Aprender a mergulhar sempre foi um desejo, desde pequena. Por ter sido nadadora, sempre me senti à vontade na água e acho que, de alguma forma, é meu segundo habitat natural. Por questões da vida, sempre adiei esse curso; por mais que eu desejasse, não era prioridade. Até que, quando voltei da Polinésia Francesa, depois de várias experiências de mergulho livre por apneia, decidi que finalmente faria o curso. Recebi várias indicações da escola Lagão Gas Station (@lagaogasstation), na minha cidade, Brasília, e então era hora de começar. O lema da escola é o seguinte: “qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?” Pois bem, eu compartilho dessa ideia e tento manter uma frequência alta de lugares e situações novas na minha vida. Tudo perfeito para essa novidade: atividade, experiência e viagem; certificação de mergulho e check out no incrível Lago Azul em Mara Rosa, Goiás.
A Lagão Gas Station tem sede em Brasília e conta com profissionais da área, certificados pelas maiores credenciadoras de mergulho do mundo. A escola fica em Águas Claras, tem um espaço para vendas de produtos relacionados a mergulho e uma sala de aula. Fiz minhas aulas teóricas do curso básico lá, junto com minha grande amiga e parceira de viagens, Raquel Hora (@horanaestrada). Depois passamos para a aula prática na piscina para familiarização com os equipamentos, roupa e ferramentas. Só depois, na aula final, fomos até o Lago Azul em Mara Rosa. Fiz o curso Open Water Scuba Diver – SDI , que me permite mergulhar até 18 metros de profundidade, e já sei que irei fazer o avançado em breve.
Escolhi fazer a aula final (chamada de check out) no Lago Azul em Mara Rosa. Podia ter feito também no Lago Paranoá, em Brasília, mas não fiz por dois motivos: primeiro, porque incluir viagem é sempre mais interessante, e o Lago Azul já era um lugar que queria conhecer há muito tempo. Segundo, porque a visibilidade do Lago Paranoá não é tão boa, e acho mais interessante deixar para mergulhar nele quando for fazer o curso nível avançado.
Bom, para você que ainda não tem curso de mergulho, eu deixo aqui a sementinha do desejo para te animar a fazer logo e aproveitar as belezas subaquáticas desse mundo. Se você já tem e deseja aprofundar seus conhecimentos ou partir para novos desafios, olha o tanto de curso que a Lagão Gas Station oferece:
Cursos Recreativos
Cursos Técnicos
Se você é de Brasília e quer saber um pouco mais sobre a programação de mergulho e atividades do pessoal da Lagão Gas Station, você pode acompanhar pela página do Facebook deles. Quem sabe não nos encontramos por aí mergulhando? 🙂
Mara Rosa é um pequeno município no norte de Goiás, localizado a 350 km de Brasília e a 365 km de Goiânia. A grande atração da cidade é o Lago Azul, propriedade privada de fácil acesso e aberta ao público. Para chegar até ele são apenas 14 km da praça central de Mara Rosa e cerca de 10 minutos de estrada de terra em boas condições.
O lago formou-se no espaço que era utilizado para escavações de minério, na década de 80. No entanto, durante as atividades de exploração, o lençol freático foi atingido, inundando o espaço e formando o lago azul com uma profundidade que chega aos 70 metros!
Por ser uma água bastante alcalina, não tem vida aquática. No entanto, é um ponto interessante para o mergulho, pois além de seu formato espiral, a água tem ótima visibilidade, temperatura agradável (entre 25º C a 32º C) e atrações subaquáticas como um manequim, um fusca e uma kombi. O fato do Lago Azul em Mara Rosa ter uma profundidade que varia entre 6m e 70m, permite que sejam feitos vários tipos de mergulho, do recreacional ao treinamento técnico.
Se as imagens te deixaram com vontade de conhecer essa beleza, você pode agendar um mergulho com o pessoal da Lagão Gas Station. Praticamente todos os meses eles vão para lá. Se já mergulha, ótimo; se não, está em tempo de fazer seu curso para conhecer o mundo sob outra perspectiva!
Que tal?
Há poucos hotéis e algumas pousadas. O mais famoso é o Flávios Hotel, logo na entrada da cidade. Depois de passar por uma reforma, hoje comporta dezenas de quartos, oferece um café da manhã simples e tem bom atendimento. A internet funciona perfeitamente, há um estacionamento para os hóspedes e um restaurante que serve almoço e jantar conforme solicitação.
Quem prefere ficar no meio da natureza e gastar menos, há a possibilidade de acampar no próprio Lago Azul em Mara Rosa. Não há uma estrutura de fato, mas sim um espaço para montagem das barracas. Confesso que não cheguei a ver esse lugar e não sei como fica à noite. Preferi dormir no hotel para ter mais comodidade.
Passar o fim de semana é suficiente para conhecer o Lago Azul, praticar seu mergulho e dar um check (√) em mais um lugar lindo desse Brasil!
E aí, o que achou dessa sugestão de mergulho no Goiás?!
É fã de pistache e de café? Então vem conhecer o delicioso SuperCoffee de Pistache…
O primeiro e mais clássico. Descubra o sabor incomparável do SuperCoffee Original Se você, assim…
O isolante térmico para acampamento da Hawapi é tudo o que você precisa para um…
Descubra como os equipamentos para camping da Hawapi podem transformar sua experiência ao ar livre,…
Fique protegido com a calça impermeável da The North Face e ainda ganhe 10% OFF…
A Coris Seguro Viagem é especialista em aventuras, cobrindo mais de 50 modalidades em esportes…