Minas Gerais

Praias perto de Minas Gerais: as melhores para você viajar!


Você, mineiro! Hoje resolvi falar um pouco sobre praias perto de Minas Gerais que podem entrar no seu próximo roteiro de viagem. A gente sabe que, seja para aproveitar as férias, seja para passar um final de semana longe da rotina, Minas Gerais por si só já é um estado bem aconchegante e bonito de ver. É super conhecido pelas cidades da era colonial que remetem à corrida do ouro no país, ocorrida, principalmente, no século 18.

No entanto, nosso foco é falar sobre praias acessíveis para quem mora em Minas ou próximo dali. Ou até mesmo viajou para lá e quer fazer um bate e volta. É fácil e super possível ir de ônibus, avião ou carro (lembre-se de alugar por aqui!) para alguma praia perto de Minas Gerais. Para você ter uma ideia inicial, são aproximadamente 6 (seis) horas de viagem até o destino mais próximo da capital Belo Horizonte.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

1. Praia das Virtudes

A primeira praia dessa lista fica em Guarapari, a 550 km de Belo Horizonte (BH).

A cidade de Guarapari fica no Espírito Santo, geograficamente bem pertinho de BH. Com certeza quase todos os mineiros já foram passear por lá, pois o litoral capixaba é bem atraente e nunca decepciona. Pelo contrário, só traz experiências memoráveis. Por isso, vamos começar pela praia das Virtudes. 

Não tem como falar em Guarapari e não citar essa praia. Quem vai não se arrepende, pode acreditar!

Reprodução: TripAdvisor

A praia das Virtudes, que fica no centro de Guarapari (ES), é realmente muito bonita, super limpa e preservada, dona de águas transparentes. Você consegue ver a vida marinha a olho nu! O exemplo disso são as tartarugas que chegam bem pertinho dos banhistas.

Ótima para quem prefere dar mergulhos nas superfícies também, pois, como há várias pedras, pequenos corais acabaram se formando, com diversas algas, característica que intensifica a vida marinha do local.

Se a sua viagem for com crianças, não se preocupe, dá super e as crianças irão amar!

De modo geral, a extensão da praia é um pouco pequena e há apenas um quiosque. Então, se você for conhecer essa praia em alta temporada, aconselho que você chegue cedo pra conseguir um lugar legal para ficar.

Mar calmo, águas cristalinas… um verdadeiro pedacinho do céu na terra!

 

Sugestões de hospedagens

  1. Hotel Raio de Sol: hotel de pequeno porte com estacionamento e wi-fi gratuitos. Está localizado na Rua Henrique Coutinho, n. 268, Guarapari.
  2. Pousada Canarinhos: essa opção se trata de uma casa de hóspedes e possui estacionamento e wifi grátis. Está localizada na Rua Paraná 51, Guarapari.
  3. Pousada Caravelas: hotel simples, oferece estacionamento e wi-fi gratuito. Está localizado na Rua Manoel Duarte de Souza Matos, 4 Praia de Meaípe, Meaípe, Guarapari.

Passeios alternativos

Para conhecer melhor a cidade, você pode contratar um serviço de turismo em que seja possível fazer passeios com guias credenciados, naturais do estado e profundos conhecedores da história, cultura e costumes locais, dispondo de informações precisas e de relevância para oferecer aos turistas.

2. Praia dos Namorados

Mais uma opção em Guarapari (ES). Como você já deve imaginar, a praia atrai muitos casais! Mas isso não quer dizer que não seja um lugar para ir sozinho, ou ainda com amigos e familiares. A praia se destaca pelo visual exuberante, possui muitos recifes e diversas formações rochosas que permitem o desenvolvimento de piscinas naturais. É um local muito procurado por banhistas devido às suas águas calmas.

Na orla da Praia dos Namorados encontramos alguns bons quiosques para comer algo, tomar uma água de coco e nos refrescarmos do calorão.

O local é muito agradável e bem sossegado, o trânsito flui bem e, se der uma passadinha pelo comércio, com certeza irá se encantar com o carinho do pessoal, visto que são bastante acolhedores!

Sugestões de lugares para hospedagem

  1. Pousada e Restaurante Solar Meaípe: esse é um albergue e oferece estacionamento e wi-fi gratuitos. Fica localizado na Avenida Donário Francisco de Jesus 156 Meaípe, Guarapari.
  2. A Pousada Elxadai está localizada na Rua Gemini Enseada Azul, Guarapari, oferece piscina, wi-fi gratuito, quartos para famílias e aceita pets.
  3. A Pousada Paraíso está localizada na Rua Caxambú, 124, próxima dessa e outras praias da região, além de estar perto também do Mercado de Artesanato. Oferece quartos duplo, triplos e quádruplos, com café da manhã incluso.

Locais legais para comer

Orquídea Café

Com mesas ao ar livre, essa é uma opção bastante conhecida na cidade e fica na Alameda dos Flamboyants, 21, rodovia 060, próxima ao trevo de Meaípe.

Cozinhas: Brasileira, Frutos do mar, Mediterrânea, Sul-americana.

Refeições: Drinks, almoço e jantar.

Horários de funcionamento: aberto todos os dias da semana a partir das 12h às 4h e nas sextas e sábados o funcionamento acontece de 12h às 17h / 20h às 00h.

Também oferece a opção de delivery, ein?! Se você preferir ficar no local onde está hospedado(a).

Cantinho do Curuca

Essa é mais uma opção de restaurante para conhecer na cidade. É bem tradicional e por isso tem um preço um pouco mais alto. Está localizado na Av. Santana, 96 Praia do Meaípe, Guarapari, bem próximo à Praia dos Namorados.

Cozinha: Brasileira, com pratos típicos e frutos do mar.

Refeições: Almoço e jantar.

Vantagens: Você pode pedir para levar ou fazer reservas de lugares com antecedência. O estacionamento está disponível, possui cadeiras para bebês e tem acesso para pessoas com deficiência física. Também serve bebida alcoólica, com um bar bem completo, além de wi-fi gratuito e serviço de mesa.

Essas opções apresentam um valor mais elevado, mas as avaliações dizem que valem a pena!

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Prontos para conhecerem mais uma praia que fica pertinho de Minas Gerais? Então vamos às praias de Cabo Frio, município do Rio de Janeiro, que se encontram a aproximadamente 500 km de Belo Horizonte. 

Se você for fazer essa viagem de ônibus poderá ter uma duração de aproximadamente 10 (dez) horas, com um custo entre R$ 142 e R$ 307. Se acaso você fizer a viagem de carro, esse tempo pode diminuir consideravelmente.

3. Praia do Forte

Conhecida pela exuberância, mar cristalino e dunas de areia branquinha, a praia localizada em Cabo Frio (RJ) oferece confortáveis quiosques para atender a todos os públicos.

Em alta temporada, a extensa praia do Forte fica ainda mais completa de bares e restaurantes.

A praia é um verdadeiro cartão postal. Além disso, os adeptos do iatismo também podem usufruir dos ventos fortíssimos que sopram por lá. Mas surf e esportes praticados na areia também são comuns na praia.

A vida marítima também conquista qualquer um, com as belezas vivas da natureza. 

E eu não posso deixar de citar a culinária! Umas das melhores experiências gastronômicas, comidas típicas da região e cheias de histórias. Só indo pra saber.

Hospedagem

Hotel Solar do Arco

Hotel Solar do Arco, hotel de pequeno porte, mas com um valor um pouco elevado. Fica localizado na Rua Constantin Menelau e encontra-se em uma construção histórica, à beira do Canal do Itajuru, em um bairro de estilo colonial, super aconchegante e bastante bonito.

Possui estacionamento grátis e wi-fi e você pode escolher entre alguns tipos de quarto, como:

  • Vista para o mar;
  • Vista para a piscina;
  • Suíte nupcial;
  • Quartos para não fumantes;
  • Suítes;
  • Quartos para família.

Loft Dois Corações

Essa é uma opção um pouco mais simples, porém super aconchegante também. Apesar de não oferecer muitos serviços, tem estacionamento gratuito e encontra-se na Rua dos Coqueiros, ou seja, bem localizado.

O Loft Dois Corações disponibiliza acomodações com acesso wi-fi gratuito, um pátio e/ou varanda e acesso ao jardim e piscina externa.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Samba Cabo Frio

Essa opção fica localizada na Avenida Assunção, 239. Dentre as reservas de quartos, no Samba Cabo Frio pode-se escolher quartos com:

  • Vista para a cidade;
  • Vista para ponto turístico;
  • Quartos para não fumantes;
  • Suítes.

Todas opções oferecem as principais comodidades: cortinas blackout; ar-condicionado; serviço de limpeza; sacada; serviço de quarto; frigobar; TV a cabo/por satélite; camas muito grandes; acesso gratuito a wi-fi. Além disso, o estacionamento possui manobrista.

Locais legais para comer pela região

Quiosque Cantinho Da Tia Maria

Opção de restaurante que oferece mesas ao ar livre, estando localizado na Avenida Parque Quiosque, 5, a 0,7 km da Praia do Forte.

Cozinha: Brasileira e frutos do mar.

Refeições: Serve almoço, jantar e drinks.

Vantagens: A principal é a oferta de mesas ao ar livre, muitos lugares para sentar-se, acesso para cadeirantes. Além disso, oferece bebidas alcoólica, como vinho e cerveja; aceita os principais cartões de crédito, como MasterCard e Visa; tem serviço de mesa; Tv; cadeiras para bebês; bar completo e wi-fi gratuito.

Restaurante Galeto do Zé

Esse restaurante fica localizado na Travessa Maçônica, 100, no Centro de Cabo Frio. Também fica a 0,7 km da Praia do Forte e possui as mesmas características do local anterior.

A gastronomia é brasileira, com comidas típicas da região, que prioriza frutos do mar. 

4. Praia do Foguete

Reprodução: TripAdvisor

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

É o destino ideal para quem gosta de curtir a natureza, pegar onda ou apenas ficar à vontade com a família ou os amigos. 

Essa praia em Cabo Frio (RJ) tem a areia branquinha e firme, sendo bastante propícia para a prática de esportes. Geralmente apresenta muitos dias de sol. Mas quando os dias estão nublados, o mar fica mais agitado e as ondas tendem a ficar mais fortes, já que os ventos também ganham mais força, por isso é bom ficar atento.

Por possuir uma grande extensão de areia, é uma ótima opção para manter o distanciamento social e ter mais privacidade.

Não tem muitos quiosques, então recomendo levar uns lanchinhos, caso não fique próximo a nenhum lugar que possa vender.

O mar tem águas cristalinas, a praia é bem limpa, então faça a sua parte e cate todo o seu lixinho também!

Locais para hospedagem

  1. Pousada Praia do Foguete: com estacionamento privativo e gratuito, essa opção está localizada na Rua das Estrelas e apresenta quartos com TV, guarda-roupa, banheiro privativo e varanda.
  2. Oceans Hostel: opção mais econômica, oferece quartos com ar-condicionado e guarda-roupa e também oferta café da manhã.

Onde comer

Delírio’s Restaurante

Fica localizado na Av. dos Marimbás – lt 45 – qd21, Ogiva. A distância média desse restaurante é 1,6 km da Praia do Forte.

Cozinha: Frutos do mar, brasileira, contemporânea, saudável e Sul-americana.

The Bus Pub

Essa opção está localizada na Rua Mal. Floriano, 155, São Bento, a 0,8 km de distância da Praia do Forte, ou seja, bem próxima da praia.

Cozinha: Bar, Pub.

Refeições: Oferece pratos de jantar e uma boa variedade de drinks.

Vantagens: Oferece o serviço de reservas, tem bons lugares para sentar-se, acesso para pessoas com deficiência física, também tem bebidas alcoólicas e o Wi-fi é gratuito.

Aceita cartão de crédito, tem serviço de mesa, estacionamento, possui Tv. As noites podem ser regadas a vinho de boa qualidade, ou cervejas, se for da sua preferência.

Saindo do Rio de Janeiro, chegamos ao Nordeste. Isso mesmo! Estando em Minas Gerais você pode conhecer as praias da Bahia, por exemplo. Uma delas é a Praia do Espelho. 

5. Praia do Espelho

Uma das praias de Porto Seguro (BA), destino bastante escolhido pelos mineiros em férias, a Praia do Espelho já foi escolhida uma das mais bonitas do Brasil! Pelo nome você já deve imaginar a exuberância do mar que preenche a praia. As águas cristalinas formam um verdadeiro espelho que reflete as belezas do lugar. 

Há diversas formas de chegar de Minas a Porto Seguro. É possível pegar um voo ou um ônibus a partir da capital, Belo Horizonte, ou ainda fazer o trajeto de carro, que dura em torno de 13h. De Belo Horizonte a Porto Seguro são cerca de 900 km. 

A Praia do Espelho é cercada por falésias que formam uma paisagem bastante charmosa. A praia é própria para banho, oferece estacionamento e apresenta alguns quiosques na areia. 

Onde se hospedar

  1. Hospedaria Dedo de Moça: localizada na Praia do Espelho, a acomodação oferece quartos duplos e quádruplos, jardim, wi-fi gratuito, área de estar com TV de tela plana e banheiro privativo.
  2. Pousada Recanto do Espelho: de frente ao mar, essa opção de hospedagem dispõe de lounge compartilhado, bar e restaurante. Oferece chalés e suítes, com wi-fi e estacionamento gratuitos.

Onde comer

Restaurante da Silvinha

Com mesas ao ar livre em frente ao mar, o restaurante oferece serviço de mesa, funcionando também com reservas. 

Cozinha: Brasileira, frutos do mar. 

Refeições: Almoço. 

Restaurante Brisas do Espelho

Localizado no Condomínio Outeiro das Brisas, o restaurante oferece pratos com ingredientes da região, variando conforme a estação. 

Cozinhas: Brasileira, Internacional, Sul-americana, Pizza, Frutos do mar, Sushi.

Refeições: Jantar.

Gostaram? Qualquer dúvida, podem deixar os comentários de vocês aqui no artigo. Fiz um apanhado de praias perto de Minas Gerais, citando algumas praias que ficam nos estados vizinhos, bem perto de Belo Horizonte, para você que está conhecendo a região mineira, mas que não abre mão de uma boa praia. Espero que possa ajudar você na escolha do seu destino!

E quando for começar a planejar a sua viagem não esqueça de usar os links aqui do Leve na Viagem, tá bom?! 

E aí, aproveitou os 10% off em qualquer produto da The North Face?! CUPOM LEVENAVIAGEM

Quais as praias mais próximas de Belo Horizonte?

As praias mais próximas de BH são as do Rio de Janeiro — Copacabana, Ipanema e Leblon fica a aproximadamente 440km de distância.

Qual a praia mais visitada pelos mineiros?

A praia de Marataízes, no Espírito Santo, é a mais visitada por quem mora em Minas Gerais.

Você pode gostar também:


Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Veja os comentários

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás