Dicas de Viagem

Retomada do turismo após a Covid-19: saiba mais sobre o tema


O turismo, sem dúvidas, foi um dos setores mais atingidos pela crise econômica causada pelo novo coronavírus. E foram vários os fatores que vieram a contribuir para a queda na demanda das viagens e consequente crise no setor. As viagens foram suspensas por tempo indeterminado, e muitas pessoas que já tinham comprado passagens e feito reservas acharam melhor cancelar seus planos. Agora, a grande pergunta é como será a tal retomada do turismo.

Além disso, a determinação das autoridades sanitárias foi adotar medidas como o isolamento e o distanciamento social, mantendo as pessoas em casa. Outro fator importante foi que, devido à crise, muitas pessoas, infelizmente perderam suas fontes de renda. Outras viram seu dinheiro minguar, devido a cortes nos salários, feitos a fim de tentar garantir a sobrevivência das empresas. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

E, naturalmente, além de todos esses fatores, mesmo quem podia viajar não se sentiu seguro para tanto. Assim como muitos ainda não se sentem prontos para retomar seus planos de viagem.

Entretanto, para as pessoas que amam viajar, como eu, foi uma grande frustração ter as viagens suspensas, mesmo compreendendo a necessidade da medida. Obviamente que era muito necessário que as viagens fossem interrompidas e que o isolamento social fosse cumprido. 

Mas agora chegou o momento da retomada do turismo após a Covid-19. Aos poucos, as viagens nacionais e internacionais poderão ser retomadas. Certamente algumas mudanças serão necessárias para garantir a maior segurança de viajantes e profissionais envolvido no processo.

Por isso, fica por aqui que eu vou te explicar direitinho como as viagens irão funcionar a partir de agora. Você vai ver que não precisa mais se privar de viajar, mas precisa, de fato, tomar alguns cuidados para tornar a sua experiência a mais segura possível. 

 

O que mudou: a retomada do turismo após a Covid-19

Já ficou claro que serão necessários diversos cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Confira a seguir as principais mudanças no turismo pós pandemia e na aviação. São medidas que terão de ser cumpridas por empresas e viajantes, conforme o caso, para garantir a saúde e a segurança de todos. 

Uso de máscaras

O uso das máscaras foi visto com um pouco de estranheza no início, principalmente nos países ocidentais. Entretanto, nas ruas de todo o país e vários lugares do mundo, é cada vez mais comum ver que as pessoas já incorporaram a máscara no seu dia a dia. Em vários destinos, inclusive, já estão sendo aplicadas multas para o descumprimento da regra. 

Contudo, felizmente seu uso já está naturalizado e alguns inclusive aproveitam para utilizá-la como um acessório para incrementar o visual. Há modelos de cores e estampas dos mais variados, que agradam tanto aqueles de estilo mais básico quanto aqueles com mais personalidade. As máscaras são obrigatórias para viajantes nos aeroportos e nas áreas comuns de hotéis e hostels. Além disso, também é necessário usar nas ruas, em atrações culturais e turísticas, ou seja, em lugares públicos, no geral. 

 

Intensificação do uso das tecnologias no atendimento ao passageiro

O uso de tecnologia nos aeroportos não é recente, mas a pandemia veio para reafirmar e acelerar ainda mais essa tendência. Com o uso da automação pelas companhias aéreas, será cada vez menor o número de pessoas em atividades que lidam diretamente com o público. Ao invés de ser atendido por um colaborador da empresa aérea, por exemplo, será cada vez mais comum o próprio passageiro realizar seu check-in. 

 

Realização de exames

A realização de testes da Covid-19 no check in já é uma realidade. São os testes rápidos, nos quais o resultado demora apenas dez minutos para sair. Outras companhias passaram a adotar a medição da temperatura dos passageiros como um dos procedimentos de embarque. Além disso, para um cuidado ainda maior com os passageiros e colaboradores, outras empresas aéreas passaram a exigir dos seus funcionários o uso de luvas e um avental descartável por cima do uniforme. 

 

Aumento da distância entre os assentos

Algumas companhias aéreas não estão vendendo o assento do meio, em aeronaves com blocos de três assentos. Essa medida é polêmica e está causando uma certa apreensão no setor das empresas aéreas. Diminuir o número de passageiros em cada vôo pode aumentar muito o custo das passagens, a ponto de inviabilizar a operação das empresas em alguns casos. Por certo, isso seria bastante complicado para o setor de aviação civil, já que esse foi um dos mais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia. 

Contudo, essa é uma medida sanitária muito importante para a diminuição do potencial de contágio do vírus, por isso as empresas aéreas estão se adequando à nova realidade. 

 

Mudanças ou supressão do serviço de bordo

Em voos curtos, a recomendação é deixar de adotar o serviço de bordo. Porém, se o serviço for muito necessário, como é o caso dos vôos longos, os cuidados com a limpeza devem ser reforçados. As refeições devem ser embaladas individualmente, e todos os objetos higienizados antes de servir, a fim de evitar a contaminação cruzada. Essa é uma orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

 

Limpeza

As aeronaves, e também as áreas comuns de aeroportos e estabelecimentos de hospedagem, devem passar por uma rigorosa limpeza e desinfecção com muito mais frequência.

Restaurantes e cafeterias

É necessário aumentar a distância entre as mesas e cadeiras, e colocá-las do lado de fora, aproveitando o espaço ao ar livre, sempre que for possível. Os estabelecimentos que adotam o serviço de buffet também devem repensar esse modelo.

 

Museus, centros culturais e demais atrações turísticas

Deve ser respeitado o distanciamento entre as pessoas e adotado o funcionamento em horários alternativos ou a visitação com horário marcado, a fim de evitar ao máximo a formação de aglomerações. 

Essas são as principais mudanças que estão sendo implantadas, aos poucos, com a retomada das viagens após a pandemia. Muitas outras ainda estão sendo discutidas, como o documento que atesta que o viajante está imune à Covid-19, o chamado “Passaporte imunidade”. No entanto, essa é uma questão que só pode ser estabelecida após o lançamento, distribuição e vacinação em massa contra o novo coronavírus. 

 

Retomada do turismo após Covid-19: cuidados necessários

Muitos desses cuidados a gente já vem adotando no nosso dia a dia, toda vez que saímos de casa. Sem dúvida, eles devem ser levados e reforçados nos momentos de viagens. Confira a seguir o que você não pode deixar de fazer nas suas próximas viagens.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

1. Máscara

Uso de máscara é obrigatório em praticamente todos os lugares públicos. Lembrando que a máscara deve ser trocada a cada três horas, no máximo, ou sempre que estiver rasgada, úmida ou suja. Dê preferência às máscaras descartáveis, já que são muito mais práticas, especialmente se você tiver restrições para lavar roupa. Para retirá-la do rosto, use apenas o elástico atrás das orelhas. O cuidado também deve se estender ao descarte da máscara: antes de jogar fora, coloque dentro de uma sacolinha (preferencialmente reciclável).

2. Higiene

Lave as mãos cuidadosamente sempre que for possível. Quando não for, higienize-as com álcool em gel. Tenha sempre um frasco de álcool 70% dentro da sua bolsa ou mochila.

3. Não aglomere

Evite qualquer tipo de aglomeração e mantenha o distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as pessoas.

4. Sem contato físico

Evite qualquer contato físico. Infelizmente os apertos de mão, abraços e beijinhos no rosto ao cumprimentar não estão permitidos, ao menos por enquanto.

5. Higienização

Antes de fazer suas refeições, lave as mãos e não se esqueça de higienizar os talheres com álcool em gel.

6. Não toque em superfícies

Em ambientes de grande circulação de pessoas, como aeroportos e saguões de hotel, evite tocar em maçanetas, paredes, corrimões, puxadores de porta, bancadas etc. O mesmo vale para o embarque e desembarque de veículos: só toque no que for indispensável.

7. Não compartilhe objetos

Evite a todo custo emprestar ou tomar emprestado objetos pessoais como celulares, câmeras fotográficas e canetas.

8. Use álcool em gel

Sempre que possível, higienize com álcool em gel os objetos que você manuseia constantemente: carteira, celular, documentos, óculos, chaves etc.

9. Evite usar dinheiro em espécie

Pague suas despesas com cartão de crédito ou cartão viagem, evite usar notas e moedas. Se você tiver disponível um cartão que seja contactless (que não precisa pegar a maquininha, basta aproximá-lo), melhor ainda. 

Mudanças no turismo em diversos países do mundo

  • Barreira à entrada de viajantes vindo de alguns países: a União Europeia vai barrar viajantes oriundos de países onde a pandemia da Covid-19 se encontra fora de controle. Infelizmente, o Brasil se encontra na lista, junto com países como os Estados Unidos, a Rússia e a Índia, que também registram um grande número de casos da doença.
  • O governo de Portugal, para incentivar a retomada do turismo no país, adotou o selo “Clean & Safe” (limpo e seguro, em português) para atestar o cumprimento adequado das medidas contra o avanço do coronavírus em estabelecimentos como hotéis, restaurantes e até mesmo em residências utilizadas no Airbnb.
  • A Espanha também elaborou um rigoroso protocolo de saúde para a retomada gradual das atividades turísticas, que deve ser seguido por estabelecimentos como hotéis, restaurantes e campings.
  • Travel bubbles: são as chamadas “bolhas turísticas”. A ideia é oferecer aos viajantes lugares próximos, para que assim eles possam se deslocar com segurança e tranquilidade. Basicamente é o turismo incentivado entre países vizinhos, para dar um fôlego à economia e ao setor turístico dessas regiões. Porém, é necessário que a pandemia esteja sob controle para a adoção desse modelo. É o caso do Leste Europeu, dos Balcãs e da Escandinávia, da Noruega e da Dinamarca. Também será incentivado o turismo na Oceania, entre os habitantes da  Nova Zelândia e da Austrália.
  • No Reino Unido está sendo exigida dos viajantes que chegam a seu território o cumprimento de uma quarentena. Contudo, o governo avisa que a medida pode ser revista posteriormente.
  • Alguns países estão incentivando o turismo dentro de seu território com auxílio financeiro, ao custear parte das despesas de seus cidadãos com viagens. Esse é o caso do Japão, da República Tcheca e da Rússia.

Tendências

Ainda falta muito para definir qual será o futuro das viagens internacionais e como será exatamente a retomada do turismo após Covid-19. Tudo ainda é muito incerto, mas, além dos cuidados necessários para garantir a segurança e o bem-estar de todos, já podemos vislumbrar algumas tendências para as próximas viagens. Levando em conta, obviamente, os costumes de cada país, já que o hábito de viajar está profundamente ligado com a cultura de cada região. 

Uma delas é a valorização do turismo doméstico. Além das razões óbvias como as restrições à entrada de viajantes em alguns países e a queda no poder aquisitivo, no início, as pessoas se sentirão mais seguras para viajar dentro do próprio país. 

Outra possibilidade é a valorização do turismo de natureza. Os espaços abertos e as atividades ao ar livre, sobretudo hoje em dia, se apresentam como uma alternativa muito mais saudável em relação à visita a lugares muito badalados. 

Também está sendo discutida a possibilidade de alteração no calendário escolar. Sabemos que as férias escolares geram a alta temporada de viagens. Uma alternativa pode ser alternar os períodos de férias e assim distribuir melhor a demanda.  

Importância do seguro viagem

Mesmo com todas as precauções a serem tomadas, obviamente você só deve retomar suas viagens quando se sentir seguro o bastante. 

Não dá para viajar sem contratar um seguro viagem, mais ainda nos tempos em que vivemos. Não se pode nem imaginar a possibilidade de adoecer longe da sua cidade e não ter certeza de poder contar com assistência médica de qualidade. Além disso, o seguro viagem pode ampará-lo em diversas situações, como cancelamento e atraso de voos e extravio de bagagem. Você deve se informar e esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de coberturas e os detalhes de como deve agir no caso de algum imprevisto. 

Caso você tenha alguma doença crônica, seja idoso(a) ou esteja grávida, converse com seu médico e demais profissionais de saúde que acompanham você. Essa medida é indispensável para que você possa se informar, adotar algum cuidado específico e ficar muito mais tranquilo para aproveitar a sua viagem. 

E, caso você sinta, durante a viagem, qualquer sintoma que possa ser de Covid-19, sempre mantendo a calma, deve tomar as medidas a seguir. Informe imediatamente à direção do estabelecimento onde você esteja hospedado, e entre em contato com a seguradora. Além disso, evite ao máximo qualquer contato com idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. 

Espero que essas dicas sobre a retomada do turismo te ajudem a realizar viagens mais seguras e igualmente incríveis, como antes!

E veja, você também pode gostar:


 

 

 

 

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás