Ecoturismo

Salto Angel: a maior cachoeira do mundo!


Imagem: DepositPhotos

Apesar de muito estigmatizada, a Venezuela abriga belezas naturais espetaculares e de tirar o fôlego. O Monte Roraima, que está em parte na Venezuela, já um destino marcado aqui no Leve na Viagem, mas a nova aventura que vamos mostrar é simplesmente a MAIOR cachoeira do mundo: o Salto Angel, com 979 metros de altura!! Ficou curioso? Vem ler tudo que temos por aqui 🙂

Salto Angel, Venezuela

Localizado no Parque Nacional Canaima, em Bolívar, o Santo Angel é uma absurda cachoeira de nada menos que 979 metros de altura. É simplesmente a maior cachoeira de todo o planeta Terra! Já deu pra perceber como é incrível, né? São mais ou menos 3 milhões de hectares de mata preservada no Parque Canaima, que fazem dele o sexto maior parque do mundo!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Nessa região as formações rochosas mais comuns são chamadas de Tepuy, elas têm um formato de “mesa” e se espalham ao longo de algumas poucas regiões do planeta, e na Venezuela há muitos deles. O Salto Angel está no Auyantepuy, que é justamente o maior do país, com mais de 700km quadrados e com altura máxima de 2.510m acima do nível do mar. Não é a toa que esse tepuy abriga a maior cachoeira do planeta que é 12 vezes maior do que as Cataratas de Niágara e 3 vezes maior que a Torre Eiffel, em Paris!!

Como chegar no Salto Angel

A forma mais segura e mais fácil de chegar ao Santo Angel ou Angel Falls, é voando até Caracas e, de lá, pegando um avião até o Parque de Canaima. A partir do Parque, são cerca de 4 horas de viagem num barquinho que percorre 70km rio acima, para depois andar 5km em uma trilha moderada e, enfim, estar frente a frente com o Salto Angel.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Também é possível conhecer a cachoeira das seguintes formas:

  1. Sobrevoo de avião ou helicóptero. Ambos saem do aeroporto do Parque Nacional de Canaima e tem duração de 30min sobre a cachoeira;
  2. Trekking de 8 dias até o topo (nível difícil) e descida de rapel pela cachoeira que pode ser feita em 1 dia (cerca de 10 horas de rapel) ou em 2 dias (dormindo em uma barraquinha pendurada no paredão).

A companhia aérea indicada para realizar uma viagem è Venezuela e explorar as belezas naturais desse país é a Copa Airlines. Aliás, a Copa é a cia principal para viajar pela América do Sul, América Latina e América do Norte. Suas conexões no Panamá são rápidas e se você tiver interesse e tempo, ainda pode facilmente fazer um Stop Over no hub das Américas e conhecer as praias paradisíacas panamenses, antes de seguir viagem para seu destino principal!

Voei do Brasil pela Copa Airlines, e com sua pontualidade, passei rapidamente pelo Panamá até chegar na capital Venezuelana, Caracas. Explorei a cidade por dois dias, me surpreendi positivamente e segui para o Parque Nacional de Canaima. Os voos para esse destinos são operados pela empresa venezuelana Conviasa e duram menos de 1h30.

Observação importante: O seguro viagem na Venezuela é obrigatório! Não viaje sem o seu; use a Seguros Promo

Como organizar a viagem para Salto Angel

Documentos necessários para viajar

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Comprovante internacional de vacina contra febre-amarela aplicada com no mínimo 10 dias antes da viagem;
  • Comprovante internacional de vacina contra o COVID.
  • Seguro viagem obrigatório para entrar na Venezuela.

Melhor época para conhecer Salto Angel

A melhor época para conhecer o Salto Angel é entre maio e dezembro, pois é quando as chuvas são mais frequentes. Apesar de parecer controverso falar sobre conhecer uma cachoeira em pleno período chuvoso, a recomendação se deve ao fato de que, como o trajeto é feito principalmente por barco, é preciso que o rio esteja cheio. Além disso, a queda d’água fica mais forte e chega ao solo, proporcionando aos turistas um banho inesquecível!

Onde se hospedar no Parque Nacional de Canaima

Toda a minha viagem foi organizada pela Ara Merú Lodge, um resort all inclusive que fica dentro do Parque Nacional de Canaima, no coração da selva. É, de fato, um lugar maravilhoso! Organiza o passeio para o Salto seja bate e volta (não recomendo, pois além de cansativo fico muito corrido), quanto com a pernoite em redário, na beira do rio, que foi justamente a experiência singular que vivi!

É super aconchegante e inclui na diária café da manhã almoço, lanche da tarde, jantar e bebidas não alcoólicas. Trabalham com a comunidade indígena local, Pemón, e está pertinho do centrinho da comunidade onde você pode ver o mercadinho, a escola, as casas, o centro de artesanato e a vida local. Não há restaurantes ou infra turística, por isso, os hotéis são all inclusive e organizam toda a viagem para você, desde os voos até o parque, até a recepção no aeroporto, alimentação e passeios.

O que levar para o Salto Angel

Você consegue desconto no site e nas lojas oficiais da The North Face com o cupom levenaviagem!

Parque Nacional de Canaima: muito mais que o Salto Angel

Para além do Salto Angel, o Parque Nacional de Canaima também conta com muitas outras possibilidades de vivência de ecoturismo. Um ótimo exemplo é o passeio pela Laguna de Canaima, em que você pode conhecer a força dos Saltos El Hacha e del Sapo! E detalhe: você conhece tudo isso por dentro da cachoeira! É inacreditável, lindo de viver. Quer saber mais como é? Vê um spoilerzinho nesse reels aqui:

Santo Angel: uma vivência inesquecível

Conhecer o Salto Angel é, de fato, uma experiência que vai marcar toda a vida. É emocionante, arrepia, enche a alma… Traz sensações indescritíveis. É, mais uma vez, a natureza nos mostrando quão incrível é e quão pequenos somos. A recomendação aos amantes de ecoturismo é: vá e viva uma dos momentos mais inesquecíveis da vida! <3

The North Face com desconto? Use o cupom levenaviagem

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás