Espanha

Roteiro de 4 dias em Madri – O que fazer na capital espanhola!


Madri é uma cidade que assim que você chega já se apaixona. Um dos maiores centros financeiros da Europa, com uma arquitetura riquíssima, preservada e repleta de opções agitadas para as noitadas da cidade. Parques verdes, edifícios históricos que remetem à Espanha imperial, mercados gastronômicos, tapas inesquecíveis. Difícil descrever o tanto de coisa boa na capital espanhola. Com centenas de coisas para fazer, esse post tenta compilar as atrações mais interessantes da cidade em um roteiro de 4 dias em Madri, sendo um deles bate e volta em Toledo, cidade medieval pertinho dali.



ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Antes de mostrar nosso roteiro, quero falar sobre algo muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança.

Minha seguradora é a Seguros Promo, que oferece um atendimento excelente, com preços igualmente bons. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! E, comprando por esse link, uma comissão vem para o Leve na Viagem, sem que você pague a mais por isso! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.

Leia também o post SAIBA TUDO SOBRE SEGURO VIAGEM EUROPA BARATO e informe-se mais sobre!

Ouça a playlist que fiz para esse post ou para sua viagem!

Mais informações e dicas:

  1. Excursão a Toledo e Segóvia
  2. Ingresso do Museu do Prado sem filas
  3. Visita guiada ao Palácio Real
  4. Ônibus turístico de Madrid
  5. Tour do Santiago Bernabéu
  6. Passeios guiados
  7. Museus
  8. Excursões de 1 dia
  9. ]Espetáculos
  10. Translados do Aeroporto
  11. Gastronomia



Roteiro de 4 dias em Madri

Primeiro, saiba onde se hospedar. Escolher um local para se hospedar é uma das tarefas mais importantes da viagem. Como Madri é muito grande, minha dica é que escolha um local que esteja bem perto de uma estação de metrô.

Veja as melhores opções:

  • PUERTA DEL SOL e GRAN VIA Região central de Madri com muitas atrações turísticas e, por isso, sempre muito movimentada;
  • BARRIO DE LAS LETRAS – Está perto da Puerta del Sol e tem uma vida noturna bastante agitada. Para quem procura balada, é uma boa pedida. No entanto, para quem procura silêncio, talvez não seja o ideal;
  • EL RETIRO e EL PRADO Essa região é lindíssima, mas infelizmente não tem muitas opções de hospedagem, fora Airbnb, se for o caso, e os luxuosos Ritz e Palace;
  • BARRIO DE SALAMANCA e SERRANO – Aqui é para quem tem classe e não precisa se preocupar com orçamento. A Calle Serrano é a rua mais famosa de compras de Madri, repleta de lojas de marca;
  • CHUECA e MALASAÑA – Chueca é a principal região gay de Madri e Malasaña tem uma noite bem movimentada. O ideal é procurar apartamentos no Airbnb, pois contam com poucos hotéis para os interessados;
  • LA LATINA Bairro bem próximo das principais atrações e com uma variedade interessante de bares e restaurantes. Foi essa região que escolhi ficar e simplesmente amei minha escolha!

Mas se você quer dicas detalhadas de onde se hospedar, dá uma olhada nesse POST!

 



Booking.com

Roteiro de 4 dias em Madri: como sair do Aeroporto para o Centro

O aero Barajas dispõe de 4 opções para você chegar até o centro: táxi, metrô, ônibus (para a praça Colón ou Chamartín) e trem (até a estação Atocha).

Mesmo chegando à noite e cansada da viagem, eu preferi ir de metrô até o bairro da Latina. Sabia que utilizaria muito o metrô, então já quis me apropriar um pouco das linhas e estações e, claro, economizar dinheiro.

As máquinas para comprar os tickets do metrô parecem um pouco complicadas, mas há sempre algum assistente para ajudar na tarefa. Aproveite para pegar o mapinha das linhas desse meio de transporte, pois ele andará no seu bolso a viagem inteira.

 

Dica

Dica: precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. Eu sempre viajo conectada para não depender de wifi e os chips deles tem operação específica para Europa, ou seja, qualidade. Clicando aqui, você compra seu chip e colabora com uma pequena comissão que vem para o Leve na Viagem, sem pagar a mais por isso 🙂

Faça um tour grátis em Madri!

Roteiro de 4 dias em Madri – 1º Dia

Minha estadia foi na Calle Toledo, pertinho da Puerta de Toledo. Inclusive, eu a via da janela do meu quarto. Meu primeiro dia já começou passando por ali.
Caso não esteja perto dela, não sei até que ponto é imprescindível visitá-la, honestamente. Se for esse o caso, siga para o ponto seguinte!

Já matei logo esse ponto e segui caminhando pela Calle Toledo até a Plaza Mayor, visita obrigatória na capital espanhola.

Chegando lá é aquela velha história de expectativa vs realidade. A praça estava lotadíssimaaa e eu mal conseguia achar meu lugar ao sol. Mas as construções do local são realmente incríveis… Lá estão a Estátua de Felipe III, a Casa da Padaria e o Arco de Cuteleiros.

Os restaurantes da praça têm um preço muito mais elevado. Portanto, se você prioriza a economia, esse não é um bom local para sentar, comer e curtir a paisagem.

Com o mapa em mãos, verá que a Puerta del Sol está bem ao lado da Plaza Mayor. Vá até lá e caminhe nas ruelas transversais à praça. Existem por ali muitos restaurantes, lojas e bares.

Nos arredores da Puerta del Sol e Plaza Mayor está também a San Ginés Chocolateria, desde 1894 – o chocolate quente com churros mais famoso da cidade. Não me aventurei nessa empreitada, mas fica a sugestão.

O Mercado de San Miguel é ótima opção gourmet, ao lado da Plaza Mayor. A variedade de tapas, tortillas, azeitonas e outros aperitivos é enorme! Além de ser um charme, claro. Quase não há lugares para sentar. Por isso, o ideal é comer mesmo nas bancadas e degustar um pouquinho do que mais lhe agradar.

Na região está o Palácio Real e a Catedral de Almudena. Duas construções lindíssimas e imponentes que merecem sua visita. Falo mais delas no post 10 PONTOS TURÍSTICOS EM MADRI QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

 

No passeio do dia, caminhe pela Gran Vía, uma das mais importantes avenidas da cidade. Tem muita loja e restaurantes tipo fast food, mas nada que te prenda ali por muito tempo.



À noite, minha dica é uma caminhada pelas ruas de Malasaña. Com centenas de bares e pubs, é bem movimenta, principalmente nos finais de semana. O bacana é chegar cedo, até umas 19h30, para pegar algum bar que tenha mesa na janela. Assim você passa a noite bebendo e comendo enquanto observa o movimento intenso da rua. Para ir até lá, desça na estação de metrô Tribunal. Se quiser voltar também de metrô, fique atenta ao horário: ele funciona até 1h3o da manhã.

 

Roteiro de 4 dias em Madri – 2º dia

Dia de conhecer a Puerta de Alcalá, o Palacio de las Comunicaciones e a Fuente de las Cibeles. A estação de metrô para essas atrações é a Banco de Espanha.

Segui para o Museo del Prado, que está a 10 minutos de caminhada dali. Por fora já é lindo, imagina por dentro… Perca-se no museu que é um espetáculo!
Saindo, segui para o restaurante TorreNostra para comer uma paella. Ele está pertinho do Museu, nas redondezas da Calle Morete, que tem vários restaurantes com mesas do lado de fora, pertinho do Parque del Buen Retiro. Se preferir apenas uns tapas, indico o El Tigre, famoso pelos tapas gigantescos e pelo preço bem acessível.

Depois do almoço, foi para lá mesmo que fui, passear na natureza e conhecer o Palácio dos Cristais. O parque é lindo, ótimo para caminhadas, piqueniques, música ao vivo e atividades física. Sempre amo encontrar refúgios verdes em cidade grande e é de praxe minha ida até esses lugares.

 

Ao final da tarde fui conhecer o Mercado San Antón, que está no bairro mais LGBT de Madri, o Checa. Depois de conhecer o San Miguel, achei o San Antón menos charmoso e menos interessante… Mas a região é bacana e vale uma passadinha pra conhecer um outro estilo de mercado. Parei no restaurante Palosanto, ao lado do mercado, para uma cerveja deliciosa e bons tapas.

À noite, vale uma passada em alguma Taberna da cidade. São bares localizados em construções muito antigas, de centenas de anos. Eu fui na Taberna de la Bohemia, na frente do Mercado San Miguel, que tem mais de 400 anos! Comida boa e atendimento excelente.

3º dia

Foi o dia em que fiz bate volta em Toledo, cidade medieval a 30 minutos de trem da capital espanhola (leia mais no post COMO FAZER UM BATE VOLTA EM TOLEDO?).

Comprei a passagem de ida e volta com antecedência no site da RENFE. Parti de Madri às 10h30 e voltei às 18h30. Foi tempo suficiente para desbravar Toledo todinha e me perder nas ruelas da cidade.

Para pegar o trem, é preciso ir de metrô até a estação Atocha Renfe e procurar o embarque para os portões dos trens. A volta sai da estação de Toledo e chega também na Atocha Renfe em 30 minutos, ou seja, às 19h já estava em Madri novamente.



Assim que cheguei na cidade, como estava escurecendo por volta das 20h30, fui passear na Ponte de Toledo, perto de onde estava hospedada. Li pouco a respeito desse ponto nos posts sobre Madri, mas gostei da escolha de ir até lá. O final de tarde estava bem bonito, há uma área verde embaixo da ponte, onde muitas pessoas utilizam para piqueniques e atividade física.

 

 

Roteiro de 4 dias em Madri – 4º e último dia em Madri

Caminhando pelo bairro La Latina, que é ótimo para andar a qualquer hora, diga-se de passagem, andei pelo Mercado de La Cebada, todo grafitado. Por ser domingo, estava tendo uma pequena feira de comida e artesanato e música ao vivo. Ele fica exatamente ao lado da estação de metrô La Latina.

Ali do lado da estação de Metrô La Latina, todos os domingos de 8h30 às 15h30 acontece uma grande feira de rua. Eu sou LOUCA por essas feiras e tive que me conter para não passar meu domingo inteiro ali! Muitas coisas para todos os gostos: comida, roupas, artesanato, bijuterias, sapatos, antiguidade. A feira se estende por diversas ruas da região e estava muito cheia meeesmo. Vale uma passada!

Após sair às pressas da feira (pois quase não tem fim rsrs), fui conhecer o Templo de Debod, um presente do Egito à Espanha, bem interessante. A visita leva cerca de 30 minutos, no máximo, e a melhor hora para visitá-lo é ao pôr do sol. Dizem, inclusive, que é o entardecer mais bonito de Madri. Eu não consegui ir nesse horário, pois já iria embora no final da tarde, mas fica para uma próxima visita. Para ir até ele, pegue o metrô até a Plaza España; ele estará a 10 minutos de caminhada.

 

Saindo de lá fui para o Museu Reina Sofia, que aos domingos é gratuito a partir das 13h30. Também muito lindo e simbólico por conta da obra Guernica, de Picasso. Para ir até lá, pegue o metrô até a estação Atocha Renfe e em 5 minutos de caminhada você estará no Museu.

No fim da tarde parti para meu próximo destino, Amsterdam. Se for para o aeroporto de metrô, como eu, fique atento ao seu terminal, pois há 2 estações de parada. Uma para os terminais T1 – T2 e T3 e outra para o terminal T4. O trajeto é longo e o aeroporto é grande, por isso, calcule pelo menos 2 horas e meia de antecedência para chegar sem correr o risco de perder seu voo! 😉

Eu fiquei 3 dias inteiros em Madri e um em Toledo. Foi suficiente? Eu achei que sim. Mas, honestamente, se tivesse mais tempo, teria conhecido a cidade com mais calma e teria conseguido descansar um pouquinho. O roteiro de 4 dias em Madri acabou se resumindo em 3 dias bem corridos e com uma atração após a outra. Se uma das prioridades é conhecer a cidade com tempo livre, talvez um dia a mais fosse o ideal. De qualquer forma, é uma cidade que merece ser visitada mais vezes pela quantidade de atrações e beleza!

Se gosta de informações detalhadas do seu destino, veja alguns guias que recomendo:

Se tiver mais dúvidas, deixe sua pergunta aqui ou peça um roteiro personalizado com todos os detalhes para sua viagem!

E não esqueça de ler mais a respeito no post 10 PONTOS TURÍSTICOS EM MADRI QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

 


IMPORTANTE!

Não esqueça de fazer o seu seguro viagem para ir tranquil@! Nessa minha viagem para a Europa, por exemplo, fui pega de surpresa por uma bela canelite e precisei utilizar meu seguro viagem. É barato, fácil de usar e pode ser uma mão na roda!

Acesse o site do Segurospromo para as melhores empresas com os melhores preços!

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • aaah deu uma saudade de madrid! assim que cheguei, já senti que conseguiria morar ali bem, eles acolhem a gente ne?! o povo é tão simpatico por la! amei seu roteiro!

  • Que achado esse post. Estou indo a Madri em fevereiro e tô começando a pesquisar e fazer o roteiro ainda. Já adorei as dicas de hospedagem, estava com certa dúvida. Acho que vou me encantar com esse lugar!!

  • Estou planejando uma viagem para a Europa em junho do ano que vem. Estou na dúvida ainda se encaixo Madri ou não no roteiro, vi que no final você comentou que ficaria até mais do que 4 dias por lá, mas tinha pensado só em 2 dias...vc acha que dá pra conhecer o essencial em 2 dias inteiros e não ir a Toledo?

    • Oi Gabi! 2 dias é bem rapidinho... Mas se animar mesmo, dá pra otimizar o tempo e conhcer o básico básico. Recomendaria a Plaza Mayor, Palácio e Catedral, Parquel del Retiro, Museu del Prado e Mercado San Miguel. Acho que consegue ver tudo nesses dias!

  • Que bacana esse post, Luisa! Ainda não estou planejando uma trip para Madri, mas eu adorei suas dicas e seu roteiro ficou muito bom mesmo!!! Fiquei com muita vontade de conhecer :)

  • Que linda essa Madri! Super colorida e acolhedora. Tem muitos belos pontos turísticos. Achei o post bem completo e com dicas interessantes. As fotos da comida deram água na boca rrsrs. Beijos

  • Visitei Madri por uma tarde e fiz exatamente o w sugeriu rsrs vale a pena a visita, mesmo q corrida adorei. Agora preciso ir com calma pra conhecer esse paraíso na Espanha.

    • As vezes temos essas passada rápidas em cidades europeias né?! Que bom que pegou alguma sugestão daqui Leo, obrigada!

  • Muito bom esse seu roteiro, eu estive em Madrid, sendo 3 dias na cidade e 1 em Toledo e fiquei com a impressão de que 4 dias inteiros na capital seria o ideal, vc montou um roteiro bem certinho em relação ao tempo por lá. Parabéns pelo post

  • Que sucesso de post, praticamente um guia! Ainda não conheco Madri (só Barcelona), dicas mais que anotadas (post salvo, inclusive). Adoro a vibe da Espanha, ainda mais no verão. Acho eles parecidos com a gente... mais "calientes".

  • Ahhhh eu conheci Madri esse ano e amei!!! Quanta gente, quanta coisa pra fazer, pena que foi muito rápido era minha última cidade do mochilão =( preciso voltar e fazer esse roteiro que você postou! :D

  • Fiquei encantada com sua viagem. Acompanhei tudo nas redes sociais! Você sempre tem as melhores dicas. E as fotos? Estão lindas demais! Parabéns.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás