Destino dos sonhos, as Ilhas Maldivas são muito mais do que bangalôs para lua de mel. Esse primeiro post tem o intuito de apresentar as principais informações para você entender um pouco mais sobre esse paraíso na terra.
Maldivas é um país mulçumano localizado na Ásia meridional, logo abaixo do Sri Lanka e da Índia. É um arquipélago composto por 1.190 ilhas, sendo que apenas cerca de 200 delas são habitadas.
Há 2 tipos de ilhas habitadas nas Maldivas: as privadas (que são as dos resorts) e as nativas (onde vivem os locais). Você pode se hospedar em ambas, dependendo do seu estilo de viagem, e claro, do seu bolso.
O Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir, também conhecido como Aeroporto Internacional de Male, fica na Ilha de Hulhulé ao norte de Male, capital das Ilhas Maldivas.
Para chegar às demais ilhas, você pode ir de avião ou de barco. A primeira opção é geralmente a escolhida por quem vai para os resorts nas ilhas privadas. Dependendo da distância, varia entre 150 a 500 dólares o trecho. A segunda opção pode ser um ferry público (para as ilhas mais próximas da capital) ou um speed boat, barco rápido que atende as ilhas mais distantes. O preço varia entre 20 e 70 dólares em viagens de 30 minutos a 2 horas.
Em termos de atrativos naturais, a parte norte das Maldivas é muito procurada para mergulhadores que querem avistar os tubarões tigres. Já a parte sul é a região dos tubarões baleia e das arraias mantas, que estão nessa zona o ano todo.
Para os que procuram surfar, a melhor época é entre fevereiro e outubro. Como são diversas ilhas entre norte, centro e sul, dê uma olhada no site Surf Trips para informações mais detalhadas.
Para brasileiros, entrar no país não precisa de visto quando o período de estadia é inferior a 30 dias. No entanto, é preciso que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade da data da viagem, e é necessário apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela. Saiba mais no post SAIBA COMO TIRAR SEU CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO
Não é permitido o consumo e venda de álcool. Os únicos lugares em que se pode beber nas Maldivas são nos resorts e nos barcos de festas. Você não precisa estar hospedado neles, pois há possibilidade de um day use, se for o caso.
As ilhas são pequenas e, na maioria das vezes, em apenas alguns minutos você dá a volta caminhando. Tirando os barcos, não precisa de transporte público ou aluguel de carro, por exemplo.
As principais atividades para o turista é aproveitar as belíssimas praias, snorkel, mergulho, passeios de barco, canoagem e stand up, por exemplo.
Tirando o wi-fi dos hotéis, é SUPER POSSÍVEL ficar conectado nas praias. Eu não gosto de viajar e ficar dependendo de wifi, pois além de correr o risco de não funcionar, fico restrita a lugares. Eu sempre viajo conectada e já chego nos países com o chip no meu celular. Indico a internet da O Meu Chip que me manteve conectada durante toda minha viagem, inclusive quando saía para alto mar para mergulhar e fazer snorkel. Ou sej,a era uma mão na roda!
Achar hotéis baratos é possível SIM. Para isso, basta procurar guesthouses nas ilhas nativas. Algumas delas já têm alimentação inclusa e muitas oferecem estilo e conforto. Veja qual ilha você pretende ficar e dê uma olhada nas alternativas do booking.com. Fazendo reserva pelos links do Blog você ajuda a mantê-lo no ar! Todos os conteúdos aqui são gratuitos, precisamos da sua ajuda. 🙂
A melhor época pra visitar as Malvinas é entre dezembro e abril, época de poucas chuvas e mar ainda mais cristalino. De maio a outubro é mais provável ter chuva, mas em contrapartida é bem mais barato viajar por lá.
A moeda local é a Rúpia Maldívias, mas o dólar é aceito em todos os estabelecimentos e o seu troco será, provavelmente, entregue em Rúpias.
A língua oficial é a Maldivian, mas a maioria das ilhas tem pessoas que também falam inglês. Nas ilhas nativas você encontra pessoas que não falam, mas para desenrolar compras, passeios e acertos, sempre há alguém mais preprado no inglês.
As Ilhas Maldivas têm 8 horas a mais que o Brasil e no horário de verão a diferença cai para 7 horas.
Em tudo o que você consome nos hotéis é cobrado taxa (10%) e imposto (12%), totalizando 22% a mais.
A questão do lixo nas Maldivas é muito delicada. É complicadíssimo gerenciar o que se é produzido de lixos nos resorts e também pela populção. Vale uma atenção redobrada na coleta de todo o seu lixo, e se puder ajudar na coleta de garrafas e plásticos nas praia, toda ajuda é bem vinda.
Em alguns locais é proibido o uso de drones, portanto, se for utilizar, verifique antes a possibilidade ou não de voar com o seu.
20. Segurança nas Maldivas
Seja nas Maldivas ou em qualquer lugar do mundo, é SEMPRE importante viajar respaldado. Ficar doente em outro país, precisar de atendimento médico, remédios ou mesmo ser roubado ou ter bagagem extraviada, não está nos planos de nenhum viajante. Eu, que sempre estou viajando, sei bem a dor de cabeça que isso pode nos dar. Desde que passeis alguns apertos com inflamação da garganta e mala extraviada anos atrás, agora sempre viajo com um bom seguro viagem, pois é imprescindível garantir minha segurança. Não deixe também de fazer isso na sua ida às Maldivas. Indico o buscador de seguros Seguros Promo, que oferece planos interessantíssimos à preços incríveis. Ainda consigo 5% desconto em qualquer plano que você escolher com o cupom LEVENAVIAGEM5. Seja esperto e vá seguro!
Uma semana é mais do que suficiente para aproveitar o paraíso. Se tiver oportunidade, visite mais de uma ilha; é interessante ver a diversidade local e as belezas de praias semelhantes, mas ao mesmo tempo diferentes. As Ilhas Maldivas são fenomenais e sem dúvida nenhuma é um dos destinos mais MARAVILHOSOS desse planeta Terra.
É fã de pistache e de café? Então vem conhecer o delicioso SuperCoffee de Pistache…
O primeiro e mais clássico. Descubra o sabor incomparável do SuperCoffee Original Se você, assim…
O isolante térmico para acampamento da Hawapi é tudo o que você precisa para um…
Descubra como os equipamentos para camping da Hawapi podem transformar sua experiência ao ar livre,…
Fique protegido com a calça impermeável da The North Face e ainda ganhe 10% OFF…
A Coris Seguro Viagem é especialista em aventuras, cobrindo mais de 50 modalidades em esportes…
Veja os comentários
Olá, por favor! Saberia se para passar no aeroporto teria alguma restrição ou exigência para drone do modelo Spark? Vi q vc postou q alguns lugares não pode voar, mas fiquei com dúvida no aeroporto. Abço
Olá, saberia dizer de alguma restrição em passar pelo aeroporto com drone Spark? Já li q vc postou restrição de boo em alguns locais. Preciso de alguma autorização pra voar?
Olá Marcelo, em qualquer aeroporto é proibido o uso de drones!
Ola! Como fazer para ir de uma ilha para outra? Os resorts oferecem esse serviço ou ele é terceirizado? Pois gostaria de ficar em mais de um resort/ilha e não sei como esse transfer funciona. Grato!
Ola, há rnasfer entre as ilhas que não são privadas. Já as dos resorts teria que verificar direto cm eles pra ver os detalhes, isso não sei te informar.