Dicas de Alimentação

Como evitar exageros e aproveitar seu Carnaval com saúde


Carnaval com saúde, para aqueles que optam pela folia, é possível?! Difícil né, eu sei. Eu mesma, quando não faço meus retiros na natureza durante o carnaval e resolvo ir pular, enfio o pé na jaca. Com moderação, mas enfio, rsrs. De qualquer forma, eu sempre tento equilibrar um pouco os 5 dias de festa para não exagerar demais e depois acabar me arrependendo. Como eu sei que algumas pessoas também pensam da mesma forma, fiz um post, com ajuda do nutricionista que colabora com alguns textos meus, o Daniel Novais, sobre como aproveitar um carnaval com saúde.

Um dos erros comuns no Carnaval é passar longos períodos sem comer, consumindo apenas bebidas alcoólicas. Fato. Depois, quando a festa acaba e bate aquela fome, as pessoas costumam recorrer a opção mais rápida e gordurosa que encontram pela frente, quem nunca? É difícil mesmo manter uma dieta nesses dias, mas podemos tentar ao menos amenizar os exageros. “Às vezes, em poucos dias, se boicota parte do esforço de meses de dieta, com bebidas e alimentos muito calóricos. A cerveja, por exemplo, é praticamente um pão líquido”, segundo o nutricionista Daniel Novais. “Além disso, o processo de digestão do álcool utiliza muita glicose. O folião acaba ficando com bastante fome e exagera na quantidade, sem se importar com a qualidade da comida”. É, amigos Dureza, viu. Tanto esforço pode simplesmente ir por água abaixo por conta da folia.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O profissional ainda alerta que há o risco de se passar mal devido à baixa glicemia. “Uma dica é levar na bolsa alguns alimentos de emergência. Pode ser um mix de castanhas, frutas desidratadas, barrinhas de cereal, biscoitos integrais e, até chocolate, de preferência o amargo”, orienta. E isso é fato, ter algo com você nessas horas pode fazer toda a diferença. Inclusive, fiz um post só sobre isso, que também é ótimo para viagens, veja: REFEIÇÃO SAUDÁVEL – 3 DICAS PARA SUA VIAGEM NÃO IR LADEIRA ABAIXO

Os fãs de energéticos devem ter cautela quanto à quantidade. “Não tem problema uma pessoa saudável tomar energético, eles realmente ajudam a dar um gás extra. Mas são bebidas que aceleram os batimentos cardíacos e, em excesso, podem chegar a prejudicar um pouco o funcionamento desse órgão, provocando arritmias, por exemplo”, explica o especialista. Acho que essa dica vale para aqueles que gostam de tomar energético o dia inteiro, em todos os dias do carnaval. O bom senso é o equilíbrio, sempre!

Dicas e mais dicas sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Curso ministrado em várias cidades do Brasil que fez grande sucesso e ajudou muitas pessoas a fazerem as pazes com a comida agora está disponível para que você aprenda de uma vez por todas o que é uma alimentação saudável de verdade. O curso conta com todas todas as informações para que você faça as melhores escolhas sem precisar seguir modismos e sem ser vítima do terrorismo alimentar.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Ele recomenda não ir à folia de estômago vazio. “Para dar energia, é importante consumir fontes de carboidrato, como macarrão, tapioca, cuscuz, arroz. São alimentos que a gente deve ingerir com muita moderação no dia a dia, mas, nesse caso, eles são indicados. Os melhores são os de baixo índice glicêmico, que liberam a glicose lentamente no sangue, como a batata-doce. E o ideal é que estejam acompanhados de fontes de proteínas”.

Outra dica importante é beber água entre uma latinha e outra. “Muita gente se esquece de beber água porque já está consumindo outros líquidos. Mas isso é um grande engano, o álcool desidrata o organismo. Beber água ajuda muito a reduzir os efeitos de uma possível ressaca.”

E para se recuperar da dor de cabeça e mal estar do dia seguinte, a recomendação é exatamente essa: se hidratar. A água de coco é uma grande aliada e o suco de cranberry também, pois auxilia no processo de desintoxicação. E não posso deixar de falar sobre um post que fiz pensando nisso, dá uma olhada: ALIMENTOS QUE AJUDAM A CURAR RESSACA DURANTE SUA VIAGEM.

E aí, acho que eu e o nutricionista Daniel Novais conseguimos dar dicas fáceis para ter um carnaval com saúde, não?
É só nos organizarmos e valorizarmos pequenos detalhes que fazem a diferença.  🙂

 

Luisa Galiza

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás