Se você tem o sonho de percorrer as ruas encantadoras de Cartagena, assim como muitos de nós, viajantes, esse post é pra você! Cartagena, ou Cartagena das Índias, como também é conhecida, é uma cidade da Colômbia e um dos destinos do Caribe cada vez mais procurados por brasileiros. E para curtir tudo que o lugar tem para oferecer, saber onde ficar em Cartagena é essencial, assim como saber o que fazer em Cartagena!

Antes de decidir onde ficar em Cartagena, saiba mais sobre a cidade

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A cidade é muito conhecida pelo seu charme, pela arquitetura colonial e por outras construções históricas cercadas por uma muralha. Isso somado ao calor sempre presente (que adoramos), ao povo hospitaleiro e, principalmente, às belezas naturais de tirar o fôlego, faz da cidade um excelente destino para qualquer viajante. A cidade, inclusive, já foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Em Cartagena faz calor o ano todo, com uma média de 27° C, além da presença da umidade, que ajuda a aumentar a sensação térmica da cidade. 

Porém, por mais que a cidade seja conhecida como o “Caribe Colombiano”, o principal turismo movente da região não são as praias. Na realidade, as praias de Cartagena não são tão paradisíacas quanto às do caribe. Elas possuem areia e águas mais escuras, muito parecidas com algumas praias que a gente encontra aqui no Brasil.

Claro que existem algumas praias com belezas incríveis, como a Playa Blanca de Baru, ou as Islas del Rosario. Entretanto, para chegar até elas é necessário fazer um passeio de barco que pode durar o dia todo. Por isso, se você vai visitar a cidade com interesse nas praias, é fundamental saber onde ficar em Cartagena para que você consiga visitar as praias do seu roteiro. 

Por conta dessa distância, o turismo por lá é mais cultural, focado em conhecer a cidade amuralhada, seu povo, cheio de história, e sua gastronomia colorida e saborosa.

Para chegar nessa cidade caribenha, é preciso pegar um voo com conexão em Lima, Bogotá ou na Cidade do Panamá, saindo dos principais aeroportos brasileiros.

Para que sua viagem seja completa e não tenha grandes imprevistos, é preciso saber onde ficar em Cartagena, fazendo boas escolhas de hospedagem. Mas não se preocupe porque hoje vou te dar várias dicas pra ajudar nessa escolha 🙂

Onde ficar em Cartagena: os 4 melhores bairros

Para aqueles que estão em busca de onde se hospedar durante a sua estadia no Caribe colombiano, existem 4 principais bairros na cidade.

Fora das muralhas, as melhores opções de hotéis e infraestruturas voltadas para os turistas estão localizadas nos bairros Bocagrande e Getsemaní, inclusive com diversas opções seguras de transporte para ligar os dois lados.

Dentro das muralhas da cidade, as melhores opções de bairros são o Centro e o bairro San Diego, que acabam sendo os que mais atraem os turistas justamente pelas construções históricas e por estarem mais próximos das principais atrações turísticas de Cartagena.

Principais atrações de Cartagena

Como já falei aqui, Cartagena é uma cidade com uma arquitetura colonial de tirar o fôlego e com aspectos culturais que chamam a atenção. Dessa forma, existem vários pontos turísticos que você definitivamente não pode perder, e não são poucos! Veja dicas de alguns:

Um pouco do Caribe

Para você que gosta de praias e quer ter um gostinho do Caribe na cidade colombiana, definitivamente não pode deixar de fazer o passeio para conhecer as Ilhas do Rosário. O trajeto de barco dura em torno de 50 minutos e lá você vai se deparar com mares calmos, turquesa e até mesmo alguns corais que podem ser visitados!

Centro histórico de Cartagena

O Centro histórico é uma das principais atrações de Cartagena. Chegando ao Centro, você pode conhecer a Torre del Reloj, com um relógio que data o século XIX, o Palácio da Proclamação, a Catedral de Cartagena, Parroquia San Pedro Claver e o teatro Alfonso Mejía.

Na Plaza San Domingo existem alguns cafés e pequenos restaurantes de onde você poderá apreciar as construções da Faculdade e Igreja de San Domingo.

Fortaleza

“Castelo San Felipe de Barajas” é o nome da fortaleza que protegia a cidade desde a época da colonização espanhola. Além do seu tamanho e belezas impressionantes, a fortaleza também conta com diversos túneis e passagens secretas e está localizada na montanha de San Lázaro.

Vista panorâmica de Cartagena

Para ter uma vista panorâmica e maravilhosa da cidade, vale a pena conhecer também o convento de La Popa, construído no século XVII pelos agostinianos como um abrigo para escravos fugitivos. Quem também quiser uma vista privilegiada do pôr do sol, vale a pena procurar pelo Mirador Café de Mar.

A região de Bocagrande está ligada a Cartagena por uma faixa de terra e também possui uma série de atrativos turísticos, além de uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica.

Por último, Las Bóvedas é um prédio antigo, onde está localizado um dos principais mercados da cidade, com uma grande variedade de produtos manufaturados e souvenires que você não pode deixar de levar para casa!

Onde se hospedar em Cartagena: dentro ou fora da cidade amuralhada?

Na hora de procurar saber onde ficar em Cartagena, é comum encontrar algumas divergências de opiniões sobre ficar dentro ou fora da muralha.

Antigamente,  recomendava-se apenas a hospedagem dentro da cidade amuralhada, principalmente por uma questão de segurança e infraestrutura. Afinal, os bairros fora do perímetro das muralhas eram muito afastados.

No entanto, essa realidade mudou e continua mudando. Agora, já é possível se hospedar em bairros mais afastados, fora da muralha, sem ter nenhum problema. A cidade cresceu e outros lugares foram incluídos no circuito turístico.

Se você está em dúvida sobre onde se hospedar, deve levar em consideração alguns pontos: disponibilidade, custos e localização.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Hospedar-se no centro de Cartagena ou no Bairro San Diego te garante maior proximidade dos principais pontos turísticos. As vagas, no entanto, tendem a se esgotar mais rapidamente e possuem um valor um pouco mais salgado. Enquanto isso, fora das muralhas, você pode conseguir prédios mais novos e mais baratos. Em contrapartida, terá que gastar com o transporte.

15 opções de hospedagem em Cartagena

Opções no centro de Cartagena

O centro de Cartagena é, sem dúvida, uma das regiões mais movimentadas e procuradas pelos turistas. Possui uma excelente infraestrutura, principalmente de atrações e arquiteturas históricas, que é um dos principais atrativos turísticos da cidade. 

Além disso, se hospedar por essa região garante maior proximidade das principais atrações, sendo possível conhecer a grande maioria caminhando.

Boa parte dos hotéis do centro de Cartagena eram prédios com funções sociais diferentes, que foram convertidos para abrigar a crescente demanda, o que garante uma experiência ainda melhor de imersão cultural para os turistas.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados, pois todos os hotéis ali possuem preços elevados, mas nem todos são bons.

Alguns dos melhores hotéis localizados no centro são:

Para opções mais baratas, como os hostels, vale conferir o Be Lounge Hostel e o Bourbon St Hostel.

Já se você prefere ficar em casa ou apartamento use o Airbnb. Use esse link e você terá R$ 179 de desconto em sua primeira reserva 🙂

Opções em San Diego

Esse bairro, também localizado dentro da muralha, é vizinho ao centro. Possui opções um pouco mais acessíveis, tanto em hospedagem quanto em restaurantes e bares.

As principais hospedagens estão próximas às praças principais: San Diego e Fernandez Madri; entre os melhores hotéis em San Diego, estão o Casa Macia e o Hotel 3 Banderas

Quanto a hostel, a melhor opção para os viajantes é o El Viajero Hostel.

Hospedagens no Getsemaní

O bairro Getsemaní é um dos melhores para ficar em Cartagena. Ele é ideal para quem busca uma experiência um pouco mais animada. Afinal, é um dos principais destinos boêmios da cidade e conta com algumas opções de hotéis mais acessíveis.

Por ser um bairro mais afastado, a aparência das ruas não é tão bonita quanto a do restante da cidade. Apesar disso, o bairro vem recebendo novos investimentos e está se tornando um dos principais destinos turísticos, principalmente durante a noite.

Quem se hospeda por ali, geralmente, são pessoas mais jovens e que gostam de uma vida noturna agitada. Getsemaní possui uma série de bares para todos os gostos.

Outro ponto positivo é a proximidade que o bairro tem do centro. Assim, é possível fazer muitas coisas a pé, com um trajeto de cerca de 10 minutos. No entanto, é preciso tomar cuidado durante as horas mais escuras.

A infraestrutura hoteleira é relativamente mais barata, principalmente se for levado em consideração o centro de Cartagena. Algumas opções são: 

Para aqueles que preferem se hospedar em hostels e economizar enquanto conhece novas pessoas e culturas, existe o Friends to Be.

Hotéis na região de Bocagrande

Esse último bairro é excelente para quem procura opções mais novas e mais abrangentes, como famílias com crianças, por exemplo. A infraestrutura do bairro, no geral, é uma das melhores de Cartagena.

O bairro é relativamente pequeno, mas é conhecido como um dos mais ricos da cidade. É nele onde estão os hotéis com melhor custo-benefício. Além da possibilidade de ir a pé até a praia de Bocagrande.

Lá você pode encontrar shoppings, lojas famosas e uma opção ainda maior na área de gastronomia.

Ao procurar por hotéis ali, dê preferência para:

Essas são algumas dicas para a sua viagem para Cartagena. Tenho certeza que sua viagem será naturalmente incrível, pois a cidade é encantadora. Mas olha, seguindo essas dicas, você tem tudo para tornar sua experiência ainda melhor. 

Atualmente, o Booking e o Airbnb são as maiores e principais plataformas de pesquisa e reserva de hospedagem do mundo e, fazendo a reserva por esses links, você ajuda o Leve na Viagem a continuar crescendo. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso! 🙂

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás