Equipamentos

Saiba como escolher o seu saco de dormir para acampamento


Veja nossas dicas para escolher o melhor saco de dormir para acampamento e tenha uma aventura sem preocupações

Na hora de acampar, alguns equipamentos exigem uma atenção mais cuidadosa, como barraca, botas, roupas, etc. Além destes, saber escolher um bom saco de dormir de acampamento também é essencial.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

De fato, existem algumas exigências que devemos fazer ao selecionar um modelo ideal para nos acompanhar nas aventuras.

Não entende muito e quer uma mãozinha para escolher o seu? Vem comigo que hoje vou te ajudar 🙂

E o melhor de tudo. Aproveite os 10% off em qualquer produto da The North Face com o cupom LEVENAVIAGEM.

Leia neste post:

Por que é importante ter um saco de dormir para acampamento?

Manter a temperatura corporal é um dos principais fatores durante a realização de atividades outdoor. Por isso a importância de um bom saco de dormir de acampamento, especialmente se for enfrentar temperaturas baixas no local.

Os sacos de dormir não geram calor, e sim, retêm o calor do seu próprio corpo. Escolher este item pode ser um tanto desafiador, já que devemos levar algumas características em consideração.

Outra importante razão para ter cuidado com a escolha do seu produto deve-se ao fato de que não é simplesmente uma “cama”. Ele é um dos principais responsáveis pelo seu conforto e proteção durante o sono.

Por isso, é necessário que você avalie alguns critérios para evitar passar perrengues ao longo do seu passeio. Veja alguns deles:

  • Temperatura;
  • Peso;
  • Volume;
  • Formato;

Esses são os fatores relacionados diretamente a um bom saco de dormir para acampamento. No entanto, para fazer uma boa escolha, existe também observações relacionadas às condições do local escolhido. A seguir, trago algumas delas.

Os sacos de dormir não geram calor, e sim, retêm o calor do seu próprio corpo. Escolher este item pode ser um tanto desafiador, já que devemos levar algumas características em consideração

Qual o destino do seu acampamento?

Antes de tudo, você deve pesquisar sobre a temperatura mínima e máxima do local onde irá utilizar o saco de dormir de acampamento. Isso vai te orientar na hora da compra, já que os sacos são vendidos conforme a temperatura mínima que suportam.

No geral, eles vêm com a classificação de temperatura de conforto, temperatura limite e temperatura extrema.

Além disso, você deve considerar se seu saco de dormir será para acampamentos com trilhas rápidas, camping estruturado ou expedição. Pois isso influência no peso do equipamento, e consequentemente, no peso que você carregará ao longo da sua aventura.

Camping

Em um acampamento com estrutura, o mais comum é que você tenha onde guardar o seu saco de dormir, já que a barraca ou carro costumam estar próximos.

Sendo assim, o peso e o volume são quase irrelevantes, te permitindo escolher modelos com mais conforto. Dentre eles, os retangulares que, quando abertos, se transformam em um edredom.

Trilhas

Já se o seu destino de acampamento envolve uma trilha, é preciso considerar o peso que será carregado até chegar no local. Portanto, os quesitos volume x peso precisam ser levados em consideração.

Além disso, trilhas, especialmente em montanhas, costumam ter mudanças bruscas de temperatura. Assim, escolher um bom saco de dormir para o seu acampamento é também uma questão de segurança.

Expedição

Em expedições, é importante se atentar ao peso do saco de dormir, pois ele será carregado na mochila por alguns dias. Nesse caso, é sempre bom estar atento às proporções volume x peso.

Como estou sempre lembrando aqui, a carga de uma mochila deve ser no peso ideal que você possa carregar. Nem pesado demais para atrapalhar o desempenho, nem leve demais para não passar perrengue por falta de equipamento.

Entretanto, quanto maior e mais quente o saco de dormir, mais pesado ele será. Por isso é importante observar bem o destino e as condições.

Quanto maior e mais quente o saco de dormir, mais pesado ele será. Por isso é importante observar bem o destino e as condições

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Recursos extras de um saco de dormir

Os recursos extras são características que ajudam na funcionalidade do saco de dormir, e proporcionam uma melhor experiência na hora de acampar. É importante lembrar que esses recursos dependem de cada marca. Então, verifique sempre as especificações do produto antes de comprar.

Em resumo:

  • Disponibilidade ou não de bolsa de compressão;
  • Recursos de ajustes básicos como zíperes e elástico;
  • Capuz com enchimento;
  • Colar de enchimento para evitar a saída e entrada de ar pela região do pescoço;
  • Tamanho (único, P, M ou G);
  • Tecnologia aplicada no modelo.

Qual o melhor formato de saco de dormir para acampamento?

O mercado comercializa três tipos de sacos de dormir:

  • Sarcófago: que também pode ser chamado de casulo, é um modelo mais técnico e o mais indicado para montanhas;
  • Retangular: este modelo é bem parecido com um envelope, e quando estão abertos se transformam em edredom;
  • Híbrido: conhecido também como saco misto, este é uma tentativa de um casaco retangular, porém mais eficiente para concentrar o calor interno.

O saco de dormir sarcófago, é o modelo mais indicado para quem vai enfrentar situações de muito frio e acampar na montanha. O intuito deste modelo é de otimizar o calor interno e, por isso, é mais estreito na região das pernas, enquanto, na região do quadril e dos ombros, são mais espaçosos.

Eles seguem exatamente o formato do corpo e reduzem o espaço interno. Sendo assim, quanto menos espaço interno, mais fácil será o processo de aquecimento.

Além disso, o saco de dormir modelo sarcófago possui um capuz com enchimento que pode ser ajustado com cordões ou elástico, e isso irá impedir a perda de calor na cabeça.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Já os sacos de dormir nos formatos retangulares e híbridos, são mais aconchegantes, porém retém bem menos calor. Este modelo é ideal para acampamentos em lugares mais quentes. Não são indicados para acampamento nas montanhas.

Aproveite os 10% off em qualquer produto da The North Face com o cupom LEVENAVIAGEM

O saco de dormir sarcófago, é o modelo mais indicado para quem vai enfrentar situações de muito frio e acampar na montanha

Qual temperatura o saco de dormir precisa aguentar?

Na escolha do saco de dormir de acampamento, você deve estar atento a qual temperatura mínima que o produto aguenta. A capacidade de retenção de calor do produto, não está ligada apenas ao material utilizado. Outros fatores como metabolismo, peso, idade, sexo, aclimatação, experiência e forma física são essenciais.

Além disso, como dito anteriormente, não devemos ignorar os aspectos do ambiente em que o produto será utilizado. Para padronizar essa relação multifatorial, foi criada a Norma Europeia EN13537, que estabelece o seguinte:

  • Conforto: é a temperatura que permite a uma mulher padrão passar uma noite completa de sono em uma posição relaxada;
  • Limite: define a temperatura mínima na qual é possível um homem padrão dormir em posição encolhida por oito horas sem despertar de frio;
  • Extrema: é a temperatura mínima na qual o saco de dormir protege uma mulher padrão da hipotermia, permitindo ter 6 horas de sono incômodo (com forte sensação de frio) sem que a temperatura interna do corpo desça a níveis perigosos.

*Mulher padrão, segundo a norma, está na faixa dos 25 anos, tem 1,60m e 60kg. Já o homem padrão também está na faixa dos 25, com 1,73m e 70kg.

A dica é que, ao comprar um saco de dormir, você verifique as especificações de temperatura do produto e estabeleça uma margem.

Se você é uma pessoa que sente muito frio, procure um saco de dormir um pouco acima da temperatura mínima que você possivelmente irá enfrentar. Por exemplo, se você vai a um lugar com mínima de -3ºC, opte por um saco que suporte por volta de -7ºC.

A dica é que, ao comprar um saco de dormir, você verifique as especificações de temperatura do produto e estabeleça uma margem

Qual o enchimento ideal para o meu saco de dormir?

No mercado, existem duas opções de enchimento: pluma de gansofibra sintética. A diferença principal entre elas diz respeito ao custo x benefício. Enquanto o enchimento de pluma de ganso é mais leve, a fibra sintética é mais barata, mas produz mais volume.

Em contrapartida, os sacos de dormir com fibra sintética secam mais rapidamente e são mais resistentes a ambientes úmidos. Os de pluma de ganso, por sua vez, são mais afetadas quando se trata de temperaturas úmidas.

Nesse caso, o saco de dormir precisa ser protegido em um saco estanque, que é aquela espécie de mochilinha em que a gente carrega o saco.

A pluma de ganso é considerada primeira linha no que diz respeito a saco de dormir, o que impacta diretamente, como mencionei, em seu valor final. No entanto, caso você seja um praticante ávido de trekkings e trilhas e tem a possibilidade de investir, eu recomendo fortemente que o faça, pois a sua economia de volume e peso é enorme!

Se, por acaso, você optar por esse saco de dormir com plumas naturais, observe bem a origem delas. As plumas de ganso que vivem em ambientes mais frios são maiores e mais quentes do que as que vivem em ambientes de temperatura mais amena. A pluma mais recomendada é a que vem do norte da Europa.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face com o cupom LEVENAVIAGEM

Em síntese, o que você deve saber para comprar o seu saco de dormir?

  1. É necessário escolher o saco de acordo com faixa de idade e sexo. Afinal, homens e mulheres de diferentes idades possuem metabolismos diferentes e, consequentemente, perda de calor diferentes;
  2. Não existe um saco de dormir que se adeque a qualquer temperatura. Por isso, em alguns casos de frio extremo, é interessante optar por combinar o saco de dormir com o liner. Esta proteção ajuda tanto com a sujeira como para aumentar a faixa de temperatura;
  3. Descobrir a temperatura máxima e mínima do local que você vai é a informação MÍNIMA que você precisa ter. Tudo dependerá disso;
  4. NUNCA compre um saco de dormir com base na temperatura extrema. Baseie-se na temperatura conforto;
  5. Pense em como o saco de dormir irá compor o seu sistema de dormir, ou seja, em toda a conjuntura de saco, liner, travesseiro. Aliás, a Sea to Summit tem um teste para te ajudar a encontrar o seu sistema de dormir, é só clicar aqui;
  6. Não pense que querer conforto é exigência demais. Em se tratando de sacos de dormir, é MUITO importante que você esteja o mais confortável possível. Sacos muito apertados vão prejudicar o isolamento e vão passar sensação de sufocamento. Enquanto os muito folgados vão permitir que o frio entre. Seja seletivo mesmo, pois, neste caso, isso é importante.
Não pense que querer conforto é exigência demais. Em se tratando de sacos de dormir, é MUITO importante que você esteja o mais confortável possível

Sugestões de sacos de dormir

Com certeza a The North Face é uma das melhores marcas para comprar o seu saco de dormir. Abaixo, indico alguns modelos da marca que me acompanham por aí. Não se esqueça do cupom de desconto de 10% do blog, LEVENEVIAGEM.

Eco Trail Synthetic

Feito com materiais reciclados, ele possui isolamento sintético e proporciona excelente aquecimento mesmo no tempo molhado.

Pronto para ser usado nas trilhas, esse saco de dormir possui largura estendida nos joelhos e zíper em J para maior conforto, mobilidade e ventilação. Para evitar perda de calor, ele também possui capuz modelado e acolchoamento no zíper. Você o encontra na cor verde, amarela e azul.

Compre aqui com o cupom LEVENAVIAGEM

Abrigo Assault Futurelight Bivy Amarelo – UNI

Com um design minimalista, este saco de dormir é leve e não ocupa muito espaço na sua mochila ou mala. A tecnologia FUTURELIGHT™ está presente no tecido reciclado e o Assault ainda é impermeável e respirável.

As varetas internas, melhoram o conforto e espaço da cabeça, e o zíper bidirecional, permite ventilação a partir da parte superior. Conforto e praticidade para suas aventuras.

Compre aqui com o cupom LEVENAVIAGEM

Saco De Dormir Blue Kazoo Eco Azul

O Saco de Dormir Blue Kazoo Eco, é confortável e perfeito para aventuras como camping e viagens. Feito para suportar -9 graus, este saco de dormir ajuda a manter o corpo quente e confortável. Seu tecido reciclado premium é resistente à água e oferece um alto preenchimento com plumas de ganso reaproveitáveis.

O saco de dormir possui cordões de ajuste na parte posterior, para prender ao tapete de isolamento, para que ele fique no lugar enquanto você dorme.

Compre aqui com o cupom LEVENAVIAGEM

De fato, comprar esse equipamento é um pouco mais complexo do que parece num primeiro momento. Espero que, com as dicas deixadas aqui no post, você consiga escolher o seu de forma adequada e tenha o melhor conforto possível em sua aventura!

Lembre-se que o Leve na Viagem está aqui para tudo: desde planejamento de viagem até dicas de alimentação. Conte conosco 😉

FAQ

Por onde começar para escolher um bom saco de dormir?

O primeiro passo é saber as condições do local onde você vai acampar. Se tem estrutura de camping, se é acampamento selvagem, se você vai fazer trilha ou expedição para chegar lá, etc., Além disso, é fundamental saber as temperatura mínimas e máximas do lugar. Leia mais.

Um único saco de dormir serve para todas as situações?

Não. Isso depende das condições de temperatura e estrutura que você vai enfrentar. Por exemplo, se para chegar no acampamento, você precisa andar longas distâncias, o saco tem que pesar pouco na sua mochila. Se no local faz calor, a tecnologia de aquecimento não precisa ser tão avançada, e por aí vai. Leia mais.

Qual o melhor saco de dormir?

Recomendamos os da marca The North Face que possuem diversas tecnologias, como materiais sintéticos e naturais. Além de várias opções de tamanho, volume e capacidade de aquecimento. Utilize o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 10% de desconto em qualquer compra. Leia mais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
Talissa Monteiro

Veja os comentários

  • Saco de dormir já usei algumas, quando fui a campar alguns anos atrás, foi experiência que curtir bastante. Breve pretendo fazer um camping na Chapada Diamantina.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás