Ainda que você não seja um aficionado por esportes de aventura (como eu sou um pouco, confesso!!), já deve ter ouvido falar em trekking. Muitas dúvidas surgem quando falamos do assunto: é muito difícil? Todo mundo pode fazer? Precisa ter o preparo físico de um atleta?
Fique comigo e continue a leitura que aqui vou tirar todas as suas dúvidas sobre o esporte! Mas já adianto que não é nada muito difícil. Basta tomar os cuidados necessários e desfrutar das maravilhas dessa prática que eu adoro! Agora você não terá mais desculpas: anote aí o que você precisa saber sobre trekking para iniciantes.
Dicas de trekking para iniciantes
Primeiro de tudo, vamos começar definindo o que é o esporte. Embora sejam bastante semelhantes, fazer trilhas e praticar trekking não são a mesma coisa.
Em geral, as trilhas são mais leves e curtas. Já o trekking exige mais do praticante. Por isso, a primeira dica pra você que quer começar a praticar trekking é iniciar pela prática de trilhas. Não se aventure em um esporte mais extremo caso ainda não conheça seus limites.
É interessante, também, que seja um praticante de atividade física. Seja natação, academia, vôlei, corrida… O importante é praticar. Se os exercícios físicos não são habituais, já coloque na lista de prioridades.
É muito importante, também, que você inicie a prática de trekking com a supervisão de um guia experiente. Muitas agências de viagem oferecem esse serviço em seus pacotes. Pesquise a melhor opção para você.
Outra dica que dou é do rastreador via satélite que é uma mão na roda sem igual! Se liga:
Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.
O que é o trekking?
O trekking vem do africâner trekken, que quer dizer migrar. O esporte consiste em fazer longas caminhadas em ambientes naturais e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, desde que estejam em boas condições de saúde.
Então, se você quer relaxar e curtir maravilhosos momentos junto à natureza, o trekking é para você. Eu já escrevi um post interessante sobre o tema, veja também: AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRILHA E TREKKING?
Inicie uma trajetória transformadora no mundo do trekking aliando técnica e segurança para desafiar seus medos! ⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!
Seguro viagem para turismo de aventura
Todo viajante bem informado sabe: contratar um seguro viagem é indispensável para a sua tranquilidade durante toda a sua jornada. Por mais experiente que seja o praticante, acidentes podem acontecer e estamos todos sujeitos a imprevistos.
No caso dos esportes de aventura, você deve ficar ainda mais atento. Dependendo da modalidade escolhida, a cobertura pode não incluir a prática de esportes de aventura. Por isso, leia atentamente a apólice antes de contratar um seguro de viagem. Eu sempre indico o site da Seguros Promo, um grande buscador de grandes empresas de seguro. Como sei que muitos tem dúvida sobre qual escolher, já indico aqui o AC 35, que inclui cobertura para prática de esportes. Utilize ainda o cupom LEVENAVIAGEM5 para obter desconto em qualquer um que selecionar!
Equipamentos básicos de trekking
Para praticar trekking com segurança, você precisa de alguns equipamentos. Sem eles você corre o risco de se machucar ou mesmo passar boa parte do percurso se sentindo desconfortável. Eu indico a Amazon com bons preços e as melhores para o mundo de trilha, trekking e aventura.
Mas, como você ainda está começando, não se empolgue tanto, não precisa comprar tudo que vê pela frente! Eu sei que é difícil resistir porque há uma variedade enorme de equipamentos de trekking e esportes de aventura em geral. Eles seguem especificidades distintas, de acordo com a intensidade e outras características próprias de cada atividade.
Vou passar pra você a lista do essencial. Aos pouquinhos você vai se sentir mais seguro, mais experiente e irá considerar mais coisas necessárias. Assim você pode ir incrementando seu kit de aventura!
- Bastão de caminhada: é uma boa para se apoiar, não forçar tanto seu joelho e ajudar na caminhada longa. Afinal, depois de horas de caminhada sobre terrenos íngremes suas articulações podem começar a doer. Mas entenda como caminhar com o bastão, caso contrário, ele pode te atrapalhar mais do que ajudar.
- Lanterna de cabeça: como os percursos de trekking são geralmente bem longos, você precisa se preocupar em como vai se virar no escuro. E se estiver com as mãos livres, muito melhor. Logo, uma lanterna de cabeça pode ser uma ótima aliada na sua aventura.
- Anoraks: é uma espécie de jaqueta impermeável, própria para os esportes ao ar livre. Embora não sejam suficientes para frio intenso, podem ajudar bastante no caso daquele ventinho que chega a incomodar. Fora isso, é excelente para proteger das chuvas, já que são impermeáveis. Geralmente, o trekking é feito depois de consultar a previsão do tempo, e evita-se fazer em más condições climáticas. Contudo, é bom ter uma roupa dessas à disposição. Sempre podemos ser pegos desprevenidos pela chuva. Saiba também que o anorak ideal é aquele que vem em duas camadas, uma de fleece e outra de corta vento impermeável.
- Mochila cargueira: todo trekker precisa de uma mochila adequada, pois ela é sua “casinha” móvel, ou seja, é nela que irão todas as coisas que você irá precisar ao longo do trekking. Se você for pesquisar, também vai encontrar uma variedade incrível de mochilas para guardar os equipamentos e seus objetos pessoais durante a prática. Muito cuidado ao escolher sua mochila pois, quanto maior, mais pesada ela pode ficar. O tamanho dela vai depender muito de quantos dias de percurso e da quantidade de equipamentos que você vai carregar. Alguns fabricantes têm, inclusive, características específicas para homens e mulheres.
- Calça: a mais confortável possível. Se for uma daquelas modelo cargo, que tem zíper no joelho e vira uma bermuda, melhor ainda, você ganha em versatilidade. Atente-se ao material da roupa para garantir leveza e secagem rápida.
- Camiseta dry-fit: muita gente pensa que é bobagem, mas não! As roupas dry-fit são levinhas e seu tecido faz com que o suor evapore rapidinho. Fora isso, algumas ainda possuem proteção UV. Mas atenção, esse material exige mais cuidados ao lavar. Nada de usar o ferro ou químicos como água sanitária ou cloro.
- Bota de trekking: um dos itens principais, pois sem ela, você não conseguirá finalizar o trekking. Uma bota desconfortável ou inadequada te causará desconforto na certa, incluindo machucados, calos e bolhas. Concorda que se isso acontecer, sua caminhada será muito sofrida ou então, absolutamente impraticável? Recomendo que leia esse post com tudo sobre o assunto: QUAL BOTA DE TRILHA COMPRAR PARA SUAS VIAGENS
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Organizando sua mochila para trekking
Aqui vale a mesma dica de sempre: levar o mínimo necessário. Leve apenas o básico em roupas, remédios e produtos de higiene. Já falei aqui no blog como arrumar uma mochila para fazer trekking nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, e essas dicas valem para praticamente para qualquer percurso. É claro que cada trekking tem sua especificidade. Veja outros posts sobre trekking variados e a organização de mochilas: ORGANIZANDO SUA MOCHILA PARA O MONTE RORAIMA e TRAVESSIA PETRÓPOLIS TERESÓPOLIS – UM TREKKING DE PAISAGENS DESLUMBRANTES
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
Preparo físico para trekking e dicas finais
Como já disse antes, o trekking é para todos, e pode ser praticado por aventureiros de todas as idades. Contudo, você deve ir aos poucos. Comece com caminhadas e trilhas curtinhas, sempre respeitando os limites do seu corpo. Familiarize-se com a natureza, com pedras, mato, chão irregular, chuva e sol na cabeça. Não parece muito atrativo lendo assim, mas se você tomar gosto pela coisa, vai entender o que estou falando.
É muito importante também que você faça um check-up completo e tenha seus exames todos em dia. Converse com seu médico, e, se já é praticante de atividade física, converse também com o instrutor da sua academia ou seu personal trainer. Eles poderão dar dicas valiosas para você curtir sua aventura da melhor maneira possível!
⇒ Curso de Preparação para trekking, da teoria à prática!
Uma das coisas que costumo fazer quando estou perto de iniciar um trekking longo é fazer circuitos na academia, trabalhando mais a resistência e o cardio. Algumas vezes, se o trekking é longo, costumo colocar entre 10 e 15kg na cargueira e ficar entre 40 e 50 minutos na escada ou esteira, variando velocidade e inclinação. Isso ajuda bastante a se acostumar com o peso e com as passadas.
Saia da zona de conforto! Se já faz trilhas mais convencionais, avance. Vá para algumas mais técnicas ou longas, isso ajuda você a criar desenvoltura e mais confiança em si mesmo.
Enfrente seus medos. Use ele para te alavancar, não para paralisar. Mesmo quem já tem costume sente borboletas no estômago antes de iniciar um trekking. É uma saída da zona de conforto, é a falta de controle do seu corpo e reações, é o receio de não dar conta. É normal sentir tudo isso. A diferença é o que fazemos com o que sentimos! Desafie-se!
Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM
E aí, se animou para começar a praticar trekking? Tenho certeza que depois do primeiro percurso você não vai mais querer parar, porque fazer trekking é realmente viciante!