Como muitos sabem, a Chapada dos Veadeiros é minha segunda casa. Como sou de Brasília e sempre gostei de mato, desde a minha adolescência viajo anualmente pra lá. Foi minha primeira viagem de carona, minha primeira viagem de carro, a primeira vez que acampei sozinha e tantas outras coisas fiz lá pela primeira vez. Recententemente fiquei sabendo de um voo de balão na Chapada dos Veadeiros e fiquei enlouquecida de vontade. Esse programa lindo é feito pelo Filipe Tostes, do Balonismo na Chapada (Instagram: @balonismonachapada), que tem anos de experiência e centenas de voo pelo Brasil e pelo mundo.
Pois bem, sementinha da vontade plantada aqui, agendei esse voo assim que pude organizar uma ida à Chapada. Foi em um fim de semana de outubro, que ninguém pôde ir comigo e então peguei meu carro e fui, sozinha, para o meu recanto de paz. Passei uma noite em São João d’Aliança com Seu Geraldo e Dona Marlene (se você ainda não sabe dessa parte, por favor, leia!), e sábado parti para Alto Paraíso, de onde sai o balão. Fui para assistir ao pôr do sol no céu da Chapada, e foi minha primeira vez voando de balão ali. Mais uma primeira vez nesse lugar que amo tanto. 🙂
Como é o voo de balão na Chapada dos Veadeiros
Os voos têm duração de 1h, mais ou menos, e saem tanto no nascer do sol quanto no entardecer. No entanto, entre a saída do balão e o retorno, o tempo é de cerca de 3 horas. Há a possibilidade de 3 balões diferentes: um de apenas 2 pessoas, outro de 3 e o maior de 8 pessoas. O voo de cada um varia de acordo com a procura e também há diferença no preço.
O ponto de encontro é na pracinha do skate em Alto Paraíso. Dali, saímos em direção ao ponto de montagem do balão, que depende do vento e de uma série de fatores que faz com que saibamos apenas no dia.
Dica: onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.
Filipe passa as instruções principais, subimos no balão e pronto, estamos a um passo do paraíso. Você já voou em um? Se sim, não é incrível?! Eu já tinha tido essa experiência na Capadócia, Turquia (sem palavras para descrever!). Se não, trate de organizar, é uma coisa que deve ser feita antes de morrer! 🙂
A paisagem dos rios, do cerrado brasileiro, das cachoeiras, estar na altura das nuvens, o pôr do sol…. Nossa!
Como agendar seu voo de balão na Chapada dos Veadeiros
Eu recomendo que entre em contato com Filipe ou Fernanda (sua esposa), pelo direct do Instagram @balonismonachapada, pelo email: [email protected] ou ainda pelo telefone 62 982435143. Como a procura é grande aos fins de semana, sugiro que programe-se com certa antecedência.
Os voos acontecem regularmente de janeiro a junho e do final de setembro a dezembro. Devido às condições climáticas da região, o voo de balão na Chapada dos Veadeiros não acontece nos meses de julho e agosto.
O que você precisa saber antes de voar
- Todo voo fica sujeito à previsão do tempo. Se não tiver em condições favoráveis, é preciso reagendar. O bom de passar alguns dias na Chapada é que se não der certo no horário que agendou, tem os outros dias tanto no nascer quanto no entardecer para tentar novamente. Se não houver nenhuma possibilidade e o voo for de fato cancelado, é feita a devolução do dinheiro.
- Filipe Tostes tem mais de 1.000 horas de voos, já trabalha com balonismo há mais de 14 anos, é credenciado pela ANAC há 8 anos e só na Chapada tem mais de 530 voos realizados, levando mais de 2700 pessoas.
- Vá com uma roupa confortável. Eu sugiro calça ou short para facilitar a subida no balão e não se preocupar com o vento lá de cima. Se for pela manhã, não esqueça de levar um casaco.
- Leve sua máquina fotográfica, celular e/ou gopro com algo para prender no pulso. Assim não corre o risco de perdê-la lá de cima.
- Não precisa levar bolsa e mais nada, o voo não é longo e garanto que tudo o que você vai precisar no ar é fôlego para tanta paisagem linda.
- Ao efetuar a reserva, você precisa fazer um depósito de R$200 para garantir sua vaga.
Se você ainda tem dúvidas, na página deles tem as perguntas mais frequentes, talvez possa te ajudar!
E por fim, só digo uma coisa: voar é algo incrível!!
Sem dúvida uma experiência que você leva para vida, uma paz quase que imensurável e paisagens de um ponto de vista único! 🙂
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Comentários
18 ComentáriosViviane Oliveira
out 31, 2018Eu quero tanto voar de balão, acho que desde uma novela da Globo esse é um sonho.. já que não dá pra ir à Capadócia, rola de me aventurar aqui no Brasil mesmo és.
Luisa Galiza
nov 6, 2018hahaha com certeza Vivi!
Liany
nov 6, 2018Nossa que sensacional esse passeio de Balão. Eu já acompanho eles no Instagram mas adorei ler o seu relato. Eu fui uma única vez pra Chapada e me apaixonei muito fortemente, e agora com o seu relato estou ainda com mais vontade de voltar lá e fazer esse passeio! Deve ser realmente uma coisa incrível!
Luisa Galiza
nov 6, 2018De fato Li, merece uma volta sua!
Danielle
nov 10, 2018Show de bola? Será que rola o voo em tempos nublados?! Talvez, não tenha o mesmo charme do que um dia limpo.
Estou pensando em ir para Veadeiros nesse mês e, caso confirme, vou entrar em contato com o Felipe.
Luisa Galiza
nov 13, 2018Vale a pena demais Dani! Mas é aquilo, os voos ficam sujeitos á previsão do tempo….
silvia carvalho
nov 11, 2018Que maravilha esse passeio! Quando eu fui à Chapada dos Veadeiros não sabia que dava para andar de balão por lá! Muito legal saber que existe uma estrutura tão organizada! Da próxima vez que for à região não vou deixar de agendar o meu vôo de balão!
Luisa Galiza
nov 13, 2018Agende, é incrível!!!
Mariliza
nov 11, 2018Estou ansiosa para conhecer a Chapada, já incluiu na minha listinha de 2019. Não sabia sobre o passeio de balão, já quero. Sempre tive vontade de voar de balão, to insistindo para o Paulinho criar coragem rs.. ir comigo! Gostei da dica!! Anotada!
Luisa Galiza
nov 13, 2018Você precisa ir!!!!!
Rayane
nov 12, 2018Lu, tava procurando esse passeio de Balão pra levar meu namorado que vem conhecer o Cerrado. Anotei todas as dicas!
Beijão
Glaucia
nov 12, 2018Que irado!!! Tenho pesquisado sobre esses passeios de balão, mas confesso que tenho um pouco de medo, mas seu relato (e imagens) me motivaram. Já quero!!!
Igor Augusto
nov 12, 2018Sempre que visito a Chapada tenho vontade de fazer isso. Nunca concretizo. Tenho que tirar o escorpião do bolso, pois é uma experiência belíssima!
Aline Pires
nov 12, 2018uau!!! Você conseguiu colocar em um post duas coisas que sou louca para fazer.. conhecer a Chapada e voar de balão, o pior é que fiquei com mais vontade (rs). Que paisagens lindas Luisa!!!
Uma dúvida, nunca vejo crianças em balões, sabe se tem restrição de altura ou idade?
Luisa Galiza
nov 13, 2018Nossa, essa pergunta eu não se te responder! Eu acho que tem uma idade mínima, mas certamente na página deles fala a respeito! 🙂
Leonardo
nov 12, 2018Quando fui a Chapada, no Carnaval desse ano, vi algumas pessoas fazendo mas não senti muita confiança! Com seu post, lindo como sempre, na próxima visita eu irei passear de balão! Visual incrível
Luisa Galiza
nov 13, 2018Ah que bom Leo! Vale a pena demais!!
Caroline
mar 2, 2020Que maravilha!! Já quero fazer esse passeio!