Não é novidade por aqui que eu sou apaixonada por desbravar esse Brasil. Isso porque nosso país possui paisagens incríveis de Norte a Sul e, para aqueles que gostam de fazer trilhas assim como eu, a beleza pode ser aproveitada ainda mais. Por isso, hoje eu trouxe para vocês 30 trilhas brasileiras que estão espalhadas pelas regiões do país que vão te fazer perder o fôlego. Vem comigo!
A ideia é mostrar que sempre há lugares lindos perto de onde estamos, seja onde for. Basta procurarmos e nos permitirmos conhecer novos lugares, as vezes, no óbvio. Do lado de casa, na cidade ao lado, no parque da região, enfim. Veja então 30 trilhas no Brasil que você pode colocar na sua lista, torcendo para que o tempo esteja lindo e você pegue as melhores paisagens desse país!
Mas você já conhece um Aronak? Para quem não sabe, é um casaco corta vento que é impermeável e é uma super mão na roda para trilhas e chuva na cidade. Um investimento que parece bobo, mas que faz toda diferença e se bem investido, dura anos e anos! Eu indico os da The North Face com alta tecnologia e durabilidade. Com CUPOM LEVENAVIAGEM você consegue 10% off em tudo da marca!
Trilhas no Nordeste
As belezas naturais do Nordeste já são famosas em todo o país e fora dele. Com praias incríveis, algumas entre as mais bonitas do mundo, além do povo acolhedor, a região se destaca. O Nordeste também reserva algumas trilhas que você pode incluir no seu roteiro sem medo de se arrepender. A seguir, confira as melhores trilhas que podem ser encontradas por lá.
1. Trekking do Vale do Pati – Bahia
Localizado na Chapada Diamantina, na Bahia, o Trekking do Vale do Pati é um dos mais bonitos do Brasil, visto que por lá é possível conhecer uma área exuberante do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com riquezas da fauna e da flora baianas. São cerca de 50 km de caminhada, então é importante ter um bom condicionamento físico e ir preparado para percorrer caminhos longos e um pouco íngremes. Recomenda-se fazê-la ao lado de guias e realizar um alongamento antes da caminhada.
Quando ir para o Pati
Entre abril e outubro, o clima seco predomina, garantindo um caminho limpo para caminhadas.
Como chegar no Vale do Pati
Você pode chegar ao seu destino por meio das rotas que saem do Capão, de Andaraí ou de Guiné.
Onde se hospedar
Andaraí
Mucugê
- Vale do Pati Foto Wikipedia
2. Travessia dos Lençóis Maranhenses
Região bastante conhecida no Maranhão, é um dos destinos mais belos do país. Seu nível é moderado e pode levar pouco mais de 50 quilômetros para ser concluído. Geralmente é feito em 3 dias de trekking, andando pelas dunas desertas e dormindo em redários no meio de oásis que a maioria das pessoas nem imagina que existe! Leia mais sobre o trekking nos Lençóis Maranhenses.
Quando fazer o trekking dos Lençóis
Para ter uma boa experiência com a trilha, é recomendado realizá-la entre junho e setembro, quando não há chuva e as lagoas ainda estão cheias.
Como chegar
Para chegar aos Lençóis Maranhenses, é possível sair do aeroporto de São Luís, visto que o local recebe os mais diversos voos de todas as regiões do país. De lá, vá para Barreirinhas ou Atins, dependendo do seu roteiro. Indico falar com a agência Tropical Adventure Expedições para fazer sua viagem.
Onde se hospedar
Barreirinhas
Atins
- Foto Rodrigo Ruschel
Reserve sua hospedagem pelo Booking.com 🙂
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
3. Trekking do Descobrimento – Bahia
Com uma grande quantidade de praias paradisíacas, a Bahia é um local muito visitado para as trilhas. Essa trilha percorre todo o sul do estado, iniciando em Cumuruxatiba e terminando em Trancoso. São 80 quilômetros até sua conclusão e é necessário ter um guia especializado, principalmente para saber se as condições climáticas no dia escolhido viabilizarão a realização da trilha. Ademais, é necessário um excelente preparo físico, pois a trilha é bastante cansativa.
Você pode ver mais algumas informações sobre esse trekking na página do Wikiloc.
Quando ir
Os meses entre agosto e setembro são os que ofertam o melhor clima para uma boa caminhada.
Como chegar
Para chegar é necessário ir até Cumuruxatiba e pegar algum transporte até Itamarajú, passando por Prado e pela vila de Cumuru.
Onde se hospedar
Cumuru
Trancoso
- Foto Viagem e Turismo
4. Trilha em Itacaré – Bahia
Na Bahia, como já é possível perceber, as trilhas são bastante valorizadas. A trilha em Itacaré é protegida por um cinturão da Mata Atlântica e abriga inúmeras praias, onde você pode se refrescar ao fim da caminhada. A trilha também é conhecida como “trilha das 4 praias”, sendo elas as de Itacarezinho, Engenhoca, Havaizinho e Camboinha.
Quando ir para Itacaré
Como no inverno chove bastante, o verão possui inúmeras possibilidades de sol e céu limpo. Além disso, a área também fica mais segura em períodos mais quentes.
Como chegar
Saindo da praia da Ribeira, é possível seguir por quatro praias urbanas em Itacaré. Ao chegar na Ribeira, pode-se pegar táxis e até contratar guias.
Onde se hospedar
- Porto dos Casais Guest House Itacaré
- Barcaça Pousada
- i9 Bem Bela Pousada
- Pousada Vila do Dengo
- Pousada Pedra Torta
- Praia em Itacaré
5. Trilha Ubaia-Doce – Natal
Localizada no Parque das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte, a Trilha Ubaia-Doce possui um percurso de cerca de 4,4 km e pode ser finalizada dentro de 2 horas e 30 minutos. Seu nível de dificuldade é um pouco alto e é uma trilha recomendada para maiores de 18 anos, sendo eles acompanhados pelos guias especializados da localidade.
Quando ir
O parque recebe um público muito diverso durante o ano inteiro e, como suas trilhas possuem uma mata mais fechada, é possível fazê-las durante todas as épocas do ano.
Como chegar
Indo para o Parque das Dunas, não muito longe do Hotel Tirol, em Natal, basta pegar o acesso por meio do Bosque dos Namorados e seguir até o Mirante.
Onde se hospedar
- Hotel Pousada Azzurra
- Marsallis Praia Hotel
- Hotel Paraíso Natal
- Hostel e Pousada Terra de Minas
- Chalet Suisse
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
6. Trilha da Cachoeira da Fumaça – Bahia
Um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça está no Vale do Capão e é um verdadeiro espetáculo da natureza. Uma das maiores cachoeiras do Brasil, tem um visual único em um paredão que dá frio na barriga.
Quando ir
Entre os meses de março e maio, as chuvas são deixadas de lado e dão boas-vindas ao verão, que traz consigo uma vegetação mais viva e com trilhas mais limpas.
Como chegar
Está a 23 km da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, e a 80 km da cidade de Lençóis. A trilha possui cerca de 6km e é dividida em dois trechos, então tenha cuidado. A subida dura cerca de uma hora até que se possa chegar aos altiplanos de Gerais da Fumaça.
Onde se hospedar
Palmeiras
Lençóis
Trilhas do Sudeste brasileiro
Região vasta com montanhas, serra, cachoeiras e muitas trilhas. Talvez esteja entre uma das regiões que mais oferece ecoturismo. A seguir, as melhores trilhas que podem ser encontradas na região Sudeste.
7. Travessia Petrópolis-Teresópolis – Rio de Janeiro
Localizada no Rio de Janeiro, além de ser muito tradicional, essa travessia liga Petrópolis e Teresópolis em uma longa caminhada cheia de paisagens de tirar o fôlego. Essa trilha atravessa o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e leva cerca de 3 dias para ser feito. É um dos trekkings mais conhecidos do Brasil e sem dúvida, obrigatório para quem gosta de travessias mais longas. Inclusive, falo sobre ele no post TRAVESSIA PETRÓPOLIS TERESÓPOLIS – UM TREKKING DE PAISAGENS DESLUMBRANTE
Quando ir na Serra dos Órgãos
A melhor época para fazer a travessia é no inverno, entre os meses de maio e setembro, onde as chuvas são mais espaçadas.
Como chegar
Para chegar no caminho da travessia, basta realizar a entrada pela Sede de Petrópolis, situada na estrada do Bonfim, no bairro Correas.
Onde se hospedar
Ajude o blog a se manter! Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
8. Trilha do Ouro – Rio de Janeiro e São Paulo
É um dos passeios mais interessantes do Parque Nacional da Serra da Bocainae pode ser feita entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, mais precisamente iniciando em São José do Barreiro (SP) e finalizando em Mambucaba (RJ). A Trilha do Ouro é uma velha conhecida da região e, atualmente, é uma travessia cênica cheia de atrativos. São 48km de percurso e é considerada uma trilha bastante difícil, sendo necessário conseguir uma autorização para fazê-la. Essa autorização visa a controlar a quantidade de visitantes por dia. Entretanto, não é necessário guia, visto que o caminho todo é bem sinalizado.
Quando ir
O mais recomendável é fazer a trilha nos meses mais secos, que são entre maio e agosto.
Como chegar
Para fazer a trilha, é preciso ir até São José do Barreiro, sendo possível sair do Rio de Janeiro e pegar a rodovia Presidente Dutra até Barra Mansa. Em São Paulo, basta pegar a Presidente Dutra e ir pela Silveiras ou Queluz.
Onde se hospedar
- Trilha do Ouro Foto: Viajar Verde
9. Travessia da Ponta da Joatinga – Rio de Janeiro
Localizada ao sul do Rio de Janeiro, o percurso é extremamente bonito e passa por montanhas, praias desertas e cachoeiras. Seu nível varia entre moderado e difícil, com duração de cerca de 3 dias. É possível acampar pela região para continuar com o percurso no dia seguinte, mas não se preocupe, existem locais próprios para tal. Só lembre-se de levar seu repelente para evitar os insetos que surgem na trilha fechada.
Quando ir
A melhor época para realizar a travessia é durante o verão, visto que na primavera e no inverno as chuvas podem atrapalhar o caminho.
Como chegar
É possível sair da zona sul, seja de Copacabana ou Ipanema, e seguir para São Conrado em direção à Barra.
Onde se hospedar
- Cachoeira na travessia da Joatinga
Rastreador confiável é com a SPOT– use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.
10. Pico das Agulhas Negras e Prateleiras – Rio de Janeiro
Essa trilha está localizada dentro do Parque Nacional do Itatiaia, que compreende uma boa porção dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É o quinto pico mais alto do Brasil, com uma vista panorâmica linda, e é importante lembrar que precisa ter disposição para enfrentá-la!
O percurso até o cume pode variar entre 45 minutos e 2 horas, mas vale a pena pela vista proporcionada. Seu nível é considerado difícil devido ao caminho íngreme, que requer ser escalado em diversos momentos.
Quando ir para as Agulhas Negras
A melhor época para fazer a trilha é durante o inverno, pois geralmente é o período em que chove menos.
Como chegar
Para poder realizar a caminhada, é preciso ir até o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, a 3 horas de distância da Via Dutra, em São Paulo.
Onde se hospedar
- Foto Wikipedia
11. Travessia Marins-Itaguaré – Minas Gerais e São Paulo
Localizada entre Minas Gerais e São Paulo, essa não poderia faltar entre as trilhas brasileiras, pois liga as duas maiores montanhas da região da Serra da Mantiqueira, que são o Pico do Marins e o Pico Itaguaré. Sua extensão possui 15km.
Seu caminho é um tanto complexo, precisando ser realizado, por vezes, com corda ou escalando as pedras. Faz-se necessária a presença de um guia, além de ser preciso ter bastante cuidado em sua execução. O percurso pode ser finalizado em 2 dias, considerando apenas a ida.
Quando ir
A melhor época é no inverno, entre os meses de maio e setembro.
Como chegar
Para realizar a trilha, é necessário ir até o Piquete, localizado nas encostas da Serra da Mantiqueira, na região do Vale Histórico ou Fundo do Vale, entre Rio e São Paulo.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Onde se hospedar
São Paulo
Delfim Moreira
- Foto Wikipedia
12. Trilha da Praia do Sono – Rio de Janeiro
Localizada em Trindade, no Rio de Janeiro, essa é uma trilha extremamente bonita, embora seja mais difícil de chegar. São duas horas a pé para chegar à Praia do Sono, um recanto de paz e ondas perfeitas.
Quando ir
A melhor época fica entre os meses de inverno, entre junho e setembro onde as temperaturas são mais amenas.
Como chegar
Você pode pegar uma trilha e caminhar por duas horas desde o Condomínio Laranjeiras na estrada da Trindade ou, se preferir, pegar um barco em Paraty, ou Trindade, para que seja levado até a praia.
Onde se hospedar
Praia do Sono
Paraty
Trindade
- Caminho para Praia do Sono
13. Trilha no Morro Dois Irmãos – Rio de Janeiro
Para quem viaja até o Rio de Janeiro com o objetivo de fazer trilha, o Morro Dois Irmãos é uma das opções mais famosas da região, onde é possível ter uma visão de 360º da cidade. São cerca de duas horas de caminhada.
Quando ir
No Rio de Janeiro, durante o verão, as temperaturas castigam. Por isso é bom evitar os meses de dezembro a março, que possuem temperaturas bastante elevadas, e apostar nos meses entre junho e agosto.
Como chegar
Para ter acesso à trilha é necessário passar pelo Morro do Vidigal, seja a pé, o que já gera uma boa caminhada, de van ou de mototáxi. Todas as maneiras são bastante vantajosas, pois você poderá ir acompanhando a vista até chegar ao destino.
Onde se hospedar
- Foto Wikimedia
14. Trilha da Areia que Canta – São Paulo
Localizada em Brotas, São Paulo, essa é uma trilha bastante bonita e de encher os olhos dos aventureiros (nós!) que querem tirar boas fotos para deixar de recordação. O local possui uma areia bem fininha e, durante o trajeto, é possível se deparar com várias piscinas naturais.
Quando ir
Entre os meses de novembro a março as chuvas elevam o volume das águas nas suas cachoeiras e rios, mas não impedem as trilhas de serem executadas.
Como chegar
Localizada próxima às regiões de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru e Jaú, é possível pegar o KM 124,5, fazendo um trecho final de cerca de 3km em uma estrada de terra.
Onde se hospedar
- Foto Brotas Online
15. Sana – Rio de Janeiro
A 160km do Rio de Janeiro, é uma região dos amantes da natureza e da simplicidade. Com ar rústico e repleto de cachoeiras, preserva um vilarejo alternativo com um ar leve e acolhedor que atrai famílias e jovens cariocas.
Quando ir
Tentar fugir da alta temporada é um boa alternativa para não pegar o lugar tão cheio. No outono e no inverno possui um clima frio de montanha e chove menos. Durante a primavera e verão, apesar do calor, chove um pouco mais.
Como Chegar
Os ônibus partem da Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro. O destino será Casimiro de Abreu e de lá você pega uma van ou outro ônibus até Sana.
Onde se hospedar
- Foto Wikimedia
16. Trilha da Serra da Moeda
Localizada em Minas Gerais, na divisa entre Nova Lima e Brumadinho, conhecida como Topo do Mundo, essa é a sua oportunidade de praticar voo livre e fazer longas caminhadas. A vista é espetacular, de onde se vê as montanhas do estado e o trajeto exige bastante resistência ao longo de seus 13km de extensão. Lembre-se de levar bastante água e preparar o corpo para a caminhada longa.
Quando ir
A melhor época está localizada entre os meses de abril e setembro, quando o clima está bem mais seco e fresco, facilitando as trilhas.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Como chegar
Para chegar é preciso sair de Belo Horizonte pela BR 040 e seguir pela rodovia Paulo Alves do Carmo. A estrada é bastante reconfortante, com paisagens de tirar o fôlego.
Onde se hospedar
Nova Lima
- Fonte Wikimedia
Trilhas no Sul do Brasil
A região Sul também reserva diversas opções de trilhas com paisagens incríveis! Separei 5 opções que você pode conhecer na região.
17. Trekking no Rio do Boi – Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Localizada entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa é uma trilha exuberante que segue pelo Parque Nacional de Aparados da Serra, abrigando uma natureza surpreendente e com muitos desfiladeiros. Caminhar 14km por dentro de uns dos cânions mais altos do país é muita energia e beleza.
Quando ir
A melhor época é entre setembro e março, quando as águas estão mais quentes e quase não há chuva.
Como chegar
A trilha do Rio do Boi tem início na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, então é preciso ir até lá para dar início.
Onde se hospedar
- Pousada Itaimbe
- Pousada Malacara
- Pousada Vó Liane
- Moradas da Montanha
18. Travessia Cassino-Chuí – Rio Grande do Sul
Situada no estado do Rio Grande do Sul, é uma das trilhas mais longas dessa lista, alcançando cerca de 220 km até sua conclusão. Sua travessia é iniciada na Praia do Cassino, localizada entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, e vai até o arroio Chuí, pequeno curso de água que encontra-se na fronteira entre Brasil e Uruguai.
O percurso tem início nos molhes da barra da Lagoa dos Patos, encerrando nos molhes da barra de Cassino-Chuí. O caminho é repleto de natureza selvagem, com algumas praias desertas. Em alguns trechos, será necessário ter um veículo 4×4 para prosseguir. Tendo isso em vista, recomenda-se que haja uma agência por trás da viagem, para garantir certa comodidade no percurso.
Quando ir
Entre abril e maio, visto que as chuvas não poderão atrapalhar o caminho longo.
Como chegar
É necessário ir até os molhes da barra do Arroio Chuí, onde fica a divisa do Brasil com o Uruguai.
Onde se hospedar
Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.
19. Trilha da Lagoinha Leste – Santa Catarina
Em Florianópolis, a Trilha da Lagoinha Leste é bastante sossegada, com suas águas esverdeadas e o local quase inexplorado. Leva cerca de 1 hora e 30 minutos de caminhada pela trilha ,com uma grande vista do mar e do horizonte.
Quando ir
O melhor período para fazer essa trilha está entre dezembro e março, período de verão, com baixa probabilidade de chuvas.
Como chegar
Para ter acesso à trilha, é necessário ir a pé ou de embarcação, sendo a trilha mais curta iniciada na tão famosa comunidade de pescadores do Pântano do Sul.
Onde se hospedar
- Green Mountain Pousada
- Parada Beach Pousada & Restaurante
- Cambirela Hotel
- Pousada Refúgio Da Lagoa
- Hotel Hola
- Foto Papa Pic
Ajude o blog a se manter!Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
20. Trilha de Aparados da Serra – Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Localizada entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é um local que deve ser explorado pelos mochileiros de plantão. Há algumas opções de trajetos disponíveis que podem variar entre 4 horas de caminhada ou apenas de 30 minutos. Como dito lá em cima, há a Trilha do Rio do Boi, mas também tantas outras de tirar o fôlego.
Quando ir
O melhor período de visitação para o Parque é entre os meses de dezembro e março, quando não chove e será melhor para aproveitar todas as atrações.
Como chegar
É possível chegar ao local por meio da BR 101 de Santa Catarina, tendo acesso para São João do Sul, em direção à Praia Grande. Se optar pelo Rio Grande do Sul será necessário pegar o trevo para Cambará do Sul e dobrar à direita para o Parque.
Onde se hospedar
- Pousada Itaimbe
- Pousada Malacara
- Pousada Vó Liane
- Moradas da Montanha
21. Trilha do Pitoco – Santa Catarina
Localizada em Chapecó, essa é uma trilha com cerca de 3km de extensão e com uma vasta opção de cachoeiras para observar e curtir. Além disso, é um dos principais atrativos do ecoturismo da região.
Quando ir
Um dos melhores períodos para fazer a trilha é entre novembro e março, quando a temperatura está mais agradável.
Como chegar
A 28 km de Chapecó, é possível seguir pela SC-480, o acesso para chegar a trilha é dado por meio da Rota Vale do Uruguai.
Onde se hospedar
- Trilha do Pitoco Foto Venture Box
Trilhas no Norte do Brasil
Agora chegamos a uma região pouca explorada do nosso país, mas que vale a pena ser visitada, principalmente quando se trata de belezas naturais. A seguir, confira as melhores trilhas que podem ser encontradas na região Norte.
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
22. Trekking do Monte Roraima – Roraima
Em Roraima, essa trilha também pode ser dividida com outros dois países: Venezuela e Guiana. Possui uma das montanhas mais antigas do mundo inteiro e sua paisagem é única. Quem já acompanha o Leve na Viagem há algum tempo sabe como eu acho esse lugar mágico que já tive o prazer de ir duas vezes. São 100km em 8 dias de trekking em um dos lugares mais antigos do planeta. Indico a agência Explora Tepuy para essa aventura.
Quando ir
A melhor época para visitar o Monte Roraimaé entre os meses de novembro e março, quando as chuvas não poderão atrapalhar as travessias dos rios, além de melhorar bastante a paisagem para tirar fotos e apreciar a vista.
Como chegar
Para alcançar o topo do Monte Roraima, será necessária muita determinação, pois a expedição pode durar até 7 dias. Antes disso, é preciso pegar um avião até Boa Vista e ir até uma cidade chamada Santa Elena do Uairen, onde seguirá para uma comunidade indígena chamada Paraitepuy.
Onde se hospedar
23. Trilha do Tarumã – Amazonas
Uma das mais frequentadas e conhecidas de Manaus, a Trilha do Tarumã possui esse nome por se localizar nas imediações da cachoeira Tarumã. Seus trechos são de pedras, areia, barro e água.
Quando ir
O mês de setembro pode não ser muito agradável, visto que o local alcança as maiores temperaturas nesse período. Entre junho e novembro, a chuva é menor e os rios baixam o volume.
Como chegar
O caminho não é lá muito fácil, mas garante uma boa vista e muitos momentos intensos para os aventureiros. Saindo da Avenida Joaquim Nabuco e seguindo pela Avenida Djalma Batista, você poderá alcançar a barreira da cidade e dar início à trilha.
Onde se hospedar
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
24. Trilha de Xarupi – Acre
Uma trilha cheia de aventuras, a Trilha de Xapuri, também conhecida como Trilha Chico Mendes, é repleta de obstáculos, com um trajeto de cerca de 90 km de extensão, iniciando-se em Xapuri e seguindo até Brasiléia, municípios do Acre. Todo o trajeto dura cerca de 5 dias e é necessário ter um guia para fazer o acompanhamento.
Por meio dessa trilha, o viajante também pode conhecer mais a respeito da flora e da fauna brasileira, podendo entrar em contato direto com ela.
Quando ir
O melhor período para realizar a trilha é entre maio e setembro, visto que não possuem tantas chuvas.
Como chegar
Para chegar, você deverá ir até o aeroporto mais próximo, que é o de Rio Branco. Também é possível chegar de ônibus, partindo da rodoviária de Rio Branco.
Onde se hospedar
- Pousada Ayshawa
25. Trilhas em Presidente Figueiredo – Amazonas
Pertinho de Manaus, as trilhas feitas em Presidente Figueiredosão repletas de oportunidades de conhecer inúmeras cachoeiras, cavernas e praticar esportes radicais. A beleza é única e verdadeiramente selvagem, de uma grandeza única na floresta amazônica. Eu indico a empresa Iguana Tour para esses passeios.
Quando ir
De maio a setembro, o período é mais seco e as temperaturas estão um pouco mais baixas, ideal para caminhadas.
Como chegar
É possível chegar por meio aéreo, diretamente para Manaus. De lá, são 120km de carro pela BR 174, que você pode fazer por conta própria ou contratar uma empresa para guiar seus passeios. Eu fui com a @iguanatour e você ainda consegue 5% de desconto com eles utilizando o cupom Leve na Viagem.
Onde se hospedar
Trilhas do Centro-Oeste
Chegamos à nossa última região. Listei a seguir as 6 melhores trilhas que você pode conhecer na região Centro-Oeste.
26. Trilhas na Chapada dos Veadeiros – Goiás
Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros tem muito a ser explorada e pode ser um verdadeiro desafio para aqueles que gostam de uma boa caminhada. Os principais municípios são: São João d’Aliança, São Jorge, Alto Paraíso do Goiás e Cavalcante.
Quando ir
O período de seca é o melhor, entre os meses de abril e setembro.
Como chegar
Saindo do Aeroporto Internacional de Brasília, é possível alugar um carro e seguir viagem até o destino, sentido norte. Em 1h30 está no portal da Chapada dos Veadeiros, São João d’Aliança. Em 2h30 da capital, você chega em Alto Paraíso, que está a 40 km da Vila de São Jorge. Se tiver mais tempo, vá até Cavalcante, que também esconde belezas únicas!
Onde se hospedar
São Jorge
Alto Paraíso
Cavalcante
São João d’Aliança
27. Trilhas na Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Localizada no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães possui uma diversidade de trilhas que você pode fazer ao chegar ao local. Uma das mais conhecidas é a chamada “Trilha das Cachoeiras”, com um percurso que passa por 6 cachoeiras: 7 de Setembro, Pulos, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência. A trilha é extensa, podendo ser terminada em até 6 horas de caminhada, necessitando de um guia para acompanhar.
Quando ir
Abril é o melhor mês para visitação por causa do clima seco.
Como chegar
O aeroporto mais próximo da Chapada dos Guimarães é o de Cuiabá, que fica a cerca de 76 km. Em seguida, será necessário pegar outro transporte para seguir viagem.
Onde se hospedar
- Estrada Chapada dos Guimarães
28. Travessia Coracoralina – Goiás
Localizada em Goiás, a Travessia Coracoralina possui 282 km de percurso no total, sendo bem sinalizada para que seja realizada com tranquilidade. O trajeto é iniciado em Corumbá de Goiás e termina na Cidade de Goiás.
Quando ir
Os melhores meses para realizar a travessia são entre abril e novembro, quando a temperatura é amena e o clima fica agradável para poder concluir o trajeto sem maiores preocupações com o caminho ou com as mudanças desfavoráveis do clima.
Como chegar
Para começar a fazer a trilha é preciso chegar até o município de Corumbá, em Goiás, e seguir em direção à Área de Proteção Ambiental da Serra Dourada para começar o percurso junto com os outros visitantes e os guias.
Onde se hospedar
Corumbá de Goiás
Pirenópolis
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
29. Trilha da Cachoeira do Abade – Goiás
Em Goiás, é uma das mais altas da região e acaba sendo procurada com muita frequência pelos amantes de caminhada. Está na cidade histórica de Pirenópolis, a 2h de carro de Brasília. No Abade, há uma trilha de 400 m e outra possui 2,4 km.
Quando ir
A melhor época está entre outubro e abril, período de poucas chuvas, com uma temperatura mais agradável.
Como chegar
É possível chegar por meio da Igreja Mariz do Rosário, próxima ao centro de Pirenópolis ou pela Igreja Nosso Senhor do Bonfim. De lá, basta seguir pela Rodovia Parque dos Pirineus.
Onde se hospedar
30. Mambaí – Goiás
Mambaí é uma cidade no interior de Goiás que ainda é pouco conhecida turisticamente. Esconde cavernas, cachoeiras e trilhas para amantes do ecoturismo não colocarem defeitos.
Quando ir
A melhor época é na seca, entre maio e setembro, quando chove pouco na região.
Como chegar
Está a 315 km de Brasília e a 500 km de Goiânia, já na divisa do estado da Bahia. É bom ir de carro para poder se locomover entra as atrações. Veja mais dicas no post detalhado: MAMBAÍ: EXPLORANDO O ECOTURISMO NO INTERIOR DO GOIÁS.
Onde se hospedar
E aí, tenho certeza que algumas você não conhece, assim como eu! Já deixe salvo esse post para lembrar nas próximas viagens, as trilhas que você pode conhecer em várias regiões do Brasil. E se tiver mais sugestões, por favor, deixe nos comentários!
Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Comentários
3 ComentáriosNaelton
set 10, 2020Travessia da Ferrovia do Trigo….uma trip interessante
Fabio
jul 16, 2021Monte Roraima sem dúvida é a melhor de todas.
Um lugar único, onde o tempo parou. O céu à noite é inefável.
CL
jan 3, 2023Estou chegando de férias em breve e não vejo a hora de testar a trilha do Monte Roraima