Argentina

Tudo o que você deve considerar para visitar a Patagônia Argentina


Reprodução: DepositPhotos

A Patagônia Argentina abrange um território de 1.060.631 km², que é quase o dobro do tamanho de toda a Espanha ou quase três vezes o tamanho de toda a Alemanha. Mas a extensão geográfica não é o único aspecto da Patagônia Argentina que se destaca.

Existem muitas reservas naturais ali que abrigam espécies de flora e fauna únicas no mundo. Algumas das paisagens mais surpreendentes podem ser encontradas, sem comparação com qualquer outra atração similar.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

É por estas razões que, para apreciar e experimentar de forma correta todas estas maravilhas da natureza que existem em nosso mundo, é necessário viajar para este destino com uma boa passagem aérea. Além disso, tirar férias na Patagônia Argentina é sempre muito conveniente durante o verão, pois é uma excelente opção para fugir do calor extremo e relaxar fazendo algo diferente do que ir à praia ou visitar destinos mais tradicionais.

Assim sendo, se você estiver planejando suas próximas férias na Patagônia Argentina, a seguir terá toda a informação sobre os principais aspectos que você deve levar em conta. Recomendaremos aqui um itinerário que você não pode perder, com todos os pontos de interesse mais importantes que deveria conhecer.

O primeiro ponto: como viajar para a Patagônia?

O aspecto mais importante a considerar se você quiser conhecer bem a Patagônia é como você vai viajar. Muitas pessoas sonham em viajar pela Rota 40, que é a rota mais comprida do mundo, já que vai do ponto mais ao norte da Argentina até o ponto mais ao sul. Mas esta é uma aventura difícil de empreender, pois a estrada não está em boas condições em extensos trechos. Também os custos de combustível e tempo são muito mais altos. É por esta razão que muitas das pessoas que decidem empreender esta viagem desta forma o fazem por períodos bastante longos, que podem ser de até seis meses ou um ano. 

Por conseguinte, a maneira mais eficiente de viajar se você quiser tirar férias de duração média e se você quiser ter mais conforto é comprar uma passagem aérea. A viagem para a Patagônia a partir de uma cidade como São Paulo leva cerca de 5 horas. Portanto, é uma viagem curta. 

Outra vantagem de escolher viajar de avião é que você pode encontrar passagens aéreas baratas fazendo escalas com outras cidades ou procurando por companhias aéreas que voam para este destino com mais frequência. Portanto, além de ser mais rápido, também é mais acessível.

Neuquén, a parte mais ao norte do sul

A cidade mais populosa da Patagônia é a capital de Neuquén. Além disso, nesta província, você encontrará lugares de interesse como Bariloche (que é uma das estações de esqui mais importantes do mundo), o Parque Nacional Nahuel Huapi e a Rota dos 7 lagos, entre outros belos destinos onde é possível chegar com passagens aéreas baratas.

Esta parte da Patagônia é caracterizada por uma vegetação exuberante e uma grande variedade de fauna nativa. Por esta razão, se você ainda não conhece a Patagônia, deve fazer um tour completo por esta província, pois ela concentra muitas atrações importantes. 

Algumas das recomendações para ajudar você a planejar seu itinerário são as seguintes:

  • Fique hospedado em Bariloche, ainda que os hotéis possam ser um pouco mais caros, há excelentes excursões disponíveis e, caso você não tenha nada planejado para um dia, você pode sair e explorar a cidade. Bariloche também oferece uma grande variedade de boates (algumas das mais importantes da Argentina), o que faz dela uma alternativa interessante além das excursões ao ar livre na natureza.
  • Se você ficar em uma cabana, certifique-se de que ela não esteja muito longe dos centros urbanos e que os traslados estejam disponíveis por um preço acessível.
  • Reservar excursões e comprar ingressos para os parques nacionais com antecedência. Desta forma, é mais barato e você poderá obter mais facilmente os lugares disponíveis.
  • Descubra os lugares de interesse que você queira visitar e anote-os para fazer um itinerário. Algumas pessoas priorizam visitar os lagos e aproveitar as praias. Outras preferem visitar mais colinas e ver as montanhas, então adapte sua viagem ao seu gosto!
  • Não é necessário comprar uma excursão para visitar cada um dos lugares. Muitas vezes, é necessário apenas contratar um transfer e pagar a taxa de entrada, pois os parques nacionais e as colinas estão sinalizados e as trilhas são fáceis de seguir.
  • Pergunte aos guardas-florestais e guias turísticos que outros lugares eles recomendam que você não deve perder. Há muita informação que não está disponível na Internet. Há também lugares mais exclusivos que só podem ser visitados em excursões.

Santa Cruz, quem conhece El Calafate sempre volta

No extremo oeste de Santa Cruz, na cidade de El Calafate, você encontrará o Glaciar Perito Moreno, que é um dos mais importantes do mundo. Isto porque sua velocidade de avanço é surpreendente, de modo que você poderá ver os deslizamentos de terra da geleira ao vivo quando for visitar esse destino.

Também, em El Calafate você pode encontrar algumas das montanhas mais emocionantes do mundo, como El Chaltén e, no lado chileno, as Torres del Paine. Se você vai passar alguns dias nesta cidade, é recomendável que faça excursões, já que as distâncias são muito maiores, e você terá que viajar entre 60 e 200 km para visitar alguns lugares importantes. 

As principais recomendações para que você possa ter a melhor experiência em El Calafate são as seguintes:

  • Reserve as excursões com antecedência para conseguir lugares e melhores preços.
  • Perito Moreno pode ser visitado sem contratar uma excursão, mas você deve pagar a taxa de entrada ao Parque Nacional e contratar um traslado. Comparando os preços, pode ser mais conveniente visitar com uma excursão diretamente.
  • Para fazer atividades extremas, como caminhar sobre o Perito Moreno ou escalar El Chalten, é sempre necessário ir com um guia para evitar problemas e principalmente por segurança.

Ushuaia, o fim do mundo

Uma recomendação para visitar este destino é adquirir a passagem aérea desde Buenos Aires e fazer uma escala, pois o custo será muito mais conveniente. Muitas vezes, você pode encontrar descontos em passagens aéreas baratas na Aerolíneas Argentinas, pois elas promovem o turismo para essas partes mais remotas do país. 

Embora os custos de hospedagem, alimentação e excursões sejam muito mais caros nesta cidade, você pode conseguir excelentes ofertas fora de temporada em abril, maio, agosto e início de setembro. É importante lembrar de levar roupas quentes mesmo no verão, pois as temperaturas nesta parte do continente são sempre muito baixas.

Em conclusão, há muito o que explorar e ver na Patagônia Argentina que você não deve perder. A principal recomendação é que você se concentre em um ponto específico e o conheça bem quando você for. Desta forma, terá uma melhor experiência. E se ainda quiser saber mais, em suas próximas férias você pode se aventurar em outro destino patagônico.

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás