Chapada dos Veadeiros

5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros


É sempre muito difícil escolher quais atrações conhecer quando o lugar oferece atrativos imperdíveis, né? Pois bem, tentando te ajudar nessa missão quase impossível, esse post vai te apresentar 5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros!

Lembrando que aqui no blog tenho vaaaaaaarias dicas da Chapada dos Veadeiros no Centro-Oeste do Brasil, que engloba alguns municípios e dezenas de trilhas e cachoeiras. Vale dedicar um tempo para ler e entender um pouco mais sobre esse paraíso do cerrado. Tem dicas, inclusive, dos melhores locais para se hospedar na Chapada.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Antes de pensar em qualquer trekking, lembre-se que equipamentos de qualidade são essenciais para a boa prática, segurança e conforto. Eu indico a Loja online da Amazon com bons preços e as melhores marcas para o mundo de trilha, trekking e aventura.

5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

 

Cachoeira do Dragão

Uma grandeza da natureza para os mais aventureiros delirarem! Na estrada da Cachoeira dos Macaquinhos, está essa belezza que ainda poucos conhecem, tendo em vista que está aberto para visitação há apenas 3 anos (post de setembro de 2019). É preciso ir com guia, pois além da exigência física, é preciso cuidado nas travessias nadando pelos cânions, além de equipamentos de segurança. Indico o Henrique da @cerrado.tour , fale com ele e agende sua ida à uma das cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros. Inclusive, você pode já falar direto por aqui:

    Cachoeira do Label

    A maior cachoeira do Goiás está em São João d’Aliança, portal da Chapada dos Veadeiros. Com 187 metros de altura, é uma beleza incrível no meio do cerrado brasileiro. A estrada de terra até lá demora entre 1h30 e 2 horas de carro e é interessante que vá com 4×4 ou no mínimo um carro mais alto. Não é preciso ir com guia, mas aconselho, pois a estrada não é bem sinalizada e o caminho estre as pedras pode ser complicado para quem não tem o hábito. Vá e delire diante de tanta beleza!!

     

    Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

    Primeiro não deixe de ler o post com tudo sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Lá é visita obrigatória para quem vai até a região, são trilhas lindas e cachoeiras de tirar o fôlego. Casa trilha precisa de um dia inteiro para fazer, seja a da Carioquinhas e Cânios, seja a dos Saltos.

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    Cachoeira Santa Bárbara

    A grande atração desse destino e com certeza uma das 5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros. Conheci há muitos anos atrás e confesso que era outra coisas comparado a como está hoje em dia. Agora é possível deixar o carro bem proxima à cachoeira e a trilha é bem menor do que era antigamente. Com águas cristalinas, atrai turistas do mundo todo e por isso, hoje em dia tem limite de tempo e de pessoas para ficar no local. São permitidos 200 visitantes por dia com permanência de 1 hora no local. Considere ir com guia, além de mais segurança, você tem informações únicas que agregam valor ao passeio.

    Para ir até lá é preciso atravessar uma boa estrada de chão e comprar ingresso antecipado nesse link. Além da Santa Bárbara, você pode visitar também a cachoeira da Capivara e a Candaru que ficam no mesmo local.

    Foto Tom Alves

    Deixo aqui a dica maravilhosa do Rastreador Via Satélite – SPOT – que garante segurança nos lugares mais inóspitos do planeta. Sempre uso nas minhas trilhas e viagens de aventura, pois me assegura com rastreamento em tempo real, compartilha informações de localização com meus parentes e possibilita resgate em caso de perigo ou risco de morte. Se você não conhece, dá uma olhada que vale a pena. Com o cupom LEVENAVIAGEM você consegue 5% de desconto na compra. O modelo que eu uso é o GEN 3.

    Catarata dos Couros

    Ah esse lugar….. Conheci há 15 anos atrás e foi amor a primeira vista. É um complexo de cachoeiras maravilhosas que está a 18 km antes de Alto Paraíso para quem vai sentido Brasília – Chapada. A entrada está a esquerda, sinalizada por uma pequena placa e a partir dali são 34 km de estrada de terra em boas condições. Não é preciso 4×4, mas no final dela umas subidas podem ser pesadinhas, mas sendo bom motorista chega com tranquilidade.

    Hoje em dia há uma pequena estrutura na entrada, não é cobrado nada a não ser uma contribuição para o pessoal que fica por ali. Logo depois de 5 minutos de caminhada, chega-se às duas cachoeira lindas. Seguindo a trilha de areia e pedras, você encontra vários pontos que você pode entrar na água e aproveitar o lugar. Após 20 minutos de trilha, chega-se ao ponto final da Catarata dos Couros. Ali é a cereja do bolo. Além da queda a direita, é possível pular no poço e atravessar até o outro lado, com um visual lindo do cânion e da cachoeira final que só é possível chegar através de rapel. É de uma grandeza singular!

    Obs.: Não indico que fiquem na beirada como nas fotos. Faço por conta própria e sei dos riscos, portanto, não recomendo.

         

     

    Não deixe de viajar seguro e evitar qualquer imprevisto com danos na bagagem ou bagagem extraviada, e pior ainda, qualquer problema de saúde ou acidente em trilhas. Indico o buscados da Seguros Promo com preços super acessíveis e empresas de peso. Garante ainda seu desconto com o cupom levenaviagem5 !


     

    Luisa Galiza

    Posts recentes

    Lugares para viajar sozinha: 5 destinos para você desbravar!

    Muitas são as mulheres que têm o sonho de viajar sozinha. No entanto, muitas também…

    % dias atrás

    Portais de Hércules: tudo o que você precisa saber

    Localizados no Rio de Janeiro, mais precisamente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os…

    % dias atrás

    Chá da tarde simples para fazer em casa ou em qualquer lugar!

    Um hábito muito gostoso de ter e que às vezes nos esquecemos é o do…

    % dias atrás

    Como economizar dinheiro para viajar: torne seu sonho mais fácil!

    Viajar é, de fato, um sonho de muita gente. Na verdade, um estudo feito pelo…

    % dias atrás

    Declaração de saúde do viajante: tudo o que você precisa saber!

    Após a explosão da pandemia do Coronavírus, aconteceram muitas mudanças e adaptações na forma de…

    % dias atrás

    O que fazer em Malta: um guia para visitar o arquipélago

    Localizado no mar mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia, Malta é considerado um pequeno…

    % dias atrás