Inspirações

Viaje dentro de casa: 11 dicas de livros sobre viagem


Dando continuidade à série de posts Viaje dentro de casa, agora é hora de abordar 11 livros sobre viagem! De fato, a leitura é um prato cheio para viajarmos. A possibilidade de imaginarmos tudo do nosso jeitinho, dar características, vozes e percepções a partir da nossa própria cabeça é, sem dúvida, fantástico. Para que seja possível agradar diversos públicos, reúno aqui ficção e realidade. Vamos viajar?! 🙂

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Não deixe de ler também post especiais dessa série e temas afins:

Livros sobre viagem: embarque nessas maravilhosas aventuras!

1 – Te mando flores da Grécia – Paula Brukmüller

Num mochilão pelo mundo realizado após tentativas de gravidez com posteriores abortos, que levaram ao divórcio, Paula busca se reencontrar e rememorar prazeres perdidos de sua feminilidade. Em sua obra, busca retratar como suas experiências ao longo de diversas viagens a fez ir em busca dos sonhos, encorajamento pessoal e individual. É uma leitura maravilhosa que garanto que você não irá se arrepender! Compre-o por esse link e divirta-se!

2 – Mas você vai sozinha? – Gaía Passarelli

Eu não poderia começar minhas indicações de outra forma. Mulher e viajante solo que sou, vejo no livro de Gaía uma premissa muito interessante e, certamente, desafiadora. A abordagem não é a de autoconhecimento e percepções, mas, sim, a de chutar o balde e viver, sozinha, o que você quiser! É um livro maravilhoso tanto para quem ainda não tem experiência sozinha quanto para quem já sabe como funciona.

 

3 – Comer, rezar, amar – Elizabeth Gilbert

Esse é um clássico! A protagonista Liz é uma mulher teoricamente bem sucedida mas que, no fundo, não se sente minimamente realizada ou satisfeita com a própria vida. Numa busca pelo seu eu, parte numa jornada de um ano por três países: Itália, Índia e Indonésia. A explicação é simples: Liz deseja aprender a gerenciar os prazeres oferecidos ao seres humanos. Os prazeres da carne são aprendidos na Itália, os da alma, na Índia, e o equilíbrio entre ambos, na Indonésia. Inegavelmente, o livro retrata a busca pelo autoconhecimento feminino, a liberdade sexual e a necessidade de, acima de tudo, de evolução e equilíbrio pessoal!

 

4 – Cem dias entre o céu e o mar – Amyr Klink

Publicado em 1985, o livro discorre acerca das experiências do autor a bordo de um barco a remo (!!), durante 100 dias, pelo Oceano Atlântico. Sua viagem foi permeada por incidentes, tempestades e outros obstáculos, que o levaram a escrever esse livro. A ideia é ensinar a sobreviver no mar aqueles que têm o desejo de se aventurar pelos mares mundo afora. Não espere dicas turísticas. É um livro inspirador, e friso a perspectiva de solução de qualquer problema que ele oferece.

 

5 – Viagem ao centro da Terra – Júlio Verne

Clássico! O livro precursor da ficção científica foi lançado em 1894 e até hoje é sucesso. Trata de uma viagem realizada por um tio e sobrinho que, após descobrirem uma mensagem oculta num pergaminho, partem para a Indonésia! Com a ajuda de um guia local, eles seguem as instruções e chegam, de fato, ao centro da Terra. Diversas aventuras são narradas, a fim de que o leitor mergulhe a fundo na história. Apesar de ficção, é muito bacana e te faz ir além!

 

6 – On the Road – Jack Kerouac

Famoso integrante do movimento beat, Kerouac, em On the Road, discorre acerca das mais diversas experiências dos jovens Sal Paradise e Dean Moriarty ao longo de rotas diversas pelos Estados Unidos. O livro, inspirado por viagens de amigos do autor, narra uma trajetória de autoconhecimento, sendo considerado um manifesto da geração beatnik.

 

7 – Terra dos homens – Antoine de Saint-Exupéry

Apesar de consagrado pelo atemporal O Pequeno Príncipe, Sain-Exupéry escreveu várias obras; nesta, fala acerca de suas vivências e reflete sobre quando exercia o cargo de piloto de avião. A narrativa, muito rica, conta sobre rotas sobrevoadas pelo aviador, desde a África à América. Muito rico e abrangente, o livro é, de fato, extremamente filosófico, abordando temas como a pequenez do homem e o sentido da vida e da humanidade. Vale muito a pena refletir junto do autor.

 

8 – Sob o sol da Toscana – Frances Mayes

Um clássico literário, adaptado para o cinema, o livro conta a história da própria autora que, junto com o namorado, compra uma casa antiga na região da Toscana. Com um teor leve e emocionante, a obra dedica-se majoritariamente à descrição da região, bem como discorre acerca da culinária e dos costumes locais! Muito descritivo, cada detalhe é bem trabalhado, de modo que podemos sentir o tempo e os fatos por meio do livro. Dos livros sobre viagem, acredito que esse é um dos melhores. Se você pretende conhecer o lugar, então, será melhor ainda!

 

9 – Um lugar na janela – Martha Medeiros

Famosa cronista brasileiro, Martha Medeiros, neste livro, conta experiências vividas por diversas viagens realizadas ao longo da vida: ainda solteira, casada, com filhos, a trabalho, sozinha… Conta diversas vivências, desde mochilões a viagens mais caras. É bem leve, divertido e vale a pena ser lido!

 

10 – Não conta lá em casa – André Fan

André Fan é um dos quatro apresentadores da série de televisão homônima, transmitida pela Multishow. O autor narra, informalmente, suas experiências nos polêmicos locais de destino de gravação da série. Sejam sobre locais isolados ou em situação de conflito, os relatos proporcionam muita reflexão sobre diversos aspectos sociais, como política, economia e até mesmo cultura.

 

11 – Novembro de 63 – Stephen King

A última indicação da lista trata de um tipo diferente de viagem: uma viagem no tempo. O consagrado Stephen King, nessa obra, retrata a história do professor Jake Epping, que, no auge dos trinta anos, recebe uma missão completamente improvável: impedir o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy. O mais interessante do livro é o quanto ele instiga a pesquisa dos fatos concretos da história. O filme do assassinato de Kennedy, as matérias da época, as teorias de conspiração… O livro é uma excelente ferramenta de contato com a história. Ainda que relacionado ao tempo, é um dos ótimos livros sobre viagem.

 

Livros sobre viagem: dê asas à imaginação

Apesar de clichê, essa é a mais certeira frase para essa experiência. A leitura só é plenamente aproveitada quando a sua imaginação flui e você consegue se sentir conectado à narrativa. Caso não tenha o hábito da leitura, comece devagarinho, por temas que lhe agradem. Se a viagem for um desses temas, bom… Acho que agora você já pode se aventurar, não é mesmo? 🙂

 


 

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás