O Rio de Janeiro é super conhecido no mundo todo pela beleza de suas praias maravilhosas. No entanto, você sabia que o estado também oferece opções imperdíveis para quem quer curtir o friozinho da serra? Seja para relaxar, fazer uma romântica viagem a dois, curtir em família ou simplesmente conhecer lugares incríveis, a Serra do Rio de Janeiro abriga destinos imperdíveis para qualquer viajante!
Para quem quer e gosta de sossego, silêncio e a tranquilidade de estar junto a muito verde, como eu, as cidadezinhas serranas do Rio de Janeiro são o destino ideal.
E aqui vale lembrar: mesmo em se tratando do estado do Rio de Janeiro, não seja surpreendido pelo frio. Verifique a previsão do tempo antes de viajar, para ir prevenido, já que mesmo durante o verão as temperaturas podem ser mais amenas.
Uma boa dica também é entrar em contato com a Nattrip , agência especializada em trilhas no Rio de Janeiro e parceira do Blog. É só enviar mensagem pelo formulário abaixo com solicitação de roteiros, tem vários pela região. Você ainda consegue 5% de desconto com o cupom levenaviagem, só pedir e pronto!
Antes das dicas de destinos, vou deixar uma dica de outro pro clima da serra do Rio de Janeiro! Por lá faz frio e ir despreparado (a) pode ser um grande erro. Aconselho ir com roupas adequadas, tanto para trilhas quanto para cidade.
Você consegue 10% off em TUDO da The North Face, uma das marcas mais famosas do mundo e quem durabilidade de anos e anos! Só aplicar o cupom levenaviagem 🙂
7 cidades na Serra do Rio de Janeiro para você descobrir
1. Petrópolis, uma das mais famosas na Serra do Rio de Janeiro
A cerca de 70 quilômetros da capital do estado, Petrópolis foi a cidade escolhida pela família real para ser seu refúgio das altas temperaturas. Dom Pedro II passava os meses mais quentes do ano no palácio que hoje é conhecido como Museu Imperial.
Além de muito verde e do clima ameno da serra, os visitantes podem aproveitar a vida cultural que a cidade oferece: algumas das atrações imperdíveis são o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont. Quem quiser aproveitar a viagem para fazer algumas comprinhas, pode visitar a famosa Rua Teresa, conhecida por sua variedade de lojas de moda feminina, masculina e infantil a preços bastante atrativos.
Não falta o que fazer na cidade! É possível realizar mais de 20 passeios diferentes, entre eles: conhecer a Catedral São Pedro de Alcântara; a Casa da Ipiranga; o Museu do Colono; relaxar em do torno do lago do Palácio Quitandinha, entre outras atrações que estão nas proximidades, fora do Centro Histórico.
Além disso, Petrópolis oferece muitas opções para quem gosta de um turismo mais gastronômico, com diversas opções de cafés, bares e restaurantes.
Não pode esquecer também que há a maravilhosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, na Serra dos Órgãos, um dos trekking mais lindos do Brasil!
Como chegar em Petrópolis
Estando no Rio de Janeiro, uma das melhores maneiras de chegar a Petrópolis é pegando um ônibus na rodoviária Novo Rio, próxima aos principais aeroportos da capital do estado. De carro, a partir do Rio de Janeiro, o melhor trajeto é pela BR-040, levando em torno de 1 hora e 30 min. De São Paulo, primeiro pega-se a via Dutra e depois a BR-040. Veja opções seguras e acessíveis para alugar seu carro na Rentcars.
A cidadezinha é recheada de inúmeros lugares incríveis para conhecer. Dos pontos turísticos clássicos que carregam um forte teor histórico, o Palácio de Cristal não pode ficar de fora. Encomendado pelo marido da Princesa Isabel, Conde D’Eu, possui uma estrutura pré-moldada francesa. Sua construção foi feita com a intenção de hospedar as tradicionais feiras já existentes na região.
A pousada oferece quartos com jardim e Wi-Fi gratuito em toda a sua área, além de banheiro privativo e um delicioso e variado café da manhã. Além disso, os hóspedes contam com a vista privilegiada da serra.
A Pousada Recanto Manacás é uma excelente opção para quem deseja conforto e uma experiência única em sua viagem para Petrópolis. A pousada oferece aos hóspedes estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço, além de uma cozinha de uso compartilhado e wi-fi gratuito em toda a propriedade.
Quem procura uma opção de hospedagem mais descontraída e econômica em Petrópolis irá adorar o Village Hostel. Localizado a menos de 1,5 quilômetro do Museu Imperial, o Village Hostel oferece aos hóspedes lounge compartilhado, estacionamento privativo gratuito e jardim, além de wi-fi gratuito.
ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO
2. Penedo, na Serra carioca
Penedo também é conhecida como “Pequena Finlândia”: a simpática cidadezinha é cheia de construções no estilo europeu. Além de curtir as opções de lazer e gastronomia na cidade, os amantes do turismo de aventura também podem curtir as cachoeiras e fazer trilhas e caminhadas junto à natureza.
A cidade está localizada a cerca de 180 quilômetros do centro do Rio de Janeiro. Entre algumas das atrações imperdíveis da cidade estão o Museu Finlandês e a Cachoeira de Deus. Além disso, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura finlandesa, é possível visitar o Clube Finlândia, participar de bailes e assistir a apresentações da dança típica do país.
Assim como Petrópolis, a gastronomia é outro forte da região, não podendo faltar, evidentemente, diversas opções para comer um bom fondue ou um truta, peixe famoso na região. Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia.
Como chegar em Penedo
O aeroporto mais próximo da cidade encontra-se no Rio de Janeiro, a 176km. Estando na capital, é possível chegar a Penedo principalmente de carro ou de ônibus. De ônibus, é preciso pegar um transporte até Itatiaia e de lá um ônibus urbano até Penedo. Já de carro, partindo do Rio ou de São Paulo, o melhor trajeto é pela Via Dutra (BR-116) até a saída 311. Você pode alugar seu carro no site da Rentcars que sempre utilizo.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
O que fazer em Penedo
Se você, assim como eu, é um admirador e amante da natureza, não deixe de conhecer uma das várias cachoeiras desse incrível lugar. As Três Cachoeiras, por exemplo, são excelentes e incríveis para contemplação e apreciação da natureza.
Se quer um lugar para visitar à noite, o Jazz Village é uma opção maravilhosa, que oferece boa comida e, sem dúvidas, música ainda melhor.
Onde ficar em Penedo:
A pousada fica perto das principais atrações turísticas de Penedo e oferece aos hóspedes estacionamento privativo e wi-fi gratuitos, quartos para famílias, café da manhã e serviço de quarto.
Ideal para quem vai viajar a dois. Possui um lindo jardim para relaxar e oferece aos seus hóspedes bicicletas gratuitas, estacionamento privativo, piscina ao ar livre, mesa de bilhar e lounge compartilhado. Está localizada a apenas 5 quilômetros da Cachoeira de Deus.
A charmosa Pousada Chez Nous oferece aos seus hóspedes piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito e jardim. Também oferece serviço de quarto, serve um delicioso café da manhã e ainda possui instalações acessíveis para hóspedes com mobilidade reduzida.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
3. Resende
Resende é mais uma cidade turística imperdível na Serra do Rio de Janeiro, repleta de muito verde e lindas cachoeiras, sendo ideal para descansar e relaxar. A mais ou menos 190 quilômetros de distância da capital, a cidade é perfeita para passar um final de semana relaxante junto à natureza e com um clima ameno.
A principal atração da cidade são as cachoeiras, mas há também museus e teatros para visitação, como o Museu Militar da AMAN e o Teatro Acadêmico da Academia Militar das Agulhas Negras.
Que tal um chocolate quente pra encarar o frio da Serra do Rio de Janeiro e ainda te encher de energia do bem e duradoura? O supercoffee é para quem gosta de energia e com cupom levenaviagem você consegue 10% off no site! A p r o v e i t a!
Como chegar em Resende
É possível chegar a Resende de ônibus, saindo do Rio de Janeiro. Há diversos horários disponíveis diariamente e a viagem dura em torno de 4 horas. Já de carro, também saindo da capital carioca, o tempo de viagem é reduzido pela metade. Sem dúvida é a melhor opção! Veja alternativas boas de aluguel de carro na Rentcars.
O que fazer em Resende
Não deixe de visitar a cachoeira da Fumaça! Ela é tão famosa por ali que, em 1938, passou a ser chamada Vila da Fumaça em homenagem à belíssima obra da natureza. Se gosta de igrejinhas, em Resende, assim como nas outras cidades desta lista, existem aquelas belas e tradicionais. Por isso, não deixe de visitar a igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Dr. Oliveiro Botelho.
Hospedagem em Resende:
O Cegil Hotel Boulevard oferece aos hóspedes um café da manhã delicioso e está a apenas 11 quilômetros de distância de Penedo. Também oferece estacionamento e Wi-fi gratuitos.
O charmoso hotel oferece diversas comodidades, como academia, recepção 24 horas e serviço de concierge, e ainda Wi-Fi gratuito em toda sua área. Os hóspedes ainda podem jogar bilhar, aproveitar a sauna e também o buffet de café da manhã servido todos os dias.
A cidade também dispõe de opções de hostels. Os hóspedes do Hostel Resende podem aproveitar um lounge compartilhado e também um jardim. Entre as facilidades oferecidas estão recepção 24 horas, cozinha compartilhada e Wi-Fi gratuito em toda a área do hostel.
4. Visconde de Mauá, um charme da Serra do Rio de Janeiro
A região de Visconde de Mauá fica a cerca de 200 quilômetros do Rio de Janeiro e é mais uma opção para curtir muito verde e passar momentos relaxantes. Além disso, a vila é conhecida por sua gastronomia incrível, há até uma via dedicada aos restaurantes: a Alameda Gastronômica Tia Sofia. Também há cachoeiras imperdíveis, como a Cachoeira do Escorrega e a Santa Clara.
Esse destino é um povoado do município de Resende e a região está localizada nos municípios de Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Por isso, seus atrativos se confundem com os pontos turísticos dessas demais cidades. Mas como os principais deles podemos citar: as cachoeiras do Chuveiro e do Araçá; o Centro Cultural Visconde de Mauá; o Parque Estadual da Pedra Selada; o Poço da Usininha, além das trilhas do Alto da Serra e da Pedra da Gávea, entre outras.
Como ir pra Visconde de Mauá
De carro, partindo do Rio de Janeiro, é preciso seguir pela via Dutra (BR-116), em direção a São Paulo. 6 km depois de passar por Resende pega-se a RJ-163, que dá acesso à Visconde de Mauá. Já de ônibus, é possível pegar um ônibus direto, saindo do Rio de Janeiro, ou ainda um ônibus até Resende e de lá pegar um ônibus local até Visconde de Mauá. De São Paulo, é possível apenas a segunda opção. Ir de carro é ótimo para ter liverdade de locomoção na região. Veja mais para alugar o seu no site que indico da Rentcars
O que fazer em Visconde de Mauá
A região possui um centro comercial diversificado. Como todos sabem, eu amo feiras, e por ali tem bastante! Com muito artesanato e cultura hippie. Além disso, ali é uma excelente opção para conhecer as belezas naturais, também, como as diversas cachoeiras, ou mesmo andar a cavalo. A noite há vários restaurantes com comidas regionais e cervejas artesanais!
Dicas para se hospedar em Visconde de Mauá:
Todos os quartos da Pousada da Mantiqueira possuem lareira, TV LCD a cabo e frigobar. Também possui um deck no Rio Preto e piscina ao ar livre, além de oferecer café da manhã.
Essa aconchegante pousada campestre oferece quartos com lareira, além de balcão de turismo, buffet de café da manhã e Wi-Fi gratuito. As Cachoeiras do Escorrega e Poção ficam a mais ou menos seis quilômetros da propriedade.
Ideal para viagens a dois, a Pousada Algama oferece aos hóspedes acomodações com jardim e estacionamento privativo gratuito. Também é servido um delicioso buffet de café da manhã e os hóspedes podem aproveitar uma banheira de hidromassagem, localizada em cada acomodação.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
5. Teresópolis, charme e trekking na Serra carioca
Mais uma opção na Serra do Rio de Janeiro, a cidade recebeu esse nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II. Localizada a cerca de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, é vizinha de Petrópolis. A cidade oferece alternativas tanto para quem quer curtir ótimas opções de lazer e gastronomia quanto para os que adoram turismo de aventura. O Pico Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é parada obrigatória.
Teresópolis, ou apenas Terê, como também é conhecida, tem um clima ameno e aconchegante, com diversas atrações. Algumas delas são: Mirante do Soberbo; Villa St. Gallen, Granja Comary, entre outras.
Como chegar em Teresópolis
De avião, assim como acontece com as demais cidades da lista, o local mais próximo é a capital. De carro, a partir do Rio, o acesso se dá pela BR-040 e BR-116. Já de São Paulo, é preciso seguir pela via Dutra antes de acessar essas duas BRs. E de ônibus há opções saindo tanto do Rio quanto de São Paulo. Nçao esqueça de ver as opções de aluguel no site da Rentcars
O que fazer em Teresópolis
Quem acompanha o Leve na Viagem a um pouco mais de tempo deve se lembrar do trekking no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pois bem, para quem ama esse tipo de atividade, de fato é uma excelente aposta. ATENÇÃO: é necessário muito preparo físico, pois a travessia é difícil e exigente. O trajeto de Tere para Petrópolis é um pouco mais puxado do que o contrário.
Caso você não seja praticante mas deseja apreciar um pouco das belezas da Serra, visita a Granja Comary. A vista da Serra a partir do Lago é surreal de linda. Vale imensamente a pena.
Se ama restaurantes e comidas, não deixe de conhecer o Don Phillip, restaurante de massas finas artesanais! Garanto que arrependimento não haverá. Além de toda a deliciosa comida, há ainda cervejas deliciosas locais! Não deixe de experimentar.
Opções de hospedagem em Teresópolis
A charmosa Pousada Cascata dos Amores oferece aos hóspedes piscina sazonal ao ar livre, churrasqueira e jardim. Com excelente localização, está situada bem próximo a atrações turísticas como o Estádio Antonio Savattone, o Mercado de Artesanato e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A Pousada Chamonix oferece aos hóspedes piscina ao ar livre e jardim, além de servir café da manhã. Está situada próximo a atrações como o Mercado de Artesanato, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Estádio Antonio Savattone. Além disso, na Pousada Chamonix os pets são bem vindos.
O Hotel Willisau oferece aos hóspedes estacionamento e Wi-Fi gratuitos, bem como café da manhã diário. Está situada a apenas 1 quilômetro do mais importante ponto turístico da cidade, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, estando próximo também da Feirinha do Alto.
6. Itatiaia, uma das mais procuradas pelos amantes de ecoturismo
Situada na Serra da Mantiqueira, entre Rio e Minas Gerais, Itatiaia é um pequeno município do estado carioca, mas que vale a pena explorar. A principal atração é o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro, inaugurado em 1937.
Apesar de não possuir tantas opções de lazer, a cidade é um verdadeiro paraíso para quem curte turismo de natureza, com várias opções de cachoeiras para relaxar. Itatiaia fica a cerca de 180 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.
Como chegar em Itatiaia
Para chegar a Itatiaia, tanto do Rio quanto de São Paulo há opções de ônibus. Já de carro, o acesso é pela Via Dutra (BR-116), Km 318. Alugue seu carro com segurança na Rentcars
O que fazer em Itatiaia
Como de costume, não posso deixar de enfatizar o quanto de beleza natural existe no Rio de Janeiro. Sejam praias ou serras, sempre existem diversas maravilhas naturais a serem apreciadas. Em Itatiaia, vá para o Pico das Agulhas Negras, que proporciona um visual incrível. São três horas de subida com exigência de contratação de guia, por isso, vá preparado. Além dessa, existem tantos outros lugares lindos que é difícil citar.
Outra cidadezinha com cervejaria – se pretende aproveitar dessa delícia, saiba que Itatiaia é mais um lugar certeiro para isso! Vá sem medo de ser feliz.
Hospedagem em Itatiaia
A Pousada Campo Alegre oferece aos hóspedes um restaurante, piscina ao ar livre, serviço de quarto e um balcão de turismo, além de Wi-Fi gratuito em toda a sua extensão. Ideal para quem viaja com os pequenos, a pousada dispõe de quartos família e também aceita pets.
Aconchego – Hostel do Holandês
Uma opção de hospedagem charmosa e econômica em Itatiaia é o Aconchego – Hostel do Holandês. A apenas 1,1 quilômetro da cidade de Penedo, disponibiliza estacionamento gratuito para os hóspedes, possui quartos adequados para famílias e aceita pets.
A Pousada Ypê Amarelo localiza-se próxima ao Parque Nacional de Itatiaia. Oferece aos hóspedes uma linda piscina em meio aos jardins, além de campo de futebol e mesa de bilhar. Com café da manhã incluso, a pousada também disponibiliza Wi-Fi gratuito, estacionamento e quartos para famílias, além de também aceitar pets.
7. Nova Friburgo
Além de belezas naturais estonteantes, Nova Friburgo ainda reserva ótimas opções de gastronomia e lazer, inclusive para crianças, sendo um bom destino para quem viaja em família. A cidade está localizada a mais ou menos 140 quilômetros de distância da capital do estado.
Não deixe de visitar a Casa Suíça, o Jardim do Nego e o Parque Ecológico Cão Sentado, que leva esse nome por causa de uma grande pedra com esse curioso formato. Outra atração de natureza que você não pode deixar de visitar é o Pico da Caledônia.
Como chegar em Nova Friburgo
Do Rio, de ônibus, há diversas opções diárias, assim como partindo de São Paulo. De carro, o acesso se dá pelas BR-101 e RJ-116, com indicação da Rentcars para aluguel de carro. 🙂
O que fazer em Nova Friburgo
Bom, chegamos ao final e, como visto, o ponto forte das cidades serranas fluminenses são as atrações naturais e as deliciosas comidas. Em Nova Friburgo não seria diferente. Faça uma visita a Lumiar & São Pedro da Serra, localizado a 30km de Nova Friburgo, que conta com lindas cachoeiras, poços e rios, além de trilhas e movimento noturno razoável – tudo num único lugar.
Há também a Cachoeira Véu da Noiva, muito famosa e que, de fato, vale a visita. Com 70 metros de queda, o lugar propicia uma energia surreal e muita conexão com a mãe terra. Aos arredores existem muitas grutas, então você pode se aventurar por ali.
E aos amantes de queijo, atenção: a Queijaria Suíça é o refúgio ideal para satisfazer seus prazeres. Aberta há mais de 25 anos, produz os mais diversos tipos de queijo que se possa imaginar. Além das provas, há a possibilidade de compra e, logo ao lado, há também uma fábrica de chocolate. Região da perdição total, eu diria!
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Opções de hospedagem em Nova Friburgo
O Hotel Serra Everest é ideal para quem viaja em família. Oferece aos hóspedes piscina, mini-zoológico e parquinho infantil, e está localizado bem no centro de Nova Friburgo. Possui serviço de quarto, e serve um café da manhã diário em seu restaurante. Os hóspedes têm acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e podem se divertir na mesa de bilhar disponível no local.
Essa pousada campestre serve aos hóspedes café da manhã, restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar e lounge de uso compartilhado. Além disso, possui quartos pensados para famílias e aceita pets em suas dependências.
Essas são as minhas principais dicas para você desfrutar da Serra do Rio de Janeiro. Além disso, para que você possa acessar mais informações também deixei os sites cidades linkados. Comece a se planejar e uso os links do Booking, Rentcars e demais parceiros do Leve na Viagem para economizar e viajar com muito mais tranquilidade.
E aí, são muitas opções gostosas e bonitas para conhecer na Serra do Rio de Janeiro, né? E tem turismo para todos os gostos e tipos, basta explorar!
Você pode gostar também das matérias:
- 30 TRILHAS BRASILEIRAS ESPALHADAS PELAS 5 REGIÕES DO PAÍS!
- 10 TRILHAS NO RIO DE JANEIRO PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO!
- TREKKING NO BRASIL: CONHEÇA AS 10 MELHORES TRILHAS DO PAÍS
- PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA: SEU GUIA COMPLETO
Penedo, Itatiaia, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são as cidades mais famosas que ficam na serra do Rio.
Os pontos mais altos do Rio de Janeiro são o Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia, e a Pedra dos Três Picos, que fica entre Teresópolis e Nova Friburgo.