Apesar de às vezes a gente querer viajar para desconectar (vocês sabem que eu adoro, principalmente se for pra ficar perto da natureza), na maioria das vezes, estar conectado é essencial para uma viagem tranquila. Se o destino for internacional, com outra língua e cultura, é ainda mais importante. Você já deve saber que ter uma conexão de internet é algo quase que fundamental para viajar. Não apenas para acessar suas redes sociais e compartilhar suas fotos e experiências, como também para, por exemplo, pesquisar a melhor rota ou informações sobre determinados pontos turísticos ou usar aplicativos de tradução.
Em determinados países, é possível encontrar algumas redes Wi-Fi gratuitas em parques ou praças públicas, ou mesmo em outros pontos aleatórios da cidade; mas isso não é regra. Outra opção para conseguir usar a rede é aproveitando cafés e estabelecimentos que disponibilizam conexão para os seus consumidores. Porém, nem sempre será possível encontrar essas redes gratuitas, como por exemplo quando você está caminhando pelas ruas ou em locais mais afastados. Por esses e outros motivos, é preciso procurar alguma forma de ter acesso à internet durante o seu roteiro pela Europa, sendo a mais comum os chips internacionais ou locais do país que pretende visitar.
Se estiver planejando sua viagem, você não pode deixar de saber esses pontos importantes a respeito dos chips para internet. Continue a leitura para conferir as principais informações que você precisa para não passar perrengue!
Chip de internet na Europa
Quando viajamos para o exterior e queremos internet, é possível usar o nosso próprio chip de celular, devendo apenas contatar a operadora previamente. No entanto, com essa prática, você acaba gastando consideravelmente com o roaming de dados internacional. Claro, algumas operadoras de telefonia oferecem pacotes, pré ou pós-pagos, que podem até acabar compensando, mas na grande maioria dos casos a melhor opção é adquirir um chip de internet internacional.
Você pode comprar esses chips assim que chegar no aeroporto do seu destino ou em diversas lojas, bancas e quiosques pelas ruas. Esses geralmente funcionam como pré-pagos e basta colocá-los em seu celular.
Outra possibilidade é comprar chips como os oferecidos pela O Meu Chip ainda no Brasil e já desembarcar no seu destino com rede móvel, que é o que eu recomendo. A chegada no novo destino é sempre um dos momentos mais tensos. Por isso, já estar conectado vai fazer toda a diferença!
Além disso, é preciso saber que existem tanto chips “locais”, de determinado país, quanto “internacionais”, que oferecem uma cobertura maior no quesito territorial. No caso da Europa, a maioria das empresas funciona em todo o território. A diferença será, principalmente, no valor a ser pago e se o chip será recarregável ou ilimitado.
E não se preocupe: fazer essa “troca” de chip para ter internet na Europa não irá fazer com que você perca o seu número no Brasil. Você só precisa lembrar de deixar seu chip nacional bem guardado para quando estiver em terras brasileiras novamente. Aí, de novo, é só inserir no seu celular e pronto, tudo estará funcionando normalmente, como antes.
Como contratar internet no Exterior
O primeiro passo para contratar a internet para usar durante a sua viagem para a Europa é justamente procurar as melhores opções de custo benefício para as suas necessidades. Ao pesquisar, você irá se deparar com algumas diferenças. Por exemplo, existem alguns chips internacionais que podem ser enviados no Brasil (como é o caso da O Meu Chip). Dessa forma, você já vai preparado e pode começar a usar assim que chegar na Europa.
Outro fator que causa diferença nos valores é na quantidade de minutos e GB de internet, podendo ser ilimitado ou pré-determinado dentro do plano. Você também pode se deparar com o fato de que, em alguns países, algumas empresas são mais “fortes” e mais fáceis de serem encontradas que outras.
Na O Meu Chip, a contratação é muito simples. Basta acessar o site e, no campo de busca, inserir o destino, buscar pelo nome do país e informar as datas de início e fim da sua viagem. Feito isso, você vai clicar no botão “buscar” e então será direcionado para o carrinho de compras com todas configurações pré-determinadas.
Após essa etapa, você incluirá informações como itens adicionais, local da entrega e forma de pagamento. Pronto! Com procedimento rápido e fácil, você receberá seu chip em casa e chegará ao seu próximo destino conectado!
Como usar internet na Europa
Comprou o seu chip para poder utilizar a internet enquanto estiver na Europa? Agora é só começar a usar! A instalação é bem simples: basta colocar no seu smartphone, substituindo seu chip atual ou colocando no outro espaço se for dual chip. O próprio aparelho já irá se configurar e então basta ativar a sua internet móvel e pronto! Talvez seja necessário reiniciar o aparelho e aguardar alguns minutos caso ele não se configure de maneira automática.
Na maior parte dos países europeus, qualquer chip “local” irá funcionar perfeitamente e sem custos de roaming internacional, mas pode ser interessante confirmar com relação aos destinos do seu roteiro antes de viajar e assim evitar surpresas.
Lembre-se também de, sempre que possível, economizar seus dados móveis, aproveitando o Wi-Fi do seu hotel, do restaurante ou do café e de outros estabelecimentos que passar durante a sua viagem para garantir que vai ter internet na Europa sempre que precisar!
Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e fique conectado na viagem!
Use o link do Leve na Viagem sem pagar e contribua com essa produção de conteúdo para você e outros viajantes!