Lençóis Maranhenses

A maravilhosa viagem para Lençóis Maranhenses – O paraíso no Maranhão


Tá aí uma das coisas que sempre quis fazer no Brasil: uma viagem para Lençóis Maranhenses. Ninguém tem dúvida de que o lugar é mesmo incrível e que as paisagens são de tirar o fôlego. Eu também não tinha, mas, sinceramente?! Me surpreendi e a viagem superou todas as minhas expectativas!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

Em março de 2018, tive o prazer de percorrer parte da Rota das Emoções, que incluiu o Delta do Parnaíba no Piauí, e Jericoacoara no Ceará. Faltou apenas o paraíso no Maranhão que, finalmente, dei o check agora em junho.

A viagem foi planejada em dois momentos: primeiro, com a agência de passeio local, Tropical Adventure Experdições, e segundo, com a agência de viagem que emitiu minhas passagens, a Aissa Tour.

Viagens organizadas com antecedência e com as empresas certas fazem toda a diferença. A começar pela Aissa Tour, que tem um tratamento totalmente diferenciado na relação com o cliente e cuidou de todos os detalhes, desde o início até o pós viagem. Eles trabalham buscando excelência em tudo, são super cuidadosos e atenciosos e ainda conseguem preços únicos. Diferente daquelas agências que têm roteiros engessados e caretas, sabe?

Além dela, já em Lençóis, tive todo o roteiro ideal organizado sob medida e realizado pela Tropical Adventure Expedições, que é uma das pioneiras do turismo na região e já tem mais de 20 anos de história! Outra agência de excelência que fez essa minha viagem para Lençóis Maranhenses ser um sonho realizado!

O resultado dessas parcerias está nesse post! Sem falar nas fotos e vídeos incríveis do amigo e fotógrafo Tiago Machado (@tmcfotografia), companheiro de algumas aventuras do Leve na Viagem.

Uma viagem para Lençóis Maranhenses

Começo o post com esse título, pois ir para os Lençóis é uma viagem em todos os sentidos. É estar em um lugar que parece de filme, é arrepiar a cada piscar de olhos, é admirar cada pedaço do paraíso. De verdade, é um dos lugares mais lindos que já estive no mundo! Gosto tanto de conhecer destinos incríveis pelo nosso Brasil e poder falar a respeito… Tenho tanto orgulho das belezas naturais e do potencial turístico que temos, que é com grande prazer que escrevo mais um post sobre o rincão desse Brasil.

Bom, Lençóis Maranhenses precisa estar na sua lista de planejamento de viagem. São muitos passeios, muitas lagoas paradisíacas e muita comida boa que consegui vivenciar e experimentar em 4 dias de roteiro. Espero que o Leve na Viagem convença você de que o paraíso está bem aqui!

Como Chegar em Lençóis Maranhenses

Os Lençóis estão na costa leste do estado do Maranhão, a 270 km de São Luís, e uma das principais formas de se chegar lá é através da cidade de Barreirinhas, a 3h30 de distância. Ela é um dos pontos turísticos mais importantes da região e se destaca, também, pelo artesanato das fibras de palmeiras do Buritis.

Barreirinhas é a única cidade que oferece transporte público para quem deseja sair de São Luís. Além do ônibus, é possível contratar vans com a empresa que fechar os passeios (anote aí a dica da Tropical Adventure Expedições) ou ir de carro próprio ou alugado. No entanto, saiba que chegando em Barreirinhas você praticamente não irá dirigir, pois os passeios são feitos por água ou terra nos carros das agências de turismo, as únicas autorizadas a realizar os trajetos.

Em termos financeiros, o jeito mais barato para ir até Lençóis é de transporte público.  A empresa  Cisne Branco Turismo faz o trajeto quatro vezes por dia nos seguintes horários:
Ida para Barreirinhas: 6h, 8h45, 14h e 19h30
Volta: 6h, 9h, 14h e 18h45.
A passagem custa R$ 51.

A maneira mais bacana é de van/transfer, que podem sair do seu hotel ou mesmo do aeroporto, dependendo do horário. Eu fiz o trajeto com a Tropical Adventure Expedições, que me buscou no hotel de São Luís e me levou até o Porto Preguiças Resort, em Barreirinhas.

Outra cidade que dá acesso aos Lençóis é Santo Amaro, que está a 240 km de São Luís. A diferença é que a estrada não é toda asfaltada e, por isso, se torna muito mais demorada. Por lá só anda também carro 4×4, o que dificulta o acesso. Para quem sai de São Luís, é melhor contratar um transfer que leve até Santo Amaro. Uma das empresas que faz o trajeto é a Mirotur, que oferece o transfer com o trecho de 4×4 já incluso. Santo Amaro é uma cidade bem mais tranquila e com menos turistas. Ao mesmo tempo, há menor oferta de pousadas e hotéis, assim como de restaurantes e comércio.

E há também a possibilidade de visitar Lençóis a partir de Atins, uma vila de pescadores com uma pegada mais alternativa e descolada. Está no encontro do mar com o Rio Preguiças, mas para chegar lá só através de 4×4 a partir de Barreirinhas (cerca de 2 horas) ou de lancha pelo Rio Preguiças (cerca de 1 hora).

Onde se Hospedar em Barreirinhas

Para procurar uma estadia, você precisa definir em qual cidadezinha ficará na sua viagem para Lençóis Maranhenses. Eu fiquei em Barreirinhas e me hospedei no único Resort da região: Porto Preguiças Resort. O lugar é incrível e de um serviço de alta qualidade, e ainda assim, mantém a atmosfera rústica e natural da região.

Com piscina de fundo de areia e na beira do Rio Preguiças, é ideal para aproveitar a natureza local que está integrada ao hotel. Comida boa, quarto confortável, silencioso, sauna, piscina natural, quadra de tênis, caiaque…

 

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

 

Quando visitar os Lençóis

Fazer uma viagem para Lençóis Maranhenses requer planejamento em relação a data. As lagoas são formadas pelas chuvas que geralmente ocorrem entre janeiro e maio/junho. Quanto mais chuva no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A medida que as chuvas param, as lagoas começam a secar, e em outubro, por exemplo, já é difícil encontrar alguma com água suficiente para mergulho.

Sendo assim, a melhor época para visitar as lagoas é entre julho e agosto, quando elas estão cheias e ótimas para banho. São centenas delas espalhadas pelas dunas do Maranhão e a visão é realmente do paraíso. Em julho, o número de turistas é maior por conta das férias escolares e em setembro a alta é do pessoal que curte o kitesurf.

No entanto, vale lembrar que ir fora dessa época também tem coisas para se fazer por lá. São passeios nas dunas, praia e no lindíssimo Rio Preguiças. A vantagem é pegar a região bem mais vazia e os passeios mais baratos, por ser baixa temporada.

Quanto tempo ficar

Muito difícil responder a essa pergunta. Você pode passar tranquilamente 10 dias na região. Téra muitos passeios para fazer, vistas lindíssimas e calmaria. Mas se tem pouco tempo, diria que pelo menos 3 dias são necessários para você conhecer Lençóis. É difícil conhecer tudo em uma só viagem, pois a região é grande e são diversos atrativos. Para ir ao menos no Parque Nacional ver algumas lagoas e ir no Rio Preguiças, reserve 3 dias inteiros por lá. Eu fiquei 4 dias e tive um roteiro bem intenso. Após voltar dessa viagem para Lençóis Maranhenses uma coisa é certa: ainda vou fazer a travessia para explorar lugares que não fui nessa minha primeira ida.

Ah, e você sairá de lá, provavelmente, com a mesma sensação: de que uma outra ida à Lençóis será necessária para explorar mais o paraíso.

O que conhecer

Em 4 dias de Lençóis Maranhenses, ficando em Barreirinhas que é a cidadezinha principal, eu indico os seguintes passeios:

 

Lagoa Bonita

Para quem tem mais tempo, pode incluir uma ida à Lagoa Azul. No entanto, a dica da Tropical Adventure era ver o pôr do sol na Lagoa Bonita. Quando fui pesquisar a respeito, vi que muitos turistas ficam na dúvida entre essas duas lagoas, quando o tempo é curto. Não conheci a Azul, mas o que vi na Bonita me dá razão suficiente para dizer que não é bonita não, É MARAVILHOSA!

 

Assistir ao sol de pôr lá é uma visão do outro mundo! O passeio dura um período do dia e para chegar até lá é preciso subir uma duna inicial que é bastante íngreme. O trajeto pelo parque Nacional é feito com carros 4×4 da Tropical Adventure.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

 

Lençóis sob a perspectiva do sobrevoo

Que experiência!! Só mesmo a partir de um voo sobre os lençóis esse temos a noção da magnitude do lugar. Fiz o passeio com a AVA Sobrevoos e só tenho elogios. Apesar de nunca ter feito um voo em um avião tão pequeno, não senti medo e o piloto me passou total segurança. O voo dura 30 minutos e tem duas rotas que você escolher, todas elas passam por cima dos lençóis. O avião tem capacidade para 5 pessoas, fora o piloto e é o melhor meio para admirar uma das paisagens mais lindas do Brasil.

 

Passeio de Quadriciclo até o Povoado de Vassouras

Esse foi, para mim, o ponto alto da minha passagem por Lençóis! Fui sem muita expectativa pois não vi muitos lugares falando desse passeio que a Tropical Adventure oferece. O trajeto de quadriciclo até o povoado de Vassouras tem 42 km que varia entre estrada de terra, areia, lagoas, rio e dunas. São tantas paisagens maravilhosas, tantos lugares diferentes em um mesmo passeio, que eu recomendo de olhos fechados. Olha só que paraíso:

 

Mas saiba que é um passeio para que gosta de adrenalina! Caso não queria dirigir o quadriciclo (é o maior barato!), um guia da Tropical Adventure pode dirigir para você. Mas vai por mim, pilotar um desses é bom demais! São 5 marchas como um carro, você muda cada uma delas com o pé, como uma moto, e parece um trator, diante da potência. É bom lembrar que esse trajeto está fora do Parque Nacional dos Lençóis e, por isso, é possível andar de quadriciclo. Dentro do Parque não é permitido, portanto, tenha cuidado antes de aceitar qualquer passeio.

Chegando no povoado de Vassouras almoce no Barracão da Dona Graça, na beira do Rio Preguiças. Comida deliciosa, cerveja gelada e um banho para refrescar do trajeto que é debaixo de sol. Aliás, não esqueça de passar muito protetor solar e se preferir, ir com blusa com proteção UV. O passeio só termina no entardecer, e portanto, pegará muito sol nos 85 km de ida e volta.

 

Atins

É possível fazer bate e volta para Atins e esse passeio tem um trajeto absolutamente lindo! Tinha momentos que eu jurava estar no céu, de tão único que é o lugar. Paramos em lagoas, vimos o encontro do Rio Preguiças com o mar, almoçamos no Restaurante do Sr. Antônio um camarão maravilhoso, paramos na Praia do Canto de Atins e, por último, mais banho de lagoa! É uma surra de paisagem bonita em um passeio que dura o dia inteiro. Se tiver mais tempo, se programe para passar mais de um dia em Atins. Se preferir assim, recomendo a Tropical House para se hospedar. Uma casa linda e super charmosa a 10 passos da praia e com uma estrutura de primeira!


Stand up no Rio Preguiças

Atividade física no meio da natureza é uma das coisas que mais amo. Estou longe de ser especialista em stand up, na verdade fiz essa atividade poucas vezes na vida. Mas não podia deixar de ter a experiência única de remar por um dos braços do Rio Preguiças, então fui lá e fiz! A atividade é feita pela equipe do Alexandre do @espiritodeaventuraoficial, em parceria com a Tropical Adventure e é um passeio “lado B” dos Lençóis. Ainda pouco explorado, é uma alternativa diferente que junta exercício físico e contato com a natureza! E digo, é sensacional. Para os que não são íntimos desse esporte, fiquem tranquilos! São passadas orientações detalhadas e uma aula inicial antes de começar. O trajeto é feito com colete salva vidas e um barco durante todo o percursso. Nas imagens em que estou sem o colete foram apenas para registro fotográfico.

Onde Comer em Barreirinhas

Para comer bem a um preço justo, indico os Restaurantes Bambu e A Canoa. Eles estão na rua Beira Rio, literalmente na beira do Rio Preguiças. Cardápio variado, delicioso e atendimento bom! Funcionam para almoço e jantar e é um bom local para passear e conhecer o artesanato da região.

Se tiver mais tempo na sua viagem para Lençóis Maranhenses, você ainda pode explorar:

  • Santo Amaro
  • Queimada dos Britos
  • Baixa Grande
  • Revoada dos Guarás
  • Passeio a Cavalo
  • Visitar algum dos mais de 200 povoados da região (!!!)
  • Foz do Rio Negro

Entre outros….

E se você é de trilha como eu, pode também se programar para uma viagem para Lençóis Maranhenses com direito a Travessia! Eu tive essa experiência MARAVILHOSA: 15 DICAS SOBRE O MARAVILHOSO TREKKING NOS LENÇÓIS MARANHENSES

 


Essa viagem para Lençóis Maranhenses contou com a parceria maravilhosa da Tropical Adventures Expedições, Aissa Tour e Porto Preguiças Resort, portanto, encontra-se no publieditorial e está de acordo com as Políticas do Blog.
As informações são relatadas a partir da minha impressão e tenho total liberdade para escrever a respeito.

 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Luisa, já tinha visto fotos dos lençóis mas igual as do seu post, não. Uma mais linda que a outra, parabéns viu?? Arrasou nas dicas e nos cliques!! Só me deu mais vontade de conhecer esse lugar =)

  • Uau, que show de fotos! Deu pra fazer um passeio completo pelos lençóis, teve até sobrevoo. Ainda falta conhecer esse pedaço do Nordeste lindo demais, bom saber dessas dicas.

  • Santo Amaro foi o meu lugar favorito, disparado!! As lagoas estavam lindas quando você foi, renderam fotos maravilhosas e provavelmente mergulhos deliciosos, né?

  • Essa foi uma das viagens mais incríveis da minha vida, recomendo demais! Ver suas fotos me trouxe lembranças ótimas!

  • tai um lugar incrivel que quero muuuito visitar, os lençois surpreendem ainda mais de cima! vou contatar as empresas q citou aqui
    vou programar uma passagem para fim de agosto, ainda vai ter água ne!

  • Tenho lido muitos posts sobre essa região e realmente parece um pequeno paraíso na terra. É um privilégio conhecer

  • Post maravilhoso! Super completo! Fotos maravilhosas. Gostei de conhecer o passeio de avião. Nunca tinha lido a respeito.

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás