Vila de São Jorge - O lindo refúgio na Chapada dos Veadeiros
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Vila de São Jorge, o refúgio da Chapada dos Veadeiros

Vila de São Jorge, o refúgio da Chapada dos Veadeiros

Sugestão de trilha sonora pra sua viagem à vila de São Jorge: Acesse aqui!

A pequena, charmosa e rústica vila de São Jorge tem sido um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros.
Situada a 36 km da cidade de Alto Paraíso, separadas por uma estrada hoje em dia já pavimentada, ainda apresenta poucas opções luxuosas e restaurantes refinados. Na verdade, quase nada nesse sentido, pois o grande charme de São Jorge é preservar o ar alternativo e simples da pequena vila. Ainda preserva suas ruelas de terra, oferece lojas de artesanato, arte e produtos naturais; pequenos restaurantes, bares, camping e pousadas. É lá que está situado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que protege uma área enorme do cerrado de altitude.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Com um clima parecido com Alto Paraíso, a vila de São Jorge já foi muito procurada por jovens e pela galera mais alternativa, quando a estrada que ligava Alto à São Jorge ainda era de terra e a infraestrutura local era incipiente. Hoje em dia está mais “famosa” e turística por conta da visibilidade que tem ganhado e nos feriadões recebe pessoas do Brasil e mundo inteiro. Ainda assim, é um reduto onde circulam hippies, artistas, artesãos, esportistas, aventureiros e amantes da natureza. Por conta do seu público e das suas atrações, apresenta também uma agenda cultural bastante movimentada todos os anos.

vila de são jorge

vila de são jorge

vila de são jorge

No mês de junho, acontece o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, com apresentações incríveis, debates, rodas de conversa e muita arte. A pequena vila transborda cultura de todos os tipos e reúne pessoas interessadas no compartilhamento de realidades e aprendizados.

Já deu pra perceber que a vila e redondezas esbanjam belezas naturais, paz e simplicidade. Se você gosta de lugares assim, São Jorge é uma ótima pedida pra sua próxima viagem.

vila de são jorge

Como chegar à vila de São Jorge

Avião + Carro
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Brasília. Alugue um carro aqui pelo melhor preço e siga o trajeto para Alto Paraíso pela BR-020 e GO-118.  A partir daí, são 174 km, passando por São Gabriel e São João D’Aliança. Quando chegar em Alto Paraíso, basta virar no trevo à esquerda em direção a São Jorge e seguir pela GO-239 por mais 36 km de rodovia asfaltada.

Ônibus
A partir de Brasília, as linhas de ônibus vão somente até Alto Paraíso. As principais linhas saem da Rodoviária Interestadual, ao lado do Estação Shopping pela companhia Real Expresso . Duas linhas percorrem o trecho todos os dias, às 10h e às 21h com custo médio de R$ 40.

Carona
É uma das maneiras mais comuns de se chegar a São Jorge. Inclusive, foi assim que cheguei lá quando fui pela primeira para a vila, 15 anos atrás!
Alguns grupos no Facebook organizam e facilitam a comunicação entre quem oferece e quem procura carona, veja:

Central de Caronas – Encontro de Culturas / São Jorge
CONEXAO CHAPADA-BSB – Transporte Solidário

o que fazer na Vila de São Jorge

vila de são jorge

*Dica: Não deixe de conhecer o Rancho do Seu Waldomiro, figura antiga da Chapada famosa pelas cachaças com ingredientes locais que faz. Hoje em dia, oferece dezenas de sabores e abriu um restaurante de comida goiana deliciosa no mesmo local de venda as bebidas. Está situado no caminho entre Alto Paraíso e São Jorge, a sua direita, após o Paraíso dos Pandavas.

vida de são jorge

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Quando ir para a Vila de São Jorge e Chapada dos Veadeiros

Como qualquer outro lugar do centro-oeste, a melhor época pra ir é no período da seca, entre maio e setembro. A seca consiste em temperaturas mais baixas e pouca umidade do ar, o que consequentemente traz menos chuva. Nesse período você encontra as cachoeiras com água translúcida e não corre perigo com as trombas d’água frequentes no verão.

vila de são jorge

Ajude o blog a se manter!
Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Onde Ficar na Chapada, vila de São Jorge ou Alto Paraíso

São Jorge oferece opções de pousada e camping, mas se preferir ficar na cidade asfaltada, se hospede em Alto Paraíso.

No caminho entre Alto e São Jorge, está localizado o incrível Paraíso dos Pandavas, yoga resort no meio da natureza, com práticas de yoga, alimentação vegetariana e poços lindíssimos na área do cerrado em que ocupa.

Se ficar mesmo na vila de São Jorge, sugiro:

Mais refinadas – Pousada Baguá e Pousada das Flores

No centrinho – Pousada Mundo dha Lua   Pousada Alecrim do Campo e Pousada Caminho das Cachoeiras

Camping – Taiuá



Booking.com

Dica: onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

O que conhecer na vila de São Jorge

Se você escolheu ir para São Jorge, certamentetem interesse em conhecer as cachoeiras e trilhas incríveis por lá. Pois bem, como são dezenas, vou tentar falar sobre as principais e você verá o quanto essa vila oferece em termos de tranquilidade, paz e belezas naturais.

VALE DA LUA

Sentido São Jorge, são 30 km de asfalto e 5 km de terra. Trilha de grau fácil e 600 m de caminhada.
O lugar é surreal e um dos pontos alto de lá. Com formações rochosas interessantíssimas, o visual é de surpreender qualquer um!

vila de são jorge

VALE DA LUA

vila de são jorge

CACHOEIRA SÃO BENTO

Sentido São Jorge, após 9 km de asfalto. A trilha tem grau fácil e fica a apenas 300 m de caminhada.
Lá acontece muitos campeonatos de polo aquático por conta do poço grande e é bastante procurada pra quem está com crianças pequenas.

vila de são jorge

vila de são jorge

ALMECEGAS I e II

Ambas ficam na mesma entrada da Cachoeira de São Bento.

Almecegas I – Sentido São Jorge, com 9 km de asfalto e 3 km de terra. Caminhada com grau médio de quase 1 km. É uma das águas mais geladas da Chapada!

Almecegas II – Na mesma entrada de Almécegas I, 3 km de estrada de terra, trilha com grau fácil e 300 m de caminhada.

Foto de Fernando Stankuns via Flickr

SANTUÁRIO DO VALE DOURADO

Praias – Cachoeiras e Piscina
A entrada está no asfalto entre Alto Paraíso e São Jorge, na entrada da placa Boia Cross. Trilhas com grau fácil e médio de 50 a 1600 m de caminhada.
É um passeio para todo o dia, pois a variedade de locais para se visitar é grande. Lá também é possível fazer o passeio de boia cross descendo o rio.

vila de são jorge

vila de são jorge

vila de são jorge

Cordovil e Poço das Esmeraldas

Está na entrada da Fazenda Volta da Serra, à esquerda entre Alto paraíso e São Jorge. Cerca de 2 km de estrada de terra até chegar à fazenda para pagar sua entrada. Depois, mais 1km de carro e pronto, início da trilha. O Poço das Esmeraldas está a menos de 2 km de grau fácil de caminhada. Já a do Cordovil, está a mais 2km de caminhada da entrada e o grau é fácil, apenas no final que é preciso passar por algumas pedras até chegar à cachoeira. Essa parte requer um pouco mais de atenção, mas ainda assim é tranquilo. Ambas são LINDÍSSIMAS!

Cordovil

Poço das Esmeraldas

MORADA DO SOL

Sentido São Jorge, 39 km de estrada asfaltada e 1,5 km de terra. Trilha de grau super fácil e 1600 m de caminhada.

vila de são jorge

vila de são jorge

RAIZAMA

Sentido São Jorge, são 38 km de asfalto e 1 km de terra. Trilha de grau médio e 2200 m de caminhada.

vila de são jorge
Foto de William Miranda via Flickr
vila de são jorge
Foto de William Miranda via Flickr

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ENCONTRO DAS ÁGUAS

Sentido São Jorge, 50 km de asfalto e 6 km de terra. Trilha com grau médio e 2000 m de caminhada. O ponto alto são as prainhas de areia ao longo do rio que são ótimas pra pegar sol e nadar nos poços de água translúcida.

vila de são jorge

vila de são jorge

ÁGUAS TERMAIS

Sentido São Jorge 50 km de asfalto. Trilha com grau fácil e apenas 150 m de caminhada.

CACHOEIRA DO ABISMO E MIRANTE DA JANELA

Já em São Jorge, são 3 km de estrada de terra e mais 8 km de ida e volta de caminhada. O grau é difícil, pois caminha-se muito pra chegar até o ponto final que é o mirante, ou seja, não há banho após horas de caminhada. Mas todo o esforço vale a pena!

CACHOEIRA DO SEGREDO

Sentido São Jorge, 48 km de estrada asfaltada e 9 km de terra. Trilha com grau difícil e 7 km de caminhada. De fato, é uma trilha puxadinha, mas quando se chega ao local da queda, realmente entende-se porque muitas pessoas sempre vão até esse paraíso, sendo difícil ou não.

vila de são jorge

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional, como disse lá em cima, é visita obrigatória!


Há 3 possibilidades de trilhas:

  1. Carioquinhas e Cânions
  2. Saltos de 120 e 80 metros
  3. Sete Quedas

Veja mais detalhes e fotos sobre o Parque no post Tudo sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

vila de são jorge

A maioria das cachoeiras podem ser visitadas sem guia. Mas sugiro que, por questão de segurança, faça seu passeio guiado com profissionais credenciados no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Alto Paraíso!

No mais, vale lembrar que a vila é toda de terra, bem rústica, não possui posto de gasolina e bancos e tem poucas opções de restaurantes e bares. Há, claro, alguns locais interessantes e outros mais clássicos, e todos eles você conhece a pé!
Deixo aqui minhas sugestões:

  • Bambu Brasil Café
  • Lanches Hibisco
  • Luar com Pimenta
  • Pizzaria Lua Nova
  • Restaurante da Nenzinha
  • Risoteria Santo Cerrado

Ah, e não deixe de assistir ao pôr do sol na estrela de Davi, mirante perto da entrada do Parque Nacional!

vila de são jorge

Vila de São Jorge –  Conheça, ame e preserve!!

vila de são jorge

vila de são jorge

Veja também o site oficial da Vila de São Jorge para informações mais detalhadas.

😉

Luisa Galiza
Escrito por Luisa Galiza

Psicóloga de formação e amante da natureza, Luisa é uma viajante profissional que acredita no ecoturismo como uma ferramenta terapêutica e transformadora, colaborando com o autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura do país, alcança com seu canal Leve na Viagem mais de 3 milhões de pessoas por mês. Referência no mundo outdoor, Luisa é embaixadora de grandes marcas e se tornou fonte de inspiração com sua busca intensa por qualidade de vida e experiências na natureza.

29 comentários em “Vila de São Jorge, o refúgio da Chapada dos Veadeiros”

  1. Começou bem o post, adorei sua playlist 😉 Adorei essa vila, muita natureza e lugar aconchegante! Parece que tem aquele clima de cidade que parou no tempo neh? Adoro isso! Muito lugar lindo pra conhecer na Chapada!

  2. Estou completamente apaixonada por esse lugar! Depois que li esse post (super completo) e essas belíssimas fotos, fiquei com muita vontade de visitar 🙂

  3. Chapada dos Veadeiros está na minha lista de desejos para conhecer. Adorei seu post, super completo e com lindas fotos que me deixaram com mais vontade ainda de ver todas essas belezas de perto!

  4. Adorei tudo. Amo ir pra esses lugares mais simples, com característica mais humilde e muita natureza. Acho lindo a Chapada, nunca tive a oportunidade de ir. Adorei as fotos, ficaram lindas

  5. Luisa, o que é essa foto do arco iris??? Maravilhosaaa!! E que post gostoso de ler, quantos lugares lindos e cheios de paz!! Nunca tinha ouvido falar em vários cantinhos que vc disse, parabéns ficou muito bom!

    1. É um lugar mágico né?! Um fim de semana é pouco.. Mas se você conseguir chegar na sexta pela manhã e ir embora no domingo a noite ou segunda cedo, consegue escolher 3 atrações tranquilamente!

  6. Amei esse post! Estou louca para ir pra chapada, e agora já anotei todas as suas dicas!!!! Parabéns pelos posts e pelas fotoooos que ficaram perfeitas

  7. Luisa, esse seu post caiu como uma luva pra mim!
    Estou planejando uma viagem a Chapada dos Veadeiros em novembro e era tudo que eu precisava ler, super completo, com todas as informações possíveis!
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima