Ilha do Mel

Anote as dicas para Ilha do Mel! Veja o que precisa saber antes de ir.


Pense em uma ilha linda, organizada, rústica, simples mas sofisticada. Pensou? Essa é a ILHA DO MEL. Um delicioso lugar no Paraná, com fácil acesso de barco, belíssimas praias e muita história. Nesse post vou te dar algumas dicas para Ilha do Mel e ajudar você a conhecer mais esse lugar do sul. Hoje vou relacionar aqui as minhas melhores dicas para Ilha do Mel.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Alguns anos atrás resolvi, em cima da hora, passar o ano novo em um lugar do Brasil que não conhecia. Depois de muita pesquisa para conciliar dinheiro e desejos, escolhi essa ilha no sul do país.

Lembro que na época não encontrei tantas dicas para Ilha do Mel e muita coisa que vivi e vi por lá, descobri apenas quando já estava viajando.
Como meu objetivo é passar o maior número de informações e compartilhar as belezas desse mundo, não podia deixar de dedicar um post a esse pequeno paraíso.

 

DICAS PARA A ILHA DO MEL

Dicas para Ilha do Mel – COMO CHEGAR

O acesso à Ilha do Mel é feito por meio de barcos que saem de Paranaguá, a 95km de Curitiba. Se você preferir, pode optar por pegar também de Pontal do Sul, que fica a 115km da capital.
De Paranaguá até a Ilha leva cerca de 1h30 de barco e de Pontal 40 minutos.

De Curitiba peguei um ônibus para Pontal do Sul com a viação Graciosa. Você pode comprar passagem pelo site www.viacaograciosa.com.br com antecedência ou na hora. Geralmente a frota desse trajeto é grande e não costuma lotar.

É uma viagem é tranquila que vai parando em todas as praias até chegar ao Trapiche, o píer de onde saem os barcos pra Ilha.

Dicas para Ilha do Mel – QUANDO IR

De todas as dicas para Ilha do Mel, a mais importante, do meu ponte de vista, é quando ir. Sem sombra de dúvidas, o VERÃO é a melhor época para estar na ilha.
Os dias longos nos permitem aproveitar bastante as belezas das praias. Os dias são quentes e as vezes ficam frescos com as famosas chuvas de verão.
*Bom ressaltar que em novembro e dezembro as mutucas dominam a ilha, ou seja: NÃO ESQUEÇA O REPELENTE ou as velas/incensos de citronela.

O outono é também uma boa época para visitar a ilha. Chove pouco, a água fica com temperatura agradável e não fica rechada de turistas.

Na primavera tem dias de sol, mas também tem bastante chuva com vento. A beleza das bromélias e orquídeas espalhadas pela ilha chama a atenção nessa época.

O inverno é marcado pelas neblinas, ventos gelados e água bastante fria. Não é boa ideia, afinal, você estará no sul do Brasil e não é qualquer friozinho.

 

Dicas para Ilha do Mel – ONDE FICAR

Continuando as dicas para Ilha do Mel, outro ponto importante é saber de que lado você prefere ficar: NOVA BRASÍLIA (Brasília) ou ENCANTADAS.
É bom já sabendo, pois na hora de pegar o barco até o trapiche, você precisar informar para qual lado da Ilha irá.

Nos dois lugares são várias as opções de pousadas, hostel e camping. Se quer mais tranquilidade na alta temporada, recomendo ficar em Nova Brasília. Como está um pouquinho distante do centro, tem menos barulho e é bem mais tranquila, principalmente a noite.

 



Booking.com

Pesquise aqui e faça sua reserva.

COMO SE LOCOMOVER

Ao chegar na Ilha você logo já vê as lindas trilhas pelo meio da mata fechada, extremamente organizadas e muito bem sinalizadas. A noite as lanternas são indispensáveis para garantir sua locomoção, principalmente se optar ficar em cantinhos mais distantes do centrinho como Nova Brasília.

A pé você transita por lá tranquilamente, só lembrar que a maioria do caminho é areia.

E como a ilha não tem carro, a bicicleta (são muitos os pontos de aluguel de bike) é uma ótima opção de locomoção.
Você rapidamente se familiariza com a ilha e conhece as praias pelos vários caminhos de areia e trilhas que permeiam o centro.

PRAIAS

A Praia do Farol é bastante procurada pelos surfistas e é a mais próxima do centro da ilha. Tem uma extensão pequena e um visual lindo do farol.

A Praia de Brasília é a praia que você desce se escolhe chegar na ilha por esse lado. Tem águas calmas e quentes, mas com aquele aspecto de óleo pelo tráfego dos barcos. Nada que impeça o mergulho, pois se afastando do trapiche o aspecto e a qualidade da água melhoram bastante.

Tem um trecho à direita do trapiche (de costas para a ilha), que a extensão de terra se afunila e você tem acesso à Praia do Istmo. Essa praia tem ondas e um visual bem bonito. 

Seguindo pela trilha principal, no sentido centro, você passa pela Praia de Fora, que também é bastante procurada por surfistas. Dependendo do vento que está batendo na ilha, as ondas podem estar melhores nesta região em comparação à Praia do Farol. 

Estas duas (de fora e do farol), como são as mais próximas do centro, oferecem pousadas mais estruturadas, diversos bares e restaurantes.

 

Ainda na Praia de Brasília, se você seguir para o lado esquerdo, você chega na fortaleza da Ilha. É uma caminhada considerável pela praia, mas você também pode fazer esse trajeto de bicicleta!
A ida até lá é obrigatória para ter uma vista linda da Ilha do Mel e conhecer um pouco mais sobre a sua história.

 

 

Do trapiche de Brasília você também pode seguir a trilha para a Praia Grande. A caminhada é considerável, mas vale muito a pena, pois a calmaria e o visual do lugar te convencem de que está fazendo a escolha certa.
É a praia de maior extensão da Ilha do Mel, tem preservação plena de mata nativa e da restinga e por isso os campings são super procurados. Lá a sombra é garantida e as árvores possibilitam a prática de slack line e o contato pleno com a natureza. Depois que os bares do centro fecham, uma galera segue a trilha para a Praia Grande, pois é lá que os luais rolam.
Na ponta direita da Praia Grande, você pode fazer a trilha para o lado das Encantadas. Preste atenção na maré e voltar cedo, pois tem trechos que quando a maré está alta impossibilita sua travessia. A trilha é tranquila, mas você precisa atravessar pedras.
De qualquer forma vale muito a pena pois é nesse caminho que você desfruta das praias menos frequentadas, como a Praia do Miguel, por exemplo.

Aliás, para ir de Brasília à Encantadas, você pode fazer essa trilha que acabei de citar ou ir de barco.
Tem saídas do trapiche a cada 30 minutos!
Mas vá de trilha, é lindo e já é um exercício. 😉

A Praia das Encantadas é tranquila e a noite você encontra muitos lugares para estender até mais tarde. É desse lado que tem os passeios de asa delta motorizada!

NOITE

Em Encantadas tem a “Praça de Alimentação” com barzinhos em frente a praia, a maioria com música ao vivo.

“Toca do Abutre” em Brasília, pertinho do píer, é um dos mais movimentados desse lado.

Agora, se quiser curtir até o sol raiar a dica é ir ao “Canto da Vó”, que fica na Praia Grande.

 

Últimas dicas para Ilha do Mel:

Na Ilha NÃO TEM CAIXA ELETRÔNICO! Mesmo com a maioria dos lugares aceitando cartão, é bom se prevenir e levar dinheiro vivo.

Outra coisa importante é que também NÃO TEM FARMÁCIA… Seja precavido!! Mas fique tranquila, tem a UNIDADE DE SAÚDE ANA DAS NEVES, na Praia da Encantadas. O telefone é  (41) 3426-9002

 

 


*Confira mais destinos no Brasil*


 

Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Ouço muito falar sobre a Ilha do Mel, dizem mesmo ser lindíssima, e pelas fotos aqui pude comprovar! Amei!
    Fora as dicas que você colocou, super valiosas! Parece Morro de SP, que não tem caixa eletrônico... e hoje em dia quem anda com dinheiro, ne?
    Agora... nao tem farmacia? Menina... e se acontece alguma coisa, qual a mais proxima? Hospital tem? Deve ter postinho de saúde ne?
    Beijao

    • Julia, obrigada pela visita! Pois é, eu tbm fiquei bem surpresa pelo fato de não ter farmácia. Tem algumas coisinhas básicas em mercado, mas nada robusto. Tomara que isso já tenha mudado!

  • Sempre tive vontade de conhecer a ilha mas agora com sej post ja quero ir semana que vem hahahhaha Realmente nunca encontrei um post tão detalhado assim! Obrigada pelas dicas!!! Bjss

  • Quando estive em Curitiba, queria dar uma esticadinha para Ilha do Mel, tinha muitas boas recomendações, agora vendo seu posts deu ainda mais vontade de conhecer. Adoreii, simplesmente lindo né?.. só não gostei de não ter farmácia hehe.. o que é isso Brasil, não pode! parabéns pelo post bjs

  • Ja ouvi falar muito deste lugar e ainda não sabia que estava no sul do Brasil ( posso, sou gringa KK) . Sera que a ilha do mel é ainda mais preservada que Jericoacoara no nordeste ? La, tem farmácia e ate um UPA. Fiquei super curiosa de saber mais e conhecer as vilas. Como é o chão ? de arreia ?

    • Rsrs que bom receber seu comentário! Alice, lá o chão é de areia! Uma delícia caminhar por ela que ainda é bem preservada e rústica sabe? Tomara que continue assim!

  • Eita que post lindooooo! Não conheço a Ilha do Mel, ainda. Achei linda e parece fazer jus à fama de paraíso =DD

  • Parabéns pelas fotos! Que lugar lindo. Apesar de simples tem uma beleza única. Preciso conhecer o quanto antes esse lugar! hahaha.. Obrigada pela dica!

  • Com certeza deve ser uma paz passar um tempinho por essa ilha, obrigada por me ensinar como chegar lá, rs.

  • Amei o post!! Sempre tive vontade de conhecer esse lugar mas sempre com algumas dúvidas de como chegar, mas agora está bem claro. Parabéns pelo post. Beijos

  • Que linda essa Ilha do Mel! Suas dicas foram muito importantes, realmente não se vê muito conteúdo sobre ela. Por um lado, acho até bom, mais um lugarzinho do Brasil sem muita muvuca de turistas e que a gente pode aproveitar melhor!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás