Muitas são as mulheres que têm o sonho de viajar sozinha. No entanto, muitas também são as preocupações que vêm à mente quando se pensa nisso. Afinal, infelizmente, ainda somos bastante reféns não somente de todo o contexto de violência que assola o mundo, mas o simples fato de sermos mulheres dificulta muitas coisas (o que, definitivamente, não deveria acontecer). Ainda assim, existem diversos destinos incríveis e seguros para nós mundo afora, e hoje venho mostrar 5 lugares para viajar sozinha e desbravar esse mundão com a sua melhor companhia: você mesma. Vem comigo?
Atenção!
Antes de continuar, deixo o meu recado essencial para mulheres que viajam sozinha: façam o seu Seguro Viagem. Já falei várias vezes sobre o benefício de fazer essa adesão. No entanto, no nosso caso, é ainda mais importante que façamos. Precisamos buscar todas as formas de respaldo e apoio possível! Não viaje sem isso 🙂
Lugares para viajar sozinha: os mais falados do mundo
Para continuar, sugiro que leia também o post DICAS PARA VIAJAR SOZINHA: UM GUIA PRÁTICO PARA INICIANTES. Lá, deixo diversas dicas de como se virar, garantir segurança, ao que se atentar, enfim… É um guia bem legal que vai definitivamente te ajudar, especialmente se for a sua primeira viagem solo.
1 – Amsterdam — Holanda
Holanda é um destino sensacional, maravilhoso, que fui sozinha e sou absolutamente apaixonada. São inúmeras as experiências possíveis de viver por ali, além de ter, de fato, uma sensação única de segurança. Dentre as coisas que mais gostei dali, com certeza os passeios alternativos e a liberdade do lugar foram as que mais me deliciaram.
A Holanda fica no continente Europeu e é de fato MUITO charmosa. Toda a composição de suas centenas de pontes e canais faz com que sempre predomine um ar romântico pelas ruas. Além disso, a capital, Amsterdam, é indispensável às mulheres que têm predileção pela modernidade aliada à liberdade. Existem lá, por exemplo, vários coffeeshops, lojas em que se vende maconha de forma legal. Outras dicas sobre a Holanda:
- Vá no fim de Abril para conhecer o The King’s Day;
- Conheça as cidades de Volendam e Zaanse Schans;
- Aproveite muito a gastronomia holandesa, perfeita para amantes de cerveja.
Chega-se a Amsterdam por avião, partindo de São Paulo. Os voos que saem mais em conta são os que têm conexão em Paris, e uma duração total da partida à chegada de mais ou menos 24h. Lembre-se que, para economizar, o ideal é que as passagens sejam monitoradas por vários dias, a fim de pegar alguma promoção!
2 – Lisboa — Portugal
Acredito que uma das melhores coisas de uma viagem solo é descobrir, sozinha, novas experiências, culturas e horizontes. Por isso, penso que, quanto mais opções de roteiro, mais interessante e proveitosa tende a ser essa aventura. Obviamente, Portugal não poderia ficar de fora — com foco especial em Lisboa. De fato, a capital portuguesa conta com uma diversidade surpreendente de atrações, desde a cultura à gastronomia, passando, ainda, pela arquitetura.
O interessante de se hospedar na capital é que tem várias cidades nos arredores para visitar e fazer bate volta. Como já devem saber, o transporte público é maravilhoso por lá e é a forma mais econômica de locomoção. Mesmo assim, se quiser alugar um carro, lembre-se de usar a RentCars, nossa parceira há anos, de total confiança.
Eu também gosto bastante da cidade de Porto, que é também bastante conhecida, mas tem uma vibe completamente diferente de Lisboa. As pessoas são mais receptivas, o lugar é mais aconchegante e as atrações são mega satisfatórias. O principal a fazer em Portugal, independentemente da cidade é andar! Andar pelas ruas e conhecer tudo é muito mais divertido e proveitoso do que simplesmente visitar as atrações clássicas — mas, obviamente, isso é de acordo com o seu estilo de viagem.
Para ir para Portugal, é preciso pegar avião, e nesse aspecto a flexibilidade tanto de ponto de partida quanto de horários e disponibilidade de voos é melhor. A média de duração do voo para Lisboa é de 10h.
3 – São Paulo — Brasil
Quer lugar mais agitado, diverso e completo do que São Paulo? Gente, sério… Muito bom. Apesar de deixar um pouco a desejar no quesito segurança, a depender de onde você pretende se hospedar/frequentar, existem MILHARES de opções para nós, mulheres, por ali.
Ainda que se trate de uma cidade muito estigmatizada e urbanizada, a cultura em São Paulo explode. Existe uma reunião de regionalismos de todo o país, aliás, de todo o mundo! Restaurantes diversos, museus, encontros culturais a céu aberto.. Aliás, as ruas de São Paulo abrigam inúmeros artistas incríveis esperando uma oportunidade de serem descobertos. Se acaso você é fã desse tipo de programa, recomendo demais isso por lá.
Muito se engana, também, quem pensa que em São Paulo tudo se resume à cidade. Focamos tanto nela que esquecemos que o Estado de São Paulo possui lindíssimas cidades interioranas e litorâneas, como é o caso de Ilhabela. O aspecto mais importante antes de viajar é determinar a sua preferência: quer praia? Quer aventura? Quer cidade? Prefere paz ou movimento? A partir disso, não somente para São Paulo, mas qualquer outra viagem será muito mais aproveitada porque terá, de fato, a sua cara.
Chegar a São Paulo é fácil das principais capitais brasileiras, afinal, é a mais importante economia do Brasil. E quanto à hospedagem, aqui eu dou dicas de acordo com cada região da cidade.
4 – Chile
Eu sou suspeita para falar sobre o Chile. Muitos sabem que é um destino pelo qual sou apaixonada e que me encanta por incontáveis motivos. Por ali figuram diversos cartões postais mundialmente conhecidos, como o Deserto do Atacama, as Torres Del Paine, além de ser oficialmente o território da Ilha de Páscoa.
É incrível porque te permite escolher viagens que usufruam da cidade, dos restaurantes e dos hoteis, ou viagens que desafiem o seu corpo com trekkings, trilhas e caminhadas incríveis! Além desses aspectos, é um dos lugares para viajar sozinha mais agradáveis, tendo em vista que a língua se aproxima bastante do Português e é tranquilo de desenrolar. A questão financeira também é bastante satisfatória, já que, quando convertido, o real é bem mais valorizado que o peso chileno.
O Chile, juntamente com o Equador, não faz fronteira com o Brasil, sendo esses os únicos países que não dá pra meter o pé na estrada e ir, de carro ou de ônibus. Por isso, é preciso ir de avião.
5 – Nova Iorque — Estados Unidos
Uma das mais comentadas, desejadas e visadas cidades do mundo, Nova Iorque é sinônimo de urbanização. Independentemente de sua predileção de viagem, garanto que é um destino arrebatador e que vai te deixar bastante satisfeito. Isso porque ela conta com váaarios pontos turísticos interessantes, então o que fazer, garanto que não falta.
Em segundo lugar, é uma MEGA cidade. Sempre cheia e movimentada. É praticamente impossível se sentir sozinha num lugar desse. E assim, por ser uma cidade beeem alvo de turistas, tem gente do mundo todo. Quer oportunidade mais legal de conhecer gente nova e, de quebra, ter a oportunidade de ir pra um outro país com uma nova amizade? Sensacional demais! E acho que é isso uma das melhores partes de viajar. Mas enfim, voltando ao assunto que importa: Nova Iorque vai te agradar. Certeza.
Existem muitas opções de teatro, cinema e musicais, aliás, a Broadway é dali, né? Então coisa artística não falta. Ademais, existe, também, um ônibus turístico que você paga e visita as principais atrações da cidade. Se você não gosta do óbvio, sugiro que faça sua pesquisa por fora e vá de transporte público aos lugares que sentir vontade. É legal sair do comum!
Lembrando que ir para os Estados Unidos é bastante complicado no que diz respeito à documentação, por isso, atente-se a todos os detalhes! Para ir para lá, somente de avião, numa viagem que dura, em média, 8 a 14 horas.
Lugares para viajar sozinha: aproveite você!
E aí, o que achou das dicas? De fato, são todos destinos sensacionais que eu tenho a mais plena certeza que, em algum momento, você já quis visitar pelo menos um. Não se acanhe por estar indo sozinha: nós precisamos aprender que só dependemos e precisamos de nós mesmas para realizar nossos sonhos e sermos felizes. Viajar sozinha é libertador e surreal nos mais diferentes níveis e aspectos. Permita-se viver tal aventura pelo menos uma vez na vida e garanto: será a primeira de muitas vezes. Conte com o Leve na Viagem para planejar sua aventura!