Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. É simples, rústica e tem apenas 8.000 habitantes. Está a cerca de 315 km de Brasília e 500 de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho. Há alguns anos, essa pequena cidade no interior do Goiás tem despertado interesse nos amantes de natureza e turismo de aventura.
Foi descoberta como um precioso município, pois apresenta uma diversidade enorme de belezas naturais, como cachoeiras, cânions e cavernas em meio ao cerrado. No entanto, a descoberta do potencial turístico ainda é recente e a cidade carece de infraestrutura para receber uma quantidade significativa de visitantes. O ideal é visitá-la fora de temporada para garantir melhores condições e visuais mais surpreendentes. No entanto, há um esforço da cidade para se desenvolver e se preparar, na medida do possível, para recepcionar os turistas da maneira mais adequada e satisfatória.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
De qualquer forma, a ida até Mambaí garante paisagens lindíssimas, estadia super indicada e agência de turismo qualificadíssima!
Dica importante: em todas viagens que faço, viajo assegurada. Eu indico o grande buscador da Seguros Promo, onde encontra planos variados com valores excelentes. Estão sempre com promoção e ainda consegue desconto com o cupom LEVENAVIAGEM5.
Sobre onde se hospedar, sugiro a Mambaí Inn, onde fiquei e sei que é de qualidade.
Quanto à agência de turismo, minha super indicação fica para a Cerrado Aventura, que oferece passeios guiados por vários atrativos da região, rapel, travessia de cavernas, trilhas e tirolesa. Me senti absolutamente segura em todos os passeios que fiz com eles e tive ótimas companhias ao longo dos dias de exploração. Vá de olhos fechados na Cerrado Aventura e aproveite o que eles e a cidade de Mambaí tem a oferecer!
COMO CHEGAR EM MAMBAÍ
De Brasília
Se for de avião até Brasília, aconselho alugar um carro no RentCars assim que chegar na capital. Feito isso, o trajeto é pela BR-020 que passa pela cidade de Formosa, rumo a Alvorada do Norte/GO. Após cerca de 4 km de Alvorada do Norte, vire à direita no trevo para Buritinópolis. Siga por mais 45 km até chegar a Mambaí. Alugando pelo link do RentCarsvocê não paga nada a mais por isso e ainda contribui para o blog Leve na Viagem! Nós agradecemos a ajudinha 🙂
De Goiânia
Siga para a BR 060 até EPNB em Taguatinga e depois pegue a BR 450 sentido Lago Norte, em Brasília. Em seguida, faça o mesmo trajeto para quem sai de Brasília, rumo a Formosa.
QUANDO IR PARA MAMBAÍ
Por estar no centro-oeste, a melhor época para conhecer Mambaí é no período da seca, entre os meses de maio e agosto. Nas outras épocas também é possível visitá-la, mas você fica à mercê das chuvas que são frequentes, principalmente entre novembro e fevereiro.
Em regiões como essa, de muitas cachoeiras e cavernas, é interessante ir no período sem chuvas, pois além de mais seguro, possibilita encontrar as cachoeiras com águas mais límpidas e bonitas.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
ONDE SE HOSPEDAR EM MAMBAÍ
Aqui a dica é de ouro! Se você busca tranquilidade, conforto e o melhor custo benefício, sem dúvida a Pousada Mambaí Inn é a melhor alternativa. Super bem localizada, é a única que oferece estrutura de conforto e qualidade para os turistas. Está há alguns metros da agência de turismo Cerrado Aventura!
Se quiser conhecer outras possibilidades, veja direto por aqui!
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
O QUE FAZER EM MAMBAÍ
Minha primeira ida à Mambaí foi rápida, uma estadia de apenas 2 dias em um final de semana.
Mas aguardem, terão outras aventuras por lá e atualizarei esse post futuramente! 😉
Saí de Brasília sexta à noite e voltei domingo no final da tarde. Em dois dias, é possível conhecer o básico da cidade, que já é suficiente para encher os olhos de qualquer um!
E comigo não foi diferente.
Cachoeira do Funil em Mambaí
Oito horas da manhã já estava na porta da Agência Cerrado Aventura para irmos até a Cachoeira do Funil, famosa por ter uma formação, no mínimo, curiosa. O rio, que forma a queda de 20 metros, deságua dentro de uma caverna dando origem ao nome funil.
A trilha é tranquila, de apenas 1km e cheia de belezas como labirintos de pedras e com uma vegetação incrível!
Os guias da Cerrado Aventura nos explicam detalhes centenares de formações rochosas e árvores locais.
A Cachoeira do Funil não é apta para banho, uma vez que a queda é muito forte e o poço é pequeno. A prática dali é o rapel e o pêndulo, e como já havia sido avisada pela agência Cerrado Aventura, fui psicologicamente preparada (ou não!).
Bom….. Minha experiência anterior com essas duas atividades foram as seguintes:
- Meu primeiro rapel foi simplesmente em uma boca de uma caverna de 90 metros de altura!!! Oi? Sinceramente, não sei onde estava com a cabeça. Quando cheguei em terra firme, não conseguia caminhar de tanto que tremia.
- Segundo foi na Cachoeira do Tororó, tranquilo, mas fiz e tive a certeza que não precisaria fazer aquilo novamente.
- O pêndulo fiz em uma ponte perto de Brasíliacom cerca de 25 metros. Dessa experiência eu saí MESMO dizendo que jamais aconteceria de novo. Virar de cabeça pra baixo, sentir aquele frio na barriga interminável, não tinha razão… rs
Enfim, lá estava eu na Cachoeira do Funil prestes a fazer tudo novamente. Fiz, e foi lindo! Olha que momento (!!!!):
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Lembre-se da importância do Seguro Viagem que falei lá em cima, hein?!
A sensação de superar nossos medos, receios, a adrenalina que sentimos e a endorfina que é liberada após essa práticas compensam qualquer sentimento ruim! 🙂
Após esses momentos incríveis do turismo de aventura, fomos para um local do rio onde era possível entrar tranquilamente e curtir um pouco da natureza local.
A parte mais calma do passeio.
Após uma manhã INCRÍVEL na Cachoeira do Funil, foi hora de almoçar na cidade. Esse momento não foi dos melhores, pois notei que mesmo em fim de semana, Mambaí não oferece uma diversidade de locais para almoço. É preciso chegar até 13 horas e procurar bem. Se for o caso, avise antes que irá almoçar no local para garantir sua comida.
Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂
Tirolesa e Lapa do Penhasco
Seguimos às 14h30 para o local da tirolesa da cidade. Ela está localizada no cânion da caverna Lapa do Penhasco, tem 320 metro de extensão e está a 102 metros de altura. O visual é surreal!! Confesso que era virgem nessa experiência e a adrenalina desse esporte de aventura foi inevitável. Não podia deixar de ir e tive uma experiência incrível!
Inicialmente, achei que era uma coisa meio boba, só uma descidinha em uma corda. Mas a altura, a vista e a velocidade da tirolesa, que chega a 47 km por hora, me fez arrepiar! Tive que ir duas vezes, não me aguentei. Só me faltou coragem para ir deitada em posição de voo livre. Aí era demais pro meu coração…
Ao lado da tirolesa há um mirante, ainda sem nome, que em algumas épocas do ano é um ótimo local para assistir ao pôr do sol! 😉
Após algumas fotos no mirante, seguimos trilha abaixo para entrar na caverna Lapa do Penhasco. Passando por um trecho de rio, adentramos a escuridão da gruta. Após uns 400 metros de caminhada pelas pedras, é possível avistar formações rochosas incríveis! Estalagmites (de baixo para cima) e estalactites (de cima para baixo) fora o que todo o local proporcionava.
Emílio, da Cerrado Aventura, junto com Giovane, seu guia, me mostrou uma ala espetacular dessa caverna! Tivemos que atravessar parte do rio nadando e escalar algumas pedras para chegar até um ponto MARAVILHOSO! Formações rochosas de vários tipos reluzentes à luz de nossas lanternas. Olha que momento:
Pensar que cada uma delas tem centenas e, às vezes, milhares de anos é absolutamente surreal. Estima-se que para crescer 1 centímetro leva cerca de uma década! Todo cuidado nessa região é pouco, tanto para não se machucar quanto para não prejudicar o que a natureza construiu.
Não tenho palavras pra descrever a sensação de estar ali. Apagamos as luzes por um momento para ficar no breu total e absoluto e ouvir o nada. É de fato uma experiência sem igual, estar nas entranhas da Terra, debaixo do chão, onde tudo é diferente do que enxergamos.
Se posso dizer uma coisa é: VÁ!
Obs.: Já estive em Terra Ronca, um lugar de cavernas magnífico e que também merece ser visitado. Um dia ainda faço um post sobre lá! E o melhor? Mambaí está a menos de 200km de lá! 😉
Após nos embrenharmos caverna adentro, no trajeto de volta fomos guiados por nossas lanternas e pelas estrelas que brilhavam. Sim, já estava à noite e foi lindo ver na boca da caverna o mundo fora da terra. Pena que a luz era mínima e a foto não retrata o que realmente vemos. Para completar o dia espetacular, a lua cheia nasceu na estrada de volta à Mambaí. Que momento…. Recuperando o fôlego e pronta para recuperar as forças, fui atrás de um local para comer. Não há variedade, como já disse há pouco. A salvação foi o Império do Espeto, com preço super convidativo e comida mais ainda.
Fica a dica. 🙂
Domingo em Mambaí
Poço Azul
Novamente às 8 da manhã, partimos junto com a Cerrado Aventura, dessa vez rumo ao Poço Azul. A trilha começa no mesmo local da tirolesa do dia anterior e desce cânion abaixo por cerca de 4 km de trilha.
O nível é intermediário e passa-se por rio até chegar ao primeiro poço, o Poço Azul. Saiba disso ao escolher seu tênis. De água azul turquesa e bem gelada, rodeado por uma vegetação rica, compõe um quadro pintado pela natureza.
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
O local é mesmo surpreendente e vale a caminhada até lá. Fiz os 4 km em 1 hora de trilha, em ritmo forte e sem paradas, mas geralmente leva em torno de 1h30, 1h45. Subindo a trilha após o Poço Azul, há ainda dois poços maravilhosos. Veja:
Chegar até eles é rápido, relativamente fácil e com certeza vale a pena. Fiquei sabendo que a maioria dos visitantes ficam apenas no Poço Azul e não têm interesse de ir até os demais. Sem dúvida fui feliz em desviar da maioria e ir até lá. A volta é pelo mesmo caminho da ida, o que significa subir o cânion. Mas nada muto difícil ou puxado, já fica como um belo exercício do dia!
Não é recomendado para crianças.
Infelizmente, após esse passeio, chegou minha hora de voltar para Brasília. Diga-me: é ou não é uma cidadezinha esplendorosa?! Eu fiquei apaixonada pelas belezas desse lugar e tive todas as minhas expectativas superadas.
Me sinto lisonjeada por ter cruzado com pessoas especiais que fizeram minha viagem ser ainda mais incrível, como Emílio da Agência de Turismo Cerrado Aventura e o Sandro, da Pousada Mambaí Inn.
Sem falar na gratidão enorme por ter visitado esse município no início da sua exploração turística. É lindo achar e visitar pedaços de paraíso pouco conhecidos como esse no rincão do Brasil!
Saí de lá certa de que PRECISO fazer uma nova visita (em breve) para ver as paisagens que ainda não pude ver, entrar nas cavernas que ainda não entrei, descer as cachoeiras de rapel que ainda não desci e mergulhar nos poços que ainda não mergulhei.
Na minha próxima ida pretendo conhecer:
- Cachoeira Paraíso do Cerrado
- Cachoeira do Alemão
- Clarabóia
- Caverna do Borá
- Trilha Itaguassu
E aí, aproveitou já os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
50 comentários em “Mambaí: explorando o ecoturismo no interior do Goiás”
Lá vem a Dona Livia sambando na cara da sociedady com essas fotos (e esse corpo) espetaculares!
UAU! Só isso que tenho a dizer rsrsrs Cada lugar incrívelllll!!!! As fotos estão escandalosamente lindas! Cada lugar hein? E essa caverna, genty? Parece de mentira! Já queroooo ir!
Post maravilhoso, parabéns!
Obrigada Ju! rsrs
Que lugar lindo! Nunca te ouvido falar, tem lógica? E olha que moro em Goiás! O destino ideal para quem ama a natureza. Parabéns pelo post!
É mesmo ainda pouco conhecido Keul, demais né?
Sou francesa e por isso não conheço muitas cidades no Brasil. Porem, conheço um pouco Brasilia, um pouco Goias e a chapada dos veadeiros e sabe algo ? Essa cachoeira é lindíssima e vale as cachoeiras da chapada. E voce ? Linda como sempre !
Ah obrigada sua linda! Vc pode conhecer pouco o Brasil mas já conhece lugares especiais como a Chapada! 🙂
Que paraíso é esse lugar! E ainda tão pouco conhecido… Fiquei feliz em ver esse post e me animei para ir conhecer! Adorei sua experiência no rapel e suas histórias rs, pois ainda morro de medo! Quem sabe lá não me encorajo, né? rs
Ah Débora, eu entendo esse medo! rsrs Que bom que gostou, esse lugar merece sua visita!
Olha que natureza linda desse lugar, tenho acompanhado as fotos no instagram, agora conhecendo um pouquinho mais, me deu ainda mais a vontade de conhecer. Essa caverna realmente é incrível. Parabéns pelo post, adorei .bjs
Obrigada Mari!!
Nossa, não fazia ideia que esse lugar existia. Fico pasma com cada cantinho do Brasil, tem tantas lindezas e riquezas! Ameiiii cada dica e quero super conhecer esse paraiso!! bjss
Precisa ir Renata,é lindo demais!!
Luisa não conhecia esse lugar, nem nunca ouvi falar… Como é bom conhecermos mais do Brasil através de posts como o seu! =) As fotos são maravilhosas e eu fiquei com mt vontade de ir à Mambai curtir um pouco a natureza!!
Livia, como tenho lido isso! Que bom que saber que gostaram desse lugar, porque vale muito a pena uma visita!
Que show esse lugar Luisa! Nunca tinha ouvido falar deste paraíso, é realmente incrível! Parabéns pelas fotos e obrigado por compartilhar!
Obrigada Marcos!!
Que bom Raquel, obrigada!
Como assim ninguém fala mais sobre esse lugar? Aliás, ainda bem que não se fala tanto, deixa esse segredo pra quem ler seu blog, rs. Que lugar fantástico!! Que poços lindooooss!! Sério, fiquei com vontade REAL de conhecer! Mas ow, tu é corajosa, hein? DEUS ME LIVRE esse tal de pêndulo.. hahahaha, rapel, quem sabe um dia (tipo nunca). Adorei o post, parabéns!!
hahaha adorei seu comentário!!! Menina, coragem não tenho muito, mas na hora a gente não pensa! E realmente, o lugar é incrível né?!
Como Goiás tem lugares lindos, hein! Eu ainda não conheço nada dessa região, mas fico lendo e vendo essas fotos e já quero passar logo uns 20 dias pra conhecer tudo! hahahaha
É verdade Dhebora, acho que até mais viu!?rsrs
Que cidade bacana, nem preciso falar o quanto curtimos esse contato com a natureza neh, Campiratas que somos esse tipo de trip nos motiva muito. Adoramos as dicas, e as fotos estão lindas. Um grande abraço
Obrigada querido! Vcs iam amar acampar por lá!
Lugar incrível !
É necessário 4×4 ?
Não precisa de 4×4!
Que delícia esse lugar, nunca tinha ouvido fala.
Cachus maravilhosas hein! Que força tem essa do funil! Que coragem fazer esse rapel hein, parabéns!
102 m de tirolesa? Morri, acho que não tinha coragem. Que vista sensacional.
Delícia esse poço azul, babando nas fotos. Arrasou.
Beijokas
Ah Carol, brigada!!! O lugar que arrasa! rs
Quanta coisa legal para fazer nessa cidade. Ainda não havia ouvido falar sobre ela, mas parece um ótimo lugar para aventuras. Confesso que tenho um certo receio (pra não dizer medo) de altura, mas pelas fotos que você fez, vale a pena deixar o receio um pouco de lado e encarar essa experiência.
Vivi, eu tbm tenho medo, mas na hora só vai que quando viu já foi! hahaha
Mais um post daqueles que dá bomtade de correr para o aeroporto e comprar um passagem para o lugar!!!! Amei Mambai!!!!
Que bom saber Dani, obrigada!
Impressionante como Goiás tem destinos lindos!! Ainda não tinha ouvido falar de Mambai e fiquei com muita vontade de conhecer. Tudo realmente lindo!
Demais né Oliver?! 🙂
olá, lindas fotos.
qual data você foi? para ter noção do clima.
valeu
Obrigada Rafa! Eu fui em abril, ótima época pra ir. Entre abril e agosto é a melhor época!
Existe alguma hospedagem em manbaí que aceite cachorro?
Uau Ju, não sei te dizer…… Mas veja se o Mambaí Inn, que publiquei como indicação de hospedagem,. não aceita! Fale com o Sandro!
Olá Luisa, adorei seu post só mais água na boca de conhecer este local. Estarei em Formosa na primeira semana de Março deste ano e estou planejando ir a Mambai. Gostaria de saber em média o quanto você gastou com os passeios guiados pela agência de turismo?! Desde já, muito obrigada por esse blog lindão!
Oi Suelem!! Ah que linda, obrigada! Olha, os passeios lá são baratos, na e´poca, era em torno de R$ 70 reais o passeio! vale muito a pena, e faça com o pessoal do Cerrado Aventura, são incríveis! Se puder dizer que ficou sabendo deles por aqui, agradeço! E arrasa por lá!!
Minha cidade é maravilhosamente lindaaa!
Como a Luisa disse, ainda é pouco conhecida, estamos crescendo aos poucos, mas, Mambai é sim uma das melhores cidades de Turismo de aventura de Goiás, do Brasil!
Vale muito a pena conhecer, é uma cidade que acolhe bem os turistas.
MAMBAI FÁCIL DE CHEGAR E DIFÍCIL DE ESQUECER!
Coisa boa ser dessa cidade viu?! É realmente um lugar maravilhoso!!!
Oi Luisa, já tinha ouvido falar de Mambaí e, há duas semanas, quando resolvi conhecer, encontrei seu blog e suas dicas que foram bem úteis, em particular o Mambai Inn e a Cerrado adventure. Foram quatro dias deliciosos. E aí quando venho aqui deixar meu comentário encontro o seu post sobre São João da Aliança. Frequentador assíduo da Chapada, como você, SJA não tinha ainda entrado no meu radar. Entrou depois do seu post. Valeu. Gostei do seu estilo de escrever e me identifiquei com suas viagens.
Fernando, que mensagem linda! Fico muito feliz em saber que gostou de Mambái, lá é um cantinho muito especial mesmo e pouco explorado! Obrigada pelo seu feedback! E sim, você precisa ir à SJA, um lugar mágico e em especial, não deixe de conhecer o seu Geraldo!!
Olá Luisa! bom dia!
adorei todo seu relato sobre Mambaí e decidi ir no feriado de 15 de novembro.
Queria saber se você foi sozinha? porque provavelmente eu irei só, então queria saber se é um lugar tranquilo para ir e curtir todos os passeios sem companhia mesmo. Obrigada por todo esse relato!!!
Me inspirou muito e me ajudou a decidir a ir.
Olá, Luisa!
Lindas fotos! Adorei as dicas.
Gostaria de saber além das belezas naturais o que a cidade oferece?
Restaurantes, lanchonetes…
O que se faz à noite?
Simone
Simone, a infra da cidade ainda é bem incipiente… Alguns restaurantes e lanchonetes, nada demais!
Oi Luísa! Gostei de tudo, principalmente da sua beleza! Vc é encantadora, e faz exatamente o que mais gosto de fazer bem acompanhado: viajar. Vc vai longe! Aonde vc for eu vou!
Oh querido, obrigada!
Posto fantástico minina! Você soube colocar o que há de melhor para se conhecer em tão pouco tempo na cidade de Mambaí não faltou nada para motivar uma excelente viagem até esse pedaço do paraíso localizado em Goiás! Sou goiano do interior do Estado e sei o quanto é importante para a cidade posts como esse, parabéns por nos dar esse belíssimo presente! E vamos conhecer mais um destino!!
Ah que coisa boa de se ler, obrigada!!!!