A lagoa do japonês é mais uma descoberta LINDA nessas minhas andanças pelo Tocantins. Que estado é esse, repleto de belezas naturais de todos os tipos? São fervedouros, rios, praia de água doce, cachoeiras, lagoas, lagos, dunas. Sinceramente, um dos lugares que mais tem me surpreendido nesse Brasil. Pois bem, na minha passada por lá conheci dois lugares incríveis: Peixe, um município repleto de pessoas queridas e que esconde um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo; e a incrível Lagoa do Japonês, um oásis no meio do cerrado para ninguém botar defeito. Olha que lindo esse vídeo feito pelo Renan Nunes:
De água esverdeada e super translúcida, é ampla e com dois acessos para entrada na água por meio de um deck. A parte azul turquesa dela está para direita, na entrada da gruta, e é a parte mais funda, com cerca de 3 metros de profundidade. Para chegar até lá, você pode nadar cerca de 3 minutos ou ir com o barquinho que leva os turistas para lá e para passear na lagoa. A gruta esconde belezas incríveis; é possível entrar no início dela, mas para conhecê-la por dentro mesmo, só acompanhado com alguém da equipe local. Como qualquer outra caverna, forma labirintos e pode ser perigoso. Ah! No local há vários peixinhos que costumam beliscar a gente na água. Fique tranquilo e aproveite! Na Tailândia, paga-se caro para ter uma experiência como essa! 🙂
Em qualquer viagem que eu faça, principalmente quando é para o exterior, viagem de ecoturismo ou turismo de aventura, viajo assegurada. Desde que passei alguns bons perrengues com mala extraviada e inflamação séria na garganta enquanto viajava, faço algum seguro viagem antes de embarcar. Minha dica é que não ache que seguro viagem seja a toa, muito pelo contrário. É uma ferramenta de segurança importantíssima para um bom viajante. Eu indico o grande buscador da Seguros Promo, onde você encontra planos variados com valores excelentes. Eles estão sempre com promoção e você ainda consegue desconto com o cupom LEVENAVIAGEM5.
A lagoa fornece aos visitantes sapatilhas a prova d’água, snorkel e coletes salva vidas, se for o caso. Não tem pé de pato, então se gosta de mergulhar e tiver, leve o seu. A visibilidade da Lagoa é absurda e você consegue enxergar tudo com snorkel, vale tirar uns minutinhos para apreciar as belezas submersas.
Lagoa do Japonês: Onde Fica
A Lagoa do Japonês está a 240 km de Palmas, capital do Tocantins e a 35 km do centro Pindorama. O trecho de estrada de terra pode conter algumas partes de areia fofa e buracos, portanto, se for por conta própria, é melhor se prevenir e alugar um carro com tração para evitar imprevistos. Caso opte pelo aluguel, não esqueça de alugar por esse link do RentCars, pois assim você ajuda na manutenção do blog e não paga a mais por isso. 🙂
Para chegar até Pindorama, você pode ir por Ponte Alta ou por Porto Nacional. Em ambas escolhas terá parte de estrada um pouco esburacada, como a maior parte das estradas não privatizadas do Brasil.O trajeto abaixo é o trecho que vai por Porto Nacional:
O ideal é unir a Lagoa do Japonês ao seu roteiro no Tocantins. Você pode incluí-la na sua ida ao Jalapão, às Serras Gerais ou a Peixe. Lembrando que os passeios com a Seriema Ecoturismo (indicação para Serras Gerais), você consegue desconto de 5% comentando que chegou pelo Leve na Viagem!!!
Como ir
Por conta própria
Alugando carro a partir de Palmas.
Você pode optar por ir e pernoitar na Lagoa ou fazer apenas um bate e volta. Esse último caso é ideal para quem vai continuar viagem a partir de Palmas, por exemplo, indo para o Jalapão. Mas não deixe de ler cuidosamente o post sobre Jalapão, que é bruto: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA SUA VIAGEM PARA O JALAPÃO!
Outra sugestão é ir de carro alugado para a Lagoa e continuar descendo o estado, passando para conhecer Peixe e o Arquipélago do Tropeço, via TO 280. Você pode passar 3 dias nas praias de Peixe e voltar para Palmas parando na Lagoa do Japonês para curtir o dia.
Com Agência:
Diversas agências fazem bate e volta na lagoa, mas também incluem uma visita nela nas saídas para o Jalapão. Em ambos os casos indico de olhos fechados a agência Jalapão 100 Limites, pois conheço, confio e é uma grande parceira do Leve na Viagem.
O melhor, seja apenas em um bate e volta na Lagoa ou no roteiro todo do Jalapão, você consegue 5% de desconto na hora que solicitar o orçamento diretamente com eles. Só enviar o código LEVENAVIAGEM. 🙂
⇒ Para entrar em contato com a equipe, basta enviar mensagem no formulário do site ou whatsapp no telefone (63) 98403-7999.
⇒ Não esqueça de comentar sobre o código LEVENAVIAGEM para garantir seu desconto! ⇐
Tem ainda a possibilidade de acrescentar a Lagoa quando for conhecer as Serras Gerais, região de belezas tocantinenses. Eu sugiro a Seriema Ecoturimo para explorar a região. E olha que maravilha: você também consegue desconto por lá! Basta solicitar o orçamento com o código LEVENAVIAGEM.
Quando ir
A melhor época é fora da temporada de chuvas. Apesar da Lagoa preservar essa cor quase que surreal mesmo com chuva, a estrada de terra pode ficar mais complicada e ninguém quer pegar um dia feio no paraíso, certo? De qualquer forma, ela está aberta todos os meses do ano. Se for organizar sua ida, eu diria para optar entre maio e setembro, e de preferência fora de alta temporada, como em julho e em feriados. A Lagoa está cada vez mais conhecida, e nesses períodos ela fica realmente cheia. Apesar da capacidade máxima de 150 pessoas por dia, se você gosta de curtir a natureza com mais silêncio e conexão, vale ir dia de semana e chegar cedo.
Posso dormir no local?
Há camping na Lagoa do Japonês sim, mas o mesmo está sendo estruturado para atender ainda melhor os turistas. Em breve a área estará ampliada e aprimorada. Mas se a ideia é pernoitar independentemente de esperar o espaço ficar melhor ainda, pode levar sua barraca que haverá um cantinho para você.
O que mais a Lagoa do Japonês oferece
A Lagoa conta com estrutura de banheiros e restaurante com comida tocantinense, drinks, cerveja e petiscos para o almoço. Doris é a responsável pelos quitutes, e depois de comer muito de muitas coisas, digo com toda certeza que é uma DELÍCIA! Como o ideal é passar o dia no local, fique tranquilo que você estará muito bem atendido por lá!
Recentemente, inauguraram a tirolesa da lagoa com cerca de 300 metros de comprimento e xx de altura. A trilha para dar a largada leva 10 minutos de caminhada e o visual é quase que de um drone! Ampla, linda, iluminada. A tirolesa custa R$30 por pessoa e vale a pena! Se tiver medo, vai com medo mesmo! 🙂
A lagoa fornece aos visitantes sapatilhas a prova d’água, snorkel e coletes salva vidas, se for o caso. Não tem pé de pato, então se gosta de mergulhar e tiver, leve o seu. A visibilidade da Lagoa é absurda e você consegue enxergar tudo com snorkel, vale tirar uns minutinhos para apreciar as belezas submersas.
Informações importantes
- O valor da entrada por pessoa é R$25 (atualizado maio/2019);
- Não é permitido som no local (ufa!!!);
- Não é permitido entrada com animais domésticos;
- Não deixe de utilizar os sapatos que você pode alugar no local. As pedras no fundo da lagoa são pontiagudas e parecem corais, portanto, cortam os pés;
- Você pode alugar coletes, assim como macarrões para boiar na lagoa;
- Horário de funcionamento: de 8h às 18h.
- Não pega internet na Lagoa do Japonês
Que tal? É ou não é mais um achado nesse estado incrível? Tocantins é muito mais do que o Jalapão minha gente! Tocantins ferve cultura, lugares de belezas ímpares e gastronomia riquíssima!
Esse post foi patrocinado pelos proprietários da Lagoa do Japonês e encontra-se, conforme política do blog, na #publieditorial. No entanto, apesar de patrocinado, tenho total liberdade para escrever a matéria de acordo com minhas percepções.