O sul do Brasil tem paisagens estonteantes, principalmente para quem gosta de unir esporte e natureza, como eu. Já tinha tempo que eu queria visitar a região e estava devendo essa visita pro público do Leve na Viagem! E para começar 2020 já cumprindo essa dívida, não poderia ter escolhido lugar melhor: Parque Nacional de Aparados da Serra.
E para que você também tenha a oportunidade de conhecer esse lugar espetacular, preparei um guia completo com todas as informações do que vi e vivi durante essa viagem incrível!
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Onde fica o Parque Nacional de Aparados da Serra
Localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra possui uma vasta área de cerca de 30.400 hectares. É uma das mais significativas áreas de preservação de vegetação natural.
O Cânion Itaimbezinho, por exemplo, tem a parte superior localizada no RS, e as bordas dos cânions é a divisa com SC. Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS) são as cidades base para conhecer essa região, onde estão localizados alguns dos maiores cânions do país, sabia?!
Como chegar em Aparados da Serra
Você pode ir tanto pelo RS quanto por SC. No entanto, o melhor trajeto é pelo Rio Grande do Sul. Descendo no aeroporto de Porto Alegre e indo sentido Praia Grande (SC), são cerca de 220 km de estrada em ótimo estado, com alguns pedágios, que não somam R$20 e fazem da sua viagem uma experiência tranquila. Para alugar carro para essa aventura, lembre de fazer pelo parceiro RENTCARS: você consegue fazer pesquisa por preço e encontra ótimas opções com bom custo benefício.
Quando ir para Aparados
Você pode ir em qualquer época do ano. Porém, há duas características climáticas importantes: entre novembro e fevereiro, as temperaturas estão mais quentes e a visitação de cachoeiras e trilhas com travessia de rios fica mais agradável, afinal, estamos falando do sul do Brasil. No entanto, a época é mais propícia para chuvas. Isso faz com que rios fiquem mais cheios e, às vezes, as nuvens podem impedir a vista grandiosa dos cânions.
No inverno, entre junho e agosto, o tempo é mais seco e a probabilidade de chuva é bem menor, mas as temperaturas caem bastante. Isso requer um pouco mais de coragem para entrar nas águas geladas da região!
Preciso de guia em aparados da Serra?
Para o roteiro da sua viagem, é necessária a contratação de uma agência. Apenas 3 dos passeios que listarei abaixo podem ser feitos sem guia: Cânion Itaimbezinho, Cânion dos Índios Coroados e Mirante dos Cabritos. No entanto, vale ressaltar que, ao fazer por conta própria, a experiência não é como aquela oferecida quando se tem um agência de qualidade por trás. Logo você entenderá o porquê.
Eu fiz tudo com a Canyons e Peraus. Com ela, é possível estruturar toda a sua viagem, preparar um roteiro, solicitar um transfer para te levar do aeroporto até sua hospedagem, organizar a cavalgada, planejar uma descida de rapel e, pasmem, voar de balão pela região!
E o melhor, você consegue 5% de desconto em qualquer passeio com a Canyons e Peraus com o cupom levenaviagem.
A agência é do casal querido Flávio e Monaliza, e é uma das principais e mais antigas da região. São anos na estrada trazendo boas experiências para os turistas. O casal ama turismo de aventura, conta com uma equipe queridíssima e trabalham com conforto e segurança. Sabe aquelas pessoas que você nunca viu na vida, mas sai de lá com a sensação de que já se conheciam há tempos?
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Quanto tempo ficar em Aparados
Essa pergunta é bem relativa, pois se você quiser passar 10 dias por lá, haverá passeios diferentes para se fazer. Eu fiquei 4 dias inteiros e saí de lá com algumas atrações na lista de espera. Eu recomendo, então, 5 dias completos para sair de barriga cheia e ainda assim sentir vontade de ficar mais.
O que fazer em Aparados da Serra
O Parque Nacional de Aparados da Serra é enorme e conta com inúmeras atrações para serem visitadas. Mas para aproveitar o lugar ao máximo, as principais atividades são:
Trilha do Rio do Boi
A mais famosa trilha do local é realizada dentro da fenda do cânion e está a 12 km do centro de Praia Grande. É uma boa opção para quem gosta de superar os próprios limites, visto que não é uma trilha para iniciantes, principalmente porque em alguns trechos será necessário atravessar o rio. Na realidade, no trajeto de 14 km ida e volta, fazemos 20 travessias de rio! Além disso, prepare o tênis: a trilha dura de 5 a 8 horas, mas vale cada instante passado ali!
O passeio é realmente fenomenal, nos sentimos pequenos diante da natureza grandiosa e exuberante! Além dos cânions de quase 800 metros de profundidade, você passa por cachoeiras, poços e vistas deslumbrantes. Ao final, você vê a vista inversa do Cânion Itaimbezinho, olhem isso:
Para conhecer a atração, é importante chegar antes das 12h para fazer seu cadastro e garantir que terá tempo hábil para realizar a trilha. Como há uma lotação de cerca de 130 pessoas por dia, é importante entrar em contato e agendar com a Canyons e Peraus com certa antecedência para garantir sua visitação.
Ademais, é importante saber que, em época de chuvas, é possível que a visitação seja proibida por conta do nível dos rios, impossibilitando as travessias necessárias durante a trilha. Sendo assim, organize esse passeio com tempo e saiba que imprevistos naturais podem acontecer.
Em qualquer época é bom, mas entre novembro e fevereiro o clima está mais quente, o que torna mais confortável visitar as cachoeiras e fazer as travessias nos rios.
O lugar foi batizado assim pelos tropeiros devido ao fato de as encostas parecerem ter sido aparadas com facas.