O bom de quem vai pela segunda vez em Amsterdam é saber que várias cidades estão ali em volta, pertinho e prontas para serem visitadas. Como já relatei nos últimos posts sobre a Holanda, minha última ida englobou duas cidadezinhas ao lado de Amsterdam, Zaanse Schans e Volendam. A primeira eu conto no post ZAANSE SCHANS, UM BATE VOLTA CHARMOSO SAINDO DE AMSTERDAM, e agora dedico este ao lindo bate e volta em Volendam.
Antes de falar sobre as belezas e detalhes de Volendam, quero falar sobre algo muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança.
Minha seguradora é a Seguros Promo, que oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! E, comprando por esse link, uma comissão vem para o Leve na Viagem, sem que você pague a mais por isso! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.
E se você quer mais informações, leia o post SAIBA TUDO SOBRE SEGURO VIAGEM EUROPA BARATO e tire suas dúvidas!
Volendam
Praticamente uma vila de pescadores, com cerca de 20 mil habitantes, Volendam está no litoral da Holanda e a 30 minutos de ônibus para quem sai da capital. Ao contrário do que pensam, mesmo estando tão perto de Amsterdam, é completamente diferente, bem como de Zaanse. O país, por menor que seja, é de uma variedade arquitetônica incrível e promete diferentes deslumbres a cada cidade visitada.
Bate e volta em Volendam
Para conhecer os cantinhos mais lindos de lá, 2 ou 3 horas são suficientes. Eu fui à tarde, depois de passar a manhã em Zaanse, outro bate e volta ao lado de Amsterdam.
A cidade é pequena, caminhar é a melhor alternativa para desbravar a arquitetura local, ir até o porto e ver o movimento dos turistas no calçadão nas margens do Rio Ijsselmeer. Lá tem cafés, lojas, bares, lojas de queijos (Cheese Factory Volendam), Museu de Volendam e restaurantes para comer um peixe fresco.
O que muitos não sabem é que Volendam é uma vila que ainda preserva muito a cultura local. É comum encontrar moradores vestidos com as roupas típicas e tradicionais e é uma das poucas cidadezinhas católicas do norte da Holanda. As construções lindas da vila são do século XVII e são um dos grandes atrativos da cidade.
Como chegar em Volendam
Não há trem para Volendam, então a melhor maneira para percorrer os 20 km de distância é de ônibus. As empresas que fazem o percurso são a RNET e a EBS, e a passagem custa 10 euros. Os ônibus são os de número 316, destino Volendam – Edam e passam com uma frequência alta na Central Station de Amsterdam.
Caso prefira fazer um passeio a Volendam organizado com um um guia turístico em português, a Rota Amsterdam oferece passeios para Volendam com Guia Brasileiro e transporte incluso. O passeio pode ser feito em combinação com as cidades próximas de Zaanse Schans e Marken ou só para Volendam. Usando o Voucher ‘ LEVENAVIAGEM ‘ você ganhará um desconto de 5 % nos serviços da Rota Amsterdam. Só enviar uma mensagem direto para eles atrvés do formulário abaixo e solicitar orçamento com seu cupom de desconto!
O que fazer em Volendam
Como disse, não é uma cidade que tenha de fato uma atração específica. Ela é a atração, entende? Passear pelas ruelas, caminhar do ponto de ônibus até a orla e, principalmente, caminhar pela rua Zuideinde, é incrível. Você vê o movimento da cidade como ela é, as casinhas lindas e tudo acontecendo de uma forma muito organizada.
Se você preferir, pode fazer uma excurssão em Voledam e nos moinhos de Zaanse Schans no mesmo dia
Internet em Volendam
Para quem precisa de cobertura internet 4G em viagens internacionais, a O Meu Chip, operadora reconhecida internacionalmente, oferece o serviço com muita qualidade e de forma ilimitada ao longo de toda a sua viagem, sem dor de cabeça. E, acessando por esse link, o Leve na Viagem ganha uma pequena comissão, que auxilia na manutenção do blog, e você não paga nada a mais por isso. 🙂
Eu fui até lá ao entardecer e a iluminação estava linda. A cidade não estava tão cheia, acredito que o movimento dos turistas seja maior na parte da manhã. Eu achei o Bar Café Lennon’s bem interessante, com uma pegada rock n’ roll e parei para tomar uma cerveja. O ambiente é super agradável, trilha sonora de primeira e ótimas cervejas. Então, fica a dica!
Essa viagem para Amsterdam que incluiu o bate e volta em Volendam foi a convite do Teleport Hotel e contou também com a CVC Brasília Shopping (@cvcbrasiliashopping) que foi parceira primordial para o projeto! A empresa está super aberta a roteiros alternativos como esse que fiz na Holanda! Por ter sido convidada, esse post encontra-se no publieditorial e está de acordo com as Políticas do Blog.
As informações são relatadas a partir da minha impressão e tenho total liberdade para escrever a respeito.
Comentários
2 ComentáriosJorge
fev 26, 2020As empresas que fazem o percurso são a RNET e a EBS, e a passagem custa 10 euros. O custo da passagem é ida e volta ou só ida tendo de pagar mais 10€ de volta? Obrigada.
Luisa Galiza
fev 29, 2020Na época me custaram ida e volta.