Bolívia

Veja o que fazer em La Paz em 3 dias de viagem


La Paz está a mais de 3.600 metros de altitude! É uma das cidades mais altas do mundo e, por isso, é sempre fria, tendo a média de temperatura de 8°C. Você terá muito o que fazer em La Paz, pois ela apresenta-se como uma cidade multicultural que ainda conserva muito da sua origem indígena. É uma mistura da globalização com o povo indígena que resgata diariamente a cultura inca local. De fato, um lugar que te proporciona uma série de sentimentos genuínos e te enriquece culturalmente.

Em La Paz, as classes sociais dividem-se por altitude: quanto mais embaixo, mais oxigênio, menos frio e mais riqueza. As classes mais pobres vão se acumulando nas encostas e em El Alto. Ruas asfaltadas, prédios, edifícios com vidros espelhados, supermercados internacionais, bares e discotecas tornam-se mais comuns à medida que descemos para a Zona Sur, a mais baixa.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Antes de começar a falar sobre três dias de turismo em La Paz, quero falar sobre uma coisa muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro. Imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança. Minha seguradora é a Seguros Promoque oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha desconto em sua compra. E, aproveitando a deixa, caso precise ou deseje internet 4G ilimitada durante sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura excelente.

Como Chegar

Eu fui de Cochabamba pra La Paz de ônibus, e um site ótimo pra verificar passagens na Bolívia é esse.

Se você preferir, pode também ir de avião pela Cia boliviana BoA.

Onde ficar:

Loki Hostel – Av. América 120, La Paz Zona 9. Fica na região central perto dos principais pontos turísticos.

Ele usa uma espécie de identificação com pulseira, o que acaba deixando o hostel mais seguro. É simples, tem um bar bem interessante, e para 3 noites foi uma ótima pedida. Foi nele que fiquei.

 

Outras sugestões:

 



Booking.com

O que fazer em La Paz no primeiro dia:

Centro

Centro

Não tive dúvida sobre o que fazer em La Paz. Fui direto para Plaza Murillo, conhecer a arquitetura e ver o movimento da cidade. Lá estão o Palácio Presidencial, o Palácio Legislativo, sede do parlamento boliviano e a Catedral.

Lá é uma muvuca intensa, e por isso vi, logo de cara, que La Paz seria bem diferente das outras cidades que tinha passado pela Bolívia. Adoro ter essa sensação de muita coisa para desbravar na cidade, movimento, sons, vida!

Em La Paz você vê de tudo. Tanto uma parte da população mais moderna quanto o povo mais tradicional. É uma cidade que ferve cultura e te proporciona um contato intenso com o povo indígena, um povo que valoriza bastante seus bens imateriais, culturais, e tem muito a oferecer para os turistas.

Mesmo à noite é possível encontrar barraquinhas de comidas típicas e algumas espécies de castanhas, que já fui logo comprando, já que eram baratas e as minhas já estavam acabando. Aqui falo de comidas indispensáveis para levar em qualquer viagem.

Mercado de Las Brujas

É um dos pontos importantíssimos quando pensar sobre o que fazer em La Paz. Tenho um post onde falo mais sobre o que é indispensável.

Que mercado bonito diante de tanta diversidade de cores e produtos! Vende-se de tudo lá, desde panos lindos até cabeça de lhama seca. É um ambiente que te faz aproximar da cultura boliviana e apreciar o artesanato local rico e colorido. Ande por todo o mercado, suba e desça as ruelas, entre e saia de tendas… Esse é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas.

Mercado de Las Brujas

Museus

Perto do Mercado está o Museo del Oro. Chegando ao museu, vi uma placa para um restaurante à esquerda, subindo uma escada estreita, onde dizia que tinham entrada, prato principal e sobremesa por um preço bem acessível. O lugar era super agradável e a comida muito gostosa. O que naquele instante valia muito, porque até então não tinha conseguido me alimentar muito bem.

Provei a famosa carne de alpaca! Não deixe de experimentar, realmente vale a pena, ainda mais diante das opções de proteína que encontrei pelo caminho. Infelizmente não gravei o nome do restaurante e cometi o erro de não anotar. Mas chegando ao Museu é fácil: escadinha à esquerda ao lado da tendas de artesanato.

Entrada – Sopa

Do lado estava o Museo da Coca. Ele conta a história da coca e da relação do povo boliviano com essa folha e com a cocaína. É bem interessante para desmistificar algumas questões relativas à erva. É baratinho e não é grande, vale a visita.

Como escolhi caminhar pela cidade, passei nas Calle Linhares e Illampu para ver o passeio do dia seguinte: Vale da Lua e a Montanha Chalcataya. Lá você pode encontrar empresas que fazem diversos passeios pelos arredores da cidade. Voltei para o hostel e, como a viagem de ônibus não tinha sido boa, não saí à noite para descansar bastante, afinal, estava a mais de 3.000 metros de altitude, o que não é mole não.

O que fazer em La Paz no segundo dia:

Vale de La Lunna

O segundo dia é dia de passeio! O Vale de La Lunna é um passeio todo guiado. Tinha poucas pessoas e o céu estava limpo e azul. O lugar é realmente bonito, tem uma estrutura para caminhar ao longo das pedras e formações rochosas. No meio do passeio aparece um boliviano tocando flauta no alto de uma pedra, dando um charme para o lugar. Não é nada absolutamente espetacular, mas como estava em combo com o Chalcataya, por um preço tão irrisório, vale sim a pena.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Saindo de lá pega-se a estrada para a Montanha.

Subimos bastante, saímos dos 3.600 da cidade para mais de 5.000 metros. O caminho é lindo, os vales, as lagoas, as montanha, a neve no topo delas, as músicas bolivianas no som da van trazem uma tranquilidade indescritível. Chegando lá você nota a sua respiração falhando e o coração saindo pela boca.

Uma sensação de que está levemente fraco e pesado. Mas tudo ao redor é tão mágico que vem uma vontade louca de subir logo os 500 metros da montanha e chegar ao topo para ver melhor ainda aquilo tudo que a natureza fez.

Paisagem Chacaltaya

A subida:

A subida é sofrida, já que a respiração não acompanha e o coração fica a mil. Mas vale cada passo lento que você dá. É claro que tem outros passeios em montanhas ainda mais altas e com bastante neve, mas já que eu não tinha roupa específica para esses passeios, nunca tinha visto neve e estava meio receosa com a altitude, foi uma escolha perfeita!

Eu gostei bastante do custo benefício do passeio e achei as paisagens incríveis. Lembre-se de levar comida para esse trajeto.

O que fazer em La Paz no seu terceiro dia:

No meu última dia fui cedo para o convento e Igreja San Francisco, que hoje em dia é um museu, o Centro Cultural Museo San Francisco. Ele apresenta obras de arte da época colonial e está em uma praça bem movimentada e cheia de ambulantes. Quem quer experimentar comida de rua típica da Bolívia, ali tem algumas opções.

Segui para Calle Jaén, um local cheio de charme e construções antigas e coloridas, um pouco diferente da arquitetura boliviana em geral. Havia por lá algumas galerias de arte e vendedores de artesanato em pequenas lojinhas.

Após uma dica de outro mochileiro que cruzei pelo caminho, fui até o Mirador Kili Kili e resolvi encarar a subida até lá. Foi uma boa caminhada e como era subida, foi um pouco sofrido, viu? Hahaha.

Mas o sofrimento vale a pena. Chegando lá, você tem uma visão bem ampla da cidade, do Illimani que posa com seu charme para toda La Paz, das montanhas repletas de casas, do Estádio Hernandes Siles, que do alto parece uma miniatura.

Mirador

Como é um dos estádios mais altos do mundo, resolvi descer até o estádio para conhecê-lo de perto. Não tem nada de espetacular, mas eu tinha tempo disponível para inclui-lo no roteiro.

Outro passeio que não fiz pois não existia na época mas hoje em dia é super recomendado é o do Mi Teleferico. Com início de operação em 2014, a rede de teleféricos da capital boliviana se tornou a maior do mundo. Até 2016, o sistema consistia em três linhas e 11 estações de embarque e desembarque. Há a opção de fazer sozinho ou contratar uma agência para passear pelas 3 linhas (vermelha, amarela e verde), por cerca de R$25,00. 

Próxima parada: Copacabana! Saí no início da tarde e dica: leve sua câmara na mão. O trajeto é lindo!

Já preparou seu roteiro?!

E você, tem mais dicas de o que fazer em La Paz?

Boa viagem!

Mas não esqueça de fazer o seu seguro viagem e pelo melhor preço!


*Confira outros posts sobre a Bolívia*

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Fiz essa viagem em 2008

    Vc podeia colocar os cslores das pousadas e trabdporte quando eu fiz a vam era 1 peso e o taxi 5 pesos

  • Oi Luisa. Eu vou estar em La Paz em um fim de semana. Os pontos turisticos da cidade funcionam normalmente (como o mercado de las brujas)? É possível fazer o passeio para Chacaltaya, Vale de La Lunna?

    • Oi Sol, sim, fique tranquila que todos os passeios e atrações funcionam tranquilamente nos finais de semana!

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás