Maranhão

Parque Nacional Chapada das Mesas, Maranhão


Acredito que você já deve ter ouvido falar no Parque Nacional Chapada das Mesas como um dos paraísos do Maranhão. E é mesmo! Até escrevi um post detalhado: CONFIRA UM ROTEIRO COMPLETO PELA CHAPADA DAS MESAS MARANHÃO!

Por isso, quando estiver visitando o estado, não deixe de conhecer esse cantinho de beleza natural incrível. Organizei várias informações sobre o Parque para te ajudar em sua viagem. Confira! 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Parque Nacional Chapada das Mesas: onde fica?

Criado em 2005, o Parque Nacional Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental e está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Carolina, Riachão e EstreitoFica no centro-sul do estado, divisa com o estado do Tocantins, que também tem dezenas de belezas naturais que você pode achar nos posts: 

A região é rica em diversas espécies de plantas e animais e o potencial turístico tem crescido cada vez mais por conta das belezas naturais locais.

Como chegar no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Bom, para chegar na Chapada das Mesas, você pode pegar um voo até a cidade de Imperatriz (MA) ou Palmas (TO) e depois alugar um carro. Verifique, também, se a pousada que você irá se hospedar oferece o serviço de transfer. Caso você opte pela Jalapão 100 limites, a empresa que fui, recomendo e você ainda consegue desconto por ser leitor do Leve na Viagem. Eles te encontram em Palmas e te levam de 4×4 até Carolina. Ficam encarregados de toda a logística, entrada do Parque, atrações, hotéis, alimentação, guiagem e definição de roteiro. É uma mão na roda e você ainda consegue 5% de desconto usando o cupom levenaviagem. Se preferir, já pode enviar e-mail pedindo orçamento ou tirando dúvidas no formulário abaixo:

    Principais atrações do Parque Nacional Chapada das Mesas

    Pedra Caída

    O complexo particular da Pedra Caída parece um resort: possui piscinas e toboáguas. Além dessas atrações, os visitantes ainda podem fazer tirolesa. A área conta com diversas cachoeiras e é possível chegar a todas elas com segurança por meio de escadas e passarelas. Fica a 35 km do município de Carolina. 

    Poço Azul

    Esse balneário vale muito a pena ser visitado. Seu cenário paradisíaco é considerado por muitos como a melhor atração da Chapada das Mesas. Fica no município de Riachão. No mesmo atrativo está também a Cachoeira de Santa Bárbara, com 70 metros de queda d’água.

    Trekking no Morro do Chapéu

    Para chegar às cachoeiras, é preciso passar por trilhas. Porém, essa é específica para quem gosta de praticar esse esporte. 

    O alto do Morro do Chapéu é fantástico para apreciar a paisagem da Chapada das Mesas. Mas se você não tem costume de praticar trekking, o passeio não é aconselhável. São 378 m de subida na pedra. A atração é adequada apenas para quem possui habilidade em trekking.

    Encanto Azul

    Pertinho do Poço Azul está o Encanto Azul, que faz jus ao nome. Com água cristalina e turquesa, tem 7 metros de profundidade e é maravilhoso para banho!

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    Portal da Chapada

    Um dos símbolos da Chapada das Mesas, é uma fenda em forma de G em uma enorme pedra. No fim da tarde a natureza proporciona um lindo espetáculo: pôr do sol visto por um belo ângulo, através da fenda. 

    As cachoeiras do Parque Nacional Chapada das Mesas

    O Parque é conhecido pela beleza de suas cachoeiras, sendo que algumas ultrapassam os 70 m de altura. Além disso, todas formam uma linda piscina natural, ideal para um mergulho. O Parque Nacional Chapada das Mesas possui nada menos que 15 cachoeiras, 22 rios e mais de 400 nascentes.

    Cachoeira de São Romão

    Essa majestosa queda d’água tem o maior volume de água da região e fica a 86 km do Centro de Carolina, sendo 54 km deles percorridos em estrada de terra. Também é preciso passar por uma pequena trilha, mas essa sem nenhuma dificuldade. É necessário veículo 4×4 para chegar até lá. Para visitá-la é cobrada uma taxa de R$ 20. 

    Também é bastante comum a prática de caiaque por conta da pouca profundidade das margens da cachoeira, disponível no local, e também é possível ir sentir a força na natureza atrás da queda. Ir com guia é recomendado por conta da estrada e das dicas locais. Mais uma vez, indico a Jalapão 100 Limites.

    Cachoeira do Prata Chapada das Mesas

    Passando por uma trilha íngreme, é possível chegar a essa linda cachoeira no Rio Prata. Possui 23 m de altura e duas quedas são formadas em um grande paredão de pedras, formando um cenário único. O almoço por ali é uma comidinha caseira das boas! Como é mais distante e não sinalizada, é melhor que você contrate um guia experiente para auxiliá-lo. 

    Aluguel de carro para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas

    Se você optar por explorar o lugar sem auxílio de agência (o que não recomendo), você precisará alugar um carro.  E, como disse acima, para algumas regiões é necessário que seja 4X4. Há diversas opções para aluguel de carros na Rentcar, um buscador no qual você pode conferir e comparar carros e preços que melhor se adequam à sua viagem. Não esqueça de fazer suas reservas por aqui, assim ajuda o Leve na Viagem a continuar trazendo informações úteis para milhares de viajantes. 🙂

    Onde se Hospedar

    Para explorar a região, você pode se hospedar no município de Riachão ou Carolina. É mais aconselhável este último, e no post detalhadíssimo com um roteiro completo na Chapada das Mesas Maranhão, eu deixo a sugestão de 13 pousadas pela região! Lembrando que, se optarem pela Jalapão 100 Limites com seu desconto, a hospedagem já estará inclusa!

     

    Inclua a Chapada das Mesas no seu roteiro, é deslumbre antrás de deslumbre…


     

    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    Posts recentes

    Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

    Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

    % dias atrás

    Como escolher a melhor mochila de trekking?

    Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

    % dias atrás

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás