Bolívia

Potosí – Ir ou não ir?


Resolvi conhecer uma das cidades grandes mais altas da Bolívia: Potosí.

Mas muita gente pergunta se vale a pena ir. Eu sempre acho que, quanto mais conhecermos, melhor. Mas entendo que existem variáveis como custos, tempo, prioridades… Por isso, veja um pouco mais sobre a cidade e tire suas próprias conclusões! 😉

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Antes de qualquer coisa, dica importante! Não viaje sem seguro de saúde/viagem internacional. Indico a Seguros Promo com ótimas cotaçõesClique aqui  e use o cupom LEVENAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto! E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Potosí ainda preserva seu passado colonial, responsável pelas toneladas de prata extraída de suas minas locais com moinhos hidráulicos e sua bem preservada arquitetura da época lhe rendeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Localizada aos pés da Cordilheira Oriental, a 4070 metros de altitude (umas das cidades mais altas do mundo), também tem como principal atrativo o Cerro Rico, por onde turistas mais aventureiros realizam arriscados tours por seus corredores subterrâneos. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa terra, há quem diga que as ruas de Potosí eram feitas de prata!
Estórias a parte, é uma cidade histórica interessante e tem um turismo desafiador por estar só a 4.070 metros de altitude.

Onde fiquei:
Hostal La Casona Potosi hotel –  calle Chuquisaca número 460, 9999 Potosí. Bem interessante pois é um antigo casarão que fica a duas quadras da praça principal.

Veja as opções aqui que mais combinam com você!



Booking.com

 

O que fazer em Potosí em 1 dia e meio

Chegando:

Como cheguei em Potosí a tarde, fui conhecer a Plaza 10 de Noviembre, principal da cidade. Ali encontram-se os principais pontos turísticos como a Catedral e a Sede do Governo.

Passei pelo Arco de Cobija que simboliza a clássica segregação da burguesia com o povo local indígena. Os bolivianos não podiam passar esse portal e chegavam até ele apenas para vender os produtos que faziam. Caso ultrapassassem, podiam ser executados em praça pública!

 

Especiarias Potosí

Fui até o Mercado Central pois nessa altura do campeonato minhas comidas que levei para viagem já tinham acabado a tempos. É um típico mercado de rua, cheio de cores e cheiros e, como na maioria das vezes, não muito higiênico. A única coisa que eu tinha coragem de comer ali eram frutas e empanadas. Sobrevivi.

Bem perto do Mercado está a Iglesia de San Lorenzo de Carangas. É uma das mais bonitas de Potosí, vale uma visita. Como estava muito cansada da viagem e por conta da altitude, não saí à noite para nenhum lugar especial.

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Segundo dia:

Acordei e fui para Casa Nacional de Moneda, museu famoso em Potosí.  É considerado um dos melhores museus da América do Sul, mas o preço de entrada era 4 vezes mais caro do que cobrado para Bolivianos. Mesmo assim, como a cidade vive também do turismo, aceitei pagar e conhecê-lo por dentro.

Rua Potosí

O segundo dia em Potosí foi apenas na parte da manhã, pois segui para Oruro. Mas para quem tiver mais tempo ou desejar fazer outros passeios, eu indicaria o Ojo del Inca. É a cratera de um vulcão inativo que jorra água e forma uma lagoa com águas termais. Está localizado a 30 quilômetros do centro de Potosí. E o interessante dela é que se mantém simples e natural, sem muita intervenção do homem. Outra opção é o Convento San Francisco que oi fundada em 1547 e é, o mosteiro boliviano mais antigo. Lá tem um mirante com uma vista ampla da cidade de Potosí. E por último, há o passeio para as Minas, que são um dos mais procurados na cidade. O passeio dura a manhã inteira e são minas que ainda encontram-se ativas.

Por mais que muitos turistas passem batido por Potosí, é uma cidade que tem sim pontos turísticos e coisas bonitas para conhecer. Mas digo que um dia e meio foram suficientes para passear por lá. Lembre-se sempre da questão da altitude. Deixar para visitá-la depois de La Paz ou outra cidade alta é mais interessante para sua saúde e bem estar. Estar aclimatado com a altura é essencial para seus dias por lá.

Impressões:

No primeiro momento, quando você chega na cidade, as ruas empoeiradas dão a impressão de que você não deveria ter ido. Mas ao caminhar pela cidade, ver a humildade e simplicidade do povo, você muda de opinião rapidamente.

É uma cidade que te desgasta fisicamente. Qualquer caminhada, subida de escada ou ladeira é um esforço sobrenatural. Mas isso que dá também o charme de Potosí, o lado simbólico de estar em uma cidade tão alta!

Volta para casa:

Depois de uma última tarde passeando por esse país incrível, era hora de volta pra casa. Depois de um mês viajando pela Bolívia, Peru e Chile, meu destino agora era Santa Cruz de La Sierra para pegar meu voo de volta para o Brasil.

Foram experiências incríveis e engrandecedoras. O contato com o povo andino e a imersão cultural que uma viagem como essa proporciona traz reflexões profundas da história, dos padrões que seguimos, do capitalismo, das diferenças culturais e dos valores que temos. Talvez por ter sido meu primeiro mochilão e uma viagem de tantos dias, tudo o que senti tenha sido mais intenso. Mas voltei certa de que uma experiência como essa se tem poucas vezes na vida.

Vejo que muitas pessoas escolhem sair do Brasil e ir para os Estados Unidos ou Europa, que sim, são incríveis e deliciosos, mas muitas vezes deixamos de lado nossos vizinhos, que são capazes de nos proporcionar uma viagem rica em belezas naturais, rica em diversidade cultural e muito mais em conta do que muitas outras viagens por aí.

Voltei 6 quilos mais magra dessa viagem, mas com a bagagem cheia de emoções e gratidão por ter vivenciado com tanta alegria e intensidade essa viagem que levarei para o resto da vida.

Se você também pensa em fazer algo parecido, faça seu roteiro!

Não esqueça de fazer o seu seguro viagem e pelo melhor preço!!


*Confira outros posts sobre a Bolívia*


*Fique por dentro!*

.

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • "Vejo que muitas pessoas escolhem sair do Brasil e ir para os Estados Unidos ou Europa, que sim, são incríveis e deliciosos, mas muitas vezes deixamos de lado nossos vizinhos". Disseste tudo Luisa. Conheço grande parte da América Latina e concordo com o que você disse. Posso dizer também que a Bolívia é um dos lugares mais incríveis que conheço. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso.

    • Olá Ricardo! Que bom recebeu seu comentário! Obrigada. Sou uma grande apaixonada pelos nossos vizinhos!

  • "Vejo que muitas pessoas escolhem sair do Brasil e ir para os Estados Unidos ou Europa, que sim, são incríveis e deliciosos, mas muitas vezes deixamos de lado nossos vizinhos". Disseste tudo Luisa. Conheço grande parte da América Latina e concordo com o que você disse. Posso dizer também que a Bolívia é um dos lugares mais incríveis que conheço. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso.

  • JA fiz duas viagens pela America do Sul, a ultima pela Bolivia, iria também para o Peru mas tive q voltar na metade da viagem, quando estava em La Paz, pois peguei uma bactéria no estômago q foi braba. Ja estou planejando para setembro terminar o q deixei pra traz, começo em Cochabamba e vou até lima. Me apaixonei perdidamente por Potosí!

    • Ah que legal Eduardo! Eu tbm gostei muito de Potosí, é uma imersão antropológica que fazemos nessas viagens né... Espero que possa ir em breve! Obrigada pela visita :)

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás