Mundo

Fjallraven Classic: 110km de trekking pela Suécia selvagem


Todos os anos a Fjällräven promove o Fjallraven Classic, um evento de trekking para amantes da natureza selvagem. Inicialmente acontecia apenas na Suécia, percorrendo uma trilha de 110km numa natureza totalmente selvagem, acima do círculo polar ártico. No entanto, hoje em dia o evento já acontece em diversos destinos no mundo todo. Diferentemente do que muitos possam imaginar, não se trata de uma competição, mas, sim, de uma experiência única de vivência e imersão. Em setembro de 2022, Leve na Viagem fez parte dessa aventura inigualável! Ficou curioso? Vem cá saber mais sobre o que esse evento significa, como funciona e muito mais 🙂

Fjallraven Classic: o que é e como funciona

O Fjallraven Classic é um evento criado especificamente para os amantes de trekking de todo o mundo. Criado em 2005 por Ake Nordin, o Fjällräven Classic Sweden é uma rota por uma natureza selvagem na Suécia. Seu criador teve como objetivo tornar dessa uma trilha obrigatória para os amantes do esporte — e ele de fato conseguiu.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

A proposta, em si, é bem básica: você só vai com a sua mochila com tudo o que precisa pra passar 5 dias caminhando 110km. Tanto a organização quanto a logística ficam sob responsabilidade da marca Fjällräven, que é quem promove o evento. Ocorre anualmente em diversos países, com variação de paisagens e destinos, mas esse que trazemos é o Classic Sweden, ou Classic Original. A inscrição em 2022 custou 250 euros, e olha que legal: até cachorros e crianças podem participar da aventura.

Dá uma olhada no que espera os que se aventuram nesse trekking:

Curiosidade: os 110km do trekking da Fjällräven Classic fazem parte da Trilha do Rei (Kungsleden), super famosa pela região e que tem mais de 400km. É, aliás, uma das melhores rotas de longa distância do mundo!

Primeiramente, é importante ressaltar que não é um trekking qualquer. De fato, exige não só bastante condicionamento físico e familiaridade com trilhas, como também preparo mental. São 5 dias sem nenhum tipo de contato com a civilização, sem nenhuma infraestrutura fixa, de alimentação ou de hidratação. É você, a natureza e os outros participantes.

A única infraestrutura que tem ao longo da trilha são cinco postos de controle. Neles, o aventureiro pode reabastecer a mochila com os suprimentos liofilizados gratuitos. Além disso, também podem usufruir de assistência médica e psicológica, caso seja necessário. Nos postos, você carimba uma espécie de passaporte e tem sua passagem assinada pelos postos. Além de ser um souvenir legal, funciona como uma forma da organização controlar a sua caminhada.

Só pra lembrar: o cupom levenaviagem garante 10% off em suas compras na Fjällräven!

Trajeto do Fjallraven Classic

O mapa acima mostra onde começa e onde termina o trekking. A saída é de Nikkaluokta e a chegada é em Abisko. O ideal é que sejam percorrido cerca de 20km por dia, para que fiquem trechos bem divididos e os dias não fiquem diferenciados. No entanto, por se tratar de um trekking selvagem, em meio a uma natureza inóspita no extremo norte da Suécia, as condições temporais podem provocar mudanças e demandar adaptações no trajeto percorrido por dia. Na edição que o Leve na Viagem esteve presente, no primeiro dia, por exemplo, apenas 19km foram percorridos em virtude de um ciclone com ventos fortes. Consequentemente, os outros 4 dias foram sobrecarregados e chegaram a ter 28km percorridos em único dia carregando uma cargueira de 17kg nas costas. Afinal, sistema de dormir e de alimentação fica a cargo do participante ao longo do trajeto.

É importante lembrar que, mesmo que cada pessoa tenha seu ritmo, a trilha precisa ser terminada em 5 dias. Portanto, trabalhar uma distribuição de distância equilibrada é fundamental para que não haja sobrecarga.

Saída em Nikkaluokta

E se eu desistir no meio do caminho?

Em caso de desistência, há três possibilidades: voltar pelo caminho já feito, terminar mesmo assim ou pagar o resgate de helicóptero. Por isso, é importante ter bastante certeza de que quer fazer a aventura antes de ir. Não é uma viagem barata, por isso, planeje com cuidado e tenha convicção de sua escolha. Uma coisa é certa: indo, você não irá se arrepender! É, de fato, uma experiência surreal.

Só pra lembrar: o cupom levenaviagem garante 10% off em suas compras na Fjällräven!

Fjällräven Classic: informações importantes

  1. O limite de participantes é de 2.000 por edição;
  2. Não há a opção de contratar alguém para carregar sua mochila (como ocorre no Monte Roraima), é você quem deve fazê-lo;
  3. Os equipamentos podem ser alugados no evento, caso não os tenha;
  4. O lixo produzido ao longo da trilha deve ser carregado e descartado somente no último dia, na chegada;
  5. A mochila deve conter apenas o essencial (saiba como preparar sua mochila de trekking);
  6. O trajeto é demarcado, mas fazer com guia é interessante principalmente caso vá sozinho, pelo isolamento;
  7. Não é possível realizar em mais de 5 dias.

Fjällräven Classic: uma aventura inesquecível

Que é um evento extraordinário não restam dúvidas. No entanto, já foi dito e reiteramos: é preciso MUITO preparo para lidar com tudo o que o trekking de 5 dias, com cerca de 20km por dia, pode causar. Não só no aspecto físico, como dores, lesões, bolhas e afins. O aspecto psicológico também é forte. A mente, a força interna é muito exigida. Dói tanto por fora quanto por dentro.

Surgem dúvidas, medos, questionamentos, inseguranças… Mas ver, com o passar dos dias, a sua evolução, é surreal. Focar não no quanto ainda falta, mas no quanto já foi feito, impulsiona muito mais. Pensar na experiência, no que você está vivendo no agora, faz com que o tempo passe mais rápido. Olhar para cada paisagem e guardá-las no coração com a certeza de que você nunca mais vai viver nada semelhante.. É de arrepiar. Entregue-se ao novo e ao desafiador. Mesmo que doa, é transformador, libertador e, de fato, inesquecível.

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás