Sul

Um roteiro de ecoturismo completo em Prudentópolis Paraná


O Brasil é um país tão incrivelmente enorme que existem muitos locais que não conhecemos tão bem, né? Esse pode ser o caso do município que abordarei aqui hoje: Prudentópolis, Paraná. Localizado no sul do estado, a aproximadamente 207km da capital, é um lugarzinho perfeito para os amantes de ecoturismo de todo o país. Quer saber mais sobre o destino? Vem comigo que tem muita coisa boa pra contar e não deixe de ver os destaques no Instagram que tudo detalhado!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Prudentópolis, a Ucrânia Brasileira

A cidade de Prudentópolis, Paraná, ocupa um território relativamente grande, sendo o 5º maior em extensão territorial do estado do Paraná, abrigando uma população média de 50 mil habitantes. O município foi colonizado por imigrantes ucranianos no final do século XIX, sendo conhecida, inclusive, como Ucrânia Brasileira. Do total de habitantes, cerca de 70% da população é descendente de ucranianos.

De fato, o local apresenta inúmeras marcas dos colonizadores ainda hoje. As principais marcas do país encontram-se presentes na culinária e nas tradições, como, por exemplo, os vareniky, pasteizinhos recheados com batata e nata, e a borsch, a famosa sopa de beterraba.

Além disso, lá também recebe a alcunha de Capital da Oração, devido ao curioso fato de terem sido construídas mais de 100 igrejas no lugar. A igreja de São Josafat celebra suas missas em ucraniano — não é interessantíssimo? Sem dúvida alguma é um destino de imersão cultural.

O município é também o maior produtor de feijão preto de todo o Brasil! A cidade de 114 anos faz aniversário no dia 12 de agosto e, nesse dia, é celebrada a Festa do Feijão Preto. Uma panelada de mais de dois metros é utilizada para preparar uma baita feijoada, que, no total, tem nada mais nada menos que uma TONELADA de ingredientes, sendo dividida em 500kg de feijão e 500kg de complementos. Surreal, né?!

Ademais, a cidade também é conhecida por ser a Capital das Cachoeiras ou a Terra das Cachoeiras Gigantes — são mais de 100 catalogadas e diversas com mais de 100 metros de altura!!! Então, já sabe o que nos aguarda de ecoturismo aqui!

Como chegar em Prudentópolis?

Para chegar à cidade, o ideal é ir para o aeroporto de Curitiba e de lá pegar um transporte terrestre. De carro, é necessário ir pela BR-277 até Ponta Grossa. De lá, o acesso se dá pela BR-373. Todo o caminho está em boas condições e se precisar alugar carro, não esquece da RentCars, hein? 🙂

Também é possível ir de ônibus pela empresa Princesa dos Campos. A viagem irá durar cerca de 4h30.

ONDE FICAR EM CURITIBA: DICAS DETALHADAS DE HOTÉIS EM CADA BAIRRO

Quando ir para Prudentópolis?

A resposta dessa pergunta é relativa e a melhor resposta dependerá da finalidade da sua visita. De dezembro a março é quando o tempo está mais quente na cidade, variando entre 19 e 26ºC. Nesse período, as águas estão mais quentinhas e claras. Como há menos chuvas, as cachoeiras são mais facilmente acessíveis.

No inverno, especialmente entre os meses de setembro e outubro, existem maiores probabilidades de chuva, o que acaba por impossibilitar a visitação a cachoeiras, visto que as águas tornam-se mais fortes e escuras.

Prudentópolis: informações gerais

Um fato interessante do local é que as comunidades que povoam o município, que constituem espécies de vilas, são chamadas de linhas. Para que sejam consideradas linhas, é necessário que a comunidade possua escola, locais de lazer, como campos de futebol e bares, cemitério e, claro, igreja. Existem aproximadamente 55 linhas em Prudentópolis.

Como dito anteriormente, a cidade possui muitas cachoeiras e trilhas, sendo ideal para ecoturismo. Algumas das trilhas possuem fácil acesso, mas não têm tanta sinalização. Por esse motivo, acredito que seja interessante o acompanhamento de um guia para que os passeios sejam feitos com segurança e com otimização do tempo do dia! Também tem muita estrada de terra, mas sem precisar de 4×4. Por isso, também tem muitas trilhas para jipeiro, por isso, se você curte off road, opções não faltam!

 

Onde se hospedar em Prudentópolis

Minha experiência de hospedagem na região foi no Mayná Palace Hotel. Ele fica localizado exatamente no centro da cidade, sendo ponto de partida para qualquer região que você deseje conhecer. O hotel conta com diversos quartos e um restaurante amplo com um buffet de café da manhã delicioso, incluindo pães caseiros e alguns toque de culinária ucraniana! Além disso, organiza com facilidade juntos à agência do hotel e até mesmo com os guias locais todo o roteiro da viagem. A Mayná Turismo é uma agência que contrata guias locais que têm paixão pelo que fazem. Ela possui capacidade de atender desde o viajante solo até grupos de 40 pessoas.

 

Ecoturismo em Prudentópolis, Paraná

Cachoeiras com trilhas

As opções de cachoeira em Prudentópolis são infindáveis! No entanto, as de São Sebastião, Salto Sete e São Francisco são as melhores. Falo delas e de algumas outras abaixo 🙂

São Sebastião

São Sebastião apresenta uma estrutura natural rara, onde uma cachoeira está de frente para outra, ambas com mais de 100 metros de altura! Quando fui, em novembro de 2020, a estiagem estava grande e o volume de água estava muito baixo. A trilha fica na propriedade do seu Juca e Dona Iracema, e é uma descida muito íngreme e escorregadia. Há cordas para ajudar e para quem tem experiência, não é difícil. Em dias de chuva, não é recomendado. A subida acaba sendo um pouco complicada, pois é íngreme e continua. Se puxar por corda pode facilitar, e exige fôlego.

Salto Sete

Com 77 metros de altura, o Salto Sete é uma cachoeira linda que exige um pouco do turista na volta, mesmo apresentando uma ótima infraestrutura, visto que apresenta uma subida ligeiramente íngreme. Nada pesado ou que impeça quem não tem muita prática a fazê-la. Puxe o ar, concentre-se e suba sem pressa!

O rapel acontece ao lado da cachoeira, com um visual lindíssimo e tem 87m de altura. É um rapel negativo, ou seja, você já começa pendurado, sem ter apoio para os pés. Esse esporte de aventura é para quem curte adrenalina e quer ter uma experiência de borboletas no estômago. Quando você chega na base da cachoeira, pode dar um mergulho pra recuperar o fôlego pós rapel! Se você quiser realizar o rapel, realize o agendamento antes,

 

Salto São Francisco

A cachoeira mais alta do sul do Brasil, com seus 196 metros de altura, é uma daquelas de arrepiar, sabe? Imponente e forte, seja na seca ou na época de chuvas, deslumbra qualquer ser humano que chegue ali, debaixo dos seus quase 200 metros de altura. Apesar de 65% dos turistas irem apenas até o mirante (rola pra ver as fotos de vários ângulos!), honestamente, a trilha até a parte baixa é o ponto alto.

São cerca de 10km ida e volta, trilha de nível moderado, é variada entre trechos de caminhada, sobe e desce de pedras, beira rio, subida longa e raízes. O trajeto até a cachoeira é l-i-n-d-í-s-s-i-m-o, e é imprescindível ir de tênis ou bota. Não é obrigatório guia, mas eu recomendo tanto pela segurança no trajeto, que pra muitos não é fácil, quanto pela quantidade de informações adquiridas a respeito do lugar. Além de, é claro, ajudar no fortalecimento desses profissionais locais!

Na parte de cima da cachoeira, você pode e deve aproveitar o Salto Cavalheiros, além de lindo é uma delícia!

O Salto está a 50km do centro de Prudentópolis e a estrada é bem sinalizada. Eu ouso dizer que é parada obrigatória não só pra quem vem pra Prude, mas quem passa por Curitiba e região. Afinal de contas, é a maior cachoeira do sul do país! Mais do que visitar uma paisagem espetacular, é a experiência que se leva do momento e do lugar! Pra contratar um guia, só falar com @maynaturismo.

Jacutinga

O Salto Jacutinga pertence o lado B de Prude, sendo um lugar que poucos turistas conhecem. O caminho até a trilha não é sinalizado e, por isso, precisa ir acompanhado de guia. O salto tem 72 metros de altura e a trilha tem 2 km de caminhada cada trecho. Apesar de ser considerado fácil, por precisar atravessar alguns riachos e caminhar em pedras, algumas pessoas podem considerar de nível moderado. Som da natureza, ninguém além de mim e da @maynaturismo, água congelante e mata atlântica primária, ou seja, que não teve ainda nenhuma intervenção humana.

Ninho do Corvo

Um complexo natural de esportes de aventura com rapel e tirolesa para iniciantes. Após assinar termo com informações gerais e seguro, você pode aproveitar o ambiente do café ou já fazer a primeira tirolesa, de 30 metros de altura! Ela é ideal para quem nunca fez, por ser relativamente baixa e rápida.  Após a tirolesa, tem um rapel emcima da uma cachoeira de cerca de 70 metros. É um rapel guiado em um cabo de aço e  também ideal para que é marinheiro de primeira viagem nesse esporte! Após o rapel, você chega na cachoeira que faz a corvolesa, que nada mais é do que uma tirolesa que desce no meio de um cânion. Prepare-se para se molhar, pois além da água do cânion, a tirolesa para no poço da cachoeira!

Para ir, é preciso agendar dia de semana para realizar os esportes. O agendamento pode ser feito por exemplo, diretamente com o @maynahotel 

⇒ Reserve sua hospedagem no Mayná Palace Hotel.

 

Cachoeiras em Prudentópolis sem trilhas!

Barão do Rio Branco

Com 64 metros de altura, está em uma represa que foi fundada em 1950 e continua ativa. Em época de estiagem, como essa que fui, a queda de água fica rala, mas ainda assim é lindíssima com o verde ao redor, paredão de pedras e poço de água esverdeado. Quando chove, a paisagem muda e todo o paredão pode ficar coberto de água! Desde o início da pandemia está proibida a entrada no poço, pois vários acidentes, incluindo mortes, tiverem ali. O poço tem mais de 40 metros de profundidades e, por conta da força da água, forma-se um redemoinho no fundo que pode puxar sem percebermos, portanto a visitação é apenas da paisagem.

Salto Tony

Tem esse nome pois Seu Tony viveu ali a alguns metros da cachoeira por muitos anos até sua morte. Hoje a casinha antiga ainda está ali,  a literalmente poucos metros do poço. Essa cachoeira é ótima para crianças e para quem não gosta ou não pode fazer trilhas. Após deixar o carro, você caminha cerca de 5 minutos até a queda!

Monumento Natural Salto São João

O local com mais infraestrutura em termos de atrações naturais. A visitação é ideal para pessoas que precisam de acessibilidade. São 2 mirantes, um a 200 e outro a 1040 metros de distância, todos acessíveis. A vista para o Salto São João, de 84 metros é lindíssima! Não tem trilha e não é possível fazer a visitação pela parte de baixo da queda. Está localizado a 22km do centro de Prudentópolis, fazendo parte da rota de cachoeiras gigantes. Trata-se de uma área de proteção ambiental, não abrindo apenas na terça e na quarta!

Manduri

O Salto Manduri apenas abre aos finais de semana. Antigamente, o lugar era uma usina de energia elétrica que represava a água antes da queda. Lá, a queda é mais larga do que alta: são 30 metros de altura e 140 de largura. Esse salto é interessante por não exigir o acompanhamento de guia, mas, por ora, não é permitida a entrada na água. No entanto, ela não deixa de ser interessante, visto que tem uma linda paisagem. É necessário o pagamento de 5 reais para entrar.

 

O que você também pode conhecer por lá:

  • Museu do Milênio: o museu que representa a história dos ucranianos que povoaram a cidade de Prudentópolis. Possui em seu acervo mobílias, documentação textual, iconografia e afins;
  • Igreja Matriz de São Josafat:  é a mais tradicional igreja do local e uma das mais bonitas construções da região, ainda havendo celebrações de missa em ucraniano;
  • Gastronomia: devido às raízes ucranianas, a gastronomia local é riquíssima! Experimente o borsch, a sopa de beterraba com repolho, e também não deixe de comer a Krakóvia, um embutido semelhante à linguiça;
  • Saltos Gêmeos: este local é de difícil acesso, sendo necessário participar de uma expedição para chegar. As quedas possuem mais de 100m metros de altura, com uma distância de 500m entre ambas, e são lindíssimas! Se você curte aventura, vale a pena.

Onde comer e beber em Prudentópolis

  • O Recanto Teodorinho é um dos mais famosos da cidade. Fica na Avenida São João, uma das principais da cidade, e serve uma tilápia empanada deliciosa, perfeita com a cervejinha gelada que eles têm!
  • Cheiro de Terra
  • Pizzaria Velho Jango
  • Chapa Quente
  • Penteado
  • Tubas Bar
  • Deck Lounge (ambiente mais jovem)
  • Não deixe de tentar assistir também o grupo de dança Vesselka, com dança tradicional da Ucrânia! Certamente será uma experiência antropológica!

E aí, que tal analisar sua agenda e encaixar Prudentópolis no Paraná em seu roteiro de viagem? Garanto que você não terá nenhum arrependimento!

Você também pode gostar de:


 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás