Mara Rosa

Check out de mergulho no incrível Lago Azul em Mara Rosa, Goiás


Aprender a mergulhar sempre foi um desejo, desde pequena. Por ter sido nadadora, sempre me senti à vontade na água e acho que, de alguma forma, é meu segundo habitat natural. Por questões da vida, sempre adiei esse curso; por mais que eu desejasse, não era prioridade. Até que, quando voltei da Polinésia Francesa, depois de várias experiências de mergulho livre por apneia, decidi que finalmente faria o curso. Recebi várias indicações da escola Lagão Gas Station (@lagaogasstation), na minha cidade, Brasília, e então era hora de começar. O lema da escola é o seguinte: “qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?” Pois bem, eu compartilho dessa ideia e tento manter uma frequência alta de lugares e situações novas na minha vida. Tudo perfeito para essa novidade: atividade, experiência e viagem; certificação de mergulho e check out no incrível Lago Azul em Mara Rosa, Goiás.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A Lagão Gas Station tem sede em Brasília e conta com profissionais da área, certificados pelas maiores credenciadoras de mergulho do mundo. A escola fica em Águas Claras, tem um espaço para vendas de produtos relacionados a mergulho e uma sala de aula. Fiz minhas aulas teóricas do curso básico lá, junto com minha grande amiga e parceira de viagens, Raquel Hora (@horanaestrada). Depois passamos para a aula prática na piscina para familiarização com os equipamentos, roupa e ferramentas. Só depois, na aula final, fomos até o Lago Azul em Mara Rosa. Fiz o curso Open Water Scuba DiverSDI , que me permite mergulhar até 18 metros de profundidade, e já sei que irei fazer o avançado em breve.

Escolhi fazer a aula final (chamada de check out) no Lago Azul em Mara Rosa. Podia ter feito também no Lago Paranoá, em Brasília, mas não fiz por dois motivos: primeiro, porque incluir viagem é sempre mais interessante, e o Lago Azul já era um lugar que queria conhecer há muito tempo. Segundo, porque a visibilidade do Lago Paranoá não é tão boa, e acho mais interessante deixar para mergulhar nele quando for fazer o curso nível avançado.

Mas não acham que escolhi bem indo para o Lago Azul em Mara Rosa? Olhem isso!!!


Video feito pelo Lúcio, um dos donos da Lagão Gas Station

Bom, para você que ainda não tem curso de mergulho, eu deixo aqui a sementinha do desejo para te animar a fazer logo e aproveitar as belezas subaquáticas desse mundo. Se você já tem e deseja aprofundar seus conhecimentos ou partir para novos desafios, olha o tanto de curso que a Lagão Gas Station oferece:

Cursos Recreativos

  • Open Water Scuba Diver
  • Mergulho Noturno
  • Mergulho em Naufrágio
  • Mergulho de Busca e Recuperação
  • Controle Avançado de Flutuabilidade
  • Mergulho Profundo
  • Sidemount Diver
  • Nitrox
  • Rescue Diver
  • Divemaster

Cursos Técnicos

  • Advanced Nitrox
  • Deco Procedures
  • Extended Range
  • Air Diluent CCR
  • Air Diluent Deco CCR
  • Intro To Cave
  • Full Cave

Se você é de Brasília e quer saber um pouco mais sobre a programação de mergulho e atividades do pessoal da Lagão Gas Station, você pode acompanhar pela página do Facebook deles. Quem sabe não nos encontramos por aí mergulhando? 🙂

Um pouco sobre o lindo Lago Azul em Mara Rosa, Goiás.

Mara Rosa é um pequeno município no norte de Goiás, localizado a 350 km de Brasília e a 365 km de Goiânia. A grande atração da cidade é o Lago Azul, propriedade privada de fácil acesso e aberta ao público. Para chegar até ele são apenas 14 km da praça central de Mara Rosa e cerca de 10 minutos de estrada de terra em boas condições.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

O lago formou-se no espaço que era utilizado para escavações de minério, na década de 80. No entanto, durante as atividades de exploração, o lençol freático foi atingido, inundando o espaço e formando o lago azul com uma profundidade que chega aos 70 metros!

Por ser uma água bastante alcalina, não tem vida aquática. No entanto, é um ponto interessante para o mergulho, pois além de seu formato espiral, a água tem ótima visibilidade, temperatura agradável (entre 25º C a 32º C) e atrações subaquáticas como um manequim, um fusca e uma kombi. O fato do Lago Azul em Mara Rosa ter uma profundidade que varia entre 6m e 70m, permite que sejam feitos vários tipos de mergulho, do recreacional ao treinamento técnico.

Se as imagens te deixaram com vontade de conhecer essa beleza, você pode agendar um mergulho com o pessoal da Lagão Gas Station. Praticamente todos os meses eles vão para lá. Se já mergulha, ótimo; se não, está em tempo de fazer seu curso para conhecer o mundo sob outra perspectiva!

Que tal?

Onde se hospedar em Mara Rosa

Há poucos hotéis e algumas pousadas. O mais famoso é o Flávios Hotel, logo na entrada da cidade. Depois de passar por uma reforma, hoje comporta dezenas de quartos, oferece um café da manhã simples e tem bom atendimento. A internet funciona perfeitamente, há um estacionamento para os hóspedes e um restaurante que serve almoço e jantar conforme solicitação.

Quem prefere ficar no meio da natureza e gastar menos, há a possibilidade de acampar no próprio Lago Azul em Mara Rosa. Não há uma estrutura de fato, mas sim um espaço para montagem das barracas. Confesso que não cheguei a ver esse lugar e não sei como fica à noite. Preferi dormir no hotel para ter mais comodidade.

Passar o fim de semana é suficiente para conhecer o Lago Azul, praticar seu mergulho e dar um check (√) em mais um lugar lindo desse Brasil!

E aí, o que achou dessa sugestão de mergulho no Goiás?!

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás