de desafios, é uma ótima alternativa. Se acha que seria demais para você, tente alternar. Alugue o carro por dois dias, por exemplo, e fique um de bicicleta. Eu vi muitas pessoas explorando a ilha de bike. Outra maneira é fechar os passeios com agências de turismo que fazem em grupo. Confesso que foi o que menos vi, mas é bom dizer que há também essa possibilidade.
Curtiu as nossas dicas sobre como economizar na Ilha de Páscoa? No mais, divirta-se, pense que a sua viagem até lá foi fruto do seu trabalho e organização. Por mais que seja cara, não é nada exorbitante ao ponto de não encontrar opções mais baratas. E com certeza, o lugar tem uma magia tão única e especial que vale o preço, literalmente, de estar ali!
Veja os comentários
Quanto as passagens para Ilha de Páscoa, tenho pesquisado muito e sai muito mais barato você comprar a passagem para Santiago, ficar uns dias por lá de comprar a passagem de Santiago para a Ilha. Cheguei a encontrar passagens em Agosto e Setembro por 977 reais, 1107 reais, e passagens para Santiago por 664 reais, ou seja por menos de 2000 reais você tem sua passagem para conhecer Santiago e Ilha de Páscoa. Ontem eu havia visto preços de 977 e 1107 reais até na primeira semana de outubro, hoje elas não estão mais disponíveis, ou seja, se quer ir, decida e compre assim que achar um preço bom.
ssa, preços EXCELENTES!!! Quando acha isso, não pode titubear não, tem que comprar e adaptar a vida depois...rs
Ahhhhh amei suas dicas...anotadas na minha planilha de planejamento...
Que bom Marta!!
Ola, boa noite.
Estou querendo começar a viajar para fora do país, sempre foi um sonhos e agora consegui juntar um dinheirinho.
Tentei entrar no site couchsurfing porém estão cobrando uma mensalidade para usar, você sabe indicar algum outro similar para eu tentar essa ideia para ir a Ilha de Pascoa?
Amo seu blog, parabéns pelo trabalho.
Oi Rhuan! Tudo bem? Vc pode utilizar o couchsurfing sem pagar. Esse valor é referente à verificação e você não precisa, necessariamente estar verificado. Mande msg pras pessoas da Ilha de Pascoa e vá vendo quem te responde, é gratuito, não precisa pagar ta bem? :)