Como ir para Machu Picchu é aquela decisão que pega muitos que desejam conhecer essa cidade incrível. A “Montanha Velha” é considerada patrimônio mundial pela UNESCO e está a mais de 2.400 metros de altitude, no Vale Sagrado, a noroeste de Cusco.
Data de 1450 e durou cerca de 100 anos para ser construída. Toda a cidade é feita de pedras milimetricamente calculadas e que se encaixam umas às outras. São terraços, templos, palácios, fontes e altares tecidos por mitos e lendas . Uma verdadeira obra-prima, tanto de engenharia quanto de arquitetura.
Ver e sentir a grandiosidade do lugar nos faz perguntar como que os homens conseguiram construir uma cidade tão imponente no pico de uma montanha. É quase inacreditável.
Lembro do sentimento de muito respeito pela sabedoria, coragem e força do povo que construiu uma das grandes maravilhas do mundo.
Antes de pensar em qualquer atividade de aventura, lembre-se que equipamentos de qualidade são essenciais para a boa prática, segurança e conforto. Eu indico a Amazon com bons preços e as melhores marcas de tudo o que você imaginar para o mundo de trilha e aventura.
Você sabia que sou embaixadora da The North Face? O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!
Quero falar sobre uma coisa muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança. Minha seguradora é a Seguros Promo, que oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.
Vamos ao que interessa!
A melhor época para visitar o sítio arqueológico é entre abril e novembro quando o céu prevalece aberto. Em períodos de chuva, além de não ter muita visibilidade, pode dificultar o trajeto para que for de trilha. Eu fui em junho/julho e achei uma época excelente! faz frio? Faz, mas nada que você não aguente!
Se você está em Cusco você terá MILHARES de opções de agências para fechar seu passeio de como ir para Machu Picchu. Na praça principal, de Las Armas, todos os dias centenas de pessoas abordam os turistas oferecendo os passeios. Como são muitas e a maioria confiável e organizada, é tranquilo você fechar o seu passeio lá, mas tenham precaução. Faça uma pesquisa em algumas agências para averiguar a disponibilidade e ter certeza que não ficará na mão. Mas atenção ainda para a escolha da Trilha Inca! Mais abaixo explicarei. De qualquer forma, veja no site oficial as informações sobre ingressos, datas e disponibilidade de entrada no Parque.
A grande pergunta é: que tipo de passeio você quer fazer até? Ou seja, como deseja ir para Machu Picchu?
Se você não tem tempo, condições físicas ou simplesmente desejo de fazer trilhas e seu objetivo é chegar rapidamente na cidade histórica, a melhor alternativa é ir até Águas Calientes, cidade base para MP, e pegar o ônibus. A cada hora os veículos partem e fazem um trajeto que dura cerca de 20 minutos. Ele te deixará na entrada do parque. Pagando a entrada (menos de R$100), pegue um guia para conhecer o sítio arqueológico. Caso contrário, leve um livro/guia de bolso que fale detalhadamente sobre o lugar. Sem alguma dessas opções, você não entenderá a dimensão e magnitude da cidade e do conhecimento humano na época. Minha dica é pegar o ônibus cedo e chegar na cidade com o menos de pessoas possível.
Águas Calientes não é uma cidade que valha ficar hospedado por mais dias. É uma base turística, cercada por belas montanhas, mas muito visitada basicamente pelo sítio histórico ao lado.
Para os mais aventureiros ou para aqueles que querem de fato ter uma experiência grandiosa, há 3 opções de trilhas para chegar até MP:
Tem esse nome por conta da montanha Salkantay que tem cerca de 6.270 metros de altitude. Foi concebida como uma rota alternativa para a tradicional Trilha Inca e está entre as 25 melhores trilhas do mundo, pela National Geographic Adventure Travel. Além, claro, de ser uma das mais escolhidas pelos turistas.
A temperatura varia de -5ºC a 26 ºC e a altitude entre 1.600 e 4600 metros acima do mar. Por isso é interessante que faça um período de pelo menos dois dias de aclimatação em Cusco, que está acima dos 3.000 metros de altitude.
É uma travessia de cerca de 70 km durante de 5 dias por vales nevados até a selva alta de Machu Picchu. Tem paisagens espetaculares, córregos, rios e lagunas.
É um dos caminhos abertos, entre os milhares de quilômetros de caminhos del inca em todo Peru. Começa no Km 82 da ferrovia para Machu Picchu e é um percurso que percorre Huayllabamba, Pacaymayu e Wiñaywayna, realizado em 4 dias, até chegar em MP (cerca de 42km). Uns dos pontos que mais levam em consideração é que essa trilha passa por diversos sítios astro-arqueológicos. Como dito acima, por ser uma das mais procuradas, é necessário que reserve com bastante antecedência sua ida até MP pela trilha inca, até porque tem uma limitação de 500 pessoas por dia. Recomendo de 6 a 7 meses de antecedência!
Eu escolhi esta pelo simples motivo de que era a única opção, levando em consideração que a Salkantay levava mais um dia e eu estava com o tempo contado.
Aliás, vale dizer que quando fiz meu roteiro para Bolívia, Peru e Chile, eu não incluía nenhuma trilha. O meu “como ir para Machu Picchu” era simples, de ônibus. Mas depois de todas as experiências antropológicas e maravilhosas que eu estava vivendo até ali, e por conta de dois colegas que conheci ao longo da viagem, resolvi mudar completamente meu roteiro dali por diante e acrescentei a trilha Inca Jungle.
Essa opção inclui atividades como mountain bike e longas caminhadas pela selva de Cusco percorrendo estreitos caminhos construídos à beira das montanhas até Machu Picchu. São cerca de 80 km de trilha!
Os 4 dias foram mais ou menos assim (em 2008 hein galera? Mas acredito que ainda devam manter roteiros semelhantes):
Deixo aqui a dica maravilhosa do Rastreador Via Satélite – SPOT – que garante segurança nos lugares mais inóspitos do planeta. Sempre uso nas minhas trilhas e viagens de aventura, pois me assegura com rastreamento em tempo real, compartilha informações de localização com meus parentes e possibilita resgate em caso de perigo ou risco de morte. Se você não conhece, dá uma olhada que vale a pena. Com o cupom LEVENAVIAGEM você consegue 5% de desconto na compra. O modelo que eu uso é o GEN 4.
Paramos em Ollantaytambo para comprar algumas coisinhas para trilha e seguimos para o ponto de descida de bike, a mais de 3.500 metro de altitude. O caminho até lá é lindo e chegamos a ficar acima das nuvens. Avistamos a montanha Wakaywillca de mais 5.800 e nos preparamos para descida.
Bom, eu achei que pedalaríamos em uma trilha, mas não, você desce no canto de uma pista de automóveis que rodeia a montanha. É aventura meeeeesmo. Paramos em Wamanmarca (sítio inca) onde almoçamos e seguimos até chegarmos à Casa do Macaco, onde jantamos e dormimos em quartos individuais, duplos ou triplos. O primeiro são horas de bike, mas na maioria das vezes descida. Muito bacana passar por pequenas vilas, queda d’água e em meio a uma paisagem estonteante.
Dica: precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. Clicando aqui, você compra seu chip e colabora com uma pequena comissão que vem para o Leve na Viagem, sem pagar a mais por isso 🙂
Caminhada. Tirando as dores do pedal e uns arranhões do tombo que levei (claro!) estava tudo certo. A caminhada de 8 km começa por paisagens lindíssimas, sobe e desce de montanha e no final uma descida contínua por 2 horas até Qellomayo. Depois fomos para Santa Teresa, uma espécia de pousada ecológica para ducha quente. Ali perto tem as águas termais, em um vale rodeado por montanhas! Horas e horas de caminhada.
Caminhada extensa até chegar no inca Racay. Almoçamos e continuamos a caminhada pelo trilho do trem, já perto da base para noite. Depois de cerca de duas horas finalmente chega-se à Águas Calientes. Depois de comermos, o guia dividiu o grupo em 2. O que ficaria livre na cidade o que subiria a Montanha Putucusi. Claro que eu escolhi o grupo da subida, mas não sabia o que estava por vir. Essa é a dica de ouro!!!!
Depois de comer e absolutamente cansados de 3 dias com cerca de 6 horas de exercício físico diário, subir uma montanha não era tarefa fácil. E sim, na altitude, lembra?
Pois bem, para dificultar ainda mais, a subida é literalmente uma escada de quatro apoios. Por vários e vários trechos você sobe segurando pelas mãos e pés até chegar quase no topo onde começam o caminho pelas pedras. É de fato muito cansativo e uma subida difícil.
Mas quando você chega lá, depois de tanto esforço, depois de 3 dias em meio a montanhas e mato e vê Machu Picchu ao longe, de um ângulo completamente diferente, é inexplicável!!
Uma sensação de liberdade, de força e adrenalina tomou meu corpo naquele momento. Absolutamente inesquecível! Vale a dificuldade, o esgotamento do corpo, a falta de ar e as dores no corpo. Superar tudo e ainda ver um final de tarde no topo de uma Montanha… é amor a primeira vista por Machu Picchu!
Depois de tantos sentimentos juntos, descer foi relativamente mais fácil. Conheci a cidade e dormi cedo porque……
As 4 horas da manhã já estava de pé. Porquê? Porque iríamos a pé para Machu Picchu, ou seja, em vez de ir de ônibus, subimos todas as escadas da montanha, por 1 hora, até chegar na entrada do sítio, ainda a noite!
A grande sacada disso é simplesmente para conseguir assistir ao nascer do sol na cidade absolutamente vazia! Que sensação incrível! Chegar lá é mesmo surreal, ainda mais com o sol iluminando aos poucos a construção Inca.
A visita guiada durou cerca de 2h30 e depois tínhamos tempo livre para conhecer a cidade. Infelizmente, por conta do cansaço absoluto não tive forças para andar muito por ali, e muito menos de subir o Huayna Picchu, montanha ao lado de MP com uma vista privilegiada. Mas após conhecer Putucusi, e melhor ainda, antes de subir até MP, não precisava fazer esse passeio.
Aproveitei para tirar 659.334.247 fotos, arrumar um cantinho mais vazio, meditar e sentir toda a energia que aquele lugar, ainda hoje, transmite.
Para descer você pode pegar o ônibus tranquilamente e fazer o caminho em zigue-zague que vemos de ambas as montanhas citadas a pouco.
Vale dizer que muito do que eu tenho eu compro pela internet, acho mais prático e rápido. O site que recomendo pelos produtos de qualidade, seriedade e prazo de entrega é a Amazon . Tem tudo o que você precisa para organizar suas viagens de camping, trilhas e travessias.
Foram 4 dias de muitas paisagens deslumbrantes, muita natureza, muitos vales, muita simplicidade, muita disposição, muita força de vontade e muita, muita, muita alegria.
Não consigo descrever em palavras o que senti em todo esse trajeto. E como fui feliz na escolha de fazer um trilha. Se você tem tempo e gosta de um contato extremo com a natureza, não deixe de escolher uma…
E se quiser mais dicas, dá uma olhada no post do blog Melhor Viajar!
Opções de como ir para Machi Picchu é o que não falta! Qual escolheria?!
É fã de pistache e de café? Então vem conhecer o delicioso SuperCoffee de Pistache…
O primeiro e mais clássico. Descubra o sabor incomparável do SuperCoffee Original Se você, assim…
O isolante térmico para acampamento da Hawapi é tudo o que você precisa para um…
Descubra como os equipamentos para camping da Hawapi podem transformar sua experiência ao ar livre,…
Fique protegido com a calça impermeável da The North Face e ainda ganhe 10% OFF…
A Coris Seguro Viagem é especialista em aventuras, cobrindo mais de 50 modalidades em esportes…
Veja os comentários
Sensacional!!! Ainda nao conheco Machu Pichu, mas quero mto! Nao sei se toparia fazer a trilha, talvez iria de onibus/trem... apesar de ser uma experiencia unica ne? Tenho uns amigos q fizeram e dizem ser transformacao de vida! Bjao
Julia @osvoosdaxoana
Exatamente Julia! è uma experiência única!
Simplesmente arrasou no post, não conheço Machu Picchu e fiquei doidinha pra ir!! Amei as fotos também, bem completinho, parabénss!
Que bom saber! Muito obrigada Livia!
Esse lugar tem uma energia incrível!
Vale a pena cada sacrifício e os chás de coca que precisei tomar.
Parabéns pelo post.
Abraços.
É verdade! rs Obrigada pela visita!
Adoramos esse post, até então não sabíamos de tantas opções de trilhas para chegar a Machu-Picchu e ficamos empolgados com essa trilha, parece ser incrível. Belo post ;)
Ah que bom que gostaram, obrigada!
Esse post está demais! SUPER útil para viajantes que pretendem ir a Machu Picchu. Parabéns pelas fotos, Lu! Elas estão lindas. Obrigada pelas dicas!
=*
Keul
http://www.turistandonomundo.com.br
Muito obrigada Keul!!!
Machu Picchu è incrivel! Mateus jà conheceu mas assim que tivermos oportunidade iremos juntos! O post ficou bem legal< e detalhado! Parabèns!!!
Que coisa boa, precisam mesmo! Obrigada!
Excelente post! Dá pra ter uma noção da dimensão deste lugar através do seu relato, muito bem detalhado, e as fotos estão incríveis. Parabéns pelo blog!
Muito obrigada Marcos, que bom feedback!
Parabéns pelo post amiga ! Completinho e cheia de fotos incríveis! Parabéns pela matéria ! Bjs Elaine
Obrigada Elaine!!! bjo grande
Que legal! Nós queríamos ter feito a trilha inca tradicional, mas com 4 meses antes já não tinha vaga. Fomos em setembro do ano passado e subimos de ônibus mesmo, mas pegamos o parque ao abrir (pelo menos rs). Belo post! Adorei relembrar esse lugar sensacional!
Pois é Dhebora, se não se programar com antecedência realmente, fica complicado né? Que pena não conseguiram, mas tenho certeza que foi de qualquer forma uma experiência única!
Que show esse seu post. Queremos muito conhecer Machu Picchu mas ainda não planejamos a forma e seu post veio para nos ajudar muito. Parabéns pelo Blog.
Que bom saber Luciana! Se puderem, programem mesmo uma ida até lá! beijo