Todos nós viajantes, temos diversas questões com as quais nos preocupar, sejam elas relacionadas a passagem, hospedagem, voo… E as mais recorrentes são a do voo cancelado e atrasos das companhias aéreas .
O que fazer quando isso acontece, a quem recorrer e quais providencias tomar? Já adianto que a empresa que eu indico e que já tive sucesso em ações é a Voo Atrasado! Continue lendo o post e saiba tudo o que você precisa sobre essa questão!
Vocês precisam saber o que fazer para previnir esses imprevistos e tentar amenizar os prejuízos inerentes a eles. Por isso, sempre falo da importância do Seguro Viagem, pois é isso que irá te respaldar em vários sentidos. Em caso de bagagem extraviada, de perda ou roubo de documento, de doença durante sua viagem, de ajuda financeira em casos específicos. Se quiser saber exatamente como fazer o seu (de forma rápida, segura e fácil), leia COTAÇÃO SEGURO VIAGEM: PASSO A PASSO PARA FAZER O SEU. A Seguros Promo sempre vai te ajudar no que quer que seja necessário, e com o cupom LEVENAVIAGEM5 você ainda consegue 5% de desconto na adesão de qualquer seguro!
Se quiser saber mais sobre bagagem extraviada, recomento o post: BAGAGEM EXTRAVIADA: O QUE FAZER PARA RESOLVER ESSE IMPREVISTO!
Bom, para falar sobre um assunto tão sério, precisamos, de fato, de fundamentação, e nenhum lugar para nos fornecer mais informações do que a própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Primeiramente, é importante que saibamos que existem dois casos: o de cancelamento direto que o de atraso com posterior cancelamento. Falarei primeiro sobre os atrasos. À medida em que o tempo passa e o voo acumula uma, duas, três horas de atraso, seus direitos são progressivos. Em outras palavras, quanto mais demorar, mais direito você tem.
De acordo com o manual da ANAC:
4. Agora, se o voo tem mais de quatro horas de atraso, o embarque por preterido ou o voo for cancelado, a empresa precisa oferecer, além de todas as assistências materiais, opções de reembolso ou de reacomodação. Aí é caso de negociação individual de cliente e fornecedor.
Bom, as suas condições não são de atraso, mas de cancelamento? Não se preocupe, pois você continua tendo direitos. Para explicar melhor, existem duas situações específicas para que você saiba como proceder: caso esteja no aeroporto de partida ou caso esteja no aeroporto de escala/conexão. Veja:
Muitas vezes, o que pode acontecer é de você ser realocado no próximo voo, ou ser reembolsado. Antes de tudo, é importante que você faça um registro de todas as intercorrências. Isso porque, caso seja necessária uma ação contra a empresa, você pode ganhar indenização por danos morais. Mas pense nisso apenas em último caso.
Na situação em que você se encontra no aeroporto de partida, a empresa pode oferecer:
Caso você esteja no aeroporto de escala ou conexão e seu voo for cancelado, a empresa pode oferecer as seguintes opções:
DICA: Essa opção é até interessante pro caso de você estar num lugar e possuir mais dias de férias. Você acaba tendo a oportunidade de aproveitar um pouquinho mais seu destino, ou o lugar de conexão, que pode não ter sido nem pensado e acaba sendo um stopover legal!
Outro imprevisto que pode acontecer é o de preterição de embarque. Isso se dá quando, por algum motivo, o seu embarque é negado, ainda que todos os seus documentos estejam em dia e você esteja com tudo ok. Essa negação pode ocorrer por diversos fatores, como segurança operacional, troca de aeronave, overbooking… Nesse caso, é importante saber que, quando percebida a possibilidade de preterição, a empresa deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc).
Se acaso você aceitar essa compensação, a empresa poderá requerer que você assine um recibo, a fim de comprovar que você de fato aceitou a proposta. Caso você não aceite a compensação e realmente ocorra preterição de embarque, caberá à empresa oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além de assistência material.
Os direitos de passageiros que sofrem com preterição de embarque são os mesmos que os que sofrem com voos cancelados, que citei ali em cima.
Em primeiro lugar, procure por um funcionário da companhia aérea para resolver seu problema, requerendo assistência. Muito provavelmente a situação de cancelamento gerará um caos, o que faz com que os funcionários não forneçam o melhor dos atendimentos. Por isso, use canais de atendimento ao cliente fornecidos pela empresa e tente solucionar o problema.
Veja sempre se há solução a ser oferecida. Exija sempre a melhor solução para a resolução do seu problema. Como você já sabe pelo que mostrei, a lei está ao seu lado e você precisa adotar uma postura firme. É prática comum, infelizmente, que os funcionários se neguem a resolver o seu problema. Geralmente eles só cedem quando percebem que o cliente não vai desistir e realmente tem noção dos direitos que possui.
Se mesmo assim eles não quiserem resolver o seu problema, você vai precisar procurar pela ANAC, registrando uma reclamação. Lembra que eu falei pra registrar tudo? É nesses casos extremos que isso se faz importante! Por isso, anote tudo: motivo do cancelamento do voo, nome de quem conversar com você, dados do voo, fotos, vídeos.. Tudo o que puder utilizar a seu favor. Nesse momento, você pode precisar do auxílio de uma empresa especializada. Por isso, continue lendo e explico melhor pra vocês os procedimentos ideais.
Nem todo mundo sabe, mas ainda que as coisas sejam resolvidas, você pode solicitar indenização por danos morais. Aí você fica se perguntando como proceder a esse respeito, né? Pois bem, a contratação de uma empresa especializada pode agilizar DEMAIS o andamento de tudo isso, além de ter um conhecimento vasto na área. Por isso, indico para vocês a Voo Atrasado. Ela atua especificamente nessa área, ajudando passageiros de todo o país, de qualquer cidade, de forma rápida e sem tanta burocracia. Também pode recorrer a ela em caso de voos internacionais.
Envie seu caso nesse link e aguarde o contato gratuito da empresa para mais informações a respeito do seu direito reparatório.
A empresa é especializada em indenizações de voos cancelados ou embarques preteridos, sempre garantindo que nossos direitos de consumidor sejam de fato cumpridos. É um serviço gratuito, com consultoria, apoio e registro de todo o atendimento realizado.
Você entra em contato com eles, eles vão analisar seu caso e um consultor entrará em contato com você para o fechamento de contrato caso o ocorrido seja passível de prcoesso. Eles cobram uma taxa de serviço de 30% no aceite de compensação. Em outras palavras, eles só vão cobrar de você caso o processo interposto seja ganho, caso contrário, você não gastará nada!
Não deixe de garantir seus direitos e de se informar. Entre em contato agora com a Voo Atrasado e veja o que podem fazer a respeito do seu caso. E agora que você já sabe exatamente como agir em caso de cancelamento de voos, pode ficar tranquilo e planejar sua próxima aventura!
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