Com águas cristalinas de cores exuberantes, o Caribe Colombiano está cada vez mais popular entre os brasileiros. Por ser mais perto do nosso país, a viagem é mais barata e não deixa nada a desejar às Antilhas.
Além de ser um destino barato (passagens para a Colômbia) costuma sair mais em conta que para outras ilhas caribenhas. O sotaque sul americano de um povo hospitaleiro e a gastronomia com influências africanas, indígenas e espanhola, agradam bastante a turistas de todo o mundo.
A lista a seguir traz as principais praias e os destinos imperdíveis desse paraíso situado no litoral norte da Colômbia, além de dicas para não ter surpresas desagradáveis na hora do embarque.
Conhecida pelo mar de 7 cores, ocasionadas pela variação de areia e pedras que deixam a água com diferentes tonalidades de azul e verde, a ilha de origem vulcânica reserva aos visitantes uma temperatura agradável, que oscila entre 26°C e 29°C o ano todo. As águas são mornas e calmas e a localidade agrada pessoas de todas as idades, sejam as que gostam de agito e as que preferem curtir passeios mais calmos. Ofertas de mergulhos submarinos e outros esportes aquáticos são abundantes por lá.
Quem não resiste às compras, tem um motivo a mais para escolher esse destino. A ilha é porto livre de impostos, por isso, artigos importados podem ser mais até mais baratos do que se encontra nas lojas duty free dos aeroportos. No quesito hospedagem, San Andrés tem opções que cabem em todos os estilos e bolsos: hotéis, resorts, pousadas e hostels.
As praias mais bonitas da ilha são: Playa Sprat Bight (Peatonal), Playa Johnny Cay, Isla Acuario, Playa Zarpada ou San Luis, Playa West View, Playa La Piscinita e Playa Sound Bay.
Situado na região de Serra Nevada de Santa Marta, a 230 Km de Cartagena, esse pedaço de paraíso foi nomeado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Em uma área marítima de 30 Km² e 150 Km² de área terrestre, o local é bem preservado ambientalmente e possui paisagens incríveis. Há diversas opções de trilhas ecológicas onde se pode observar uma biodiversidade riquíssima de fauna e flora.
É possível se hospedar no parque, mas a diária do único hotel da localidade pode chegar a US$ 300. A dica para economizar é se hospedar na vila Taganga, que possui vários hostels e passeios de barco para diversas praias do parque, além de agências de mergulho e restaurantes. Dê uma olhada no post do Parque Tayrona.
O arquipélago Ilhas Rosário possui 27 ilhas que fazem parte do Parque Nacional Corales del Rosario. Localizado a cerca de uma hora e meia de lancha de Cartagena, a localidade possui praias com excelente estrutura para o turismo e outras selvagens e totalmente preservadas. O mar azul turquesa das ilhas é o cartão postal da região. Das 27 ilhas que compõem o parque, algumas tem estrutura impecável para receber turistas, enquanto outras são selvagens e preservadas.
A Playa Blanca é a mais popular. Com areia branquinha, mar azul e calmo a paisagem é deslumbrante e ideal para um passeio em família. Mas atenção: quem não gosta de praia cheia não é boa opção, principalmente nos fins de semana e feriados. Eu falei com mais detalhes da minha ida até lá no post sobre o que fazer em Cartagena! E tem ainda um post maravilhoso: SAIBA ONDE FICAR EM CARTAGENA
Outro passeio da região famoso é o oceanário, localizado na Ilha de San Martín de Pajares. O ponto turístico conta com vários aquários naturais, que abrigam inúmeras espécies de peixes, tartarugas e aves marinhas. Os protagonistas, no entanto, são os golfinhos adestrados e os tubarões.
Para garantir dias de sol e céu azul no caribe colombiano, o ideal é ir na época de tempo seco, entre dezembro e abril. Evite o período entre setembro e novembro, que são mas propenso às chuvas. O ideal é organizar a viagem com antecedência para conseguir melhores preços de hospedagens e voos. Pesquise passagens aéreas promocionais para aproveitar ofertas o ano todo.
Como o país faz parte do Mercosul, o visto é dispensável para quem vai ficar na Colômbia por até 90 dias. Basta apresentar sua carteira de identidade, mas ela deve estar em bom estado e ser emitida há menos de 10 anos.
Para entrar na Colômbia e aproveitar o caribe colombiano é preciso apresentar o Comprovante Internacional de Vacinação com a vacina de febre amarela em dia. Antitetânica, hepatites A e B não são exigências, mas o governo colombiano recomenda. Se você tem dúvidas, vale uma lida no post sobre Certificado Internacional de Vacinação.
Não é obrigatório, MAS SUPER RECOMENDADO, como em todas as viagens internacionais. Para fazer o melhor com custo benefício, indico o buscador da Seguros Promo e com o cupom levenaviagem5 você ainda consegue desconto!
É fã de pistache e de café? Então vem conhecer o delicioso SuperCoffee de Pistache…
O primeiro e mais clássico. Descubra o sabor incomparável do SuperCoffee Original Se você, assim…
O isolante térmico para acampamento da Hawapi é tudo o que você precisa para um…
Descubra como os equipamentos para camping da Hawapi podem transformar sua experiência ao ar livre,…
Fique protegido com a calça impermeável da The North Face e ainda ganhe 10% OFF…
A Coris Seguro Viagem é especialista em aventuras, cobrindo mais de 50 modalidades em esportes…