Arraial do Cabo

Praias de Arraial do Cabo – O caribe no Brasil


Ah… como as praias de Arraial do Cabo não tem igual! Se você está procurando um lugar paradisíaco, com águas cristalinas e geladas, areia branca e um calor de rachar, não precisa ir para Aruba, San Andres, Cancún, ou qualquer outro Caribe ali da Venezuela, Colômbia…. Você pode gastar muito menos e transbordar de alegria bem aqui pertinho, no “errejota”.

A apenas 170 km do Rio de Janeiro, em um dia sem trânsito você consegue chegar em Arraial em 2h20. A estrada é boa e possui alguns pedágios no caminho. Se você estiver em Búzios, está a 38 km, e se estiver em Cabo Frio, a apenas 13 km de distância. Se não mora nessa região, a melhor alternativa é chegar até o Rio e alugar um carro para ir até Arraial, que está no litoral norte da capital carioca. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Você pode também entrar em contato com a Nattrip , agência especializada em trilhas e roteiros no Rio de Janeiro e redondezas, e  também parceira do Blog. É só enviar mensagem pelo formulário abaixo com solicitação de roteiros. Você ainda consegue 5% de desconto com o cupom levenaviagem, só pedir e pronto!

    Onde Ficar

    Arraial não é uma cidade grande. O centrinho é pequeno e as distâncias estão mesmo entre algumas praias. Aí vai do seu seu gosto. Se ficar hospedado na Praia dos Anjos, pode dar um pulo na Praia do Forno todos os dias. Se estiver de carro, tudo fica mais fácil. 😉

    Veja onde se hospedar barato em Arraial do Cabo.



    Booking.com

    Praias de Arraial do Cabo

    Como eu disse e você já deve saber, as praias de Arraial do Cabo são surreais, principalmente em dias de sol. Água transparente em meio a morros verdes, cactos e areia branca. O visual compõe um cenário de filme. Para conhecer bem a cidadezinha e as praias, eu recomendo 4 dias. No entanto, é bem verdade que em 3 você consegue conhecer as principais praias de Arraial do Cabo e sair de lá contemplado e feliz. Mas é aquilo, como a natureza de lá é um paraíso, quanto mais dias ficar para aproveitar aquelas paisagens, melhor.

    Apenas saiba que a cidade em si não oferece muitas atrações interessantes; o forte é o mergulho, as praias e os passeios de barco.

    Praias de Arraial do Cabo: Praia Grande

    A praia principal da cidade é bastante extensa e de água beeem gelada. Em dias de sol e quando o mar não está muito mexido, tem uma água de cor azulada e é excelente para caminhadas. Claro que não resisti e na minha chegada a Arraial já fui caminhar praticamente toda a praia. Foram 50 minutos de ida mais 50 minutos de volta. Boa ideia para quem gosta de lugares vazios, preservados e ótimos para apreciar a natureza, como os mergulhões que pesam ali o dia todo.

     

    Praias de Arraial do Cabo: Praia dos Anjos

    É onde está o porto da cidade. De águas azuis claras e areia branca, está sempre cheia de barcos que saem para os passeios de turismo ou para pescar. No final da tarde, sempre tem um futebol na areia e no pico do verão tem barraquinhas na calçada com algumas opções de lanches. Ali perto também estão os restaurantes e alguns bares da cidade. Do Pontal do Atalaia e da trilha da Praia do Forno se tem uma vista linda da Praia dos Anjos.

     

    Praias de Arraial do Cabo: Prainhas do Pontal

    Bom, primeiro é importante entender que em Arraial existem duas prainhas. Uma que é logo no início da cidade e que tem bastante infraestrutura. Barraquinhas, SUP, caiaques. A outra é a Prainha do Pontal do Atalaia, que na maré baixa forma duas prainhas.
    Para ir até elas você pode ir a pé, caminhando cerca de 4 km a partir da praia dos Anjos, nada agradável se estiver um soléu, mas que já seria um bom exercício do dia! Ou você pode ir de carro, seguindo as plaquinhas a partir da entrada do Pontal do Atalaia. É bom saber que você pega uma pequena estrada de terra e que se o tempo estiver fechado ou em dias de chuva, pode não ser de acesso muito fácil.

    Logo chegando, você vê uma escadaria de madeira linda rumo ao paraíso! Ali é o point da foto. Dureza vai ser encontrar ela vazia para uma selfie. rsrs
    À frente da prainha está a famosa e lindíssima Praia do Farol; mais abaixo falarei dela.

    Já na praia, quando está na maré baixa, elas viram praticamente uma só. De um lado está a prainha para quem gosta de mais movimento, com guarda sol e comidinhas. Já do lado esquerdo a parte mais calma e vazia, que particularmente me agrada muito.

    Dica: se você foi à tarde ou conseguiu passar o dia todo na praia, saindo de lá, assista ao famoso pôr do sol no Pontal do Atalaia. Com uma vista incrível, ali é o lugar ideal para o final da tarde. Ache seu cantinho e seja abençoado por esse espetáculo da natureza!

    Praias de Arraial do Cabo: Praia do Farol

    É simplesmente uma das praias mais bonitas do Brasil. Ela está na Ilha do Farol e você só chega lá de barco. O passeio dura cerca de 45 minutos, pois é preciso autorização da marinha para entrar na praia, e como o acesso é restrito, só é permitido ficar no máximo 45 minutos no paraíso. Ela é cercada por dunas e é um lugar excelente para mergulhar.

    Por ter acesso restrito, aconselho pegar um passeio de barco (dentre as diversas opções que existem) que saia o mais cedo possível. Primeiro porque você aproveita a praia enquanto ela está mais vazia. Segundo porque não corre o risco de não poder parar na praia porque houve a lotação. Para isso, eu sugiro o passeio do pessoal do Saveiro Don Juan que sai cedinho e parte direto para a Praia do Farol. O atendimento é excelente, o pessoal super animado e o barco tem uma estrutura ótima!

    O roteiro do passeio é: Praia do Farol, Fenda da Aparição – Nossa Senhora, Pedra com o perfil de Gorila, Gruta Azul, Restaurante Flutuante, Prainhas e Praia do Forno. Por volta das 13 horas você já está livre. Infelizmente, no dia que eu fiz o passeio o mar estava de ressaca e não conseguimos ir até a Gruta e também não descemos na Praia do Farol. Uma pena, mas são coisas da natureza e só basta respeitar. De qualquer forma foi lindo!

    Quando chegamos na Praia do Forno, resolvi ficar por ali e voltar para a cidade por trilha, que tem um visual incrível e está a apenas 15 minutos do centro.

    Praia do Farol ao fundo

    Praias de Arraial do Cabo: Praia do Forno

    Para chegar até ela, você faz uma trilha tranquila saindo no Porto na Praia dos Anjos. A praia é paradisíaca, pois tem a mata preservada, águas claras e corais ótimo para mergulhar com óculos de natação ou snorkel.  A vegetação da praia é rica em bromélias e cactos que são únicos da região.
    Se você gosta de comer e tomar um drink na praia, lá você encontra quiosques nos 500 metros de extensão da praia. Eu particularmente adorei essa praia e fui dois dias seguidos porque o visual é realmente absurdo.

    Praias de Arraial do Cabo: Praia Brava

    Ela fica dentro do Pontal do Atalaia e para acessá-la é preciso fazer uma trilha. Aliás, a maioria das trilhas das praias de Arraial do Cabo são lindíssimas e com um visual de arregalar os olhos! A Praia Brava geralmente é mais deserta, e o mar, na maré alta, fica bem violento, o que a torna ótima para os surfistas.

    Se você gosta de praias mais reservadas, essa é uma ótima opção!

    Lembrando que nos feriados, alta temporada e finais de semana, as praias estão mais cheias, principalmente se o sol estiver de rachar. Aproveite para mergulhar nas águas geladas. Lembro que, da primeira vez que fui, tive a benção de encontrar um pinguim perdido na Praia Grande. Na verdade foi triste pois não deve ter sobrevivido. Mas por aí já dá pra notar que a água é gelada mesmo! Boa pra renovar a alma!

    Praias de Arraial do Cabo: Pontal do Atalaia e seu pôr do sol

    É onde todos assistem ao pôr do sol. É caminho para as prainhas e ponto alto da cidade, com vistas incríveis para todos os lados. Não deixe de assistir ao sol se pondo lindamente na imensidão do mar. É possível escolher um lugar para você chamar de seu, caminhar na mata única desse lugar, e, se chegar cedo, pegar um cantinho privilegiado para o espetáculo do final da tarde.

    Praias de Arraial do Cabo: Prainha

    Uma das mais bonitas de Arraial, com infraestrtura e ainda com a ponta da Graçainha, à direita da praia, perfeita para snorkel e para merguhar com tartarugas!

     

    Praias de Arraial do Cabo: Lago do Amor

    A mais nova descoberta de Arraial, uma poço que, na maré baixa, arrepia os que chegam ali. Está no Pontal do Atalaia e para chegar é preciso fazer uma trilha de uns 15 minutos. A última informação que eu tive é que agora é necessário ir com guia credenciado, pois o local é perigoso, tanto pela trilha quanto pela maré.

    Onde Comer:

    Se você estiver economizando, dois self-service de comida caseira oferecem comidinhas simples mas gostosas e por um preço muito acessível: Grande Família e Sandra Gourmet.

    À noite, tenho duas opções que gostei bastante: Bacalhau do Tuga e Saint Tropez. A primeira é um restaurante de um português que ARRASA nos peixes. São pratos deliciosos. O segundo tem diversas opções. Massas, peixes, carnes. Mas também é gostoso e ambos não são muito caros. Vale a pena conferir.

    Dica final: Como você provavelmente passará boas horas do seu dia nas praias ou em passeio de barco, eu que sou enxerida e cheia de palpite, recomendo que leve comidinhas. De preferência saudáveis, claro! rs 

    Mantenha a qualidade de vida enquanto viaja! Na sua ida às praias de Arraial do Cabo já terá algumas caminhadas e mergulho, então aproveite para comer bem! Aqui sugiro alguns lanches saudáveis e dicas simples pra viagem. 😉

    E se você quiser saber um pouquinho mais sobre as praias maravilhosas da Costa Verde, dá um pulinho no blog Mala de Aventuras que tem muita dica boa de lá e de vários outros destinos! 🙂

     

     

    E você, alguma dica de Arraial?!


    Credito de fotos – @migueldiazphoto

    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás