Já faz algumas semanas que o Leve na Viagem vem apresentando roteiros de finais de semana para você por meio do Viaje dentro de Casa, cansado da quarentena, curtir de uma forma diferente e variar sua programação! Hoje, prestigiando uma das mais incríveis culturas brasileiras, trazemos a vocês dicas e receitas nordestinas! Isso mesmo, um roteiro voltado para o nordeste, estado responsável por difundir a festa junina por todo o país! Vamos lá?
LEIA TAMBÉM:
- VIAJE DENTRO DE CASA: 10 DICAS DE FILMES SOBRE VIAGEM!
- VIAJE DENTRO DE CASA: 10 DICAS DE LIVROS SOBRE VIAGEM!
- VIAJE DENTRO DE CASA: 10 MUSEUS ONLINE PARA VOCÊ PIRAR!
- VIAJE DENTRO DE CASA: UM FINAL DE SEMANA DE VIAGEM INTERIOR
- VIAJE DENTRO DE CASA: O QUE FAZER NO FINAL DE SEMANA
- O QUE FAZER NA QUARENTENA DO CORONAVÍRUS? 30 DICAS PARA SAIR DO TÉDIO!
Dicas e receitas típicas do norte: Viaje dentro de casa!
O norte do país é um destino que nem sempre é tão visado mas que, de fato, guarda inúmeras maravilhas que podem e devem ser melhor exploradas. Muitas das tradições e folclores do país são originários desta região lindíssima, algo que exploraremos aqui também. Vem comigo para mais um viaje dentro de casa?! 🙂
Sábado, 12h
Para o almoço de sábado, é claro que não poderíamos deixar de recomendar uma comida típica do Norte do país, não é mesmo? Hoje a minha proposta é que vocês façam Maniçoba. Esse é um prato típico do Pará, e você sabia que existe uma forte história por trás dele?
A Maniçoba foi trazida ao Brasil pelos escravos, possuindo origem africana. A receita tem como principal característica a maniva, a folha de mandioca, que, curiosamente, é venenosa. Para ser consumida, a folha deve ser cozida por uma semana. Isso porque este tempo de cozimento garante que a planta fique livre de suas substâncias venenosas. Agora você deve estar se perguntando: COMO descobriram isso? A resposta é um mistério, e talvez seja melhor nem pensar em quantas experiências deram errado antes de chegarem à conclusão dos sete dias.
O prato é uma espécia de feijoada, só que sem feijão. Isso se dá ao fato de que o feijão era um item muito caro e valioso naquela época. A maniva é que provém a “sustança” do prato. Os ingredientes restantes eram as partes descartadas das carnes, como pé de porco, focinho e etc.
Atualmente, em feiras, é possível encontrar a folha de maniçoba pré cozida, o que já é uma mão na roda e economiza sete dias! Veja como é fácil:
Ingredientes
- 1,5 kg de maniva pré-cozida
- Folhas de louro
- 1 kg de toucinho salgado
- 1 kg de linguiça calabresa
- 1/2 kg de charque
- 1/2 kg de paio
- 1/2 kg de carne de porco assada de forno
- 1/2 kg de bacon
- Costelinha de porco defumada
Modo de Preparo
- Coloque pra ferver a maniva e as folhas de louro, em bastante água em uma panela grande.
- Em outra panela escalde por 2 vezes o toucinho e acrescente a maniva, deixe cozinhar até dissolve-lo totalmente.
- Quando dissolver e começar a ficar escura a maniva, acrescente uns pedaços de bacon e de chouriços em cubos grandes.
- Deixe ferver bem.
- Em uma tigela corte a calabresa em rodelas, o paio o restante do chouriço e o bacon.
- Escalde o charque e junte aos pedaços, quando estiver bem pretinha a maniva com os ingredientes coloque a carne de porco cortada em pedaços, já assada em forno e o restante dos ingredientes.
- Deixe encorpar, a maniçoba fica preta e bem encorpada.
- Sirva com arroz escorrido e molho de pimenta de cheiro.
Sábado, 16h
A tarde de sábado é muito interessante para o aprofundamento na cultura da região norte. Lembram que lá no início fora mencionado o folclore? Pois é. Os folclores e as lendas são características fortes do nosso país mas que, infelizmente, são muito pouco valorizados. Tire a tarde de sábado para pesquisar e ler algumas (existem umas que são quase creepypastas) e leve a sua imaginação pelas terras do norte do Brasil. Deixo, abaixo, uma que gostei bastante e pode ser lida com crianças:
“A filha do cacique tinha aparecido grávida, o que desagradou muito o chefe da tribo. Ele não queria acreditar que ela não sabia como tinha engravidado, tal como dizia ao seu pai. Até que certa noite, um sonho aconselhou o cacique a acreditar na sua filha. Depois de nascer, Mani, como era chamada a indiazinha, era muito estimada na tribo, mas um dia sua mãe a encontrou morta. Desolada com a perda, a mãe resolve enterrar Mani na sua oca e todos os dias chorava a morte da sua filha, que mesmo sem vida apresentava um semblante feliz.
As lágrimas da mãe eram tantas que molhavam a terra onde dias depois nasceu uma planta desconhecida que ela passou a cuidar. Ao notar que a terra estava ficando rachada, resolveu cavar na esperança que encontrasse sua filha com vida. E, assim, encontrou uma raiz, a mandioca, junção das palavras “Mani” e “oca”. Daí surgiu esse tubérculo nutritivo que é a base da culinária de muitos brasileiros, principalmente na região Norte.”
Sábado, 20h
A noite de sábado sempre é ótima para curtirmos uma musiquinha, tomar uma cerveja ou um vinho, beliscar um tira gosto e relaxar, não acha?
Por isso, tire a noite de sábado para se distrair ao som de nossos artistas nacionais oriundos do norte do país! Tem para todos os gostos e estilos, dá uma olhada na listinha:
- Fafá de Belém
- Fernanda Takai
- Gabi Amarantos
- Israel Novais
Não tá muito a fim de barulho e prefere uma leitura? Pesquise por aí Olga Savary e Manoel Bispo Corrêa. Garanto que você não irá se arrepender, ao mesmo tempo que prestigiará nossos artistas nacionais, que merecem muito mais reconhecimento do que têm.
Domingo, 10h
Que tal começar a manhã de domingo com uma deliciosa banana assada? Como vocês sabem, a banana é fonte de potássio e é uma frutinha que dá muita força e energia para você começar bem o seu dia! Veja como é simples de fazer:
Modo de preparo
Domingo, 12h
Para o almoço de domingo, prepare uma deliciosa caldeirada de frutos do mar. Muitos lugares do país estão meio frios, o que é ideal para uma comida de caldo que esquente os ossos!
Ingredientes
- 600 g de cação cortado em cubos
- 500 g de camarão médio limpo
- 6 lagostins
- 300 g de mexilhão
- 500 g de lula cortada em anéis
- 5 batatas médias
- 3 tomates maduros cortados em rodelas
- 3 cebolas cortadas em rodelas
- 1 pimentão cortado em rodelas
- 2 cubos de caldo de camarão
- Cheiro verde a gosto
- Coentro a gosto
- Sal a gosto
- Limão para lavar os frutos do mar
- 1/2 xícara de azeite de oliva
- 6 dentes de alho grandes
Modo de Preparo
- Depois dos frutos do mar devidamente limpos e lavados com caldo de limão,
- aqueça uma panela grande e coloque para dourar o alho amassado, depois refogue o mexilhão e coloque o cação cortado em cubos e adicione a água. Deixe abrir fervura e adicione a lula cortada em anéis e os tomates, as cebolas e o pimentão.
- Logo em seguida coloque os cubos de caldo de camarão e acerte o sal.
- Adicione coentro e cheiro verde e os camarões. Logo após coloque as batatas cortadas em rodelas grossas e previamente cozidas.
- E para finalizar coloque os lagostins por cima de tudo, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 min.
- Sirva com arroz branco e pirão.
Domingo, 19h
Para finalizar o domingo de forma leve e deliciosa, que tal um bolo de mandioca? A mandioca é a raiz típica da região norte do país, sendo inteiramente aproveitável tanto na culinária quanto na medicina e no artesanato local. A mandioca é uma fonte de carboidrato riquíssima, sendo rica em cálcio, potássio e vitamina C.
Ingredientes
- 3 xícaras de mandioca ralada grosso
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres de manteiga
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 pacote 50 g de coco ralado
- 1 pacote 50 g de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo
- Bata a manteiga com o açúcar e os ovos, misture a mandioca ralada, junte a farinha e o fermento.
- Por último, acrescente o coco e o queijo ralado.
- Asse em forma untada em forno preaquecido por 40 minutos.
E aí, o que achou do final de semana típico da região norte? Espero que tenha conseguido tirar proveito e realizar um final de semana delicioso em sua casa! 🙂
E não deixe de ler também: