Dicas de Viagem

Como embarcar se você estiver sem seus documentos para viagem?!


Infelizmente estamos suscetíveis à roubos e à devaneios que nos fazem perder diversas coisas ao longo da vida, certo? Perdemos inclusive aquelas coisas que não poderíamos nos desprender como documentos pessoais. Pois bem, se isso acontecer durante uma viagem, ou mesmo momentos antes, pode bater aquele desespero inicial de que tudo vai por água a baixo. Mas calma, pra tudo tem uma saída! Se de fato você estiver sem seus documentos para viagem, por qualquer motivo, como você embarca no Brasil e no exterior?

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Sem documentos para viagem nacional

A primeira coisa que você deve fazer quando for roubada ou perceber que perdeu seus documentos para viagem é fazer um Boletim de Ocorrência (BO) em alguma delegacia ou pela internet. É claro que não pode ficar sem documento para sempre apresentando o mesmo BO, portanto, essa ocorrência precisa ter sido emitida no máximo 2 meses antes da viagem. Se passar disso, ela não valerá mais.
Imprima o documento ou faça um print no seu celular e apresente na hora do seu embarque, você estará respaldada e embarcará normalmente.

 

Sem documentos para viagem no exterior

O caso citado acima não vale para viagens fora do Brasil. Se você for roubada ou perder seu passaporte, que é o seu documento para viagem fora do país, você terá que ver em qual seu caso encaixa:

1 – Se a sua viagem estiver acabando e já for retornar ao Brasil, você precisará solicitar gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no Consulado ou Embaixada do Brasil do país em que você estiver. Com essa autorização em mãos você retorna tranquilamente.

2 – Se a sua viagem ainda for continuar por outros países no exterior, você precisará comparecer também ao Consulado ou Embaixada Brasileira do país em que estiver e solicitar um passaporte de urgência. O único problema é que você perderá os vistos, caso tenha, do seu passaporte anterior, e se for precisar dos mesmos, terá que solicitá-los novamente.

Se precisar de mais informações, entre em contato com o Itamaraty pelo email: dac@itamaraty.gov.br

Independentemente de qual situação ocorrer, o bom é saber que há alternativas!
Compartilhe, informação como essa é de utilidade pública!

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

 


Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Graças a Deus eu ainda não passei por uma experiência dessas - e espero não passar. De qualquer forma, essas dicas são extremamente úteis para os viajantes, afinal, estamos expostos e um imprevisto desse pode acontecer com qualquer um! E, sim, iria me desesperar certamente rs Fora o trampo que dá ir até a embaixada etc. Maior dor de cabeça! ;/

  • Adorei as dicas. Eu morro de medo de perder passaporte nas viagens, ando com ele grudado em mim 24h por dia kkkk. Mas bom saber dessas coisas, vai que um dia eu precise =)

  • Otimo post e super essencial! eu não saberia o que fazer caso perdesse meus documentos, morro de medo, fico sempre grudada com eles hahahahaah

  • post importante! vou compartilhar na nossa pagina do facebook, ta?! acho que são informações que todos os viajantes devem saber =D

  • Menina, esse teu post é um serviço de utilidade pública!
    Achei super válido você trazer essas informações, são super válidas e confesso que nunca li nada nem parecido.
    Parabéns.
    Abraço.

  • Eu adorei a dica! super instrutiva. Dá um mega medo mesmo de perder passaporte e etc.
    Muito legal o post, obrigada por compartilhar conosco!!

    E você sabe o que fazer em caso de pedir a vacina da febre amarela e não tiver com o cartão de vacina internacional?

    • Oi Luana, se não tivermos o cartão de vacina internacional alguns países não permitem mesmo a entrada. Por isso é sempre importantíssimo saber se o país que está indo exige o cartão ou não!

  • Muito bom compartilhar essas informações Luisa! Eu mesmo não sabia que era possível embarcar em viagens nacionais portando um BO. Como imprevistos acontecem, é sempre bom ter em mente que temos alternativas tanto no Brasil quanto no exterior.

  • Ótimo Post!! Informações valiosas e precisas para um viajante. Eu sou super preocupada com documento rs.. essas informações são super úteis. Obrigada por compartilhar com a gente beijos

  • Olha ai vivendo e aprendendo, eu sabia já que podia viajar com o B.O em território nacional. Mas achei que para viagens no exterior era proibido viajar sem os documentos. Muito boa as dicas, vou encaminhar para alguns amigos, esses dias mesmo estávamos falando sobre o assunto.

  • Eu nunca passei por uma situação dessas, ainda bem! Mas é sempre bom compartilhar essas informações, elas são muito úteis!

Posts recentes

O SupperCoffee de chocolate é bom?

Análise detalhada e review completo do SuperCoffee de chocolate, bebida que vem conquistando o Brasil…

% dias atrás

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás